Em 22 de março de 2021, dois caças F-5E Tiger II da Força Aérea da República da China (ROCAF, Força Aérea de Taiwan) colidiram no ar e caíram.

Os F-5Es, operados pela 7ª Ala de Treinamento de Voo, faziam parte de uma formção de quatro aeronaves que decolou da base aérea de Taitung/Jhihhang – Chihhang às 14h30 hora local.

Por volta das 15h06min, os dois Tigers, serial 5286 e 5287, desapareceram da tela do radar e caíram no mar na costa sudeste de Taiwan.

Foi relatado que ambos os pilotos ejetaram, mas nenhum detalhe é conhecido ainda. Um Black Hawk da RoCAF, a Guarda Costeira e outros navios de resgate foram enviados para procurar os pilotos desaparecidos na área.

FONTE: Scramble Magazine

Subscribe
Notify of
guest

45 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mayuan

Que Deus os proteja e possam ser localizados bem.

Wagner Figueiredo

Um babaca quem da negativo nesse comentário!!! Fala sério

Alexandre

Haters gonna hate…

Luiz Trindade

Unfortunately

Fabio Araujo

Espero que consigam resgatar os pilotos com vida! Qual a temperatura da água do mar nessa região?

Fabrício

Cara, o Trópico de Câncer cruza a ilha de Taiwan, assim como de o Capricórnio cruza a cidade de São Paulo, o mar na costa paulistana costuma ser frio no inverno. Acabou de terminar o inverno no hemisfério norte. Talvez frio, mas por esse link aqui vi que está relativamente quente (acima de 15ºC): https://www.seatemperature.org/

Willber Rodrigues

Desculpe, não entendí. A Força Aérea de Taiwan se chama Força Aérea da República da China?

Jagdverband#44

Sim. O nome oficial de Taiwan.

Gal. Ruela

Taiwan é uma dissidência da China. Durante um tempo no pós Guerra, a ONU reconhecia Taiwan e não a República Popular da China como representante do povo chinês.

Tutu

Taiwan = República da China
China continental = República popular da China

Rochus Shen

Willber, é muito complicado. A China pós imperial tornou-se uma “república”; comunistas lutaram pelo poder com o governo à época (Kuomintang); com a Segunda Guerra decidiram uma trégua para lutar contra a ocupação japonesa. Após a derrota dos japoneses as diferenças se aglutinaram, resultando na expulsão do Kuomintang para Taiwan (ou Formosa). O governo republicano, cultura, escrita foram estabelecidos em Taiwan. Até hoje se consideram o governo legítimo da China … e a China considera Taiwan como uma “província rebelde”. A ONU é tão covarde que não recreconhece Taiwan, Brasil também não.
Fonte: sou taiwanês.

Jagdverband#44

Perfeito Rochus.
Tenho colega de profissão que é Taiwanês. Me contou a mesma coisa.

Ten Murphy

Eu sempre acreditei que o Brasil deveria manter a Política de Uma China, mas mudar a embaixada brasileira para Taiwan. A China continental embargaria o Brasil, o que seria bom pois possibilitaria uma reforma agrária no Brasil e ainda restabeleceria a indústria, que foi destruída, entre outros fatores como o Custo Brasil, pela importação chinesa. Mas os defensores da globalização vão falar que seria econômica e politicamente inviável, que aumentaria o preço das coisas aqui, que quebraria o Brasil devido a China ser seu maior importador etc. Enfim, será sempre o poder econômico e militar que ditará as regras nesse… Read more »

Tutu

Claro, isso perfeitamente possível, é só dar Bye bye para 30% das nossas exportações.
Lembrando que isso são quase 350 bilhões da reais.

Cada uma.

Gomes

Nem os EUA reconhece Taiwan oficialmente e você acha que seria positivo pro Brasil reconhecer o país em detrimento da China? Pelo amor de Deus

José de Souza

Tá fumando muita cloroquina, tá prejudicando sua compreensão geopolítica global.

Luiz Trindade

Kkkkkkkkkk…

Miguelito de Assis Medeiros

Credo, bicho

Matheus

Sim, vamos arriscar matar a nossa população de fome só por causa de uma ilha do tamanho de Santa Catarina.

Vá te catar vai.

C. Silva

Meu Deus do Céu.
Não é possível que alguém acredite numa coisa dessas.

Kemen

Nós mantemos escritorios econômico e cultural em Formosa (Taiwan). Em 2020 o comércio com Formosa foi em torno de 3 bilhões de dólares.

Denis

Longa vida a Taiwan!

Kemen

Ou seja, você tem etnia chinesa. Não concordo em classificar a ONU de covarde (vide Coréia, etc) com seus 193 paises. O colega poderia classificar a maioria dos paises da ONU como tendo interesses puramente econômicos, desprezando a vontade popular de Formosa.

Control

ovem Willber A China, após a queda do imperador (1911) passou por períodos de conflitos internos seguidos. O Kuomintang (Partido Nacionalista Chinês) conseguiu já na década de 30 estabelecer uma certa ordem no país mas sofreu por um lado o ataque dos comunistas de Mao (desde a década de 20) e por outro a invasão dos japoneses. Apesar disto, mantinha o governo da China na sua maior parte, exceção feita a parte invadida pelos japoneses e/ou controlada pelos comunistas (que por seu lado deixaram os nacionalistas se virarem com os japoneses só colaborando na defesa da China no final da… Read more »

Ten Murphy

Gostaria de saber por que os Estados Unidos não apoiaram militarmente o Kuomintang, uma vez que estabeleceriam uma parceria China-Estados Unidos assim como é a parceria Japão-Estados Unidos, reduziria a força comunista pela metade (ficaria apenas a URSS) e impediria um potencial fortalecimento comunista que implicaria em rivalidade militar e econômica futura (potencialmente, mas que hoje logrou se estabelecer). Em suma, por que os EUA não apoiaram o Kuomintang como apoiaram o Japão, a Coréia do Sul e o Vietnã.

Leandro Costa

Murphy, porque os EUA é uma democracia e o povo americano estava cansado de Guerra. A Segunda Guerra Mundial havia acabado, e ao longo de toda a Segunda Guerra Mundial e até durante alguns anos antes da Guerra, os EUA enviaram suprimentos de guerra em vasta quantidade para as forças de Chiang Kai-Shek. Todo o material utilizado pelos EUA no teatro da China durante a Segunda Guerra, foi deixado para o Kuomintang. Portanto, ajuda eles tiveram. Salvo engano até receberam algum material durante a Guerra Civil Chinesa, mas os soviéticos também enviaram material para as forças de Mao. No final… Read more »

Control

Srs Jovem Murphy Foi estupidez geopolítica do governo Truman embalada pela ilusão difundida na época que a II GM seria a última grande guerra, tanto que os EUA desmantelaram um grande volume de material bélico, o que se mostrou uma tremenda mancada visto que a URSS não fez o mesmo e manteve um volume de forças militares enorme, totalmente oposta as declaradas intenções pacíficas de Stalin. Foi um exemplo claro sobre o fenômeno das ilusões se sobreporem a realidade. O resultado foi um enorme reforço das forças de Mao pela URSS e a vitória do PCC em 49; vindo logo… Read more »

sub urbano

Taiwan pertence a China.

Luiz Trindade

Tanto pertence que depois de Mao Tsung ganhar a guerra civil não quis ir na ilha eliminar a dissidência da China livre. A China comunista deveria seguir em frente e deixar a ilha livre. A tirania persegue todos a todo tempo… A liberdade os incomoda!

Eraldo Calheiros

Ler o poder aéreo, também é cultura, Boa tarde à todos.

rodolfo

Se ainda não encontraram os pilotos já devem ter virado comida de atum.

Funcionário da Petrobras

Não lembro de ter visto comentário mais babaa neste blog.

Pedro Bó

Aquele pod no centerline, qual é a sua função?

Groosp

É um pod que contem um alvo rebocado para ser usado em treinamento.

Pedro Bó

Obrigado por sanar minha dúvida!

Welington S.

Espero que encontrem os pilotos.

Marcelo Mendonça
Nilo

Gripen E/F mais perto de ganha a concorrência das Filipinas:
Em entrevista de 21/03/2021, o Secretário de Defesa das Filipinas Delfin Lorenzana, revela em entrevista exclusiva, depois de estudos do Depto. de Defesa das Filipinas, que o Gripen além de ser o mais barato e menos caro em custo de manutenção provou ser um excelente caça supersônico com Mach 2.

Last edited 3 anos atrás by Nilo
Kemen

Sim concordo, mas e a pressão do Lobby norte americano além das seguidas doações norte americanas às Filipinas. Isso não vai pesar, apesar da superioridade em modernidade, consumo e manutenção do Gripen sobre o F-16?

Leandro Costa

Kemen o cara que atualmente está no poder lá nas Filipinas não gosta muito dos EUA hehehehehe

Tem que aproveitar agora. Aliás, nem chequei se ele ainda está por lá antes de postar essa resposta.

Defensor da liberdade

Nego já tá nervoso agora, imagine quando a China chegar lá.

Que os pilotos estejam bem.

Last edited 3 anos atrás by Defensor da liberdade
Flanker

Quem tá nervoso?

JuggerBR

O F-5 de Taiwan faz a função de treinador avançado? Similar ao T-38 na USAF?

Flanker

Treinador avançado tem que ter 2 assentos. Precisaria ser o F-5F. Provavelmente, esse esquadrão da Força Aérea de Taiwan, que opera os F-5E, realize treinamento para pilotos já operacionais, que façam um estágio de aprimoramento, tipo uma escola Top Gun, da US Navy.

Last edited 3 anos atrás by Flanker
Alex prado

Se conseguiram se ejetar beleza, perder pilotos no atual cenário que Taiwan se encontra não é bom.