A Força Aérea dos Estados Unidos realizou o primeiro voo de teste em que a Inteligência Artificial auxiliou o piloto de um avião espião Lockheed U-2.

O teste foi conduzido na Base da Força Aérea de Beale, na Califórnia, pela 9ª Ala de Reconhecimento. Foi um passo significativo para a defesa nacional e serviu como uma prova de voo das capacidades da Inteligência Artificial. O IA é conhecida como ARTUµ e foi projetada para completar várias tarefas durante o voo que normalmente seriam feitas pelo piloto.

Os objetivos eram avaliar como funcionava em coordenação com um humano e contra outro algoritmo de computador dinâmico para provar a tecnologia.

Durante o voo, o ARTUµ foi responsável pelo emprego do sensor e navegação tática enquanto o piloto comandava a aeronave e coordenava com a IA a operação do sensor durante uma missão de ataque de míssil simulado. O objetivo da IA ​​era encontrar lançamentos inimigos enquanto o piloto procurava aeronaves ameaçadoras.

Isso ocorre depois que a IA foi treinada usando mais de meio milhão de iterações de treinamento simuladas por computador. Juntos, a IA e o piloto foram capazes de atingir os objetivos da missão com sucesso.

O sucesso da missão de treinamento mostra que a IA tem um lugar no cockpit e pode trabalhar junto com os humanos. O Laboratório Federal U-2 projetou essa tecnologia de IA com a expectativa de transferi-la para outros sistemas, o que fará no futuro.

O Chefe do Estado-Maior da Força Aérea dos EUA, General Charles Q. Brown, Jr. disse que, para lutar e vencer em conflitos futuros com adversários de guerra e experiência tecnológica semelhantes, deve haver uma vantagem digital. É aqui que se espera que a IA entre, pois agora, mais do que nunca, é importante manter continuamente o domínio no espaço digital.

Essa inteligência artificial e as outras que estão em desenvolvimento ainda estão nos estágios iniciais. Elas não estão em um estágio em que possam substituir completamente um piloto. No entanto, não há muita dúvida de que em algum ponto os sistemas de IA serão bons o suficiente para operar aeronaves de forma autônoma. Não é provável que substitua completamente a necessidade de pilotos, mas é possível que, em vez de dois pilotos humanos em uma aeronave, uma IA possa tomar o lugar de um.

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ferreras

Com o avanço da IA, os custos totais (estritamente financeiro) tendem a aumentar ou diminuir? O custo de treinamento/aposentaria/bases é maior que o custo para desenvolver e aprimorar a IA?

Andre

No longo prazo, sem dúvidas.

Eduardo

Como digo, muito em breve será tudo remoto. Tudo! Por enquanto o sistema está híbrido mas muito em breve a I.A. vai substituir e com louvor o humano.

Kommander

É a Skynet chegando, aliás, já chegou! O google já é uma IA, já que todo dia são adicionadas toneladas de informações no buscador mais popular do mundo. O Google tem mais informações sobre o homem, modo de viver, história, do que qualquer biblioteca/museu existente hoje em dia, isso é assustador!

Luiz Antonio

por essas e outras que frequentar sites de conteúdo adulto é perigoso. O traíra do google enviará relatórios completos para a “dona onça”.

Dixon

Qual a diferença de entregar as informações a um ou outro?

olivete da silva

Não falei…devagarinho a função de piloto vai sendo extinta…piloto de avião de caça…uma raça em extinção..pode escrever ai..quem quer se apresse…os paises de 3 mundo…igual ao nosso será mais demorado..mas….mas vai chegar..infelizmente….rapazes…moças..e correlatos…ok

Eduardo

É correto.