Em 12 de março de 2020, dois bombardeiros Tupolev Tu-160 “Blackjack” das Forças Aeroespaciais da Rússia (VKS) foram interceptados no espaço aéreo internacional sobre o Mar da Noruega e o Atlântico por várias aeronaves da OTAN.

Segundo a Agência de Notícias Russa TASS, dois Tu-160s estratégicos concluíram um voo planejado no espaço aéreo sobre as águas neutras do Mar de Barents, do Mar da Noruega e do Oceano Atlântico. Foi declarado que a duração do voo foi superior a quinze horas. As tripulações Tu-160 realizaram reabastecimento em voo com aviões-tanque Il-78.

Em alguns estágios da rota, os Blackjacks foram acompanhados pelos  F-16AM da Royal Norwegian Air Force e Typhoons FGR4s da Royal Air Force.

No início desta semana, vários Quick Reaction Alerts (QRA) foram lançados por causa dos Tupolev da marinha russa Tu-142s se aproximando da OTAN e da NORAD Aerospace.

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alessandro Lazarini

Está ficando “divertido”…certamente testando radares e prontidão das defesas da OTAN.
Qual intuito disso ? Veremos nos próximos capitulos…

Renato B.

Isso rola desde os tempos da guerra fria.

Eduardo dos Anjos

Exato em ambos os lados

Fabio Araujo

Só os voos de rotina, isto termina sendo bom para os russos e para a OTAN, teta o nível de prontidão, os pilotos estão sempre em ação, ainda serve de desculpa para evitar cortes nos orçamentos.

Leandro Costa

Testar a prontidão das defesas da OTAN em meio à uma Pandemia é algo digno de nota.

Eduardo dos Anjos

Belíssima aeronave juntamente com o B-52! Ambas impõem muito respeito!

Marcelo

Quando a Forca Aerea Norueguesa ve que sao Tu-160, enviam os F-16 ao inves de F-35 para nao passarem vergonha como da outra vez.

Fabio Araujo

Se o Tu-160 acelerar nem o F-16 alcança só o F-15 tem velocidade compatível.

Leandro Costa

Esse entende dos parangolés!

Nilton L Junior

Qual foi a vergonha Marcelo?