O treinamento ocorreu, de 10 a 18 de junho, em Miami, nos EUA

Quatro militares do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), que fica localizado em Brasília (DF), participaram do Exercício Multinacional Panamax 2021 – Planning in Crisis (PIC). A atividade foi conduzida pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos com o objetivo de promover a interoperabilidade, a capacidade de planejamento conjunto entre as nações e a manutenção dos laços de cooperação e amizade entre as Forças Armadas. O treinamento ocorreu, de 10 a 18 de junho, em Miami, nos EUA.

Os representantes da Força Aérea Brasileira (FAB) trabalharam no Componente Aéreo do Exercício (CFACC), com planejamento do emprego fictício dos meios aéreos para a Defesa do Canal do Panamá contra uma organização armada extremista simulada. “Foi uma grande oportunidade compartilhar conhecimentos e experiências e aprender mais sobre as Operações Conjuntas Internacionais. Esse esforço certamente beneficiará os nossos Exercícios e o emprego real da Força Aérea Brasileira”, afirmou o Chefe da Divisão de Planejamento do COMAE, Coronel Aviador André Luiz Dallagnol Cechella.

Além do Brasil e dos EUA, também participaram do adestramento a Argentina, Colômbia, Costa Rica, Chile, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, Jamaica, Panamá, Paraguai, Peru, Belize e República Dominicana, totalizando 160 militares.

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leandro Costa

E a quase 80 anos atrás nós participamos da defesa da zona do Canal do Panamá como parte de uma Operational Training Unit como parte do 30th Fighter Squadron voando P-40’s e ainda perdemos um piloto em acidente de treinamento, o 2º Tenente Gastaldoni. Novamente interessante é que os nossos pilotos embarcaram no navio que os tiraria do Panamá no dia 22 de Junho de 1944, tendo como destino Nova Iorque e daí para a transição para o P-47D.

carcara_br

o cenário proposto parece exótico demais.

Denis

Exótico igual ao episódio das torres gêmeas, mas perfeitamente possível.

Leandro Costa

Ainda mais depois do que ocorreu no Canal de Suez. Alguém pode ter a ideia interessantíssima de arrebentar uma ou mais das eclusas do canal do Panamá e causar um prejuízo incalculável ao comércio internacional.

Denis

Verdade, meu amigo.

Luis Roberto de Lima

Parabéns pela lembrança Leandro, Brasil sempre sendo convidado para participar dos treinamentos junto das FAA e sobressaindo-se com destaque e tendo o devido reconhecimento, pena que os nossos meios de comunicação televisiva não menciona os feitos dos nossos militares que por onde passam tem o reconhecimento mundial.

Denis

Lembrei de um episódio de Spiral Zone, onde o grupo terrorista Black Widows tomava conta do Canal do Panamá, e os militares Zone Riders tinham que tomar de volta. Desenho incrível, aquele.