Um caça F-16 caiu nesta quinta-feira (16/5) sobre um galpão nos arredores da Base Aérea de March, na Califórnia, enviando uma dúzia de pessoas a hospitais para avaliação depois que elas foram atingidas por destroços, disseram autoridades.

O piloto ejetou-se em segurança, disse o major Perry Covington, relações púbicas da base. A causa do acidente estava sob investigação.

Daniel Gallegos, um trabalhador do armazém, disse que está acostumado a ouvir o som de aviões entrando e saindo, mas o barulho pouco antes do acidente foi ensurdecedor.

“Ouvi a explosão e virei para a parte de trás do prédio. Vi uma explosão de chamas e o teto começou a cair sobre todas as partes do prédio”, disse ele à KABC-TV. “Eu me virei, e meu colega de trabalho acabou de me dizer para sair, então eu apenas fiz isso.”

O acidente aconteceu quando o piloto estava pousando após uma missão de treinamento de rotina, disse o vice-chefe dos bombeiros da Base Aérea de March, Timothy Holliday.

“O piloto estava tendo problemas hidráulicos”, disse Holliday. “Ele começou a perder o controle da aeronave”.

Os danos ao depósito foram relativamente menores e não houve nenhum incêndio importante, que Holliday chamou de “um milagre”.

A base abriga o Quartel General da Força Aérea do Comando da Reserva da Força Aérea e várias unidades da Reserva do Exército, Reserva da Marinha, Reserva dos Fuzileiros Navais, Guarda Nacional Aérea da Califórnia e Guarda Nacional do Exército da Califórnia.

O piloto é da 144ª Ala de Caça, uma unidade da Guarda Aérea Nacional sediada em Fresno, e o F-16 pertence à Guarda Nacional Aérea de Dakota do Sul em Sioux Falls.

FONTE: Air Force Times (tradução e edição do Poder Aéreo)

FOTOS: ABC News

NOTA DO EDITOR: Pela proximidade dos locais onde o F-16 caiu e onde o paraquedas foi encontrado a ejeção deve ter ocorrido a uma altura muito baixa.

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
100nick-Elã

Soltou pecinha.

pangloss

Minimamente, o assento ejetor e o canopi.

Antoniokings

Acho que o rapaz que tentou comprar os manuais do F-16 está duplamente arrependido.

PauloSollo

Quem não pode se arrepender são todos os vários pilotos que morreram se ejetando do Mig-29, 23, 21.

Chris

Ah sim Antonio ! Claro !

São mais de 4.500 F-16 vendidos pelo mundo… E mesmo assim… Ele não presta !

Seu cotovelo anda doendo bastante, nao? Fica assim não… Logo aparece um paisinho disposto a comprar uns 5-10 SU-57… Por aí !

Victor Filipe

Pilotos de caça em geral são muito teimosos quando se fala em “perder para o aparelho” eles se recusam a ejetar isso é algo de todas as Forças Aéreas. sabemos que é preciso tentar de tudo para salvar o aparelho mas alguns pilotos chegam a um nível em que acabam morrendo por não ejetar a tempo (quando tinha a oportunidade de fazer isso antes)

Pelo menos dessa vez ninguém se feriu e os danos foram relativamente menores (se descontar a perda da aeronave)

Antunes 1980

Califórnia… Hollywood… não seria uma montagem?

Willber Rodrigues

A boa notícia nisso tudo é que, aparentemente, ninguem se feriu com gravidade.

Rafael Cordeiro

Na verdade os feridos foram com “gravidade”, a “gravidade” agiu sobre o aparelho e o mesmo se chocou contra o solo, tudo culpa da “gravidade”! Rsrs

Brincadeira a parte, sorte mesmo não ter nenhuma vítima fatal nessa ocorrência.

Thiago Telles

Milagre mesmo nao ter explodido.

Brunow Basillio

Pensei a mesma coisa.. Já pensou se acontece isso ali dentro….

Clésio Luiz

Teve gente especulando sobre pane seca, já que invariavelmente se tivesse com uma quantidade razoável de combustível, tudo ali teria pegado fogo.

Gustavo

mas provavelmente ele estava com muito pouco ou até pane seca também. Tal qual o acidente com o avião da Chape.

Tiago

Mas o funcionário do galpão que foi entrevistado disse que ouviu uma explosão! Não houve um incêndio, o que eu por pura especulação, diria que aconteceu porque ou o piloto teve tempo para alijar o combustível restante ou, por ser um procedimento de pouso pós exercício, já não havia muito mais nos tanques do avião mesmo…

Camargoer

Eu me pergunto se uma base sediada em Fresno, CPM22, NXzero, e outras bandas “emo”, não teria derrubado o avião.

João Carlos

Ainda não apareceu o eixpeirtu que vai dizer:
F-16 Não presta, bom mesmo é o Gripen…
Brincadeira…

JT8D

Não, mas já apareceu o defensor do F-16 e detrator do Gripen

Vitor Silva

Olhe que não têm razão, existem 25 Paises que o operam , sendo que nos total ainda existem perto de 3000 a voar, exceptando é claro os que estão em manutenção ou em modernização.

Wellington

Um F-16 não deveria “morrer” desse jeito.

J-20

Eles queriam empacotar o avião e mandar para um colecionador.
Deixando as piadas de lado, ainda bem que ninguém morreu. As chances disso ter sido fatal eram enormes

JT8D

Acidentes com caças acontecem. Obviamente ninguém pode falar nada a respeito da segurança do F-16. Se houve alguma falha o mais provável é que tenha sido de manutenção

Carlos Gallani

Bonito buraco no telhado!

Amauri Soares

Se esse acidente fosse aqui no Brasil MTS diriam caiu pq não tem dinheiro pra repor as peças ou os aviões já estão velhos e ultrapassados, se fosse na Rússia seria várias críticas , se fosse chinês e pq era Ching ling, mas o que falar de um caça respeitado e de um governo que investi mais de meio bilhão de dólares em defesa ?

RENAN

Não sou piloto, nem sei se era possível, mas me pergunto o porque o piloto antes de ejetar não direcionou a aeronave para bater no solo.
Tem muito espaço o único prédio e ele acerta bem lá.
Alguém que é piloto sabe dizer se com pane hidráulica é possível realizar a manobra de ejetar e direcionando a aeronave ao solo?

Tiago

“O piloto estava tendo problemas hidráulicos”, disse Holliday. “Ele começou a perder o controle da aeronave”.

A resposta à sua dúvida estava no texto da reportagem.