Home Acidente Aeronáutico F-16 cai sobre depósito na Califórnia

F-16 cai sobre depósito na Califórnia

6382
26

Um caça F-16 caiu nesta quinta-feira (16/5) sobre um galpão nos arredores da Base Aérea de March, na Califórnia, enviando uma dúzia de pessoas a hospitais para avaliação depois que elas foram atingidas por destroços, disseram autoridades.

O piloto ejetou-se em segurança, disse o major Perry Covington, relações púbicas da base. A causa do acidente estava sob investigação.

Daniel Gallegos, um trabalhador do armazém, disse que está acostumado a ouvir o som de aviões entrando e saindo, mas o barulho pouco antes do acidente foi ensurdecedor.

“Ouvi a explosão e virei para a parte de trás do prédio. Vi uma explosão de chamas e o teto começou a cair sobre todas as partes do prédio”, disse ele à KABC-TV. “Eu me virei, e meu colega de trabalho acabou de me dizer para sair, então eu apenas fiz isso.”

O acidente aconteceu quando o piloto estava pousando após uma missão de treinamento de rotina, disse o vice-chefe dos bombeiros da Base Aérea de March, Timothy Holliday.

“O piloto estava tendo problemas hidráulicos”, disse Holliday. “Ele começou a perder o controle da aeronave”.

Os danos ao depósito foram relativamente menores e não houve nenhum incêndio importante, que Holliday chamou de “um milagre”.

A base abriga o Quartel General da Força Aérea do Comando da Reserva da Força Aérea e várias unidades da Reserva do Exército, Reserva da Marinha, Reserva dos Fuzileiros Navais, Guarda Nacional Aérea da Califórnia e Guarda Nacional do Exército da Califórnia.

O piloto é da 144ª Ala de Caça, uma unidade da Guarda Aérea Nacional sediada em Fresno, e o F-16 pertence à Guarda Nacional Aérea de Dakota do Sul em Sioux Falls.

FONTE: Air Force Times (tradução e edição do Poder Aéreo)

FOTOS: ABC News

NOTA DO EDITOR: Pela proximidade dos locais onde o F-16 caiu e onde o paraquedas foi encontrado a ejeção deve ter ocorrido a uma altura muito baixa.

Subscribe
Notify of
guest
26 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
100nick-Elã
100nick-Elã
1 ano atrás

Soltou pecinha.

pangloss
pangloss
Reply to  100nick-Elã
1 ano atrás

Minimamente, o assento ejetor e o canopi.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  100nick-Elã
1 ano atrás

Acho que o rapaz que tentou comprar os manuais do F-16 está duplamente arrependido.

PauloSollo
Reply to  Antoniokings
1 ano atrás

Quem não pode se arrepender são todos os vários pilotos que morreram se ejetando do Mig-29, 23, 21.

Chris
Chris
Reply to  Antoniokings
1 ano atrás

Ah sim Antonio ! Claro !

São mais de 4.500 F-16 vendidos pelo mundo… E mesmo assim… Ele não presta !

Seu cotovelo anda doendo bastante, nao? Fica assim não… Logo aparece um paisinho disposto a comprar uns 5-10 SU-57… Por aí !

Victor Filipe
Victor Filipe
1 ano atrás

Pilotos de caça em geral são muito teimosos quando se fala em “perder para o aparelho” eles se recusam a ejetar isso é algo de todas as Forças Aéreas. sabemos que é preciso tentar de tudo para salvar o aparelho mas alguns pilotos chegam a um nível em que acabam morrendo por não ejetar a tempo (quando tinha a oportunidade de fazer isso antes)

Pelo menos dessa vez ninguém se feriu e os danos foram relativamente menores (se descontar a perda da aeronave)

Antunes 1980
Antunes 1980
1 ano atrás

Califórnia… Hollywood… não seria uma montagem?

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
1 ano atrás

A boa notícia nisso tudo é que, aparentemente, ninguem se feriu com gravidade.

Rafael Cordeiro
Rafael Cordeiro
Reply to  Willber Rodrigues
1 ano atrás

Na verdade os feridos foram com “gravidade”, a “gravidade” agiu sobre o aparelho e o mesmo se chocou contra o solo, tudo culpa da “gravidade”! Rsrs

Brincadeira a parte, sorte mesmo não ter nenhuma vítima fatal nessa ocorrência.

Thiago Telles
Thiago Telles
1 ano atrás

Milagre mesmo nao ter explodido.

Brunow Basillio
Reply to  Thiago Telles
1 ano atrás

Pensei a mesma coisa.. Já pensou se acontece isso ali dentro….

Clésio Luiz
Clésio Luiz
Reply to  Thiago Telles
1 ano atrás

Teve gente especulando sobre pane seca, já que invariavelmente se tivesse com uma quantidade razoável de combustível, tudo ali teria pegado fogo.

Gustavo
Gustavo
Reply to  Clésio Luiz
1 ano atrás

mas provavelmente ele estava com muito pouco ou até pane seca também. Tal qual o acidente com o avião da Chape.

Tiago
Tiago
Reply to  Thiago Telles
1 ano atrás

Mas o funcionário do galpão que foi entrevistado disse que ouviu uma explosão! Não houve um incêndio, o que eu por pura especulação, diria que aconteceu porque ou o piloto teve tempo para alijar o combustível restante ou, por ser um procedimento de pouso pós exercício, já não havia muito mais nos tanques do avião mesmo…

Camargoer
Camargoer
1 ano atrás

Eu me pergunto se uma base sediada em Fresno, CPM22, NXzero, e outras bandas “emo”, não teria derrubado o avião.

João Carlos
João Carlos
1 ano atrás

Ainda não apareceu o eixpeirtu que vai dizer:
F-16 Não presta, bom mesmo é o Gripen…
Brincadeira…

JT8D
JT8D
Reply to  João Carlos
1 ano atrás

Não, mas já apareceu o defensor do F-16 e detrator do Gripen

Vitor Silva
Vitor Silva
Reply to  João Carlos
1 ano atrás

Olhe que não têm razão, existem 25 Paises que o operam , sendo que nos total ainda existem perto de 3000 a voar, exceptando é claro os que estão em manutenção ou em modernização.

Wellington
Wellington
1 ano atrás

Um F-16 não deveria “morrer” desse jeito.

J-20
J-20
1 ano atrás

Eles queriam empacotar o avião e mandar para um colecionador.
Deixando as piadas de lado, ainda bem que ninguém morreu. As chances disso ter sido fatal eram enormes

teropode
Reply to  J-20
1 ano atrás

Provavelmente estava seco na hora da queda , ou a queda foi justamente por isso .

JT8D
JT8D
1 ano atrás

Acidentes com caças acontecem. Obviamente ninguém pode falar nada a respeito da segurança do F-16. Se houve alguma falha o mais provável é que tenha sido de manutenção

Carlos Gallani
Carlos Gallani
1 ano atrás

Bonito buraco no telhado!

Amauri Soares
Amauri Soares
1 ano atrás

Se esse acidente fosse aqui no Brasil MTS diriam caiu pq não tem dinheiro pra repor as peças ou os aviões já estão velhos e ultrapassados, se fosse na Rússia seria várias críticas , se fosse chinês e pq era Ching ling, mas o que falar de um caça respeitado e de um governo que investi mais de meio bilhão de dólares em defesa ?

RENAN
RENAN
1 ano atrás

Não sou piloto, nem sei se era possível, mas me pergunto o porque o piloto antes de ejetar não direcionou a aeronave para bater no solo.
Tem muito espaço o único prédio e ele acerta bem lá.
Alguém que é piloto sabe dizer se com pane hidráulica é possível realizar a manobra de ejetar e direcionando a aeronave ao solo?

Tiago
Tiago
Reply to  RENAN
1 ano atrás

“O piloto estava tendo problemas hidráulicos”, disse Holliday. “Ele começou a perder o controle da aeronave”.

A resposta à sua dúvida estava no texto da reportagem.