Os editores do grupo Forças de Defesa/Poder Aéreo lançaram um novo vídeo no canal do Youtube. Trata-se da primeira parte sobre a história do caça F-5. Ao longo de curtos vídeos (até dez minutos cada) mostraremos particularidades dessa história que foram pouco abordadas.

A nossa proposta é que esta seja a primeira série de muitas. Já temos diversos projetos idealizados e ao longo do tempo, conforme estes vídeos ficarem prontos, disponibilizaremos no nosso canal do Youtube. Inscrevam-se no canal para receberem as continuações desse vídeo.

Aproveitem!

;

Subscribe
Notify of
guest

56 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
smichtt

Com esta narração, o Nunão poderia trabalhar no rádio!
Obrigado pelo vídeo.

Alexandre Cardoso

Foi possível perceber isso. Excelente vídeo!

Alexandre Cardoso

Ótimo! Teve uma série no History ( acho ), sobre a história de aviões militares, se não me engano o nome era ASAS. Faz muito tempo. Hoje ainda, quero ver se consigo ver o vídeo.

Last edited 3 anos atrás by Alexandre Cardoso
Marco

Alexandre faz mais ou menos uns 20 anos. Passava no Discovery toda quartas as 22:00 horas.

Rodrigo LD

Documentário Great Planes. Tem 49 minutos. https://youtu.be/pZQir_yH_J8

Maurício Veiga

Gravei todos em Inglês do primeiro ao último, minha série preferida, infelizmente a umidade destruí as gravações…

Jad Bal Ja

É do tempo que o History fazia jus ao nome, agora é só alienígenas construindo pirâmides e americano jeca caçando jacaré.

Rodrigo Maçolla

Outra série muito bacana também era “Combates Aéreos” lembro de ficar de madrugada assistindo.

Alexandre Cardoso

Também assistia o Combates Aéreos, outra excelente série.

Alexandre Cardoso

Ótima idéia ! ! ! ! ! ! ! ! ! !

Last edited 3 anos atrás by Alexandre Cardoso
AMX

O que me impressionou nesse vídeo (do Discovery) foi ver 2 F-5A decolando de uma pista de terra batida. Dava pra ver o trem dianteiro vibrando. Foi uma cena curta, mas dá pra ver bem.

Vivaldo J Breternitz

Excelente!!!

Marcelo Mendonça

Tinha o “Asas” e depois “Combates aéreos”, poderiam ter lançado em DVD.

Paulo

Ótimo vídeo. O que tem no Youtube são cópias do programa Asas da década de 90 e estão todos em inglês.

Clésio Luiz

Faltou comentar mais sobre o Edgar Schmued. Eu reconheci o nome dele porque foi o principal responsável pelo P-51 Mustang. Na North American ele ainda se envolveu com o F-86 Sabre e o F-100. O cara tinha um currículo invejável.

Segundo a Wikipedia, ele trabalhou no Brasil por 6 anos para a divisão aeronáutica da GM.

Junto ao Tom Jones também ter trabalhado por aqui por 5 anos, fica a impressão de que o sucesso do F-5E no Brasil tem raízes históricas.

Fernando "Nunão" De Martini

Verdade, Clésio, o Tom Jones já se dava bem com brasileiros há tempos:

https://www.youtube.com/watch?v=3oAX1LWLoTs

Clésio Luiz

Exato 🙂

Maurício Veiga

A Embraer se não me engano também produziu sob licença e em número limitado a empenagem de cauda completa para os F-5!!!

Maurício Veiga

Lembra da concorrência do T-27 para a RAF??? Teve um acidente com um Tucano da “Fumaça” em Londrina-PR você sabe a sequência desta história??? Meu pai foi protagonista!!! Isso sim é spoiler…?

Rinaldo Nery

Foi a perda da hélice por conta do lomcovak. Acho que era o Faria. O filho dele foi cmt de Esquadrilha do meu filho na AFA. É você?

Maurício Veiga

Eu estava ao lado da observando a decolagem e consequentemente o pouso, era adolescente na época e sonhava em ser piloto de caça para pilotar os F-5, quando um Tucano não voltou ligaram para o meu pai que era secretario de serviços públicos em Londrina, caso sério, esse tucano nunca mais foi encontrado…

Rinaldo Nery

Nunca mais foi encontrado? Nunca ouvi falar disso. Acho que você está enganado. Nenhum Tucano da FAB ¨sumiu¨. Nunca ocorreu.

Maurício Veiga

Me refiro aos destroços, foi tudo removido rapidinho, tinha muita gente da Pilatus interessada em publicidade negativa sobre o Tucano na época…

Maurício Veiga

Me refiro aos destroços, tinha muita gente da Pilatus interessada em publicidade negativa…

Luiz Trindade

Rapaz… Eu tou para ver nação que gosta do F-5 Tiger que nem o Brasil… Toda hora pinta uma reportagem sobre ele… Tou até vendo quando forem aposentar ele… Vai ser uma choradeira…

Leandro Costa

Acho que na própria Suíça será uma choradeira também. É uma aeronave que foi um tanto quanto subestimada desde o princípio e que ainda presta serviços relevantes. Fico me perguntando qual seria seu limite caso o Tigershark tivesse ido para a frente.

Maurício Veiga

O Brasil (FAB) bobeou, ofereceram o caça e a produção local do mesmo, na época o AMX era a bola da vez e declinaram o projeto, o mesmo ocorreu com o Gripen na época…

Luiz Trindade

Se o Brasil tivesse adquirido o F-20 Tigershark na época os hermanos iriam berrar bastante mas seria uma aquisição e tanto. Fora dizer que fosse realizar revitalização como fizeram com o F-5 seria TOP. Mas sonhar ainda não custa nada… O Guedes ainda não descobriu essa mina de ouro… kkkkkkkkkkkkkkk

Alexandre Cardoso

As viúvas do F-5 Tiger irão se apresentar com todo o gás, choramingando … tens razão.
kkkk

Luiz Antonio

Se gostar de avião, cujo projeto foi espetacular para o seu tempo, considerando que ‘Era apenas para nações amigas” e esse mesmo projeto ser capaz de receber tantas atualizações a ponto de permitir mudanças de doutrinas, é ser “viúva”, então sou uma delas. Se desconsiderar o B-52 não consigo identificar outro projeto que chegou perto dos Tiger em termos de longevidade e dignidade.
Não podemos julgar uma aeronave e seu projeto, pelas decisões dos seus operadores.

Last edited 3 anos atrás by Luiz Antonio
Alexandre Cardoso

Comparável ao B-52, e os F5s ( acho ), só o Tupolev Bear ( o com hélices contra-rotativas, se estou correto, é esse ). Não lamento a partida de nenhuma aeronave, por melhor que seja ou tenha sido. E mais, acho, que se ainda pudessem fazer mais upgrades nos F5s, no futuro, novos aviônicos, motores ( inclusive ) seria interessante, pela confiabilidade dela ( até onde conheço o assunto, sou leigo no assunto ). Mas não passa de uma máq., e não lamento a partida / substituição de nenhuma máquina. A única coisa que lamento, é o descaso com que… Read more »

Leandro Costa

Eu acrescentaria nessa lista os C-47/DC-3 e os PBY Catalina, que além de sua folha de serviços durante a SGM (Arará sendo um bom exemplo), carregaram o piano na região Amazônica até 1980, se não me engano, quando passaram à ter Búfalos o suficiente para executar o serviço.

Até hoje existem muitos Catalina voando.

Luiz Antonio

Bem Lembrado Leandro.

Luiz Antonio

Caro Alexandre Cardoso apenas para complementar seu comentário, realmente são máquinas e entendo que o resultado dos respectivos projetos, a rigor, são julgados pelo tempo também. Um projeto realmente diferenciado é justamente aquele que excede as expectativas dos seus projetistas, guardados os devidos patamares tecnológicos para os quais foram projetados. O Tiger é um projeto da década de 50 que com upgrades, atende alguns requisitos de 60 anos depois (quando digo alguns requisitos me refiro a aviônicos e por extensão as respectivas operacionalidades). O Tiger cumpriu seu papel já há muito tempo. Minha dúvida é se as células que estão… Read more »

Fabio Jeffer

Se olharmos bem esta foto de lado do T-38 Talon dá pra perceber certinho de onde veio o F-18 Hornet

Flanker

A foto do começo da matéria? É o protótipo do F-5A…..o N-156F.

Alexandre Cardoso

Olhei novamente a foto do T-38 e não parece, o estabilizador vertical (?) do F18, lembra o do F5, mas as semelhanças param aí. Ao menos percebi somente isso, no resto é tudo diferente. Perfis, etc.

Flanker

Onde que eu viu T-38 nesse tópico? Não aparece T-38 nem em foto e nem no vídeo….

carvalho2008

Off Topic:

Memórias do Xavante por Alberto Bidon Côrtes – Jambock, Jaguar e Mestre Pacau

https://www.yumpu.com/pt/document/read/12763917/cronicas-de-um-guerreiro-xavante-reservaer

Rinaldo Nery

Muito legal! Pena que voei somente 70 horas de AT-26.

carvalho2008

tá vendo moço moço que tava ranzinza com o AT-26….rzrzrz…e tem mais…tenho certeza de ja ter lido de um abate de F-16 numa navalhada….mas são materiais tão antigos que tá dificil de achar…vou começar a gravar e baixar copias na minha maquina pois percebi que varios sites sairam do ar e levaram bom material embora…tem um outro depoimento de um exercício em que um elemento de xavante conseguiu de forma sincronizada a outro ataque a uma base, penetrar a baixa altura e que no ultimo momento subiram e fizeram ataque picado….e na simulação…a pista foi pro espaço…

carvalho2008
nonato

Coloquem legendas em inglês…

Tutu

Rapaz, batei foi fé agora, que narração top.

Carvalho2008

Parabéns Nunão e equipe!!!

Como sugestão, façam uma matéria sobre o Xavante, seu desempenho na Africa do Sul e memórias de nossos pilotos sobre ele!!!

José C. Messias

Excelente vídeo, vai se tornar um documentário! Parabéns!

Luiz Antonio

Parabéns ao Fernando pelo vídeo e ao PA pela série. Muito legal. Mantenham por favor, porque material não faltará e nem audiência.
Quanto à Northrop, qualquer coisa que eu disser seria NADA pelo que esses caras já fizeram e continuam fazendo em termos de tudo que “avoa”.

Last edited 3 anos atrás by Luiz Antonio
Luiz Antonio

estou inscrito, desde a primeira chamada. Valeu. Vamos em frente

Marcos

Parabéns ficou muito tecnicamente o vídeo e a informações foram bem passadas sem encheção de linguiça e trouxe mais conhecimento a todos

Leandro

Saudades dos primórdios da TV a cabo no canal Discovery onde passa o seriado Wings…. era muito conteúdo, uma hora de programa. Aprendi muito ali junto a revista aviões de guerra.