75 anos após o Holocausto, Força Aérea de Israel e Luftwaffe voam juntas sobre a Alemanha

73

Ontem, 75 anos após o Holocausto, aeronaves da Força Aérea de Israel e da Luftwaffe sobrevoaram o campo de concentração “Dachau” e o aeroporto “Fürstenfeldbruck”, em memória dos assassinados no holocausto e das 11 vítimas do Massacre de Munique em 1972.

Os caças da Força Aérea Israelense estarão voando ao lado dos Eurofighter da Luftwaffe nos céus da Alemanha. É a primeira vez que aviões de guerra israelenses participam de um exercício naquele país.

Um marco na história moderna entre Israel e Alemanha, as aeronaves F-16C/D “Barak” da Força Aérea Israelense (IAF) participam de exercício conjunto e começaram a chegar à Base Aérea de Nörvenich perto de Colônia, no oeste da Alemanha em 17 de agosto de 2020.

A base é o lar do Taktisches Luftwaffengeschwader 31 da Luftwaffe (Ala Aérea Tática 31) “Boelcke” que voa o caça Eurofighter. As manobras estão programadas para terminar em 28 de agosto.

Além dos seis caças “Barak” – três cada dos esquadrões 101 e 105 baseados em Hatzor, conhecidos como “The First Fighter” e “The Scorpion”, respectivamente – a IAF enviou dois aviões-tanque Boeing 707 “Re’em” e duas aeronaves Gulfstream G550 para missões especiais em Nörvenich.

Um dos G550s é um “Nachshon-Eitam” equipado com um sistema Conformal Airborne Early Warning (CAEW) – compreendendo radares phased array conformais em ambos os lados da fuselagem dianteira – enquanto o outro é um “Nachshon-Shavit” equipado para inteligência de sinais (SIGINT).

Ambos os G550 são operados pelo Esquadrão 122 na Base Aérea de Nevatim. As aeronaves são acompanhadas por cerca de 180 militares.

Subscribe
Notify of
guest

73 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Karl Bonfim

comment image

Mirade1969

Gostaria de saber quem foi o nazi fascita que deu um negativo para a frase de Anne Frank que era judia e morreu devido a perseguição aos judeus na Europa promovida pelos mesmos nazistas.

LUIS NATAL

Mirade, deve ter sido algum robô! Estão em moda aqui no Brasil!

Camargoer

Olá Luiz. Talvez sejam robôs no sentido de serem menos que humanos.

OSEIAS

olá Camargoer, essas pessoas apenas são humanos. Para ser tornar um “ser-humano”, precisa de muita misericórdia divina. Abraço.

Karl Bonfim

Concordo plenamente!!!

Camargoer

Caro Mirade. Eles não merecem nem desprezo.

Salim

Concordo completamente, ate assusta ver seres com esta mentalidade.

Camargoer

Olá Salim. Não se assuste. São barulhentos mas covardes. Também são fracos.

Joao Moita Jr

Vamos falar do Holocausto da Palestina, vamos??? Mulheres e crianças massacrados diariamente? Sem comida, sem água, sem remédios? Já viram aquele vídeo legal dos snipers israelenses atirando nos joelhos de meninos palestinos jogando bola para causar amputações, e dando gargalhadas??? Ah, estraguei, né? Vocês sabiam que existe um caso aqui na District Court Of New York aonde o progenitor de Ann Frank foi processado pelo escritor que ele contratou e depois não pagou, para escrever o diário, e ele perdeu? Assim como Schindler’s List, é um trabalho de ficção. Comecem as pedradas aí, a verdade dói. Mas não esqueçam de… Read more »

João Condé

Essa é a verdade ou é a “sua” verdade, conveniente para manter a vossa narrativa?

Camargoer

Olá João. Os genocídios que ocorreram e continuam ocorrendo após a II Guerra são a razão de recordarmos o Holocausto. Os campos de extermínio são a face mais conhecida do Holocausto, mas a monstruosidade nazista também marcou o Programa T4 de eutanásia de doentes mentais e crianças, os grupos de extermínio comandados pela SS na URSS, o assassinato de homossexuais, comunistas, ciganos e outros “indesejáveis”.

Flanker

Nunca vi esses vídeos que vc falou…..mas, não digo que sejam mentira. Assim como não sei sobre a história desse processo na corte de NY, e que tb não afirmo ser mentira. Mas, quero só saber se isso que vc alegou, mesmo sendo verdade, torna justificável o genocídio de mais de 6 milhões de pessoas, motivado por sua origem étnica. Os erros cometidos pelos israelenses de hoje justificam o extermínio em massa perpetrado contra Os antepassados deles na 2a GM? E não estou embrulhado na bandeira de Israel…..nem judeu sou…….mas, vc está enrolado na bandeira Palestina? Ou talvez em alguma… Read more »

Pablo

João
falando em genocídio de mulheres e crianças, quem sabe tu não da uma lida na história do massacre de My Lai na guerra do Vietnã, mais de 500 civis mortos, entre eles quase 200 mulheres, sendo 17 gravidas. Levando em consideração tudo o que tu falou, TODO o exercito americano é genocida!

Camargoer

Ola Pablo. O massacra de My Lai foi uma vergonha e uma mancha na história das forças armadas dos EUA. (assim como Canudos é uma vergonha para o EB). Mas fica difícil comparar com a ação nazista, que consistiu em um ação deliberada e intencional do Estado. Ao contrário de outros genocídios (todos condenáveis), o Holocausto foi organizada dentro do Estado, por agentes do Estado, empregando recursos e meios do Estado. De modo algum quero comparar as 500 vítimas de My Lai. Não é uma questão de números. No Brasil, foram 434 mortos/desaparecidos durante a ditadura militar. Eles não não… Read more »

ESC

Sobre esse massacre, onde “mais de 500 civis mortos, entre eles quase 200 mulheres, sendo 17 gravidas”, os demais 300+ eram homens e crianças, certo?

Pablo

foi em torno de 180 mulheres e 170 crianças.

CLAUDIÃO

me embrulhando na bandeira de Israel em 3…2…1… cada uma … o holocausto foi terrível oque não impede de outras mazelas também o ser …cada uma…

CLAUDIÃO

Concordo e vou além hoje chegamos a 111.000 mil mortos por uma pandemia mundial e um desses´´sádicos´´a tratou como uma gripinha..nem um ministro da saúde nos deu….psicopata tem em todos lugares …me arrependi de ter colocado esse onde está …triste.

Camargoer

Olá F.C. Uma sugestão seria ler “O diário de Anne Frank”. De qualquer modo, é uma leitura obrigatória.

Willber Rodrigues

“quem sabe se ela disse ou não?”
Tá no livro
“Não quero ler, obrigado”

Tá serto….

Thiago A.

E por estar no livro significa que seja verídica? Não sabia disso. Então qualquer um escreve um romance e deve ser considerado uma verdade histórica. Pelo que vi muitos autores já colocaram em dúvida a credibilidade do diário. Você como histórico deve ser melhor então ou simplesmente segue a doutrina oficial mainstream.

Last edited 3 anos atrás by Thiago A.
Willber Rodrigues

Existe uma “pequena diferença” entre você questionar algo sobre o qual você leu, e pôr em xeque algo sobre o que você nunca leu.
É como ter certeza que a Terra é plana, mas nunca pegou num livro de física/astronomia na vida.
É curioso, porque todos os sites/blogs/páginas que colocaram o livro dela em xeque, TAMBÉM eram negacionistas sobre o Holocausto…
Coincidência?

Thiago A.

Tachados de negacionistas, espancados por patrulhadores sionistas, multados e condenado perante a lei( absurdas e aberração perante qualquer sincero democrático liberal) por ter ousado pesquisar nos arquivos e bibliotecas ( muitas vezes ostracizados) e escrever algo sobre o assunto… isso é um negacionista? E mesmo que fosse, como homem livre tem total direito de expressão e pensar/ pesquisar sobre a história do próprio país( continente) sem ser visto como criminoso. É o que acontece de maneira corriqueira na Europa Ocidental entre França/ Alemanha e até na Itália.

Willber Rodrigues

Quem corrobora o Holocausto: Centenas e centenas de documentos do governo nazista da época, milhares de sobreviventes e testemunhas, o depoimento de alguns dos responsáveis pelo crime, milhares de fotos e filmagens, o fato de alguns dos campos de Concentração ainda estarem de pé e preservados, o trabalho acadêmico de centenas dos maiores historiadores e pesquisadores sérios. Além do reconhecimento do próprio governo alemão. Quem poem em xeque o Holocausto: Meia dúzia de historiadores e pesquisadores com uma carreira acadêmica formados na UniEsquina e sem nenhum embassamento, Olavos de Carvalho da vida e um monte de youtubers. Além de neonazistas.… Read more »

Camargoer

Caro Thiago. Existem muitos livros que são leitura obrigatória. Dois deles são “O diário de Anne Frank” e o outro é “É isto um homem?” de Primo Levi. Talvez apenas os mortos saberiam o que de fato aconteceu nos campos de extermínio.

Thiago A.

Primo Levi é outro nível, está obra realmente é algo muito além , mesmo assim contínuo tendo minhas dúvidas sobre a inflação dos fatos e números ocorridos na segunda guerra mundial- a primeira vítima de uma guerra é sempre a verdade, o inimigo tem que ser sempre desumanizado para justificar suas ações e motivar as suas buchas de canhão, tudo necessário para minimizar seus próprios horrores e crimes. Tanto é verdade que o dia da memória é quase e exclusivamente para os judeus , as crianças não Europa nem sabem os crimes horríveis cometido por Leopoldo II e tantas outras… Read more »

Camargoer

Caro Thiago. O número de vítimas de um regime não o tornam melhor ou pior, como se fosse possível montar uma escala de monstruosidade. Outros regimes (de extrema-direita ou extrema-esquerda) organizaram genocídios e assassinatos. Eu podia falar de Pol-Pot ou de Pinochet. O número de vítimas é o menos importante. Mesmo que os nazistas tivessem promovido o assassinato de uma fração dos números que eles próprios contabilizaram, ou que o número de vítimas tivesse sido duas ou três vezes maior, isso não tornaria o Holocausto menos horrível ou mais execrável. Milhares ou milhões de pessoas (poderiam ser centenas, não muda… Read more »

Camargoer

Caro Funcionário. Também tem o filme.

Thiago A.

O que me espanta é a criminalização ,a perseguição ao ponto de tipificar crimes fictícios contrários aos mais basilares direitos já consolidados nas nossas democracias , para calar e censurar professores e estudiosos, tachados antes de qualquer análise de negacionistas . Alvo de escárnio, de bullying, privados do direito de expressão e ponderar/ pesquisar sobre determinados argumentos. Me causa nojo essa atitude vinda das democracias europeias.

Thiago A.

Infelizmente já é meu caro Camargoer, até mais importante de obras primas como a Divina comédia, todo ano as crianças são doutrinadas a ver pecas teatrais e representação desse diário além de ter que reverenciar e sentirse eternamente culpados . Simplesmente patético. Em alguns países, Camargoer, , nossas ” Democracias “ocidentais na Europa processam e prendem estudiosos/professores que ousam e tentam simplesmente ter uma visão mais aclarado dos fatos longe da propaganda postbelica clara impregnada de receio e motivações políticas . Alguns ( como o Robert Faurisson) são espancados por retaliação sionista , mas mesmo sabendo que foram os mesmo… Read more »

Salim

Se você se limita a estes argumentos para apreciar obra literária, difícil conversar.

Thiago A.

Ate como obra literaria, o Carmagoer acabou de apontar uma obra bem mais apreciavel : Se questo è un uomo de Primo Levi.

Salim

Opinião e gosto náo se discute, obras literárias universais são adotadas nas escolas do mundo todo para formar consciência critica em jovens e adolescentes. O mundo passa por esta decadência moral pela baixa qualidade de ensino cívico e leitura destas obras básicas para formação cidadão. Os revisionistas estão destruindo moral mundo atual como igreja fez na idade media queimando o que ela achava náo de acordo. Esta corja rotulou Monteiro Lobato de racista chegando a coibir leitura de sua obra. O meu espanto foi ver minha filha lendo o livro Agatha Christie com nome mudado ( original ” os dez… Read more »

Camargoer

Olá Salim. Eu leio as historias do Sitio do Pica Pau Amarelo para minha filha quando vai dormir (logo logo vou precisar de outro livro). Tem trechos que substituo a palavra “negra” por “Tia Nastácia”. Quando ela crescer um pouco mais, ela vai entender porque eu mudei o original. Isso nada tem de politicamente correto, mas que existe um modo “educado” e um modo “ofensivo” de tratar as pessoas. Ela aprende muito imitando os pais.

Flanker

Pra ti, só digo uma coisa: sorte sua não ser judeu na Europa durante a 2a GM……se tivesse sido, esse seu discurso hipócrita e intelectualóide não existiria….

Last edited 3 anos atrás by Flanker
Thiago A.

Sorte minha ? Não penso, tenho sangue negro nas minhas veias do meu avô materno,um povo que sofreu e sofre preconceito humilhação e perversidades tanto quanto os judeus por mão dos europeus, mas nunca vi e nunca celebrei na Europa um dia da memória por este sujo massacre. Mas faz bonito posar como defensor dos judeus porque é o discurso e propaganda do vitoriosos não é? Sempre mais fácil subir no carro dos vencedores, a final eles escrevem a história é a pedagogia nacional.

Flanker

Pensamento dicotômico o seu….se o povo negro sofreu os outros povos não sofreram? Eu não estou defendendo os judeus…….estou defendendo a verdade dos fatos, que vc e outros aqui insistem em negar e distorcer. E se seu avô materno vivesse na europa durante a 2a GM, vc talvez nem tivesse nascido…..mas, o ódio aos judeus é tão bizarro quanto o ódio aos negros ou qualquer outro tipo de perseguição.

Camargoer

Olá Flanker. Judeu, filho de judeu, neto de judeu, homossexual, testemunha de jeová, comunista, socialista, social-democratas, ou algum estorvo para alguém do partido nazista.

Camargoer

Caro Thiago. A negação do Holocausto ou de qualquer outro crime contra a humanidade, como por exemplo as execuções dos prisioneiros políticos pelas ditaduras militares da América Latina, dos massacres ordenados por Pol Pot, dos expurgos promovidos por Stalin (qualquer um deles, ou todos eles) é um ato desprezível e de covardia, eticamente tão grave quanto os assassinatos que busca esconder. Metaforicamente, é como assassinar os mortos.

Thiago A.

Não é negação meu prezado, é querer sair dos panfletos e camada de propaganda postbelica que enfeita a Vitória dos aliados. Certamente você celebra um dia da memória para negros, índios, vietnamitas, chineses com a mesma valor e rigorosa moralidade que defende a memória do holocausto sem questionar uma só vírgula … com certeza fazem o mesmo as nossas instituições e médias. Sejamos menos hipócritas porfavor, que é sob os olhos de todos que algumas tragedias e alguns mortos são inquestionáveis e possuem mais valor que os demais …

Camargoer

Caro Thiago. Concordo com você sobre a hipócrita indignação seletiva. Então temos de um lado os problemas relacionados com desigualdade e exclusão social e a consequente concentração de renda. Do outro lado, temos o racismo explícito ou disfarçado devido o passado escravocrata (escutei de um sociólogo que o racismo surgiu devido à escravidão, não o contrário). Por fim, há a violência ur-fascista (pela definição de Eco) que às vezes aparece disfarçado de anticomunista. Nenhuma destes três horrores pode ser desprezado, até porque eles podem se manifestar juntos, mesmo tendo origens distintas. Nenhum deles pode ser ignorado ou tolerado. Os vitoriosos… Read more »

Flanker

Leitura alguma é obrigatória……só é obrigatória para quem quer sair das sombras do desconhecimento. Não se aprende nada, principalmente cultura geral, sem ler…..mas, para opinar sobre Anne Frank, o mínimo que precisa é saber sobre ela…..Então, não fale sobre o que não sabe……

Flanker

Eu escrevo besteira, não tenho problema em assumir…..já você continua querendo falar sobre o que não sabe. E que censura eu usei contra vc? Discordar do que vc fala é censura? Se for isso, que tem viés censor é vc, que não aceita opinião contrária……e leia, aprenda história, cultura geral, em várias fontes diferentes….isso exercita o cérebro e apaga essas ideias negacionistas bitoladas…..

Fabio Araujo

São duas forças aéreas de respeito e com certeza as duas vão ganhar muito com essa troca de experiências!

JuggerBR

Dá uma briga boa F-16 x Typhoon. Isso porque os israelenses não desdobraram F-15 ou F-35…
Pensando bem, os alemães estão mal nesse comparativo, país enorme contra país minúsculo, um tem baixa disponibilidade e o outro usa todo o inventário ao máximo. E nem tem a desculpa que os alemães não tem inimigos na vizinhança, porque o Urso está bem ativo…

Thiago A.

Os alemães possuem no seu território algo mais terrível… 36000 militares estadunidenses que limita o próprio espaço de manobra e soberania, mas garante uma relativa tranquilidade em relações ao URSO, até porque este antes deveria esmagar a Polônia.

Thiago A.

Maior economia, potência industrial e tecnológica de primeira ordem, fulcro da UE, parte da OTAN, ocupada por 36.000 militares estadunidenses, esfera de influência norte-americana, …quem vai ali sem criar uma guerra mundial?

Flanker

Coitadinhos dos alemães…..basta eles pedirem para os EUA saírem de lá……ah, mas aí “o urso” pode botar as garrinhas de fora, não é? Eita hipocrisia….

Salim

Dois pontos a ser destacado, olha quantidade armamento dos f16 em translado e de se elogiar capacidade dos israelenses nestes desdobramentos.
Outro ponto, Israel usa ate hoje rebastecedores Boeing 707, inclusive sobre europa. Porque aqui náo reativamos nosso 707 que tinha poucas horas de vôo, visto que estamos debilitados neste importante requisito. Mistério.

Camargoer

Olá Salim. Acho que os 707 da FAB foram desmantelados.

pampapoker

Até que vc foi educado.. foi usado uma retroescavadeira nas aeronaves, quem não sabe disso, fique sabendo.

Salim

Serio, que triste.

Allan Lemos

Belas imagens.Duas grandes nações.

Gabriel Farias

Duas das insígnias mais legais que existem nas forças aéreas: a estrela de Davi nos F-16 da IAF e a Cruz de Ferro nos Eurofighter da Luftwaffe.

Datafire

A Cruz de Cristo (dos templários) da FAP também é muito legal.

Camargoer

Olá Datafire. O símbolo português é um dos mais bonitos. A estrela vermelha da Russia também tem um impacto muito forte.

Gabriel Farias

Também acho linda pra caramba a Cruz de Cristo dos caças da FAP.

Flamenguista

¨Never again¨

Guilherme

Os únicos dois Typhoon da Luftwaffe que não estão groundeados, por falta de recursos, estão nesses vídeos aí … rsrsrsrsrs.

Salim

Treinar com outras forças traz muito conhecimento e amizade/respeito entre participantes. Ninguém manda caças, 2 de abastecedores, mais altas patentes pra nada. Claro que aproveitaram aspecto politico, o que e correto, porem e inegável resultado pratico destes exercícios conjuntos.

Flanker

Tá….e daí? Esse encontro serviu exatamente para aquilo que ele foi criado. Ponto. O resto é ressentimento seu e de um monte mais por aqui…..

Anselmo da Costa Andrad

Lindas aeronaves!

DanielJr

A camuflagem do F-16 é maravilhosa, pena que está ficando cada vez mais raro ter essas pinturas. A tendência parece ser monocromática.

Camargoer

Olá Daniel. A foto dos dois Typhoo com um F16 mostra como a camulagem deles é eficiente.

Flanker

A camuflagem dos F-16 é tão eficiente que na foto tem 2…..e vc só viu 1……isso é para aqueles que criticam a camuflagem cinza e verde da FAB. Há fotos de aeronaves da FAB desse mesmo ângulo e se percebe a grande eficiência da camuflagem…..

Camargoer

Olá Flanker. Você tem razão! Eu desafio os colegas a acharemos terceiro F16.

cwb

o terceiro f-16 está tirando a fotografia…..se tem mais um eu não encontrei…

DanielJr

Não discordo quanto a eficiência. Somente no aspecto visual que eu digo, eu gosto bastante dessas pinturas mais “coloridas”. O show aéreo RIAT é um prato cheio para pinturas diferenciadas

Ramon Grigio

Alguém saberia dizer se esses F-16 usam o motor da classe de 28.000 libras ou o motor da classe de 32.000 libras?

Aquele Block 60 dos EAU usa o de 32k…

Para esses novos F-16 que vem bem mais recheados e com CFT parace ser quase mandatório para preservar um pouco da dinâmica de outrora (F-16A).

Willber Rodrigues

“sem nenhum resultado ou objetivo prático.”
Sim, israel ia mandar varios caças e aviões militares, cada um deles com hora-voo de milhares de dólares, vários pilotos e oficiais, numa distância de milhares de km’s de distância, só pra não ter nenhum “resultado ou objetivo prático”.
Azidéia…

Luiz Trindade

Virou a página da história… Muito legal esse exercício de forma a demonstrar que animosidades entre os dois países realmente acabou! Hitler deve se contorcendo no seu túmulo… kkkkkkkkkkkkkk

Soldat
Ende der Welt