Home Aviação Comercial Boeing/Embraer: Cade mantém aprovação da operação

Boeing/Embraer: Cade mantém aprovação da operação

1817
42

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) rejeitou novo recurso do Ministério Público Federal (MPF), que pedia que o tribunal do órgão reavaliasse a aprovação da compra de parte da Embraer pela Boeing. Com isso, o aval do conselho para a operação está mantido.

A compra da Embraer foi anunciada pela Boeing em julho de 2018 e é avaliada em US$ 4,2 bilhões. O negócio foi aprovado por autoridades antitruste dos Estados Unidos e da China, mas ainda depende do aval da União Europeia para ser concretizada.

A Boeing disse na terça-feira que estava buscando pelo menos US$ 60 bilhões para ajudar a indústria aeroespacial, enquanto luta contra a demanda em declínio devido ao coronavírus. O presidente Donald Trump disse no mesmo dia que apoiaria a Boeing, que também é uma das principais empresas de defesa dos EUA.

A Boeing já enfrenta problemas financeiros significativos devido aos dois acidentes fatais do seu avião 737 Max, que está aterrado no mundo há um ano.

Mas como as companhias aéreas enfrentam um declínio acentuado na demanda por parte dos viajantes, elas, por sua vez, cortam custos, inclusive adiando pedidos de novas aeronaves. As companhias aéreas dos EUA também estão buscando ajuda do governo para superar a desaceleração induzida pela pandemia, no valor de mais de US$ 50 bilhões.

FONTE: Estadão/CNBC

Subscribe
Notify of
guest
42 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antoniokings
Antoniokings
2 meses atrás

É gravíssima a situação financeira da Boeing.
Acredito que não poderia ser pior momento para essa inusitada fusão.

Marco A
Marco A
Reply to  Antoniokings
2 meses atrás

Inusitada seria se fosse com a Sukhoi.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Marco A
2 meses atrás

Russos são sérios o suficiente para não se meterem
em patacoadas dessa magnitude.

Juvenal
Juvenal
Reply to  Antoniokings
2 meses atrás

Russos não tem poder pra fazer um negócio dessa magnitude. Nem uma indústria mundial de jatos de grande porte eles possuem.

Marco A
Marco A
Reply to  Antoniokings
2 meses atrás

Então se meter com a Embraer, seria uma patacoada??? Vc está certo Xings. Não sei como o pessoal da Boeing ainda não enxergou a pujança da industria de jatos comerciais russos!!!! Como a Airbus e a Bombardier deixaram passar uma chance dessas também?? Acho que são cegos!! Não tem a sua privilegiada visão!!

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
2 meses atrás

Os acionistas da Embraer devem estar felizes. Hoje a empresa vale menos da metade do que valia na época da compra. Venderam na hora certa.

Junior
Junior
Reply to  Rafael Oliveira
2 meses atrás

Verdade, hoje a Boeing tem valor de mercado de 57 bilhões, os acionistas da Embraer venderam na hora certa, a Boeing que lute agora para arranjar aqueles 4 bilhões, a Boeing nunca torceu tanto para a União Europeia rejeitas essa fusão como agora

OSEIAS
OSEIAS
Reply to  Junior
2 meses atrás

DEUS te ouça

IBIZ
IBIZ
2 meses atrás

“Aqui jás Industria Aeronáutica Brasileira”!

Fabio Araujo
Fabio Araujo
2 meses atrás

Essa união, vai ser positiva, vamos o Corona Vírus esta causando uma severa crise na indústria do turismo, as companhias aéreas estão sofrendo muito, na Europa para não perderem os slots nos aeroportos estão sendo obrigadas a fazerem voos “fantamas” sem nenhum passageiro e pouca carga, nessa crise sem precedentes essa união pode dar o folego para que a Boeing e Embraer consigam passar por esse período, muitas companhias de aviação devem fechar pelo mundo as encomendas devem cair e a recuperação quando chegar vai precisar que os fornecedores estejam prontos para atender as demandas.

Lyw
Lyw
Reply to  Fabio Araujo
2 meses atrás

Não tem união. É uma compra! A Boeing está comprando! A Embraer está sendo englobada, seus executivos não terão direito a opinar na nova empresa, seus engenheiros produzirão para a Boeing. Talvez a melhor forma de refazer uma frase tua seria “nessa crise sem precedentes essa aquisição da Embraer pela empresa norte-americana pode dar o folego para que a Boeing precisa para passar por esse período turbulento” que, diga-se de passagem, vem sendo ruim pra essa empresa muito antes do primeiro contaminado por esse coronavírus. A paralisação das linhas de produção da Airbus na Europa e China, é outro ponto… Read more »

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Lyw
2 meses atrás

A Boeing comprou 80% da divisão Comercial da Embraer.
A Embraer mesmo, não foi comprada pela Boieng. Continua com toda a operação da aviação Executiva, Agrícola e de Defesa e com 20% da operação da aviação Comercial.

Fernando EMB
Fernando EMB
2 meses atrás

Só que o negócio ainda não foi efetivado. Não existe gestão da Boeing na Embraer aviação comercial. Tudo vai ser efetivado somente após análise e aprovação das autoridades européias.
E não, a Embraer não foi vendida. O negócio inclui apenas o setor de aviação comercial. Ou melhor a Embraer vendeu sua subsidiária chamada Yaborã indústria Aeronáutica.

Junior
Junior
Reply to  Fernando EMB
2 meses atrás

As ações da Boeing estão derretendo em NY nesse momento, valendo pouco mais de 97 dólares, 6 meses atrás estavam valendo um pouco mais de 386 dólares, o valor de mercado da Boeing hoje é de apenas 57 bilhões de dólares, agora eu pergunto, vai ter condições de gastar aqueles 4 bilhões adquirindo a Embraer tendo em vista que depois de pegar os 15 bilhões emprestados agora ta pedindo mais 60 bilhões?

Fabio Araujo
Fabio Araujo
2 meses atrás

Foi criada uma joint venture, a Embraer continua e nem todas as operações da Embraer foram para a Joint Venture, se fosse uma compra toda a Embraer estaria no controle da Boeing!

Canarinho
Canarinho
Reply to  Fabio Araujo
2 meses atrás

A embraer toda nao, so a parte mais lucrativa. O que vc ganha vendo a espinha dorsal da nossa ja combalida industria de tecnologia ser desmantelada? tem gente aqui que eu duvido que tem um pingo de amor por esse pais.

Marcos10
Marcos10
Reply to  Canarinho
2 meses atrás

Você confunde faturamento com lucro. Sim, a parte da Embraer que mais fatura foi vendida. Isso não significa que é a parte mais lucrativa. Os custos são enormes e a concorrência tem afundado os ganhos.

FernandoEMB
FernandoEMB
Reply to  Marcos10
2 meses atrás

Marcos10 – confusão esta muito comum por aqui.

Matheus
Matheus
2 meses atrás

Mas adianta de algo se aquela comissão Europeia não aprovar?

Luiz Antonio
Luiz Antonio
2 meses atrás

Após essa pandemia do Covid-19, o mundo será outro, em todos os sentidos. Os impactos socio-econômicos e mesmo a interação entre nações serão outros, pelo menos para aquelas nações que ditam os rumos na economia e na política mundial. Se desdobrarmos tudo isso para o nosso quintal, poderemos ter a certeza que mudaremos tambem, quer queiramos ou não. Qualquer decisão tomada nos níveis empresariais e mesmo pessoais, antes dessa crise, perderam a consistência e muito provavelmente deverão ser revistas com outros conceitos, ou seja, temos que aguardar essa tempestade passar, para saber o que sobrará e o que faremos com… Read more »

Rommelqe
Rommelqe
2 meses atrás

Neste momento quem opera aviões de menor porte/custo unitário poderá fazer frente mais facilmente ao mercado, com passageiros em numero reduzido. Para transportar 50 passageiros é melhor utilizar um E 185 do que um 777….

Cosme Eustáquio
Cosme Eustáquio
2 meses atrás

Não é uma fusão, como também não é uma venda completa, mas sim a venda do ativo mais valioso, que é a Embraer Aviação Comercial, um dos braços da Embraer quando ela começou a diversificar as áreas de atuação como a Harpia, Atech, Ael, Visiona, Embraer Aviação Executiva e Embraer Defesa. Para os acionista, foi o momento do cavalo passando arreado, e foi o melhor negocio possível, já para a empresa que ficou desse processo, serão períodos conturbados, pois um dos hábitos mais comuns no meio aeronáutico é a pratica de cortes em investimentos quando se cogita a pronuncia da… Read more »

Matheus
Matheus
Reply to  Cosme Eustáquio
2 meses atrás

Já tem um bom tempo que a Embraer estava querendo entrar(de vez) no mercado de defesa.
Muitos não sabem das subsidiarias que a Embraer Defesa tem.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
2 meses atrás

òtimo, só a falta a Europa agora! Que acabe esta pandemia e comecemos os Projetos , o resto é mimimi de sindicalista!!!

Canarinho
Canarinho
Reply to  Marcelo Andrade
2 meses atrás

Otimo para quem Marcelo? para um punhado de acionistas? pro estados unidos ou pra nacao brasileira?

Ainda tenho fe que esse escarnio nao ha de ocorrer, tem muita gente ficando incomodada com essa transacao

Diego
Diego
2 meses atrás

Era o momento certo do CADE barrar, com a pandemia os vôos internacionais longa distâncias(aviões BOEING) diminuíram drasticamente, mas os regionais(aviões EMBRAER) nem tanto “grupo Latam cortou cerca de 70% de todos os seus voos. A medida afetou 90% dos voos internacionais e 40% das operações domésticas”. A BOEING com seu avião falho já estava na m3#d4 agora com essa crise então…

Fernando EMB
Fernando EMB
Reply to  Diego
2 meses atrás

Diego… Não entendo sua afirmação. A Embraer não leva nenhuma vantagem em ter aviões menores com esta pandemia.
Empresas cancelando voos (sejam internacionais ou regionais) vai levar a deixar aeronaves no chão. E já estão postergando entregas de novas aeronaves, afetando toda a indústria.

Halley
Halley
2 meses atrás

Minha perspectiva limitada da situação é de que a Boeing, se puder, irá pular fora da negociação, pois já tem problemas demais e absorver a área comercial da Embraer só envolveria mais risco, ainda mais porque o E2 não vende bem e concorrentes estão tomando forma no mercado regional (Mitsubish, COMAC) e o A220 tem vendido muito bem.

De tanta demora para aprovarem o negócio, capaz da Embraer ter que engolir o prejuízo de se tornar cada vez mais irrelevante no mercado de aviação regional e isso prejudicar as demais áreas em que atua.

Fernando EMB
Fernando EMB
Reply to  Halley
2 meses atrás

Mas a Boeing não quer a Embraer (digo Yaborã) só por causa dos E2. É uma aquisição estratégica para o futuro da Boeing.
Então a aquisição da Embraer comercial não é mais um problema, mas parte da solução.

Fernando EMB
Fernando EMB
2 meses atrás

Mas a Boeing não quer a Embraer (digo Yaborã) só por causa dos E2. É uma aquisição estratégica para o futuro da Boeing.
Então a aquisição da Embraer comercial não é mais um problema, mas parte da solução.

Alexandre Barros
Alexandre Barros
2 meses atrás
Matheus
Matheus
2 meses atrás

Boeing vai pedir “bailout” de 60 bilhoes pro governo americano.

https://www.bloomberg.com/news/articles/2020-03-20/boeing-weighs-deeper-cuts-with-60-billion-bailout-bid-pending

É bem possivel que esse negócio da Embraer-Boeing nem saia do papel.

Douglas
Douglas
2 meses atrás

O triste fim da industria aeroespacial brasileira, pelo menos pelos comentários da pra ver que muita já acordou com relação a essa insanidade.
Vamos torcer que os europeus não salvem novamente, como fizeram no acordo de livre comércio

Matheus
Matheus
Reply to  Douglas
2 meses atrás

Chora mais kkkkkkk

Farroupilha
Farroupilha
2 meses atrás

Assim como depois do 11/09 medidas mais rígidas de segurança foram implantadas nos aeroportos… Doravante é bem possível que todos os viajantes tenham que além de passar pelo raio-X, ter que medir a temperatura corporal antes de qualquer embarque nacional ou internacional. Também pode ser que toda pessoa com crise de tosse, dentro dos aviões, seja obrigada a colocar máscara. Eu, em ambientes fechados de ar refrigerado, metade das vezes, sou atacado por uma comichão na garganta e tenho que tossir para aliviar a irritação. Se vc estiver num avião e ouvir alguém tossindo, pode ser eu, rsrs! Zero vírus,… Read more »

Luiz Trindade
Luiz Trindade
2 meses atrás

Depois que a Boeing pegou todos os segredos de construção da Embraer que a faziam uma empresa única no pequeno e médio segmento civil bem como militar agora quer desistir da aquisição… Mais uma mancada da direita política do país. Veja… Se desistir da compra a Embraer não dura muito. Se não desistir ela dura até dar razão para Boeing que o custo esta muito alto e fecha a Embraer. De todo jeito a Embraer e indústria aeroespacial esta lascada para dizer o mínimo.

Fernando EMB
Fernando EMB
Reply to  Luiz Trindade
2 meses atrás

Pegar segredos?!? Cara como assim??? De onde tirou isso? O que anda bebendo?
Cara o negócio não foi efetivado.

Luiz Trindade
Luiz Trindade
Reply to  Fernando EMB
2 meses atrás

E tem risco que não ser efetivado… Sim… Os segredos da construção da fuselagem, dos compostos que fazer a aeronave da Embraer muito mais leve que outros de sua categoria… Mas claro, você não sabe disso. Tá mais preocupado que o PT e seus asseclas voltem ao poder. Nada mais importa nesse país. Ele pode cair, ser invadido, explodir… O importante é o Brasil não voltar para o PT. Que visão tacanha dos ditos patriotas que estão no poder!

FernandoEMB
FernandoEMB
Reply to  Luiz Trindade
2 meses atrás

Trindade…

Segredos de construção da fuselagem… MEU DEUS!!! Quais são? Se a fuselagem dos Ejet´s é construtivamente convencional, quais os segredos? Segredos dos compostos??? Sabe o que está falando? Quais segredos temos de proteger de uma indústria que faz o 787?
Cara não viaja na maionese falando do que não entende. AO contrário do que pensa eu entendo. Já estou a 33 anos trabalhando com isso.

Matheus
Matheus
Reply to  Luiz Trindade
2 meses atrás

Sim cara, o Bozonaro vai vender tudo pros americanus malvados
Assim como o PÉTE vendeu tudo prus Chineses malvadus.

Coutinho
Coutinho
Reply to  Luiz Trindade
2 meses atrás

Que viagem na mac… maionese!

Marcos10
Marcos10
2 meses atrás

Se a situação da Embraer não era das mais confortáveis, com essa pandemia, a coisa deve piorar. Se não sair o negócio com a Boeing, das duas, uma: ou a Embraer vai pedir arrego ao governo, ou coloca a venda o projeto dos E2. Com certeza os chineses compram.