Cockpit do Gripen C/D

Cockpit do Saab Gripen JAS 39C

O moderno cockpit e painel do caça Saab JAS 39C Gripen possui uma série de botões e interruptores para ativação e desativação de vários equipamentos.

Os mais atentos podem observar que no painel lateral à direita existe um interruptor com as posições WAR e PEACE, com a última posição sendo a default.

Aparentemente, esse interruptor “desbloqueia” uma série de aprimoramentos de desempenho que normalmente não são usados, a menos que seja absolutamente necessário, possivelmente para evitar o desgaste da aeronave.

Diz-se que o interruptor quando colocado na posição WAR libera as capacidades máximas dos sistemas do Gripen, incluindo o motor. Mais empuxo, maior alcance de detecção de radar etc.

Segundo algumas fontes, a configuração WAR aumentaria o desempenho do Gripen em 30%, liberando o avião a ultrapassar o AoA máximo e o limite de +9G para manobras, podendo atingir até +12 G, o que pode ser útil para escapar de mísseis.

Outras fontes dizem que o interruptor WAR/PEACE acionaria também “características adicionais”, como o poderoso “jammer” do avião, que torna a detecção do Gripen mais difícil para os radares inimigos.

Observe que o interruptor no canto inferior direito mostra as configurações “PEACE” e “WAR”. Diz-se que a configuração GUERRA aumentaria o desempenho do Gripen em 30%, possibilitando puxar manobras de até +12 G

Subscribe
Notify of
guest

51 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Augusto

Essa última foto da ave é belíssima!

Augusto

Kings negativou porque não é avião chinês ou russo.

Marcelo Bardo

kkkkkkkkkk

Valdez Oliveira de Araujo

Nem americano.

Marcelo Andrade

Já foi para minha tela de fundo! Avião bonito da porra!

Victor Filipe

Se o piloto precisar executar uma manobra de 12Gs para escapar de um míssil é porque ele provavelmente já vai ser derrubado… Misseis modernos superam com extrema facilidade os seus 30Gs e dentro do seu NEZ o piloto pode virar uma bailarina com a aeronave que ele dificilmente vai escapar. Oque faria a diferença mesmo seria os chaff/flares e ECM. Fora da NEZ em distancias mais longas manobras fazem o trabalho (mas não se para de usar chaff/flares e ECM, obvio) porque o míssil não vai ter energia/velocidade para acompanhar ele, mas ai também ele não vai precisar puxar 12Gs… Read more »

Clésio Luiz

Não é bem assim Victor. O raio de uma curva de 9 ou 12G varia bastante de acordo com a velocidade. Mesmo um míssil IR super ágil de 5ª geração, precisa fazer uma curva “quadrada” à baixas velocidades e no início do lançamento, porque ao atingir a velocidade máxima (mach 2 ou 3, depende do míssil) os 50G que ele pode puxar não significam um curva extremamente apertada. Mísseis BVR são ainda menos ágeis, e quando lançados de longe, só tem chance de 100% contra um alvo que não sabe que ele está chegando. Um alvo que manobre para baixo… Read more »

Nostra

BVR missiles don’t always fly by inertia

Eg

Solid fuel ducted ramjet propelled missiles retains near constant thrust throughout flight eg meteor.

Dual pulse motor propelled missiles fires the 2nd pulse when within terminal to regain required optimal velocity to successfully engage the target eg I derby.

SFDR better than dual pulse, dual pulse better than rocket motor.

Leandro Costa

A função ‘Peace’ habilita os MFDs à mostrarem um belo repertório de piadinhas e trocadilhos atualizados de acordo com a posição geográfica do Gripen para o caso de interações via rádio com controladores e outras aeronaves originárias daquela região específica, enquanto a função ‘WAR’ habilita os mesmos MFD’s com xingamentos e ofensas, claro.

Achei que não fosse mistério 😛

Adler Medrado

Tipo o botão turbo que tinha no meu antigo 386

Eduardo de Castro

Sabe o que é hard? É eu me lembrar desse botão. Estamos velhos, meu amigo…

Ricardo Marsaro

Puxa vida. O meu 386, saia de 36 para 40 com o turbo acionado.

Leandro Costa

A real revolução do 386 foi com o co-processador matemático hehehehehe

Marcelo Andrade

Tipo o botão do ar condicionado do meu antigo Fiat Palio 1.0. Na hora da subida era só desligar o ar que o carro voava!!! kkkkkk

MMerlin

O motor FIASA nunca voava Marcelo e bebia mais que eu.
Ele era bem resistente mas carecia de torque.

Rodrigo Maçolla

🙂 boa

paddy mayne

Hahaha, lembrei disso tambem, e daquelas capinhas de plastico que a gente cobria tudo quando desligava o pc

smichtt

Os caças a reação possuem potência militar de emergência? Sei que alguns caças a pistão da IIGM possuiam.

Clésio Luiz

O MiG-21bis, com o motor Tumansky R-25, passava de 6.985 para 9.870 kgf de empuxo por 3 minutos, em emergência de guerra.

É sabido que os MiG-29 alemães tinha potência reduzida para aumentar a longevidade do motor. Pode ser que tal medida seja adotada em outras forças, vai saber.

smichtt

Obrigado, Clésio.

Adriano Luchiari

Alemães voaram Mig-29?

JPC3

Sim, herdaram da Alemanha Oriental.

Acharam um excelente dogfighter para defesa aérea de curto alcance e conseguiu umas belas vitórias contra caças ocidentais em treinamentos, fora isso não fazia praticamente nada direito.

paddy mayne

Venderam para a polonia pelo preço simbólico de 1 euro cada.

Oseias

antiga Alemanha oriental

JPC3

A ocidental também depois que caiu o muro.

Argos

Depois q caiu o muro não tinha mais Alemanha Oriental ou Ocidental. Foram unificadas novamente como Alemanha.?

JPC3

Verdade.

carcara_br

Nos Su-27S é possível desligar o fly-by-wire e pegar a aeronave na mão, inclusive possibilitando aquelas famosas manobras dos shows aéreos, será que seria possível no Gripen?

Fernando Garcia

Pergunto se o 39 seria capaz de executar uma manobra como a cobra.

carcara_br

Não sei se o cobra exatamente, mas algumas fontes informam um angulo de ataque máximo em torno dos 70 a 80° (It is capable of flying at a 70–80 degrees angle of attack) wikipédia Eng.
Nunca percebi nada próximo disso em apresentações públicas então tenho quase certeza que existe algum grau de “controle relaxado” que pode ser ativado caso exista a necessidade.

Rodrigo M

O Gripen não sei dizer, mas o Draken “avô” do Gripen já conseguia fazer. Tem até vídeo no YT.

Marcelo Andrade

Apesar de impressionante, essa manobra não tem a menor relevância ou importância em um combate aéreo, a não ser se o piloto queira se suicidar!!!

carcara_br

Ai depende se o combate será na arena BVR ou não. Fato que no vídeo de dogfighter entre rafale e F-22 precisou de duas curvas pra velocidade cair de 500 pra 90 (unidades do hud do rafale). E olha que o Rafale é reconhecidamente um caça capaz de guardar energia.

Clésio Luiz

Não é bem assim Marcelo. Num combate real vale tudo. A cobra pode ser executada em qualquer direção, não apenas para cima como nos shows aéreos. Se for o caso de passar dos 30 graus de AOA garantir a vitória, qualquer piloto usará o recurso para derrotar o oponente e sair vivo.

Clésio Luiz

Desligar 100% o FBW não, pois não existe ligação mecânica entre os comandos e as superfícies de controle.

O que pode ser feito é desligar a limitação eletrônica de certas coisas, como ângulo de ataque e G máximo. E isso é possível até no F-16. Imagino que seja algo padrão em todos os caças FBW.

carcara_br

acabei de postar usando uma expressão que acredito que descreva melhor, “controle relaxado” rsrsrs.

Fernando Garcia

Tenho a impressão que mesmo nas demonstrações públicas o 39 pode executar manobras mais ousadas. Quanto ao cobra, independentemente da testosterona que nos cabe, seria a quebra de um tabu, com certeza.

Nostra

It believe that’s related to training and combat mode with respect to sub systems involved in active emissions and passive receptions.

During peace missions like training with friendly countries fighters etc or even during operational missions like CAPs in the vicinity of hostile airspace , there is 100% probability of falling prey to premeditated probing friendly or hostile ELINT / SIGINT detectors through their active or passive detectors or both.

The said war / peace switch counters that IMO.

Nostra

Adding…….. Operational frequencies of both emitters and receivers is a closely guarded secret , if found out handicaps the EW capabilities of the aircraft and increases the ECM / EW capabilities of the adversaries or friends who stole it. Threat library of frequencies of EW systems of a aircraft is constantly updated with latest recorded data captured from hostile aircrafts even during peacetime. One reason why IAF did not allow the SU30 to fire their R77 at DMAX-1 because that would have exposed the radars guiding frequency and that too without any possibility of confirmed kill firing solution. The PAF… Read more »

JPC3

AMRAAM has been fired several times in combat and exercises and the Su-30MKI’s electronic warfare system is Israeli, it is very possible that they already have AMRAAM guidance frequencies.

AMRAAM já foi disparado várias vezes em combate e exercícios e o sistema de guerra eletrônica dos Su-30MKI é israelense, é muito possível que eles já tenham as frequência de orientação do AMRAAM..

JPC3

And they may have stolen these information from the Pakistanis.

E podem ter roubado essas informações dos paquistaneses também

Clésio Luiz

I believe you are right.

Heu

Que irado! “War… it’s fantastic”

Fernando Garcia

Falando de painel e controle a única observação que faço é a de que talvez os projetistas tenham perdido a oportunidade de implantação de um manche lateral ao invés do central como no 35 e o Dassault.

Ivanstop

Uma vez sentei numa Ferrari, no volante tinha uma chave seletora com as funções Fun, Race, e F-1 guardada as devidas proporções deve ser mais ou menos, na hora que o pau tora, muda pro WAR e utiliza todo o potencial do avião.

Kemen

Abrir para + 12 G é uma realidade no Rafale e eu acredito também que seja no Gripen, porém sugerem-se tempos pequenos de uso, ou seja não sair fazendo manobras nesse limite a toa, apenas em emergências e por pouco tempo para não causar danos extruturais. Nesse caso se asume o limite real da extrutura sem a margem de segurança que em geral limita os dois em + 9 G. De certa forma esses dados não são divulgados ao público em geral, mas sempre escapa alguma coisa.

Kemen

“The WAR setting boast the Gripen performance by 30% and it could attain +12 G”

paddy mayne

12 G? Tem que ter um botão desse no piloto tambem para ele não desmaiar…

Roberto Medeiros

Agora sei o q q os grupens suecos fizeram no combate simulado contra os Typhoon da Luftwaffe, para dar aquela “surra neles.

Valdez Oliveira de Araujo

Cade o display brasileiro?

Valdez, esse é um Gripen C…