BEIRUTE, LÍBANO – A TV estatal iraquiana e a Al-Sumaria relataram que a Coalizão dos EUA atacaram um comboio pertencente à Hashd Al-Shaabi (Unidades de Mobilização Popular) ao norte de Bagdá.

Segundo a reportagem, a Coalizão dos EUA destruiu dois veículos da Hashd Al-Shaabi dentro da cidade de Taiji, matando vários membros do grupo paramilitar.

Não foram divulgados mais detalhes.

Este último ataque ocorre apenas 24 horas depois que a Força Aérea dos EUA atacou um veículo que transportava o comandante da Força Quds, Qassem Soleimani, e o vice-comandante do Hashd Al-Shaabi, Abu Mahdi Al-Mohandes.

FONTE: almasdarnews.com

NOTA DO EDITOR: Segundo algumas fontes o ataque foi realizado por drone MQ-9 Reaper que mirou um comboio que transportava vários oficiais de alto escalão da PMU – Popular Mobilization Units (Hashd al-Shaabi) em Taji, norte de Baghdad.

Subscribe
Notify of
guest

96 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
nonato

Assim não tem condições.
A milícia vai ficar sem chefes?
Desse jeito não tem como reagir.
O presidente do Irã já deve estar se escondendo…

Antoniokings

Ao que parece, os americanos suspenderam o treinamento do Exército iraquiano.
Se eu acertar o próximo passo que seria a declaração de que os iraquianos não podem assegurar a integridade dos americanos no País, teremos as condições ideais para o aumento da escalada da violência no Iraque.

nilton lourenço jr

É possível sim, até porque alguém passou pro amis o itinerário do cmte.

Cristiano de Aquino Campos

Rei morto, rei posto. E que nem o tráfico, prende e mata o chefe que aparece outro no dia seguinte e continua tudo igual pois enquanto tiver demanda e produto, os esquema continua. No máximo eles vão se adaptar.

Cristiano de Aquino Campos

Vão começar a pulverizar os centros de trainamento de guerrilha e a não deixar os lideres todos juntos no mesmo lugar.

Antoniokings

Ontem foi anunciada a reativação do Exército Mahdi no Iraque.
É uma milícia visceralmente anti-EUA comanda pelo religioso xiita iraquiano Moqtada al-Sadr .
Com o Governo iraquiano pulverizado, a situação vai ganhando o script esperado, ou seja, os xiitas iraquianos se unindo ao Irã numa espécie de guerra religiosa.

Mgtow

Isso jamais vai ficar assim. Escute o que te digo. Suleimani se foi, mas o mais importante é que a filosofia dele está lá. Outros levarão a cabo. Seguirão em frente

Recruta zero

Parece que o Trump esta com a faca nos dentes e sangue nos olhos. O ataque na embaixada vai longe.

Salim

Acredito que o receio de Trump advém deste ataque a embaixada, a lembrança da invasão embaixada americana em Teerã a quarenta anos atrás , mantendo 52 americanos reféns por mais de 400 dias reabriu feridas mal curadas deste episódio. Iranianos mexeram em um vespeiro enorme, eles terão que ser bem hábeis para não parecerem maricas para opinião pública arabe e interna e não iniciarem uma guerra com EUA.

Delfim

Só para lembrar que iranianos não são árabes e sim persas.

Agnelo

Essa consideração é Importantíssima.
Muitos não se dão conta disso.
Sds

Haroldo

Os Iranianos são de boa, quem são lixo humano são os FANÁTICOS Islâmicos. Se aí menos fossem apenas islâmicos, também não teriam problemas, estariam de boa rezando. Mas não, por ser FANÁTICO, quer matar e destruir o que os outros constroem.

Rprosa

Me desculpe mas lixo é todo aquele que não consegue enxergar a verdadeira afronta ao direito internacional cometido pelo todo poderoso EUA, lixo é todo aquele que não consegue enxergar alem do seu míope viés ideológico e perceber que ninguém ofertou aos EUA o direito de matar qualquer pessoa pelo mundo afora, lixo e aquele que bate palmas para o terrorismo de estado praticado pelos EUA, pois se o general iraniano era líder do terrorismo o que se falar de um país que aniquila, ataca e liquida seus oponentes em qualquer lugar do mundo, o que se falar de um… Read more »

PAULO ROBERTO P DA ROCHA

Muito boa a sua observação. Aproveite e mude para o Irã ou um desses paises párias do mundo, talvez o modelo de governo e as atrocidades que eles cometem sejam do seu agrado.

Rprosa

Não existe país mais paria do que os próprios EUA

Hélio

Isso é tradicional da política americana, sempre na fase pré-eleitoral se arruma um conflito internacional para ganhar voto dos caipiras que assistem muito filmes de ação.

Gorgoroth

Caçando os ratos

Antoniokings

Isso ocorreu na ratoeira da Embaixada em 1980.

Fabio Araujo

E parece que houve um segundo ataque, mas desta vez em Nínive contra o grupo Ezidi que é aliado do PPK e este ataque teria sido realizado pelos Turcos.

Valdez Oliveira de Araujo

Esse General tinha 86% de aprovaçao, os irianianos amavam essse cara, EUAs so criou um martire, unificou o povo persa, e acabou com o acordo nuclear…podem terem certeza q essa noite todos os reatores iranianos estâo 100%.

Gorgoroth

Português nota 10.

Cristiano GR

kkkk Aqui não é um espaço para debate de gramática.

JORGE PETROLA FERREIRA

Mártires nos anos 20 não cola

rogerio Schneider

Os norte-americanos e todos os principais serviços de inteligência do Ocidente sabem que os iranianos estão fazendo de tudo para obter a bomba. O tal acordo é só uma fachada. Mártir? O cara está morto. Xeque-mate!

Rodrigo

Sim era praticamente o Silvio Santos deles.
Não tem o que Ira fazer a não ser rezar por piedade.
É um poodle latindo como Pitbull

Beto da luz

Mártir, já era! Esse povo está 1000 anos atrasado. Tá na.hora de mudar…acompanhar a evolução do planeta! Estão ainda no tempo de Adão e Eva kkkkk

João Bustos Moreno Neto

Tinha vários alvos anti-americanos. Será que agora o Irã vai dar continuidade ou não? Se atacar diferentemente, tudo sairá do controle. Será uma carnificina. O Irã tem mísseis russos e potencial.

João Bustos Moreno Neto

Ai os States atacarão com tudo.

Gabriel Galdino

Tudo que os iranianos construíram em tanto tempo os americanos destroem como se não fosse nada, a nível de OM o Irã tem lá alguma capacidade mas os iranianos são mais ingênuos do que deveriam se pensam que podem enfrentar os EUA direta ou indiretamente.

Antoniokings

O jogo apenas está começando.

Antoniokings

Acertou um comboio de médicos.
Parece que a situação vai descambar do jeitinho que o Irã quer.
Ou seja: ‘Morte à America!’

cerberosph

Esse ataque acertou um comboio de médicos, seis mortos, os EUA agora está negando que fez esse ataque.

Mirade

Sejam quem foram mortos, e se fosse o contrario ? os americanos mais uma vez querem fazer guerra para eleger um presidente fascista que é o Trump e sempre usam do mesmo expediente que é inventar um inimigo ou um novo conflito, foi assim também no vietnam e no Iraque. Vale lembrar que os Iranianos não esqueceram que quem manteve o Xá no poder era eles e que eles deram um golpe para colocar ele no poder tirando um governo eleito. Só para lembrar também que os EUA era tidos como nação amiga antes disso e que Israel e o… Read more »

Lúcio Sátiro

O presidente Trump foi o único presidente americano que até agora não colocou os Estados Unidos em uma guerra. Você vestiu a carapuça porque todo comunista pilantra gosta de ditaduras, de tortura. Você chama um liberal como Trump de fascista para esconder o seu ídolo verdadeiramente totalitário chamado Nicolás Maduro e as mais de 10 mil torturas e assassinatos extrajudiciais que ele cometeu.
É à falácia do ataque ao espelho. Projetar nos outros aquilo que VOCÊ É.

Fabio

Vai para o Ira, Venezuela ou Cuba e tenta escrever num site sobre assuntos militares sem que no outro dia apareçam uns três agentes do governo na porta da sua casa. Aposto que você não vive sem sua coca cola geladinha.

Mirade

Que argumentos. Nunca ouvi este argumento de ir para Cuba, é novo. Você tem outro ai ?

Angelo

É clichê mas é real, se achas tão bom o regime, que vá viver lá. É por ser bom que tanta gente vai para os EUA todos os anos. Até nossos socialistas de i phone da esquerda caviar preferem se “exilar” na América, o grande vilão do mundo, do que nos paraísos terrenos que são Cuba, Venezuela e outros.
Isto não é ideologia, é realidade.

Flanker

Vai repetindo isso pra ti mesmo, na frente do espelho……hehehe

Thiago Aiani

Um dos aspectos que me deixa abismado é a capacidade de rastrear e identificar o objetivo da
intelligence que repassa essas informações para quem deve executar essas operações, que são apenas a ponta do iceberg. Impossível não fazer comparações com filmes como Body of lies (Ridley Scott) ou do universo de Tom Clancy como Jack Ryan. Muitas vezes olhando aquelas cenas pensavo logo ” quanta exagero! ” ou ” muito fictício!” Rsrsrs evidentemente estavo equivocado e certas cenas não estão tão longe da realidade.

Salim

Thiago o WikiLeaks e real, as vezes estou conversando com alguém e o celular entra na conversa, no Waze ocorre direto, as vezes no Chrome também. George Orwel retratou isto no livro ‘ 1984’ ‘, ficção virou realidade.

Blind Man's Bluff

Imagina na China

Saldanha da Gama

Thiago, também tive a impressão que esta operação mais parecia um filme, de tão cirúrgica que foi… abraços

Thiago Aiani

Realmente rapazes, eu acho até meio assustador esse nível de vigilância, parece romance de ficção científica e distopia. Blind , na China o nível de vigilância é preocupante mesmo, aquele sistema de reconhecimento facial das câmeras de segurança espalhadas nos centros urbanos ?

Jacinto

Thiago, a CIA usa parte de seu orçamento para investir em empresas que desenvolvem certos tipos de tecnologias, como a In-Q-Tel. Uma tecnologia desenvolvida por esta empresa, por exemplo, está dentro de qualquer celular android: é a tecnologia de geolocalização usada no google maps. Eles têm outra empresa que desenvolve reconhecimento de voz (como os assistentes pessoas “siri”, “cortana”, etc. mas que também serve para identificar a pessoas por reconhecimento de voz. Os radares rodoviários, por exemplo, não tiram fotos dos infratores: eles gravam videos contínuos, o que permite rastrear os movimentos de um carro. O negócio é assustador.

Sérgio Luís

A ideia é tirar o Irã do Iraque!

Antoniokings

E o resultado será o oposto.
Estão colocando os pés pelas mãos e arregimentando um monte de inimigos em um País (Iraque) que está praticamente acéfalo e cujas milícias xiitas são as forças mais representativas.

Tutu

Uma coisa é fato kings, os Estados Unidos do nada mataram o número dois do Irã sem que os iranianos nem suspeitasem, e ainda vou mais além, mataram por meio de uma operação não autorizada pelo país onde a mesma ocorreu.
Isso não só é uma demonstração do gigantesco poder americano, mas também uma mostra de até onde eles podem ir.
Se eu fosse um inimigo dos Estados Unidos, eu estaria agora olhando para o céu, pensando se um dia eu também seria atingido do nada e completamente desprevenido por um AGM-114.

Antoniokings

E daí ?
Tem os números 3, 4, 5 …. 1000.
O Irã não vai parar com seus propósitos.

Leandro Costa

O problema, é que o Salami era bom. Era eficiente. E estava a todos esses anos à frente das forças Quds. Não é fácil arranjar um cara do mesmo calibre. Mas tem sempre aquele momento de descuido ou simples desprezo, subestimando o inimigo, e foi o que o matou. Os americanos fizeram exatamente a mesma coisa em 1943, matando um ‘tal’ de Yamamoto, porque decidiram que seus sucessores não estavam à altura dele. O Irã achava que estava lidando com Obama. Durante os últimos anos apressou o passo em tentar subjugar a região para seus próprios interesses, achando que os… Read more »

J L

Podemos acrescentar que o serviço de inteligência de Israel é muito bom, e possivelmente tá repassando para os EUA, tudo o quanto for necessário, afinal qualquer coisa que prejudicar o Irã é favorável à Israel e a Arábia Saudita.

Luiz Antonio

Até meterem um míssil na cama do Khamenei. Pergunte para o finado Khadaf.

Flanker

Hehehehe…ver você cavando argumentos é muito engraçado! Acusou o golpe, hein??

Angelo

Amigo,
Boa noite.
Gostaria de perguntar uma coisa, se possível, me responda.
Concorda com o regime do Irã?
Perguntar não ofende.
Grande abraço.

Mirade

Isso é a hipocrisia americana que quando uma outra nação faz a mesma coisa ela condena e quando eles fazem ela legitima. Se eu fosse americano ficaria com medo da reação pois eles como se sabe não são invulneráveis e nem inatingíveis basta dar tempo ao tempo.

Gabriel

E quando uma nação pequena e extremista tem que lutar contra uma super potência a única arma que encontram são ataques terroristas. E no fim quem morre não são os políticos e militares que começaram tudo por interesse pessoal e auto promoção, e sim uma parcela aleatória da população… Esse é o combate ao terrorismo norte-americano? Arranjar inimigos a cada esquina pra liberar verba pra indústria bélica?

Flanker

Hipocrisia americana? Pode ser….e como você considera as ações do general iraniano morto?

Rodrigo Martins Ferreira

Mas era só pedir…

Vão mandar todos em caixões..

Vão ter reciclar virgens no céu assim

Saldanha da Gama

Opa, virgens no céu??? tô dentro…. abraços

Rodrigo Martins Ferreira

Eu trocaria as 72 virgens por 10 p…. um churrasqueiro e um garçon…

A farra estava garantida pela eternidade

Cristiano de Aquino Campos

Só que conseguiram o oposto.

Augusto L

A mensagem é clara : os EUA não deixaram líderes iranianos e aliados que planejam atacar forças americanas ficarem impunes no Iraque, o único caminho para paz é o Irã parar de querer atacar instalações militares americanas, se não estaremos presenciando o que sera o início de uma nova fase da guerra civil no Iraque com toda os benefícios da derrota do ISIS lá indo por água a baixo.

MÁRIO FILHO

Mataram o Saddam para pacificar o Iraque e estão vendo no que deu !

Blind Man's Bluff

Pobre Saddam, um santo, nem merecia morrer… Na verdade ele foi condenado a forca, por iraquianos, por usar armas quimicas contra seu proprio povo.

Marcos10

Não era santo, mas a setores de inteligência já haviam alertado para o vácuo e consequências da derrubada de Saddam.
De outro lado os EUA procuram até hoje as armas de destruição em massa.

J L

Justamente isso, as armas químicas e bacteriológicas e até mesmo como chegaram a vincular a possibilidade de armas nucleares, tudo isso tava só no papel, como respaldo para à invasão e o saque que ocorreu após a deposição do governo Iraquiano.

J L

Gostaria de acrescentar que o ISIS, praticamente foi destruído, mas ainda não foram totalmente erradicados, bastando deixar de combate-los para que voltem a fazer o que faziam antes. Quero dizer com isso que o ISIS é um problema para o Iraque, para a Síria e todos que lá estejam (Iranianos e Russos ) e até pode vir a ser para os turcos. Com isso esses governos vão ter que se preocupar com esse problema ao invés de ficar caçando americanos.

Ricardo Bigliazzi

Inteligência…

α Tau

Passo 1: Revolução Islâmica põe pra fora espiões e exploradores estadunidenses e ingleses, que roubavam o petróleo, a riqueza do país… Passo 2: eua decretam o Irã “nação terrorista”, por adotarem uma política de defesa de seu povo e evitar o saque e a exploração estrangeira… Passo 3: Irã inicia seu direito de desenvolver sua tecnologia nuclear própria e é alvo de inspeções pela tal “Comunidade Internacional”(petit comité teleguiados para darem legitimidade a estas quadrilhas de genocidas e assaltantes internacionais)… Assim como, os eua, fez com Cuba, assim o fez com o Irã: o Xá Reza Parlevi era um corrupto… Read more »

Agnelo

Tá esquecendo Rússia e China… não são naaaaada bonzinhos.

J L

Após a derrubada do Xá o pais deixou de ser o pais mais desenvolvido do OM, para retornar a idade média.

rogerio Schneider

Trump é o cara! Teve culhões e exterminou o mastermind do projeto iraniano. O que chama a atenção é a reação dos principais meios de comunicação norte-americanos que criticaram e tentam influenciar negativamente a opinião pública. Para isso, eles não dizem que o assassinato foi errado. Dizem que haverá consequências, que os EUA não conseguirão lidar com o resultado, etc… A mídia trabalha escancaradamente alinhada aos democratas com o propósito de impedir a reeleição de Trump. Mesmo com a mentirada e manipulação da mídia, parece que muitos já se deram conta que a grande mídia tem outra agenda e não… Read more »

Luiz Antonio

……como em um certo país da América do Sul

J L

Certamente

Saldanha da Gama

Me lembra muito a mídia de um certo e grande país…. O nosso Brasil! abraços

Lucas

Trata-se de mais um ataque contra forças que combatiam o Estado Islâmico no Iraque. A ameaça que o exemplo dos EUA fornece é sempre muito superior aos eventuais benefícios estratégicos de curto prazo. Vide Coréia do Norte e Taiwan.

Rodrigo Martins Ferreira

Agora perdeu o respeito..

Já tão passando o babão na cara…

Pejo jeito eles já sabiam onde estavam os líderes e esperavam a hora certa de atacar.

Elifas ribeiro

Esse terrorista já vai tarde o mq 9 reaper é o melhor força EUA !!

Clésio Luiz

Exite um outro lado dessa nova “crise” no Iraque. Trump está sofrendo processo de Impeachment lá nos EUA. Eles podiam ter riscado o tal general do mapa muito antes, mas só fizeram agora. Não é a primeira vez que Trump se utiliza de eventos além mar para tentar tirar a mídia esquerdista (ou “liberal”) americana das costas dele. Ataques na Síria após anunciar a saída dos EUA de lá, crise na Venezuela, etc etc. Claro, isso não é exclusividade dele. Isso é modus operandi comum aqui na América do Sul, ou até mesmo na Europa, como o presidente francês fazendo… Read more »

Regisant

Nessa bagaceira toda, imagino que o Irã tentará acelerar seu programa nuclear e na sequência, os EUA destruam essas instalações, já que o caminho ficou aberto pela impossibilidade de reação iraniana francamente demonstrada agora.

vanioteixeira-@hotmail.com

A um passo da eternidade, a vida no planeta por um fio. O alter ego está por vencer o bom senso. Como se o mundo não coubesse todos. Esse planeta é só dos norte-americanos!

Lucas

O ataque é mais um exemplo do preço que uma nação pode pagar por não deter capacidade de combate nuclear preventiva.
Os EUA poderiam muito bem ser enquadrados como uma organização terrorista ao se aplicar os mesmos critérios aplicados ao General iraniano, vide o apoio aos Mujahedin no Afeganistão.

Mauro

Acabou a palhaçada, truta. O mundo não é mais um país seguro para tiranos, ditadores, terroristas e seus apoiadores.

Lucas

Como exemplo de um caso onde a CIA poderia ser enquadrada como terrorista, tem-se a Operação Ciclone, no qual grandes quantidades de armamentos foram repassadas para combatentes afegãos contrários às forças soviéticas. Exatamente o mesmo procedimento utilizado pelas forças Al-Quds do falecido general.

Alessandro

Calma gente o Irã vai reagir aguardem…. vão enviar mais milícias e militares iranianos ao Iraque para os americanos ABATE-LOS, ae depois de um score de 5mil contra um soldado americano, os aiatolás irão na TV dizer que conseguiram sua vingança contra os EUA rsrs…

Rodrigo Martins Ferreira

Sempre assim..

Marcos10

No caso dos países do Oriente Médio a religião é mais importante que a identidade nacional. Dois terços da população iraquiana são Shiitas, portanto tendem a apoiar o Irã.

Junior

Esse ataque parece que foi negado tanto pelo governo Iraquiano como pelos americanos

https://www.aljazeera.com/news/2020/01/air-raid-targets-hashd-commander-iraq-state-tv-200103233605393.html

Edimur

Tudo em prol da Paz mundial kkkkk os pelegos babam kkkkk

CLAUDIO ADRIANO DE SOUZA

Fico impressionado com a quantidade de foristas torcendo pelos terroristas!

cerberosph

Só pode, os dois lados são terroristas.

Mgtow

Esses cowboys pagarão um preço altissimo pela ousadia que tiveram de assassinar Quassim sem está numa guerra declarada.

Foxtrot

Avibras cadê nosso Falcão?
Já temos comunicações globais.

Mauro Oliveira

Campanha de reeleição, sempre acontece nessa época.

Cristiano GR

Não entendo como pode haver tanta simpatia e torcida pró americanos. Tá certo que diante de uma legião de fanáticos que passam a maior parte do tempo ameaçando e pensando em matar os cristãos, deve-se ter um sentimento competitivo e combatente, mas penso que nessa disputa de países o mais sensato é ficarmos neutros.
É mais fácil sermos vistos como alvos do que como amigos pelos americanos.

Jonathan Pôrto

Graças a Política apaziguadora de Obama agora temos um Irã ainda mais letal, só bombardeio maciço é capaz de neutralizar essa ameaça !!

João Bustos Moreno Neto

Uai, CADÊ as defesas anti-aéreas americanas? Deixaram sem? Ou não conseguiram interceptar? Ficou feio. Vem mais ataques por aí. Creio que. agora , será carnificina.