O militar detido no aeroporto de Sevilha, na Espanha, nessa terça-feira (25), por suposto envolvimento no transporte de entorpecentes, é Sargento da Aeronáutica que exerce a função de comissário de bordo em uma aeronave militar VC-2 Embraer 190.

Esclarecemos que o sargento partiu do Brasil em missão de apoio à viagem presidencial, fazendo parte apenas da tripulação que ficaria em Sevilha. Assim, o militar em questão não integraria, em nenhum momento, a tripulação da aeronave presidencial, uma vez que o retorno da aeronave que transporta o Presidente da República não passará por Sevilha, mas por Seattle, Estados Unidos.

O militar encontra-se preso à disposição das autoridades espanholas. O Comando da Aeronáutica instaurou Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar todas as circunstâncias do caso.

Medidas de prevenção a esse tipo de ilícito são adotadas regularmente. Em vista do ocorrido, essas medidas serão reforçadas.

O Comando da Aeronáutica reitera que repudia atos dessa natureza, que dá prioridade para a elucidação do caso e aplicação dos regulamentos cabíveis, bem como colabora com as autoridades.

VC-2

CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA

Subscribe
Notify of
guest

130 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
M.@.K

O cara serviu a três presidentes desde 2015…

Camargoer

Caro Colega. Isso mostra que o problema do GSI e muito mais grave do que parecia em um primeiro momento.

Diego Lima

Pensei nisso também, olhando atentamente dois casos de muita falta de atenção na segurança interna, o primeiro com a prisão de um bandido miliciano no mesmo condomínio que o homem mais poderoso do país e agora um militar de “respeito” envolvido com tráfico de drogas. Se fosse nos EUA o Trump demitiria o diretor do FBI e NSA? Não sei, mas isso mostra o quanto nossa inteligência não é eficiente, um terrorista morando próximo a um parlamentar e agora presidente e um traficante na força aérea.

Camargoer

Caro Diego. Acho que os diretores do NSA ou outras agências de inteligência responsáveis pela segurança do presidente dos EUA já teriam pedido demissão para poupar o presidente.

Carlos Alberto Soares

O Estado Brazileiro continua “loteado”, a limpeza tem que ser mais radical.

Qual o problema ?

O AC das três forças devem estar “com a pulga atrás da orelha” com parte do efetivo, oficiais intermediários e superiores.

Nas estrelas o buraco é muito menor.

De novo:

CIAER, GSI e controle na saída/embarque…. RX, faio feio !

Fosse a anv 01, qpq …. fosse um artefato explosivo para acionamento em solo, qpq…. parte do staff de apoio desembarca primeiro.

Marcelo Mariano

Camargo,
Isso não tem nada a ver com o GSI, pois está na área de atuação da FAB.
O que se faz urgente é o aperto na fiscalização, tanto nos embarques, como uma olhada bem mais de perto na vida pessoal dos tripulantes, em busca de sinais de riqueza incompatíveis com a função.
Não é xeretar a vida de todo mundo, é só ter cuidado com quem vai representar o Brasil no exterior.
Detalhe: Desconfio muito que essa história está mal contada e que tem um sorridente jabuti balançando todo contente nos galhos dessa árvore… É muita coincidência…

Camargoer

Caro Marcelo. Cabe ao GSI proteger a presidência e abastece-la de informações por meio atividades de inteligência. O GSI deveria monitorar todos aqueles que estão próximos ao presidente. Possuem gastos ou hábitos além da renda provável? (viagens costumam ser um excelente indicador de renda). Quais são as pessoas de seu círculo de amizade? Problemas sociais como uso de drogas, alcoolismo, violência doméstica?. Essa e outras perguntas são suficientes para indicar a necessidade de maior investigação. Creio que os serviços de inteligência são capazes de fazer esse controle (o circulo em torno da presidência não é grande). O problema do tráfico… Read more »

Alessandro

M.@.K

vc escreveu uma coisa interessante, pode ter sido apenas falta de sorte desse militar, mas foi nesse atual governo que pegaram ele, vai saber quantas centenas de quilos ele já transportou nos outros dois governos anteriores e passou batido né?

Antoniokings

Este papo é bizarro, visto que as revistas feitas nos outros países sempre existiram.
Deste modo, nada foi descoberto, até então.
Pelo menos nessa modalidade de tráfico.

Alessandro

Xing, canalha é canalha em qualquer lugar e tempo, esse militar não virou traficante do dia para noite, ele serviu os últimos 3 presidentes, eu não descarto a sua hipótese pois não há nada que desabone os 2 governos anteriores, mas é muita coincidência ele ser pego nesse governo.

Alessandro

E quando eu disse que não há nada que desabone os 2 governos anteriores, estou falando sobre tráfico de drogas em aviões da FAB, e não sobre suspeita de corrupção, ae é outra conversa rsrs..

Camargoer

Caro Alessandro. O problema não são os governos anteriores nem o atual governo. O problema é a falha de segurança dos serviços de inteligência do governo (que são vários)

Alessandro

sim eu concordo camargoer, oq deixa ainda mais grave a situação pq o problema pode ser institucional, eae vem a grande questão:

esse “mula” pode ter sido deliberadamente DELATADO por alguém lá de dentro? e por quais motivos fizeram isso?

hipóteses – Desgastar a imagem do governo? Ou alguém cansado disso já que esse tipo de coisa PODERIA ser algo corriqueiro, e então resolveu deletar para alertar esse novo governo? Enfim não dá para afirmar nada, são apenas teorias.

Camargoer

Caro Colega. Geralmente, são os concorrentes que passam a dica para a polícia. Pode ser a ex-esposa traída. Concordo que não dá para afirmar nada, a não ser a falha dos serviços de inteligência brasileiros em deixar uma pessoa envolvida com o tráfico de drogas compor as equipes do GTE.

Kommander

O que me deixa pasmo são as dezenas de órgãos de Inteligência e nenhum funciona… Pra mim, isso se chama: desorganização.

Camargoer

Acho que esse ó ponto.

Kommander

Cara, que resposta essa a sua… Já vi onde você quer chegar, fica insinuando que pegaram o cara só pra prejudicar o Bolsonaro. Abre o olho, fanatismo político também é doença.

Valim

Bem, se bem me lembro, há cerca de 10 anos, houve também um caso parecido…. naquela época o envolvido era o comandante da aeronave….

André Luis Santos de Oliveira

É Amigo mas todos passam por uma coisa chamada raio x ou inspeção de bagagem, inclusive militares, não acredito que a justiça espanhola tenha furado por tanto tempo e um traficante mas amador que for do mundo não camufle a sua própria bagagem é ilógico, se ele não fazia parte da tripulação o que, não só ele, mas toda a missão, estavam fazendo o que lá? sabendo-se que não faziam escala em sevilha nem na ida e nem na volta? e a estranha mudança de planos para não pousar em sevilha do avião presidencial 01?

Eduardo

Com certeza há uma grave falha de segurança, se o cara passou pela segurança sozinho com 39 quilos de cocaína poderia muito bem passar com a mesma quantidade em bombas.

Agora para fazer isso provavelmente não foi sozinho, tem mais gente envolvida, é impensável o cara passar com uma bagagem de 39 kg sem ter outra(s) pessoa(s) ajudando ele, o que demonstra ainda mais a falha na segurança da FAB que deixou isso acontecer em uma aeronave da comitiva presidencial.

Rids

Ele talvez tenha sido o único sargento entre sub-oficiais pra cima.

Alessandro

André Luis, eu não estou apto para afirmar como é feito essas revistas entre países ainda mais se tratando de uma comissão presidencial e com militares a bordo, acredito que eles devem ter acordos para esse tipo de ação, oq sabemos até o momento é que esse militar trabalhou em 2 governos anteriores, portanto posso presumir que ele NÃO ERA AMADOR, já deveria conhecer a rotina, não consigo acreditar que ele iria cometer um erro tão infantil assim para transportar a droga, na minha opinião parece ter sido excesso de confiança demais, pois ele poderia ter uma ótima cobertura, ou… Read more »

EduardoSP

Só lembrando que ele foi preso por autoridades espanholas.
Parece que nenhuma instituição brasileira teve algo a ver com isso.

Josselito Brandao

Quem pegou foi a Espanha..

Carlos Alberto Soares

Cadê o COAF ?

Caio

Este sujeito Afronta a nação e aqueles militares que ainda levam a sério o seu ofício, em especial o respeito ao país.

Camargoer

Caio. Quem comete um crime é criminoso. Não espere etica ou respeito às leis. Ele deixa de ser militar e se torna criminoso. Um fiscal que se corrompe deixa de ser fiscal e vira criminoso. um juiz que comete um crime se torna apenas um criminoso. Criminoso é um problema de polícia.

Caio

Caríssimo nesta situação, o indivíduo estava na comitiva oficial do chefe da nação; compreendeu o nível da audácia…
Não há eufemismo ou qualquer amenizaçao para isso.
E ainda foi detido por força estrangeira, se tivesse sido pelos nossos a vergonha seria menor.
Esse safardana merecia muitos” carinhos na bochecha” pelo abuso.

Camargoer

Caro Caio. Creio que quem deveria ser tratado com carinho são os responsáveis pela segurança presidencial. Eu considero o problema de segurança presidencial gravíssimo (ao ponto de demitir toda a cúpula dos serviços de inteligência, incluindo MinJus/DPF, FAB/CIAER e GSI/Abin. O traficante está preso e será processado no rigor da lei. Não espero mais do que isso. Por outro lado, estou assombrado pela reação dos ministros que têm serviços de inteligência sob suas responsabilidades. Sabe aquela coisa de demitir por telefone? pois é….

Eduardo

E a equipe de segurança deveria ser totalmente trocada, pois da mesma forma que passou 39 kg de cocaína, poderio ter passado um artefato explosivo.

Camargoer

Caro Eduardo, lembrei da expressão do truco “onde passa boi passa boiada”

ANDRE DE ALBUQUERQUE GARCIA

Serviço de Inteligência (contra-inteligência) deve melhorar seus procedimentos. Acredito que a escolha desse tipo de pessoal deveria passar por um crivo rigoroso. A situação é vergonhosa para a FAB e para a imagem do país.

Gordo

Será que não há procedimentos corretos? Não acho que somos tão ingenuos assim, até onde sei somos muito bem equipados para detectar ate pequenas quantidades de coisas indesejaveis. Quase 40 kg de pó não é envio de ocasião, tem coisa grande ai.

Valim

O procedimento é correto…. mas nem tudo é perfeito…. isso acontece até mesmo em países desenvolvidos ex: EUA, ISRAEL, INGLATERRA…

Cristiano GR

Eu fico apavorado com a falta de noção que existe no Brasil. Em outros países todo o cargo que exerce atividade de inteligência é ocupado por pessoas escolhidas a dedo, que têm toda a sua vida vasculhada antes de entrarem para o cargo, são membros das FAs e da polícia, com reputação exemplar e, mesmo assim, às vezes tem uns que se corrompem, enquanto no Brasil muitos cargos da inteligência são preenchidos por concurso público. Isso é ridículo. Delegados de polícia e juízes também é uma vergonha para o país que sejam cargos preenchidos por concursos públicos que aceitam qualquer… Read more »

Francisco Braz

Este cara não vai perder só a farda… Vai chegar aqui e tomar ‘piau’ de todos os colegas dele. Tenho pena da vergonha que a família está passando com o episódio.

MMerlin

Foi o que pensei ao revelarem a cara e o nome do indivíduo.
Na situação da esposa, filhos e pais.

Delfim

Que vão perder os benefícios com a expulsão do sargento.

Alexandre

Não vai acontecer nada , o caso vai ser abafado meu nobre

nonato

Quem vai abafar?

Privatiza tudo

A milicaida corporativista que pensa que ser funcionario público é um favor e não um dever.

Camargoer

Caro P.T. O serviço público não é um dever nem um sacerdócio. É uma carreira profissional, incluindo os militares, professores, fiscais, médicos e enfermeiros (etc) que prestaram concurso e foram aprovados. Portanto, o funcionário público deve ser pago pelo seu mérito e competência e respeitado, assim como todos os trabalhadores com emprego e profissionais liberais. O funcionário público deve atender simultaneamente duas prioridades, 1) o cidadão individualmente que recebe o serviço prestado e 2) a sociedade protegendo os interesses do Estado. Em alguns casos, o funcionário público estará limitado pelos princípios da impessoalidade e da moralidade, e em outros casos… Read more »

Defensor da liberdade

Visão tacanha essa sua “funcionário privado precisa garantir o lucro do patrão”. Ora o lucro é o bônus se tudo na empresa vai bem, é o diferencial entre continuar investindo em determinada atividade ou abandoná-la. Além do mais é uma transação livre e voluntária entre pessoas, ao contrário do serviço público. Na grande maioria dos casos, dependendo do produto ou serviço, depois de retirados os custos operacionais (onde se inclui o salário dos funcionários), o que sobra para o patrão chega a ser frações de centavos como lucro. Se tudo na empresa vai mal, o patrão fica no prejuízo também,… Read more »

Camargoer

Caro D.L. Concordo com você que se a empresa fecha se tiver prejuízo, fecha. Portanto, a obrigação do funcionário de uma empresa privada é garantir o lucro do patrão.

Alexandre

Nonato , os próprios militares , eu servi no EB por 6 anos e vi cada coisa , tinha Tenente que comandava o rancho e desviava alimentos ate montou um mercadinho no bairro com isso , capitão no almox que recebia propina de malharias para facilitar a escolha da mesma na licitação de uniforme para educação física , inclusive os abrigos de passeio , e vi um cabo da CIA de guarda (PE), que estava traficando drogas foi preso e rapidamente foi liberado , todos esses fatos nem chegaram na imprensa na minha cidade , querido , tudo devidamente abafado… Read more »

Ramon

Infelizmente isso suja muito a imagem da FAB, principalmente pelo motivo do cara ser pego em um avião presidencial, ao meu ver isso expõe vulnerabilidades ligadas ao controle de quem embarca nas aeronaves, se um cara conseguiu entrar com essa quantidade de drogas, o que impede algum militar ou alguém dessas comitivas entrarem com bombas ou armas para cometer um atentado contra uma autoridade como um presidente por exemplo, principalmente nesse tempo de radicalismo político que ambos os lados vêem o outro como praticamente como um alvo a ser eliminado como já foi visto por exemplo no atentado ao atual… Read more »

Alexandre

Meu caro ele só conseguiu entrar com essa droga porque certamente tem mais pessoas da FAB envolvidas..

Ramon

Infelizmente aparenta que tenha uma organização criminosa usando militare para o transporte de drogas, pela a ousadia de levar drogas em um avião presidencial mostra que eles tinham a confiança que não iria acontecer nada, então imagina o que eles devem fazer em um Hércules por exemplo, eu não iria ficar surpreso se um dia achassem toneladas de cocaína sendo transportada nele.

Srs

Já acharam indo justamente para Espanha, em um Hércules da FAB o próprio comandante dizem estava envolvido , mais as autoridades nunca vieram a público para esclarecer quaisquer dúvida.

Antoniokings

Com as fotos dele nas redes sociais de camisa verde e amarela e fazendo arminha com as mãos, deve ter pensando: ‘Tamos de boas’.

Só que foi pego na Espanha.

Zeca

Não é possível admitir uma coisa desses. Alguém, por incompetência ou qualquer outro motivo, permitiu que um narcotraficante fizesse parte da equipe de um avião presidencial. Grande vergonha para o Brasil. E esse não é o primeiro caso de tráfico de drogas em aviões da FAB. Quem falhou, a inteligência, o esquadrão, a FAB como instituição? Alguém tem de pagar muito caro por isso.

Sarg Uilha

Espero que as pessoas parem de achar que esse sargento é um agente especial capaz de colocar 39kg de coca em um avião da fab sem ajuda de ninguém, tem que investigar todos os militares que estavam no avião, todos os militares que tiveram algum contato com o avião e os militares do avião no aeroporto, e os oficiais responsáveis por todos os militares que citei.

leonidas

Pois é, incrível só falam nele como se tudo isso fosse possível mediante uma só pessoa, por ai a gente vê grau de comprometimento de todos os órgãos envolvidos nesta vergonha…

Kommander

Isso é nítido, Sarg! Mas você vai ver como o caso vai ser abafado e a culpa de tudo vai ser jogada somente nesse Sargento, que pra mim não passa de uma mula! Vai acontecer o mesmo que aconteceu com o helicoca… Aquela droga não tem dono e nem destino. rcrcr

DOUGLAS TARGINO

Se embarca com drogas, embarca com bombas.

Camargoer

Se embarca com cocaína embarca com escuta

leonidas

Boa… kkkk

Camargoer

Caro Leonidas. Muitos colegas estão focando a discussão no crime de tráfico ou supondo consequências extremas para a falha de segurança. O que me aflige é a possibilidade de ações mais prosaicas que poderiam afetar a segurança nacional, como escutas, furto e vazamento de documentos, informação privilegiada sobre ações do governo (taxa de juros, detalhes sobre licitações e privatizações, acesso a informações sobre a vida privadas dos assessores da previdência que poderiam ser usadas para chantagem, etc.

Luiz Buzatto

Snowden já mostrou isso em passado recente.

Camargoer

Caro Buzatto. Snowden mostrou até onde pode ir a paranoia fascistóide de um estado policial, investigando tudo e todos. Geralmente, essas iniciativas começam justificadas pela segurança nacional e terminam sendo apropriadas por grupos corruptos em busca de enriquecimento. Por outro lado, um militar ou servidor público que se coloca à disposição do Estado para atuar em algumas funções (por exemplo atender a presidência) tem que estar ciente que será monitorado. A recente série da HBO “Chernobyl” dá um panorama de onde pode ir um estado autoritário que se coloca acima do cidadão.

Carlos Alberto Soares

Ou C 4

Kemen

Sargento não é oficial de carreira, fez alguns cursos e com o tempo chegou a sargento, isso não alivia muito, mas tenho certeza que seria muito dificil um oficial de carreira cair numa dessas envergonhando a corporação.

Elcimar

Acontece sim…só que divulgam mais os praças

Não sei se voce lembra, houve um caso quase semelhante de um coronel, tripulante de um C130, flagrado transportando drogas no aeroporto do Recife.

Kemen

Não lembrava, mas teriamos ai 1 entre mais de mil oficiais.

DOUGLAS TARGINO

Ele já entrou como sargento, e pelo tempo, já devia ser um primeiro sargento.

João Souza

Teve um coronel que levava drogas no carro e tinha ainda a audácia de pendurar uma farda na janela para despistar…

Flanker

Como que sargento não é de carreira? Ele não é oficial, é um graduado. Mas, para ser sargento, precisa fazer concurso, ser admitido e cursar a EEAR, por exemplo. Existem sargentos temporários? Sim. Mas também existem oficiais temporários.
Quanto à oficial de carreira envolvido com o tráfico, em 1999 um Tenente-coronel aviador foi preso por conta de mais de 30 kg de drogas escondidos em um C-130 da FAB. Portanto, a criminalidade e a índole criminosa não escolhem classe social, patente militar ou qualquer tipo de divisão profissional ou social.

Kemen

Flanker meu caro, ele entrou e passou pela AFA?

Chateado

Se o Sr for civil, entendo seu comentário leviano, sou PRAÇA de carreira. concursado, altamente qualificado para minhas funções, e os OFICIAIS se envolvem em coisas ilícitas da mesma forma, as vezes não são divulgadas por corporativismo entre eles, mas qualquer um que se mete nisso, envergonha toda a instituição e o país que serve!

Camargoer

Caro Chateado. Concordo com você que caráter é independente de carreira, escolaridade, gênero, religião e classe social.

João Souza

40 kg é muita coisa. Tem que ser investigado todo o processo. Polícia Federal tem que entrar na jogada. Investigação clara e feita por civis. É a minha opinião.

Victor Filipe

Ja vi paginas no facebook jurando de pé junto que as Aeronaves presidenciais não são da FAB…

Junior

Facebook não é, e nunca foi parâmetro de informação de nada, não leve em conta as coisas que você lê naquela rede de esgoto

Alessandro

Por isso eu sou a favor de PENA DE M0RTE para traficantes, pena que não foi na Indonésia esse fato.

Welt

Who watches the watchmen ?

Defensor da liberdade

Olha o outro que acha que a Indonésia enforca qualquer traficante kkkkkkkkkkk A Indonésia só enforca traficante pé rapado que não tem grana para subornar as autoridades de lá, ou elimina os concorrentes dos grandes traficantes que pagam a mesada dos políticos, juízes e polícias de lá. Os grandes andam com seu produto tranquilamente sem serem incomodados. Vai pensando que o tráfico não impera por lá também.

Giovani

Tomara que a Espanha tenha prisão perpétua para tráfico, se fosse na Indonésia seria pena de morte.

Walfrido Strobel

Não existe sistema de informação que impeça um comissário de bordo ou qualquer outro tripulante seja civil ou militar de agir como “mula”. A não ser que comprem uma Bola de Cristal para adivinhar onde e quando ocorrer um crime. Basta conhecer alguem que faça uma proposta de 10 a 50 mil reais conforme a quantidade e a pessoa se empolgue. Tenho um colega de turma que quando Tenente fez cinco viagens em fins de semana seguidos de um determinado local para Belem nos finais de semana, um dia o Superintendente da PF procurou o CMT da unidade militar e… Read more »

Jefferson Ferreira

Um simples PROTOCOLO de revista e inspeção das bagagens resolveria isso sem precisa da bola de cristal. Não tem como justificar o injustificável ou foi uma falha miserável na segurança ou foi facilitado por outros para ele embarcar com tamanha quantidade de droga sem se quer esconde-la.
PREVARICAÇÃO é crime, se quem fiscaliza se omiti ou deixa de agir simplesmente por corporativismo tem que responder por tal. Não vejo diferença do nóia de fuzil, bermuda e chinelo no morro para esse traficante de farda!

Defensor da liberdade

Um simples protocolo não impede que este seja burlado através de pagamento de suborno ou extorsão. Entenda que não há controle eficaz neste caso. Quem planeja esquemas como este não é qualquer zé, são pessoas inteligentes que conhecem os pontos fracos das burocracias para burlá-las.

Camargoer

Caro Walfrido. Parece que o gen Heleno usou essa metáfora da bola de cristal para justificar a falha do GSI. Fiquei bastante incomodado porque apenas um supersticioso acreditaria em mágica. O trabalho de inteligência existe para que o governo não dependa da sorte. Foi como você explicou sobre o caso do militar que estava sendo monitorado pela inteligência militar. Quando ocorre um problema como o esse de quebra de segurança, um profissional assume e revisados procedimentos para descobrir onde ocorreu a falha. O sargento preso é agora um problema da polícia. Contudo, caso o GSI não assuma sua responsabilidade, o… Read more »

Walfrido Strobel

No caso que citei o militar não estava sendo monitorado pela inteligencia militar e sim pela PF que monitorava um gerente do tráfico e viu o Ten. pegando a droga para viajar. Mas o objetivo da PF não é prender os pequenos criminosos, ela quer pegar do gerente para cima e não as mulas. Foi a sorte do meu colega. Mula é problema da PM, a PF quer peixe grande, quando encontram uma mula monitoram para chegar aos gerentes e deles chegar aos grandes. Este meu colega foi monitorado por cinco semanas pela PF, através disso devem ter sabido quem… Read more »

Rafael Oliveira

Nada impedia a PF de prender o peixe grande e também o traficante militar da FAB. Pelo jeito acabou não prendendo nenhum dos dois.
Houve prevaricação, para dizer o mínimo.
Hoje, provável e corretamente, o militar seria preso, como bandido que é. Esse negócio de autoridade ficar acobertando crime de outras autoridades é um retrato típico do Brasil. Não é uma questão de “quinze minutos de fama”, mas a de aplicar a lei a todos.

Walfrido Strobel

Camargoer, não sabia que ele tinha pensado na Bola de Cristal, foi a primeira coisa que me veio a cabeça.
. https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/so-se-o-gsi-tivesse-bola-de-cristal-para-prever-diz-general-heleno-sobre-militar-preso-com-cocaina/

Camargoer

Olá Walfrido. A primeira imagem que vem a minha memória quando penso em adivinhar o futuro e a bola de cristal. A segunda e a carta de tarô. contudo nem nem eu somos ministros do GSI.

Walfrido Strobel

Camargoer, sei vc não acredita que eu ou o Gen. Heleno acreditamos no poder da Bola de Cristal, isso só foi uma referencia ao fato que só com afivinhação se poderia prever que um idiota tentaria passar sem dirfarce algum 37 tabletes de coca em um aeroporto internacional na Espanha, os brasileiros assassinados na Indonésia pelo menos tentaram disfarçar dentro de uma prancha de surf.

Camargoer

Caro Walfrido. Eu também uso ás vezes a expressão “bola de cristal”, e em outras também falo que irei ver as “cartas do tarô”. Acho que você a usou corretamente, com eu talvez também usasse. Contudo, não somos responsáveis pela segurança presidencial. Podemos ser irônicos, engraçados, ou defendermos ideias diferentes quando comentamos aqui na trilogia. O problema foi o Ministro do GSI fazer um declaração imprudente dessas para culpar a FAB pelo que seria sua responsabilidade (eu também acho que além do GSI, o CIAER e o DPF também falharam). Peço desculpas se passei a impressão errada. Minha decepção é… Read more »

Walfrido Strobel

Que é isso, eu entendi o que vc escreveu, não é motivo para pedir desculpas.

Carlos Alberto Soares

Anv com chancela FAB, tripulação FAB, equipe de solo e apoio FAB, portanto CIAER.

Flanker

E tu concordas com tudo isso que escrevestes??

PauloSollo

Absolutamente chocante você dizer que graças ao “bom senso” do CMT e da PF um bandido traficante que usa uma patente militar para cometer crimes foi liberado de punição e ainda usufrui de uma aposentadoria de T. Cel . Deveria ter uma pena muito maior, mas como você disse, o CMT estava atrás de interesses pessoais ligados a promoção e a PF vez vista grossa. Fosse um cidadão comum estava em cana e execrado pela sociedade . Sua revelação demonstra que não podemos confiar em quem deveríamos porque no fim das contas, a maioria trabalha por interesses pessoais. Fico imaginando… Read more »

Walfrido Strobel

Vários, tenho outro colega aviador que foi preso no Terminal Rodoviário do Tietê chegando de um voo da FAB no Campo de Marte, com 3 kg de cocaina, passou na televisão e ele chegou até a tentar se jogar da janela na polícia, passou na tv na época. Como a mãe dele que estava junto se declarou proprietária da droga ele foi absolvido na justiça civil pela qual foi julgado e anos depois eu ví ele dando entrevista como T. Cel. Av. em um programa de televisão, agora está aposentado. Não revelo os nomes porque são pessoas que depois destes… Read more »

Rene Reis

também achei lamentável o fato , a própria pf poderia estar jogando no lixo talvez muito tempo de investigação.

Flanker

Paulo, essa relativização que o Walfrido faz é exatamente o que o brasieliro médi faz….em relação à tudo! Querem achar justificativa para tudo! É por isso que, entre várias outras deficiências morais e de conduta do povo, o Brasil está nessa situação! Eu, no lugar do Strobel, teria vergonha de escrever isso….mas, ele fala com a maior naturalidade! Queria ver ele ser natural assim com um drogafo enfiando uma arma ou uma faca na cara dele, depois de usar a droga que a inocente mula carregou. Não interessa quem é! Desde o fogueteiro do morro até o chefe do cartel,… Read more »

Luiz Konfidera

Como assim “bom sendo do PF”? Você acho correto autoridades se protegerem? Quer dizer que um Policial Federal deve cometer um crime (prevaricar) para proteger um criminoso só porque ele é policial ou militar?
Era DEVER do superintendente prender esse militar!
Se existir criminosos dentro das FA/Policias, eles devem ser expulsos de lá, do contrário só mancharam o nome da instituição.
Realmente, vivemos em tempos que o poste mija no cachorro.

Flanker

Exatamente, Luiz! E o pensamento desse sujeito é o mesmo do brasileiro médio….inversão total de valores! E nào tem nem vergonha de escrever isso aqui…..várzea total!

Carlos Alberto Soares

Fico imaginando nos últimos 16 anos …..

Venefavela, Cuba, FARC, ELN, Hezbollah, Korea do Norte, Russia, China …Motrambique, Jangola, Gaza …… Portugal (Banif)….. etc etc ….

Jefferson Ferreira

É um completo absurdo, a FAB só atesta a incompetência que não só assola a política do huezil como as forças armadas. A nota em si não informa muito, porque um simples protocolo de inspeção VISUAL das bagagens evitaria casos do tipo, se é que eles tem algum protocolo e se tem não o seguem para embarque da tripulação. O pior é que se quer o traficante em questão, se preocupou em ocultar os papelotes! Ou seja, ele tinha a certeza que sua bagagens não seria inspecionada ou caso fosse, torna ainda mais grave o caso porque haveria outros envolvidos!… Read more »

Camargoer

Caros Colegas. A FAB fez o correto. Divulgou uma nota simples, assumindo o problema, preservou a identidade do militar e disse que irá revisar e reforçar as medidas de segurança. Esperava o mesmo do GSI que é responsável pela segurança presidencial.Se eles precisam de uma bola de cristal para fazer o trabalho de inteligência, então são no mínimo supersticiosos.

Camargoer

Espero que você ajude a preservar a família que não tem culpa.

BIROLIRO

Kg de cocaína na Europa é 300 mil Dólares, 39*300 mil = 11.700.000 Dólares, daria 45.232.200,00 MILHÕES DE REAIS. O CARA VIAJAVA DO LADO DO PRESIDENTE, NÃO NO AVIÃO DA COMITIVA, ERA NO PRESIDENCIAL MESMO.

sidney

Ele viajava no avião reserva e não ao lado do presidente nem no mesmo avião.

Camargoer

Caro Sidney. Ele estaria ao lado do presidente no trecho Europa-Brasil caso fossem usado o avião reserva. Alguns colegas mencionaram que ele está no GTE há anos. Vi algumas notas na internet que ele já fez parte antes das comitivas presidenciais. Li agora há pouco que o Ministro do GSI disse que foi “azar” (teria sido sorte se ele tivesse passado com a droga sem ser detectado), que não é responsabilidade da GSI checar as pessoas escaladas para trabalhar com a presidência porque não tem pessoal e que a revista das bagagens que são colocadas nos aviões é de responsabilidade… Read more »

sidney

Talvez o “Azar” citado pelo Gen pode ser o fato de ele tá a vários no gte e só agora foi pego.
“Ele estaria ao lado do presidente no trecho Europa-Brasil caso fossem usado o avião reserva”, o fato de ir um avião reserva não quer dizer que ele vai ser usado, essa sua afirmação é tipo daqueles ” foi quase, quase usou, quase foi gol, quase caiu, e se precisasse, e se fosse gol…….” e assim segue.

Camargoer

Caro Sidney. Se ele estaria há anos traficando e apenas agora foi flagrado, então era incompetência não sorte. Servços de inteligência foram criados para reduzir a influência da sorte ou azar.

BIROLIRO

O sargento preso hoje com 39 kg de cocaína:
– Fez ao menos 29 viagens no Brasil e no exterior desde 2011
– Das 29, 14 foram entre 2016 e 2018, período em que o presidente era Michel Temer.
– 4 foram quando o país era governado por Dilma Rousseff.
– 11 para Bolsonaro em 6 meses.

Walfrido Strobel

Se fosse um experiente com várias viagens traficando, não teria feito este absurdo de colocar 37 tabletes em uma mala sem disfarce algum.
Não entendo a importância de se tentar ligar o fato do tráfico aos Presidentes aos quais serviu.

Camargoer

Olá Walfrido. Concordo que o presidente em exercício não tem nada a ver com o problema, mas cabe a ele demitir atual Ministro da GSI que é o responsável pela segurança da presidência e solicitar ao novo ministro que reavalie os procedimentos de inteligência para montar a equipe que serve à presidência da república.

sidney

Ou talvez já era tão experiente que sabia que ninguém olhava as malas.

Flanker

Ele pode muito bem ter relaxado, após ter feito muitas viagens e não ter sido pego….ai achou que nunca seria pego….daí, deu ruim…..bem feito! Que apodreça na cadeia.

Nilton L Junior

Esse supostamente seria por conta do benefício da dúvida por conta da quantidade e tempo de sargento do trafego ou porque tem mais gente envolvida?

EL Lion

É colegas…. viram as declarações do General Heleno? “A revista de passageiros e de malas para os aviões da FAB são encargos da FAB que não é subordinada a mim. Então o GSI não tem nada que ver com isso, zero”. (https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/06/podia-nao-ter-acontecido-ne-diz-heleno-sobre-prisao-de-militar-na-espanha.shtml)

Então tá né…

Camargoer

Caro El LIon. Segundo “Bart Sympson”, sempre diga que “já estava assim quando eu cheguei”.

marcio antonio de lima

eu fui da FAB anos 90 e conheci os militares q foram explusos da FAB o cel Washington ate voei com ele pelo esquadrao phoenix BAFL e la ele fazia essas c… mas todos eram do rio de janeiro ta explicado

Defensor da liberdade

Isso só mostra o fracasso das guerras às drogas espalhadas pelo mundo, pois nem as instituições militares estão a salvo de serem utilizadas como meio logístico e operacional para movimentação de drogas pelo tráfico. Essa guerra o governo já perdeu, pois nem ele mesmo escapa de ser alvo dos esquemas em seu meio. O dinheiro acaba falando mais alto, e onde existe concentração dele existe concentração de poder, e não há governo poderoso o suficiente para desarticular esse poder. Com a descriminalização das drogas esse tipo de coisa não aconteceria, ou aconteceria em casos isolados, pois um empresário de verdade… Read more »

André Luis Santos de Oliveira

Correção:Todos passam por uma aparelho chamado raio x ou inspeção de bagagem, inclusive militares, não acredito que a justiça espanhola tenha furado por tanto tempo e um traficante mas amador que for do mundo não camufle a sua própria bagagem é ilógico estamos falando de 39 kg de cocaína, sabendo-se que era somente uma troca de tripulação ou “apoio” mediante escala do avião presidencial “01”em sevilha ou seja iriam fazer uma troca eventual necessidade com a tripulação do “01” e a estranha mudança de planos para não pousar em sevilha do avião presidencial “01”? e ai a pergunta o que… Read more »

Luiz Buzatto

Também fiquei sem entender esse lance de ter uma escala programada para Sevilla.
Mudaram assim do nada?

Alessandro

O interessante é a CONFIANÇA dele em transportar de forma tão infantil a “mercadoria”, sendo que ele já deveria conhecer os trâmites de inspeção (se é que é feito mesmo em todos os casos) já que ele servia desde 2015.

Será que ele foi delatado? Meu palpite é que sim, mas por quais motivos?

Camargoer

concorrência.

sidney

Se acontece isso com uma aeronave que pode ser usado pelo presidente em caso de problema com VC-01, agora imagina os outros de milhares de voos diários, isso não é novidade vira e mexe acontece isso e não só na FAB tanto é que já teve outros casos com veículos oficiais das forças armadas. Ex. caminhão do exercito flagrado com drogas e etc… na minha opinião o responsável de conferir isso deveria ser o cmt da anv ou motorista do veículo, se o carro é meu ou esta sob minha tutela tenho obrigação de saber o que estou transportando.

Walfrido Strobel

Vc quer que o CMT ou piloto seja responsável pelo conteúdo da bagagem de todos os triipulantes e passageiros?
Então se você levar um colega no carro e ele tiver cocaina na mochila você deve ser culpado?

Dr. Mundico

Bem, ninguém transporta 39 quilos de pó na mala impunemente. Uma quantidade dessas é coisa de operação profissional. Fica evidente que existe muito mais gente envolvida nisso e que talvez haja todo um circuito envolvendo vôos da FAB dentro e fora do país.

EduardoSP

Equivalem a 8 pacotes de 5kg de arroz…
Tenta sair de um supermercado carregando isso…

Valdez de Araujo

Se tá passando drogas por aviões presidenciais, imaginem as nossas fronteiras.

Walfrido Strobel

Se não produzimos cocaina toda ela entra pelas fronteiras….

Sarg Uilha

opa

Carlos Alberto Soares

O CENIMAR é implacável comigo, nem HC resolve !

Delfim

O preço final da cocaína chegaria a 148 mil reais por quilo no atacado de acordo com O Globo. Preço total 5,8 milhões de reais.
Na Bolívia o preço do quilo da pasta-base custa apenas 4 mil reais.
.
Como dizia meu avô, a ocasião faz o ladrão.
.
https://oglobo.globo.com/brasil/quantidade-de-cocaina-flagrada-com-militar-brasileiro-vale-58-milhoes-na-espanha-23765814

Fulcrum

Ê Brasil, libera me from hell.