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Voou no dia 30 de maio de 1972 o Northrop YA-9, um protótipo de avião de ataque desenvolvido para a USAF, preterido em favor do Fairchild YA-10, que se tornou o A-10 Thunderbolt II.

Ambas as aeronaves foram projetadas em resposta ao requerimento A-X da USAF para apoio aéreo aproximado (Close Air Support – CAS), em posições avançadas no campo de batalha.

A aeronave escolhida deveria ser capaz de operar de pistas não preparadas, levar blindagem adicional e ser capaz de manter-se bastante tempo sobre a área alvo.

O A-X seria o substituto moderno do A-1 Skyraider que realizou missões de ataque no Vietnã com mais eficácia que os jatos supersônicos. No início, considerou-se equipar a aeronave com turboélices, mas no final turbofans foram selecionados.

A-9A a

A-9A c

O A-9 usava turbinas Lycoming F-102, enquanto o A-10 usava a GE TF34, a mesma do S-3 Viking. O YA-9 voou pela primeira vez em 20 de maio de 1972.

O Programa A-X também desenvolveu um canhão poderoso do tipo “Gatling” para a aeronave vencedora, o GAU-8 Avenger de 30mm, mas para os testes de voo o YA-9 e o YA-10 foram equipados com o M61 Vulcan de 20mm.

O tamanho do canhão GAU-8 30mm do A-10 Thunderbolt II comparado a um Fusca
O tamanho do canhão GAU-8 30mm do A-10 Thunderbolt II comparado a um Fusca
Northrop A-9A
Corte do Northrop A-9A
A-10 Thunderbolt II
A-10 Thunderbolt II

Comparando-se as aeronaves, nota-se que os motores do A-10 ficam numa posição mais protegida contra mísseis lançados de ombro. A cauda dupla do A-10 também mascara a assinatura infravermelha e o ruído, oferecendo redundância caso uma cauda seja destruída por fogo antiaéreo.

A competição entre os protótipos do A-9 e do A-10 ocorreu entre 10 de outubro e 9 de dezembro de 1972, com o YA-10 declarado vencedor em 18 de janeiro de 1973. Os dois protótipos do YA-9 foram repassados para a NASA e depois desativados.

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FICHA TÉCNICA DO A-9

  • Tripulação: 1
  • Comprimento: 16,3m
  • Envergadura: 17,4m
  • Altura: 5,4m
  • Área alar: 53,88 m²
  • Peso vazio: 10.467kg
  • Peso carregado: 12.961kg
  • Peso máximo de decolagem: 18.958kg
  • Propulsão: 2 x Lycoming YF102-LD-100 turbofans de 3.400kg de empuxo cada
  • Velocidade máxima: 837 km/h
  • Relação peso/potência: 0,33
  • Armamento: 1 x 20mm M61 Vulcan
  • Até 8.350kg de armamentos
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Jagderband#44

Esse netinho do Stuka foi natimorto.

Clésio Luiz

Taí um caso onde o concorrente da Northrop era nitidamente inferior ao concorrente, diferente das concorrências do LWF e ATF.

Pedro

Ambos atenderam todos os requisitos, mas o YA-9 tinha um desempenho de voo melhor e manobrava melhor também. O que matou o YA-9 foram as turbinas, ja que as do YA-10 ja eram estabelecidas e usadas em outro jato e as do YA-9 eram um modelo novo baseadas nas turbinas do CH-47, algo inédito e de eficacia incerta. No fim, a logística declarou quem venceu.

Carlos Gallani

Eu entendo a vitória do A-10, ele é tão bom que até hoje substituí-lo é extremamente difícil!

Mauricio R.

A USAF que o diga.

ednardo curisco

ela quer porque quer matar o A10 mas o bicho é bom demais

Hawk

O YA-9 inspirou diretamente o Su-25.

Luiz Trindade

Tá na cara… Eles devem ter conseguido o projeto numa das missões de espionagem da ex-URSS.

Pedro

Nao. O projeto do Su-25 comecou em 1968, junto com o do YA-9 e o primeiro protótipo do Su-25 voou menos de 2 anos depois do YA-9 (em muito devido a demora na escolha das turbinas). Seria impossível o SU-25 ser inspirado por algo que antes da escolha do seu design nem ter voado. O que os torna parecidos eh o fato de que ambos tinham como premissa primaria ter um design que permitisse boas características de voo e ate mesmo um nivel maior de sobrevivência contra interceptadores. O concorrente do Su-25, o IL-102 dava enfase a blindagem e poder… Read more »

Rafael

A disposição dos motores ,asas e perfil do canopi são bem semelhantes aos do SU-25,parece que os russos se inspiraram no YA9

Rene Dos Reis

Ainda bem que o A-10 levou essa , muito feio esse ai em comparação.

charles

Interessante a certa semelhança com o Sukhoi Su-25 (OTAN: Frogfoot). Seria mais um caso de espionagem?

Kuka Beluzzo

muito dez a reportagem e informações

tadeu54

Creio que o A-10 tinha muitas características excelentes, acho que foi a melhor escolha.

rdx

O A-10 é insubstituível. Há mais de 20 anos a USAF diz que vai substituí-lo. Primeiro pelo F-16, depois pelo F-35 e agora pelo A-29. Era mais fácil desenvolver uma nova versão do A-10.