MANILA – Os senadores filipinos ofereceram condolências às famílias de 47 soldados que morreram quando um avião de transporte Lockheed C-130H Hércules da Força Aérea Filipina (PAF) caiu em Patikul, Sulu, no domingo. Três civis no terreno também foram mortos.

Ao mesmo tempo, o senador Ronald “Bato” Dela Rosa disse em um comunicado na segunda-feira que o infeliz acidente é um alerta para modernizar ainda mais as Forças Armadas das Filipinas.

“Tenho que esperar os resultados da investigação antes de colocar a culpa em nossos aviões militares antiquados. Mas talvez seja a hora de nós, na legislatura, darmos uma segunda olhada na realidade de que vidas perdidas desses chamados caixões voadores ou fabricantes de viúvas não têm preço em comparação com a dívida externa que podemos incorrer como resultado da modernização militar”, disse dela Rosa, que era policial em Mindanao antes de se tornar legislador.

O senador Francis Pangilinan também disse que uma investigação é necessária “para encontrar maneiras de evitar outra tragédia”.

“Como eles arriscam suas vidas ao realizar suas tarefas, nossos soldados merecem melhores equipamentos e hardware para tornar cada voo seguro”, disse ele em outro comunicado.

A senadora Grace Poe ecoou o apelo de Pangilinan para um inquérito “para ver o que pode ser feito para evitar uma repetição do trágico acidente e para colocar em prática medidas para tornar nossos aviões militares seguros”.

O senador Koko Pimentel III, natural de Cagayan de Oro onde a aeronave decolou a caminho de Jolo, disse em outro comunicado que está profundamente entristecido com a queda e agradeceu aos funcionários que morreram “pelo serviço prestado à nação. Deus Todo-Poderoso abençoe todos os nossos soldados e suas famílias ”.

A senadora Risa Hontiveros disse que “o governo deve garantir que todos os benefícios devidos às suas famílias sejam liberados sem demora e que eles recebam as devidas honras militares no momento do sepultamento”.

Relatórios iniciais diziam que o avião com número de cauda 5125 transportava 96 passageiros. Ele tentou pousar no aeroporto Jolo, próximo ao acampamento Teodulfo Bautista, mas ultrapassou a pista.

O avião chegou às Filipinas em janeiro e é um dos seis C-130 operados pelo 222º Esquadrão de Transporte Aéreo da PAF.

O C-130H estava em serviço desde fevereiro de 1988 com a Força Aérea dos Estados Unidos antes de ser vendido para as Filipinas por meio da Agência de Cooperação para a Segurança da Defesa.

FONTE: Philippine News Agency

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pablo

Filipinas já conhecem bem a Embraer, acho que é uma boa oportunidade para oferecer o C-390

Last edited 3 anos atrás by Pablo
Pablo

Independentemente da forma que for, o negócio seria mostar o produto e fazer negocios com ele

Salomon

Boa, muito boa. Seria isso mesmo. Mas sinto o estado paralisado, anestesiado. Primeiro com lutas de poder e mídia, depois vacinas ou não vacinas e cloroquina, agora entraram as propinas e histórias tenebrosas, com pastor intermediando compra internacional e outras maravilhas.
Isso impede os setores mais modernos e produtivos desse mesmo estado tenham ações como o amigo sugere.
Nos resta a Embraer.

Carlos Alberto Soares

Não são adequados ao país, melhor modernizar os C 130.

DanielJr

Não precisam ser adequados, eles precisam se livrar dos C130 e comprar C390.

Last edited 3 anos atrás by DanielJr
Pablo

Por qual motivo?

Adriano Madureira

Exatamente ! Mas é bem capaz de chegarem os políticos moralistas do nosso congresso,assim como os ativistas dos direitos humanos, cheios de PNC e criticarem a oferta porque o Duterte não respeita os direitos humanos e outras frescuras…

Acho ele uma figuraça ! Somente acho que ele é um grande jumento quando ele ao invés de pegar os supercarros apreendidos pela justiça e leiloa-los, eles os destrói.

Já destruiu USD 6 milhões em carros(destruiu mais de 100),eu penso : Quanto armamento poderia ser comprado com o leilão desses carros,

comment image
comment image
comment image

M.@.K

Se as Filipinas não quiserem perder, com a expansão chinesa, o pouco que possuem, terão que rever suas prioridades para com suas Forças Armadas.

M.@.K

Ah, e meus sentimentos às famílias dos militares.

Carlos Campos

Sinto muito pelos militares,,,, quanto aos aviões, só tem C130J ou C390, C390 é melhor opção, dá pra eles um brinde, foguetes ASTROS, ou vende os seminovos e a FAB compra novos C390 assim que chegar os novos, a FAB entrega os antigos, além de aprenderem pela FAB a pilotar e manter.

Vilela

Nossos sentimento às famílias dos bravos soldados!
Que além das belas palavras dos politicos, recebam todo apoio que precisarem

Christyano

Alguem sabe se aqueles soldados que saltaram eram paraquedistas ou foi um ato de desespero mesmo?

Nilton L Junior

Os papa defuntos legisladores agora vem com esse lero lero de caixão voador. bla bla bla, porque não fizeram a sua parte dando uma dura no presidente populista para modernizar a frota de transporte.

Leandro Costa

As Filipinas recebeu esse e outros cinco C-130H acho que em Fevereiro desse ano. O avião era para estar super inteiro. Provavelmente houve alguma falha de manutenção ao invés de falha estrutural da aeronave em si, mas vamos ter que aguardar as investigações para sabermos o que realmente aconteceu.

Clésio Luiz

Após alguns anos acompanhando dezenas de acidentes aéreos, é fácil ver que a maioria ocorre por falha da tripulação mesmo. Ninguém quer jogar o nome dos falecidos na lama, mas a quantidade de aeronaves perfeitamente funcionais que se acidentaram não é brincadeira.

Nilton L Junior

Pode ser porém tem que investigar a fundo para saber se essa falha foi por inabilidade ou por pouco treinamento, vide restrição orçámentaria.

Nilton L Junior

Sim tem que aguardar as investigações mas se a Força Aérea esta na pobreza a responsábilidade tem endereço.

Filipe

Chegou a hora do KC-390 Millennium , os C130 estão desfasados, chegou a hora do nosso avião de carga.

fewoz

Concordo plenamente, mas para isso é preciso ter uma diplomacia “altiva e ativa”, coisa que não existe atualmente. Pode ser o melhor produto do mundo, mas sem investir nas boas e velhas relações internacionais, não acontece nada.

Adriano Madureira

Com essa diplomacia café com leite, que só gostava de dialogar com os eua e Israel, o povo sagrado, e deixava outros países de menor expressão de lado, o Brasil perde em oportunidades comerciais.

Temos de conversar com todos, desde os países da Europa e américa, até os do caribe e Oceania.

Jamaica, república dominicana, Granada, Trinidad e Tobago,não importa se comprarem somente uma aeronave, venda é venda…

comment image

Luiz Antonio

Políticos de péssima qualidade, dando palpites onde não entendem. Desde quando aeronave antiga é insegura? Insegurança é o resultado de manutenções inadequadas ou inexistentes. Tem mais: como um colega já comentou, porque não se manifestaram antes? porque não fiscalizaram se as aeronaves estavam sendo adequadamente mantidas? Urubus carniceiros estão distribuídos no mundo inteiro, principalmente em países com alto grau de subdesenvolvimento.

DOUGLAS TARGINO

Bom, a maioria dos aviões são antigos. O que leva em conta sempre vai ser as horas de voo e quantas horas faltam para fazer a manutenção geral que praticamente deixa nova a aeronave, que, inclusive, é quase o valor do avião essa manutenção!

Jadson Cabral

E você quer que políticos agora entendam sobre vida útil de células de aeronaves?
Além do mais, esse seu comentário não é de todo verdadeiro. De fato uma aeronave não pode ser considerada insegura só pq é velha, mas isso tem limite. Quanto mais antiga a aeronave, mais difícil e cara é a manutenção. Não parece o caso dessa aeronave, mas pode acontecer. A frota mundial de Hércules é de fato muito velha e boa parte das células têm pouco ciclos restando.

Adriano Madureira

Tem aí B-52 , DC-3 e Tupolev Bear voando bem até hoje,se bobear encontra até junker JU-52…

comment image

http://dc3dakotahistory.org/wp-content/uploads/2013/08/BA-turbo.jpg

Kemen

A PAF precisa substituir esses aviões de tecnologia antiga, partir para os ultimos e modernos desenvolvimentos, por exemplo o C-390. A Embraer esta sendo um sucesso na China, mais de 100 aviões da Embraer conectam linhas aéreas regionais. A PAF deveria solicitar proposta de venda do C-390 ao Brasil.

Jadson Cabral

Se o governo brasileiro tivesse alguma inteligência… já não éramos os melhores, mas o governo atual conseguiu destruir tudo. Diplomacia brasileira hoje é piada.
Quem sabe se a Embraer estiver de olho nisso, alguém dá essa ideia a alguém no governo e com sorte eles consideram

Carlos Alberto Soares
Gabriel

Já vendemos fuzis da Taurus, Super Tucano e Guarani para as Filipinas, falta agora o KC-390