TEDBF e ORCA, as futuras variantes bimotor do caça Tejas

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    Concepção em 3D da HAL do ORCA-Omni Role Combat Aircraft, versão bimotor do MWF/LCA MK2.jpg
    Concepção em 3D da HAL do ORCA-Omni Role Combat Aircraft, versão bimotor do MWF/LCA MK2.jpg

    Daqui a doze anos, uma variante bimotor do caça LCA Tejas da Índia poderá começar a substituir os jatos MiG-29K fabricados na Rússia, desdobrados a bordo dos porta-aviões INS Vikramaditya e INS Vikrant da Marinha da Índia.

    Desenhos detalhados de conceito do caça, apelidado de TEDBF (Twin Engine Deck Based Fighter), estão sendo estudados pela Agência de Design Aeronáutico (ADA) e pela Hindustan Aeronautics Limited (HAL), que eventualmente construiriam os caças se seu desenvolvimento for financiado pelo governo.

    Além disso, o projeto de uma variante da Força Aérea, a Omni Role Combat Aircraft (ORCA), com diferenças significativas de design, também está sendo estudada. Essa variante pesaria uma tonelada a menos que a variante Naval, pois não precisaria de trem de pouso reforçado necessário para operações a partir do convés de um porta-aviões.

    Fontes próximas ao projeto disseram que o custo total de projeto e desenvolvimento de protótipos da aeronave “custaria menos do que o pacote India Specific Enhancement de 12.780 milhões de rupias (US$ 180 milhões)” assinado entre a Índia e a França para a personalização de 36 caças Rafale sendo introduzidos na Força Aérea do país. Os custos totais de projeto e desenvolvimento para variantes de dois motores do caça Tejas custariam menos de Rs.13.000 crores* (US$ 1,9 bilhão), com cada caça para a Marinha custando na faixa de Rs. 538 crores (US$ 79 milhões).

    A variante da Força Aérea Indiana do caça custaria entre Rs 35 crore e Rs.71 crores (US$ 5 a 10 milhões) menos do que a variante da Marinha. O prazo de desenvolvimento do projeto foi fixado em seis anos a partir do momento em que o financiamento inicial for fornecido.

    LCA Tejas MK1 da Força Aérea Indiana
    LCA Tejas Naval no primeiro pouso enganchado a bordo do porta-aviões INS Vikramaditya
    LCA Tejas Naval decolando do “ski jump” do INS Vikramaditya

    Os projetistas dizem que poderiam “desenvolver confortavelmente” a nova variante bimotor do Tejas, com base na experiência adquirida no teste do protótipo naval do caça Tejas.

    Este protótipo pousou no convés do porta-aviões da Índia, INS Vikramaditya, recentemente. O protótipo é propulsado por um único motor turbofan General Electric F404-GE-IN20, construído nos EUA, que não é visto como sendo potente o suficiente para justificar a fabricação em série de um Tejas Naval em sua versão atual, exceto em números muito limitados.

    O bimotor significativamente maior do Tejas que agora está sendo proposto seria equipado com dois motores mais potentes General Electric F414 e teria uma carga útil e alcance de armas significativamente mais altos. O empuxo adicional fornecido por dois motores também garantiria uma maior margem de segurança para os pilotos durante a decolagem e o pouso em clima tropical quente e úmido no mar no Mar da Arábia e na Baía de Bengala.

    Pesando 23 toneladas, o caça da Marinha TEDBF (Twin Engine Deck Based Fighter) seria significativamente maior que o caça Tejas Mk1 de 13,5 toneladas, que entrou em serviço  com a Força Aérea Indiana e o Tejas Mk2 de 17,5 toneladas, que deve ser introduzido a partir de 2030.

    O caça teria o tamanho do MiG-29K atualmente operado pela Marinha da Índia em seu porta-aviões, o INS Vikramaditya, e teria a capacidade de transportar uma carga útil de armas de nove toneladas. Ele apresentaria asas dobráveis ​​para economizar espaço no convés dos porta-aviões.

    O jato provavelmente teria uma velocidade máxima na faixa de Mach 1.6 ou pouco menos de 2.000 quilômetros por hora.

    O ORCA ficaria parecido com o Rafale em tamanho e capacidades

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