Home Aviação de Ataque ‘F-tlinta e cinco’ – empresa chinesa produz peças-chave do motor do caça...

‘F-tlinta e cinco’ – empresa chinesa produz peças-chave do motor do caça americano

11888
107
Motor P&W F135 do F-35

A preocupação de que uma empresa de propriedade chinesa esteja produzindo alguma peça para o programa F-35, por causa de temores de longa data sobre espionagem e rivalidade chinesas, foi expressa por especialistas e ex-ministros da Defesa britânicos

Em 14 de junho de 2019, a Sky News informou que uma empresa de propriedade chinesa fabricava placas-chave para os caças F-35 Lightning II de quinta geração, operados pelo Reino Unido e pelos EUA.

A Exception PCB, com sede em Gloucestershire, no sudoeste da Inglaterra, que produz as peças, foi adquirida em 2013 por sua controladora chinesa, a Shenzhen Fastprint.

As placas de circuito controlam muitas das principais capacidades do F-35, incluindo seus motores, iluminação, combustível e sistemas de navegação, disse o Ministério da Defesa (MoD) em um comunicado à imprensa.

No entanto, o MoD disse que o Exception PCB é um fabricante estabelecido e não apresenta riscos para a cadeia de suprimentos do caça F-35.

“A Exception PCB produz placas de circuito descobertas e, como resultado, não há riscos associados ao produto na cadeia de suprimentos de aeronaves F-35”, disse um porta-voz do MoD.

A preocupação de que uma empresa de propriedade chinesa esteja produzindo alguma peça para o programa F-35, por causa de temores de longa data sobre espionagem e rivalidade chinesas foi expressa por especialistas e ex-ministros da Defesa.

“Temos sido completamente e completamente ingênuos sobre o papel da China, e é só agora que as pessoas estão começando a acordar”, disse Sir Skyd, ex-ministro da Defesa Conservador, à Sky News.

O caça furtivo está equipado com uma variedade de tecnologia altamente secreta que inclui sensores e sistemas de armas. Nove países fazem parte do programa Joint Strike Fighter de bilhões de libras e as empresas desses países produzem certas partes do jato de combate.

A China tem sido freqüentemente acusada de tentar roubar informações sobre o programa secreto e altamente sensível, liderado pela empresa de defesa norte-americana Lockheed Martin.

FONTE: The National Interest/The Aviation Geek Club

Subscribe
Notify of
guest
107 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Victor Filipe
Victor Filipe
1 ano atrás

Eu acho isso exagero… Ela ta fabricando placas de circuito, Ok. mas enquanto não tiver integrado a aeronave isso é apenas um componente.

Se eu estiver errado, por favor alguém me diga.

Rafael
Rafael
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Depende do que essa placa de circuito impresso compreende. Se for somente o PCB não há tanto risco, pois é só o substrato de suporte mecânico, cobre e tinta. Se essa empresa fornecer a placa pronta, com todos os componentes e circuitos integrados soldados na placa, há um maior risco, pois a empresa saberá quais processadores e módulos de comunicação são utilizados, como eles são integrados com outros componentes, como são protegidos de interferência externa e assim por diante. Engenheiros bem capacitados podem descobrir várias coisas sobre o F35 e replicá-las para outros aviões. O máximo que a primeira opção… Read more »

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Rafael
1 ano atrás

Entendi Rafael, obrigado

Jacinto
Jacinto
Reply to  Rafael
1 ano atrás

A expressão “uncovered printed circuit board” (que consta no texto como “placas de circuito descobertas”) refere-se a placas sem componentes integrados. É apenas fibra de vidro e “trilhas” de material condutor de eletricidade.

RENAN
RENAN
Reply to  Jacinto
1 ano atrás

Jacinto
Qual a probabilidade de sabotagem das trilhas para levar a um sobreaquecimento, com horas de operação?
Exemplo dopagem do material para aumentar a resistência elétrica, e gerando aquecimento.
Logicamente existe controle de qualidade, mas como é por amostragem pode ser burlado.

Dilbert_SC
Dilbert_SC
Reply to  RENAN
1 ano atrás

RENAN
A probabilidade é zero. Num caso como esse, 100% das placas são testadas. Não existe teste por amostragem.

Jacinto
E mesmo com as placas sem os componentes montados, é possível ter uma ideia de quais processadores estão sendo utilizados, pelo formato da conexão, mas é claro que terão muito mais trabalho para tentar reproduzir o circuito.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Dilbert_SC
1 ano atrás

Ai depende do que está sendo integrado na placa. Se forem componentes COTS é possivel tentar reproduzir a placa, mas neste caso, dada a padronização do tamanho dos componentes existiriam literalmente milhoes de combinações possíveis. Se os componentes forem produzidos especificamente para esta placa ai nao e possivel reproduzir apenas com a placa teria que obter dados da fabricante dos componentes.

Denis
Denis
Reply to  RENAN
1 ano atrás

E, além do que o Dilbert falou, há o fato de que todas as placas fabricadas com certeza seguem um padrão de especificações, padrão este estabelecido pela LM.

Rafael
Rafael
Reply to  Jacinto
1 ano atrás

Verdade. Deixei passar

Entusiasta Militar
Entusiasta Militar
Reply to  Rafael
1 ano atrás

“O máximo que a primeira opção oferece de risco é entregar uma placa que não vai funcionar direito ou que vai pegar fogo. Ou dar curto no resto do avião.”

Ata … comprei aquelas luzinhas de natal e vi depois que tinham sido feitas na china, uma queimou em 10 minutos e a outra pegou fogo kkkk

Chris
Chris
Reply to  Rafael
1 ano atrás

Com certeza… Mas… Geralmente quem fabrica a placa, só mexe com isso, dificilmente a monta. E provavelmente nem sabe o destino final da cada peça que fabrica.

Rui Chapéu
Rui Chapéu
1 ano atrás

É por isso que eu falo que no médio prazo os aviões chineses estarão equivalentes aos atuais americanos.

No outro comentário falaram que os americanos não estão parados no tempo e tem projetos novos.

Porém eu falei dos atuais. F-35, F-22, F-15 ….

Acredito que no médio prazo 10-20 anos os aviões chineses estarão em igualdade a esses acima.

Roberto Dias
Roberto Dias
Reply to  Rui Chapéu
1 ano atrás

Também acho inevitável, a tecnologia será obtida e igualada. A China cresce a passos largos, e está aprendendo muito sozinha, ao meu ver, o único impedimento de ser “a potência dominante mundial” é o seu próprio projeto de domínio, que começou com a tomada do Mar da China, apenas neste primeiro momento ela já levantou impasses enormes para o seu futuro dominante, e isto ainda terá muitos capítulos.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
1 ano atrás

Olavo de Carvalho, Nando Moura, Bolsonaro, Bosco, Teropode, Rodrigo e HMS Tireless descurtiram isso…

C. César
C. César
Reply to  Defensor da liberdade
1 ano atrás

Condenado preso em Curitiba por roubar o país, Chico Buarque, Poste de presidiário, m o r t a d e l a s, M a v s e seus vários vários Nicks curtiram isso…

Nilton Reis Jr
Nilton Reis Jr
Reply to  C. César
1 ano atrás

1. Esses whataboutisms sem pé nem cabeça mais corroboram as críticas do que as enfrentam; 2. O que o CHICO BUARQUE tem a ver com o imbróglio?! HAHAHAHAHAHAAAHAHA

Mgtow
Mgtow
Reply to  Nilton Reis Jr
1 ano atrás

kkkk eles apelam mesmo meu caro Nilton

João Moro
João Moro
1 ano atrás

Quanto mais TOP o equipamento, mas gente interessada em roubar sua tecnologia, inclusive as nações rivais.

Claudio Moreno
Claudio Moreno
1 ano atrás

Aí sim!

CM

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Alexandre Galante
1 ano atrás

não vai pq a empresa é inglesa

Júnior
Júnior
Reply to  Alexandre Galante
1 ano atrás

O período que compreende 1990 a 2020 ficara marcado na história como a era da ingenuidade no ocidente, com a queda da URSS baixaram a guarda e transferiram toda a produção de bens acabados para a China, entregaram decadas de pesquisa e desenvolvimento para os chineses de mão beijada, abririam suas fronteiras para estudantes e espiões chineses sem nenhum critério.
É algo bizarro ….

Maurício.
Maurício.
Reply to  Júnior
1 ano atrás

Júnior, acontece que nós ocidentais somos hipócritas, criticamos o trabalho escravo na China mas adoramos se utilizar dele para obter lucro, acho que o ocidente não é tão ingênuo assim.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Trabalho escravo é? Kkkkkkkk é o primeiro povo escravo que eu vejo ter sua renda média aumentada ano após ano. Caso inédito na história.

Jeff
Jeff
Reply to  Defensor da liberdade
1 ano atrás

Verdade, os governos do PT desviaram quantias crescentes ano após ano, isso que é planejamento.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Defensor da liberdade
1 ano atrás

Na China, grande parte dos trabalhadores trabalha 12 horas por dias (na prática 11, por que há intervalo), 6 dias por semana, o que corresponde a 66 horas de trabalho por semana. Eles chamam isso de sistema “996”: entra às 09:00, sai às 09:00, 6 dias por semana. Isso, a rigor, contraria a legislação trabalhista chinesa, que determina que a jornada de trabalho é igual a brasileira: 08 horas por dia, 44 horas por semana. Mas a diferença é a forma como o Estado lida com isso. Na China, esta prática é veladamente incentivada pelo Estado porque é a forma… Read more »

Leitor
Reply to  Jacinto
1 ano atrás

Fatality! Jacinto Wins!

Júnior
Júnior
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Nós brasileiros sequer temos industrial genuinamente nacional para explorar mão de obra barata em outros países. Agora quanto aos ocidentais do hemisfério Norte faz algum sentido. Agora quanto a trabalho escravo amigo, eu discordo, em 2019 a coisa ja mudou muito la

Maurício.
Maurício.
Reply to  Júnior
1 ano atrás

Júnior, concordo que muita coisa já mudou na China mas não creio que o trabalho escravo tenho desaparecido por completo, a China ainda continua sendo uma ditadura, só vimos o que o governo quer mostrar.

Blind Mans Bluff
Blind Mans Bluff
Reply to  Júnior
1 ano atrás

Por si so, isso nao foi algo totalmente ingenuo. A economia ocidental se beneficiou tremendamente com essa globalizacao, produzindo na China com mao de obra semi-escrava e leis trabalhistas levianas, embora a imensa riqueza gerada tenha sido quase toda acumlulada entre poucos, que hoje sao multi-bilhonarios e pouco sofreram com o Crash de 2008, que por sua vez, tambem foi um resultado dessa mesma politica liberalista, globalizada e imediatista, e que resultou no crash de 2008, comecando com a bolha do mercado especulativo imobiliario.

Se nao fosse pelo de Crash 2008, hoje nao haveria Trumps, Brexits…

Gustavo
Gustavo
Reply to  Alexandre Galante
1 ano atrás

hahaha

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
1 ano atrás

A pergunta seria:

O que não tem componentes feitos na China hoje em dia?

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Willber Rodrigues
1 ano atrás

carne de boi

horatio nelson
horatio nelson
Reply to  Carlos Campos
1 ano atrás

alguns sais tem origem chinesa

Zeca
Zeca
Reply to  Carlos Campos
1 ano atrás

Já trabalhei em frigoríficos, boa parte dos equipamentos lá é “made in China”. E, mesmo dentro das fazendas, até mesmo sondas para inseminação artificial, na maioria dos casos, são chinesas. Se o boi esteve dentro de uma cadeia normal de produção, pode ter certeza que ele terá “partes chinesas”.

LRR
LRR
Reply to  Willber Rodrigues
1 ano atrás

Soja…

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  LRR
1 ano atrás

Samba?

Carlos Ravara
Carlos Ravara
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
Reply to  LRR
1 ano atrás

Os agrotóxicos usados na plantação são chineses.

Carlos Ravara
Carlos Ravara
Reply to  Walfrido Strobel
1 ano atrás

Acho que não, a China não é isso tudo em química fina. Deve vir principalmente dos chucrutes.

Zeca
Zeca
Reply to  Carlos Ravara
1 ano atrás

Química fina é para produtos que exigem alto grau de pureza, geralmente medicamentos. Fertilizantes e agrotóxicos não entram nessa categoria.

Maurício.
Maurício.
1 ano atrás

Alguns anos atrás já acharam ímãs chineses nos radares dos F-35, também encontraram material chinês no F-16 e no B-1, na época eram pequenos materiais como parafusos e ímãs, acho que tem que ter um controle de qualidade melhor, até porque de ímãs a coisa já evoluiu para placas de circuito.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
1 ano atrás

Então deve ter essas pecinhas na 25 de Março, 3 por 10 “real”…

Ricardo
Ricardo
1 ano atrás

A vista em dinheiro faz tlinta

Carta Branca
Carta Branca
1 ano atrás

Acho exagero, tecnicamente só é possível em produtos fechados, proprietários, caixa preta. Essa placa é produzida inteiramente no Reino Unido sob patente americana, o dono ser chinês não é tanto problema pois é quase impossível fazer uma inserção ou modificação sem contar com grandes falhas de analise posteriores. Os americanos possuem os direitos completos dos componentes, incluindo a arquitetura completa das placas e dos componentes (resistores, capacitores, processadores e etc) o que possibilita eles fazerem um simples raio-X e acharem qualquer diferença, inclusive automatizando o processo. Inclusive, até empresas privadas fornecendo para empresas privadas estratégicas americanas agora também estão sendo… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
1 ano atrás

Não se pode mais sobrevier sem as indústrias da China.
Simples assim.

JT8D
JT8D
Reply to  Antoniokings
1 ano atrás

Essa é uma rara situação em que estou totalmente de acordo com você. É melhor as pessoas se conformarem com isso

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Antoniokings
1 ano atrás

a empresa é do UK xings, lê o texto antes de comentar

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Carlos Campos
1 ano atrás

Quando vc entender como funcionam as interligações industriais/econômicas entre os países, a gente volta a conversar. Ok?

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Antoniokings
1 ano atrás

kkkkkkk quem manda não lê o texto?

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Antoniokings
1 ano atrás

Ah, claro, se não fosse essa placa, que nem circuito integrado tem, produzida por uma empresa inglesa, por funcionários Ingleses, em solo inglês, mas controlada por um grupo chinês, todo o projeto F35 cairia por terra. Xings você é uma graça, o que seria desse site sem você pra nos divertir? Seria o programa do palhaço Bozo, sem o Bozo.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Felipe Morais
1 ano atrás

O que vc não percebeu, mas Trump e os americanos já, é que isso é só o começo.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Antoniokings
1 ano atrás

ta

PauloR
PauloR
1 ano atrás

Agora os fanboys arrumaram uma desculpa e vão culpar os chineses pelos problemas do F35

pampapoker
pampapoker
Reply to  PauloR
1 ano atrás

Não tinha pensado nisso kkkk obrigado pela munição kkkk

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  PauloR
1 ano atrás

Não será desculpa… e sim a causa… ha ha ha! Piada pronta mesmo.

Alessandro
Alessandro
1 ano atrás

“A Exception PCB, com sede em Gloucestershire, no sudoeste da Inglaterra, que produz as peças, foi adquirida em 2013 por sua controladora chinesa, a Shenzhen Fastprint.”

indústria chinesa???? cuma? Tiveram que comprar uma empresa europeia, e o engraçado é ver liberalzinho pagando pal pra chinês rsrs…

Bem que o prof. Olavo de Carvalho tem razão, liberal e esquerdista se merecem, agora eu quero ver um liberal tentar falar de Von Mises para um esquerdista, depois que sair do hospital vem falar para nós como foi a experiência rsrs…

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

Normal no capitalismo uma empresa comprar outras. Não desmereça um povo com 5.000 anos de história e que já contribuíram muito com invenções só por causa dos 70 e poucos anos de revolução comunista. Bem, pior são os conservadores que ficam chorando para que o governo faça guerrinha comercial, onde eles mesmos vão pagar a conta, igual ao tarifaço do Trump kkkkkkkkk

Alessandro
Alessandro
Reply to  Defensor da liberdade
1 ano atrás

Presta bem atenção, os conservadores não são contra uma empresa ser vendida (apesar de eu achar que empresas de DEFESA deveria ter uma atenção especial por parte do governo local), como vc bem disse, isso faz parte do capitalismo, portanto eu estou de ACORDO com vc. Oq um conservador é contra, é a venda para nações que NÃO RESPEITA a democracia, ditaduras como é a China. Eu to esperando VOCÊ ir lá na China explicar e convencer um correligionário do PCC a adotar Von Mises no sistema econômico deles, e depois que vc voltar (se é que vai) conte-nos como… Read more »

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

é fácil eles adotarem o Mises, o que é difícil eles adotarem a democracia

Alessandro
Alessandro
Reply to  Carlos Campos
1 ano atrás

Carlos, se é fácil pq então não adotaram? Como eu disse anteriormente, eu queria ver um liberal ir até na China convence-los e voltar pra contar a história, fiquem pagando pal pra chinês fiquem, depois não reclama que não foram avisados.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

Pq nem um país hj gosta de liberalismo economico, eles tomam dose liberalismo na crise para se salvarem, depois enchem a cara de Keynesianismo e social-democracia, eles largaram o comunismo em prol do capitalismo, desregularam a economia, cobram poucos impostos das empresas, tu acham mesmo que um país que se apegou à princípios capitalistas para fugir da Miseria seria tão extraordinário só desregular um pouco mais para chegar perto do capitalismo puro? eu tenho a história da China para mostrar que eles poderiam adotar ainda mais o capitalismo, a China é mais capitalista que o socialista do Brasil. Reclamar do… Read more »

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

E por quê eu faria isso? Os chineses que sejam trouxas subsidiando os Iphones que eu compro, é apenas o princípio da autodeterminação dos povos em ação, eles acreditam que subsidiando produtos vendem mais barato, pois que assim seja. O mercado de ações é livre para quem quiser negociar, olha aí você pedindo ao papai estado para controlar o mercado com base em suas preferências políticas, nada mais comunista que isso. E não, Olavão não tem razão (tem ração isso sim), com o aumento da riqueza da população chinesa é uma questão de tempo para eles pedirem mais liberdade política,… Read more »

Alessandro
Alessandro
Reply to  Defensor da liberdade
1 ano atrás

“Os chineses que sejam trouxas subsidiando os Iphones que eu compro, é apenas o princípio da autodeterminação dos povos em ação, eles acreditam que subsidiando produtos vendem mais barato, pois que assim seja.” Vc enobrece a cultura milenar chinesa em um comentário dizendo que respeita-os, e em outro praticamente mandou um fod…. para o povo de lá que paga a conta desse subsidio CONTRA a vontade deles, pq vc tá feliz com o seu iphone made in china “O mercado de ações é livre para quem quiser negociar, olha aí você pedindo ao papai estado para controlar o mercado com… Read more »

Jadson Cabral
Jadson Cabral
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

“Prof. Olavo de Carvalho” só isso já desqualifica qualquer argumento seu. Só dá pra rir da sua cara kkkkkkkkkkkk

Kommander
Kommander
Reply to  Jadson Cabral
1 ano atrás

Né, eu tava de boa lendo, quando me deparo com isso “Prof Olavo de Carvalho” kkkkkkmmmmkkkkkkk

C. César
C. César
Reply to  Kommander
1 ano atrás

Então para os M a v s para que os argumentos sejam ¨qualificados¨ deve-se colocar ¨Dirceu, guerreiro do povo brasileiro¨, né!?

marcelo baptista
marcelo baptista
Reply to  C. César
1 ano atrás

Eu ia comentar, mas hah, deixa pra lá..

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  C. César
1 ano atrás

Ou DD e Moro. Paladinos da Justiças, né?

Nilton Reis Jr
Nilton Reis Jr
Reply to  Kommander
1 ano atrás

Gente! Vamos voltar para os aviões! Aqueles que voam a fazem óinnnn! Sério, menção a Olavo de Carvalho pressupõe que o pessoal já tá cavando o fundo do poço!

Alessandro
Alessandro
Reply to  Kommander
1 ano atrás

Não riem não pois poderia ficar pior, na próxima eu coloco Márcia Tiburi, jean wyllis, Leandro Karnal, Marilena chauí, ae quero ver vcs continuarem achando graça rsrs…

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

A Terra é plana!
kkkkkkkk

Alessandro
Alessandro
Reply to  Antoniokings
1 ano atrás

e foi formada por um feto conservado em pepsi numa mamadeira de piro@#$ rsrs…. mas sabe oq é mais irônico? Vcs acreditam na própria mentira que espalham, seria trágico se não fosse cômico! rsrs…

horatio nelson
horatio nelson
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

kkkkkkkkkkkkkkkk melhor comentario

francisco Farias
francisco Farias
Reply to  Jadson Cabral
1 ano atrás

Esse tal de Olavo de Carvalho se intitula “filosofo” e “professor”, mas não tem nenhum curso acadêmico (de acordo com a sua biografia divulgada na internet). e Tem gente que dá credibilidade a ele.
Só no Brasil um cara qualquer se intitula filósofo sem ter concluído o curso de filosofia, professor sem ter curso acadêmico e alguns, que não são nada, se intitulam “cientistas políticos”. Na Globo tá cheio disso.

Alessandro
Alessandro
Reply to  francisco Farias
1 ano atrás

COF, COF, COF, desculpa eu tava tossindo aqui.

Carlos Ravara
Carlos Ravara
Reply to  francisco Farias
1 ano atrás

Nem foi capaz de concluir o ensino fundamental.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  francisco Farias
1 ano atrás

Francisco grande m….. um diploma, daqui a alguns anos o diploma vai valer nada, o mundo move, as pessoas evoluem, não precisa ser formado em filosofia para ser filosofo, e daqui a alguns anos várias profissões passarão por esse processo.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
1 ano atrás

Pronto… descobriram os problemas do caça.

teropode
Reply to  Ricardo Bigliazzi
1 ano atrás

Agora vai deslanchar.

Alessandro
Alessandro
1 ano atrás

“A Exception PCB, com sede em Gloucestershire, no sudoeste da Inglaterra, que produz as peças, foi adquirida em 2013 por sua controladora chinesa, a Shenzhen Fastprint.”

indústria chinesa?? cuma?? Tiveram que comprar uma empresa europeia, mas o mais engraçado é ver liberal pagar pal para chinês rsrs…

Thiago Telles
Thiago Telles
1 ano atrás

Manda um f35 inteiro p china e pede p eles ajudarem a concertar os pepinos do abacaxi. Vai sair mais barato q essa novela.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Thiago Telles
1 ano atrás

Sim, mande o F35 que eles devolverão um 53F, sexta geração, “imune” a radares banda A a Zinco.

Jodreski
Jodreski
1 ano atrás

Amanhã vamos descobrir uma empresa que fabrica peças para o J-20 e pro Su-57 e fica tudo certo!

Carlos Campos
Carlos Campos
1 ano atrás

Espionagem não é de hj, a URSS sabia sobre os programas de armas dos EUA no passado, agora é a China, que se sabe que roubaram enormes quantidade de dados do F35 no passado, espero que essa empresa venha a ser substituída.

gordo
gordo
1 ano atrás

Os funcionários são britânicos ? Acredito que sim, e devem saber o que estão fazendo e portanto o risco é baixo para o F-35, agora quanto a espionagem não garanto nada se é que ainda exista algo que os Chineses não saibam sobre o caça. Uma coisa que parece passar despercebida é como o mundo gira (seja a terra plana ou não), quem diria que uma empresa Chinesa iria comprar uma empresa de tecnologia lá no Reino Unido. Um Pais que virou uma cracolândia depois da guerra do opio agora é potência econômica, potencia militar e tecnológica (meu celular é… Read more »

Regis Campos
Regis Campos
1 ano atrás

Um quê de sensacionalismo nesta matéria. Uma empresa inglesa que fabrica placas de circuito e foi selecionada quase uma década atrás como fornecedora do JSF e foi comprada por uma empresa chinesa não quer dizer muita coisa.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Regis Campos
1 ano atrás

Totalmente sensacionalista. Placa PCB é coisa que qualquer técnico em eletrônica aprende a fazer. Basta uma placa cobreada (que custa R$ 5 reais), uma Sharpie e percloreto de ferro.

Pedro Vila Nova
Pedro Vila Nova
1 ano atrás

A China deita e rola na rápida aquisição de tecnologias de ponta comprando empresas por via indireta e tendo acesso inclusive a produção de produtos vitais na defesa do Ocidente..tais como a tinta que torna os aviões invisíveis… Quanta ingenuidade. !!

Sergio Prado
Sergio Prado
1 ano atrás

Mais uma “bola fora” do projeto F-35……

Sergio Prado
Sergio Prado
Reply to  Sergio Prado
1 ano atrás

Aliás dava para fazer um manual daqueles de 500 páginas em A4 sobre “Como projetar e construir uma aeronave tão cara com tanto tempo dispendido e tanto dolar jogado fora conquistando os Chineses e Soviéticos”….

Sergio Prado
Sergio Prado
Reply to  Sergio Prado
1 ano atrás

…e tão problemática.

Luiz A Mezzomo
1 ano atrás

Tudo o que é derivado, ou de origem, mesmo remota, da China comunista deve ser boicotado, para o bem da civilização.

RENAN
RENAN
1 ano atrás

Eu gostei do título achei bem humorado, e com apelo na medida exata.
Parabéns

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
1 ano atrás

A lockheed devia importar as placas da China, vai que o F-35 funcione 100% ? rsrsrs

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
1 ano atrás

kkk adorei o ” F – Tlinta e cinco” kkk, neguinho é phoda!!!

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
1 ano atrás

Que motorzão bonito, hein!

Nilton L Junior
Nilton L Junior
1 ano atrás

Imagina quando descobrirem que a China tem grandes quantidades de títulos da dívida pública americana.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

A China tinha, em abril de 2019, US$ 1.1 trilhão em títulos dos EUA.

Oséias
Oséias
1 ano atrás

F-tlinta e cinco vai soltar pecinha.

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
1 ano atrás

E daí? A USAF da instrução em um avião de uma fábrica de propriedade da China, a Diamond e ninguem reclama disso.
T-52A(Diamond DA40) of the USAF Academy:comment image

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
Reply to  Walfrido Strobel
1 ano atrás

Outro avião de fábrica chinesa na USAF.
Cirrus T-53A(Cirrus SR-20)
.comment image

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
Reply to  Walfrido Strobel
1 ano atrás

Mas os aviões da AFA americana são usados para dar instrução de voo para os não aviadores que tem que ter experiencia de voo, como oficiais de armamento.
Os aviadores fazem a instrução primária terceirizada em Pueblo-Colorado na DOSS, com outro avião chines fabricado no Canada, o Diamond DA20.
Depois só fazem o voo no T-6 depois de formados em outras unidades.
Portanto todos os tripulantes norte americanos da USAF, aviadores e outros tem instrução em aviões de fábricas chinesas, a Cirrus e a Diamond.
.comment image

Pedro
Pedro
1 ano atrás

Eu acho, que na atual situação, a simbiose é tanta, que desfazer tudo vai gerar um ônus ainda maior e por causa disso, que talvez as futuras guerras sejam apenas por procuração mesmo.

Leonel matos
Leonel matos
1 ano atrás

Eu acho que a notícia não está bem. Não devia ser peças chave para o motor devia antes ser Chaves para as peças ficaria mais bonita assim a novidade

Antunes 1980
Antunes 1980
1 ano atrás

Guerra fria versão 2.0!
Os Estados Unidos fazem de tudo para boicotar China e Rússia.
Nunca imaginei que depois da queda da união soviética, tudo continuasse como era.

Mgtow
Mgtow
1 ano atrás

Não censuro a China de jeito nenhum por isso.