O piloto de avaliação da revista Aviation Week, Tim Wuerfel, e o editor sênior Guy Norris recentemente pilotaram o transporte tático multirole KC-390 da Embraer durante um intervalo entre os testes de voo na fábrica de desenvolvimento Gavião Peixoto.

Os testes continuam enquanto o programa persegue a conclusão da certificação militar brasileira e entrada em serviço na Força Aérea Brasileira ainda este ano.

O teste de voo KC-390 da Aviation Week começou com uma demonstração da decolagem e do desempenho de subida da aeronave. A velocidade de rotação para a decolagem foi de 121 nós, com um ângulo de subida inicial de 11 graus.

A aproximação e aterrissagem do KC-390 foi em direção ao norte, com o toque na seção estendida da longa pista 2/20 de Gavião Peixoto.

Subscribe
Notify of
guest

84 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
FWN

É normal esse ruído na cabine?

Peter nine nine

Sim, existe sempre alguma forma de ruído, havendo algo que cause esse efeito é normal.

Theodoros

Tripe da camera

Marcos10

Deve ser alguma coisa solta. Note que mesmo após a decolagem o barulho persiste.
Nesse outro vídeo, durante um pouso, não essa barulheira toda:
https://www.youtube.com/watch?v=qNQuKKiUJ8s

Luís Oseliero

Qualidade do asfalto da pista! Desgastado e com a sinalização luminosa muito sobressaltada!

Marcelo Martins

Ia perguntar a mesma coisa. Sei que as pistas tem irregularidades mas essa dai ou está bem ruim ou tinha alguma coisa solta na cabine.

Bueno

é normal esta inclinação para esquerda na aterrisagem

Guizmo

Acho que pegou uma tesourinha de vento

Manoel Jorge Marques Neto

KC-390 Lindo esse avião da Boeing.

MCX

Da onde vem pessoas com o pensamento tao distorcido? A parceria Boeing-Embraer se da apenas no nível civil. Além do fato de a Embraer poder fazer parceria com quem quiser, afinal ela nao é uma empresa estatal mais sim privada com participação do governo federal como acionista.

marcus

Fantastico BOEING Kc-390. Embraer já era!!

Camargoer

KC797

Thiago

Aqui só raciocínio estratégico de grandes economistas. Realmente, USA, França, Itália, etc deveriam aprender com vocês , eles são muito estúpidos querem deter o controle sobre as principais empresas deles, afinal são privadas e não muda nada, não sei porque eles brigam tanto antes de abrir mão até de uma Danone. nós somos mais inteligentes. Valeu por abrir meus olhos.

Manoel Jorge Marques Neto

Fale o que quiser mas o que se sabe é a parceria na venda do KC-390 com 49% para a Boeing. É ou não é deles??? A Embraer tem todo o custo de fabricação e pela venda eles levam praticamente a metade. E sem contar que esse projeto foi bancado pelo dinheiro do contribuinte. Então não é um projeto Totalmente privado.

Fernando EMB

Manoel… Você sabe quais são os termos desta nova JV… Não né. Então qualquer opinião neste momento é só blá blá blá.

Camargoer

#parabensaboeing

Luis Fernando Curvo

Ué porque parabéns a Boeing (modo irônico on), ela não é proprietária da fábrica, não o projetou, não deu o menor pitaco, por que parabéns??? Pode me explicar, sou burrinho , não entendi ….

Esly

A Embraer criou e desenvolveu o KC-390. Só que apenas as 28 aeronaves da FAB será fabricado em Gavião Peixoto-SP. Existe uma Join-venture para ser aprovada, no qual a Embraer ficará com 52% e a Boing com 48 %, no qual venderá a aeronave, e a lnha de montagem será nos Estados Unidos. Ou seja, apenas para vender, vai receber 42% dos lucros, e ainda será montado nos EUA. Tá bom ou quer mais ?

Carlos Alberto Soares

Qual setor da Embraer o Sr trabalha ?

Hélio

Mas levou 50% do projeto de graça, parabéns mesmo, negócio da China.

Camargoer

Olá Luis. (Sinceramente) Parabenizo à Boeing porque porque antes admirava a Embraer e agora tenho vergonha de parabenizar a ex-brasileira.

Thiago

#parabénsaboeing

Luis Fernando Curvo

Não é Boeing , a Embraer Defesa não foi vendida , deixa de ser entreguista !!!!

ALEX TIAGO

Paciência 0 com esses caras

Marcos Cooper

Perdida uma excelente oportunidade …
Para ficar quietinho!
Ignorância total.

Marcos10

Vai ficar repetindo isso até quando?
Cuidado! Você, tem tanto repetir, pode deslocar a mandíbula.

Alex

No acordo a boeing irá criar uma holding para comercializar o KC-390 no qual a boeing ficará com 80% do valor e a Embraer apenas 20. Parabéns Boeing, linda criação! Parabéns Governo Bolsonaro! realmente agora temos um governo Nacionalista! Mas acho que não é do Brazil!

Fernando EMB

Não sabe de nada…

Hélio

Eu digo que a Embraer está pagando gente para defende-la na internet, em outro fórum um usuário, que também se diz funcionário da Embraer, usa exatamente o mesmo discurso, inclusive, dizendo que o acordo trás imensas vantagem que ele nunca diz quais são e que só ele conhece.

Fernando EMB

Lá bem você novamente na acusar de ser pago para ter minha opinião. Se acusa tem a provar. Babaca!

Franz A. Neeracher

Fernando:
Aquí não tém o mesmo nível do que no AHVip…..:-)

Carlos Alberto Soares

Quer os meus dados bancários ?

Essa grana será bem vinda.

Sabe de nada, desconhecimento total.

MCX

Hélio, uma dessas imensas vantagens e a existência da Embraer no futuro, já q essa parceria Boeing-Embraer (nível civil) serve para se opor a compra da Bombardier por parte da Airbus. Caso nao acontecesse essa parceria a Airbus iria monopolizar o mercado ocidental, o que iria fazer com q a Embraer(civil) fosse a falência, o q acabaria por falir o setor de defesa da Embraer. Ou seja, se essa parceria nao tivesse sido feita daqui 1 ano vc ia estar criticando falando q o governo deixou acontecer a mesma coisa q aconteceu com a Engesa.

Camargoer

Olá Helio. Talvez você esteja equivocado. Também seria possível que a Boeing é que esteja pagando. O que acha? riso.

Carlos Alberto Soares

FernandoEMB

Eles não tem a menor idéia do que seja a Empresa, nem fisicamente a conhecem.

Eu como fui EMBRAER de crachá, sei o que estou afirmando.

Fernando EMB

Caro Carlos. Nota-se que você conhece. A diferença se vê nos comentários. Aqueles que criticam e do os parabéns a Boeing não conhecem a empresa. Mas é fácil falar do que não se conhece… Brasileiro crítica tudo, mas não faz nada. Crítica técnico de futebol, crítica governo, etc… Mas é o primeiro a sonegar imposto, quebrar estádio e por aí vai.

Thiago

“Mas é o primeiro a sonegar imposto, quebrar estádio e por aí vai.”

Fale por você, se voce possui esses hábitos. Interessante você observa a sonegação do normal contribuinte, que na realidade é aquele que tem menos armas para se defender dos abusos e expropriação estadual . Todos esses que defendem “o livre mercado” esquecem sempre de mencionar que entre os maiores sonegadores ( para ser corretos elisão fiscal na maioria dos casos) de impostos no mundo todo são justamente os gigantes americanos. Inocentes, sabem de nada …

Camargoer

Caro Fernando. A maioria dos colegas são críticos à venda da Embraer para a Boeing exatamente porque admiravam a empresa quando era brasileira e ironicamente parabenizam a Boeing porque não se sentem mais confortáveis em parabenizar a Embraer(a). Uma pena que você não perceba isso.

FernandoEMB

Eu entendo. Também não gostei do negócio, e preferia ela determinando seu próprio destino na aviação comercial… mas conhecendo a empresa e o mercado, não tenho dúvidas que o destino da empresa na aviação comercial passaria por um acordo deste tipo, sob risco de ficar estagnada ou mesmo de vir a ter de “largar” o segmento, como outras empresas já o fizeram. E, mesmo não tendo sido o desfecho de minha preferência, não deixarei de dar apoio e de sentir orgulho destas duas novas empresas que estão surgindo. Independente de quem dá as cartas, as pessoas que trabalham, que projetam… Read more »

Camargoer

Caro Fernando. A maioria dos colegas aqui do PN defendiam a Embraer. Mesmo aqueles que a criticavam reconheciam a competência técnica dos funcionários da empresa. Contudo, considerando o conturbado período do país nos último anos, a venda para a Boeing ficará marcada pela displicência do governo federal quanto ao que representava a grife “Embraer”. Ficou um gosto de 7 x 1. Tenho a impressão que o termo “KC797” é forte o bastante para ilustrar, ao menos, o meu sentimento.

FernandoEMB

Entendo… mas lembre que a Embraer continua a existir nos mercados de Av. Executiva e de Defesa. Ao expressar sua frustação, simplesmente esquece tudo o que já foi feito, e não considera tudo o que ainda será.

Camargoer

Caro Fernando. O passado é real e o futuro virtual. A promessa de redenção futura é para crédulos. Os fatos conhecidos não sustentam qualquer otimismo.

Flanker

Misturou os percentuais da transação da aviação comercial com os percentuais da jointe-venture de comercialização do KC-390….a negociação Boeing/Embraer no setor de aviação comercial foi de 80% Boeing e 20% Embraer. Na joint-venture da venda dos KC-390 a participação será de 51% Embraer e 49% Boeing.

Denis

A Boeing não desenvolveu nada significativo neste avião.

Thiago

Fiquei muito feliz pois essa empresa realmente representa a nossa Nação. Muito comovente. Parabéns Boeing! Vamos, make America great again! Alguém coloque uma bandeira star and stripes por favor para poder bater continência e cantar o nosso hino nacional!!

Renan

Não gostei da cabine, não tem aquele ventilador pequeno.
Kkkkk
Será que seria um opcional?

MCX

Kkkk acredito q o nome dessa tecnologia q foi colocada no lugar do ventilador, seja ar condicionado kkkk

Camargoer

Olá Colegas. Eu tento para ver o que acontece, mas não me empolgo mais.

Thiago

Se empolgar com a empresa dos gringos ? isso é coisa de alienado , de quem apanha e gosta de apanhar. Não obrigado, não curto esse fetichismo e nem sofro de síndrome de Estocolmo .

Fernando EMB

Sofre de falta de noção mesmo…

Thiago

Fernando fale por você, aprenda com os americanos e europeus como funciona país de primeiro mundo ?
Duvido eles fazerem uma coisa assim com essas modalides .

FernandoEMB

E vc aprenda sobre o mercado aeronáutico… comercial…. talvez também entenda como as coisas funcionam.

Farroupilha

De acordo com mais um “ex-funcionário” da Embraer vai sair o nome para o KC-390, a parceirona lançou uma campanha, de nomes para o KC-390, nas escolas dos isteitis para escolher o mais citado entre todos, e o nome que está pontuando a lista é: Big Gift
Presentão.
rsrs!

Camargoer

797

FernandoEMB

Quem sabe após testarem a aeronave as forças armadas americanas não comprem uma centena delas… aí será o próprio pessoal da Embraer que dará este nome a ele … gostei.

Joli le Chat

Uma dúvida: o piloto da revista Aviation Week pode pilotar a aeronave sem maiores problemas? Ele passa por um curso na Embraer? E a habilitação, é importante neste caso?

Marcos10

Provavelmente passem por simulador e briefing.
Como a aeronave já está certificada, podem pilotar.
Os dois pilotos devem ser altamente capacitados. o Wuerfel ai é ex Lufthansa.

Marcos10

Agora que eu vi o que o KC390 PT-ZNG está fazendo em Yuma.
Yuma Proving Ground é um campo de testes da US Army. É uma das maiores instalações militares do Mundo. A aeronave tem feito voos de baixa velocidade e baixa altitude.

Rafael Oliveira

Além disso, o aeroporto de Yuma tem uma base do USMC (Fuzileiros Navais).
E também tem instalações da Boeing na cidade.

Manoel Jorge Marques Neto

Jé é deles mesmo…tanto faz…quantos Embraer Super Tucanos vendidos atualmente saem do Brasil?? Alguém pode me responder?

Leandro Costa

Todos. Inclusive os montados na Sierra Nevada. Isso responde sua pergunta?

Fernando EMB

Parcialmente montados todos. A montagem final de metade dos aviões sem de GPX. Tudo depende de qual o canal usado para a venda. Direto da Embraer… Montagem final em GPX. Via FMS montagem final em JAX. Respondido.

Pedro Rocha

Olá senhores! Adoro as reportagens sobre o KC-390 mas essa “rinha” Boeing x Embraer enche o saco! Meu pensamento acerca disso é simplista mas acho válido: “Eu prefiro ser o rabo da baleia do que ser a cabeça da sardinha”; Principalmente nadando num mar de tubarões famintos. Mesmo que o KC-390 seja montado (destaco o montado) nos USA será fabricado aqui no Brasil. Em outras palavras mantendo o emprego e os impostos aqui. Uma questão de escolha! A ucraniana e estatal Antonov não está fechando nada no segmento do KC-390 (acho que é o An-140) e um mercado que o… Read more »

Carlos Alberto Soares

Melhor comentário até hoje…

Tem muita cabeça de sardinha nadando na bobeira.

Victor F.

De verdade, a cada dia que passa e aparece uma notícia sobre qualquer coisa da Embraer, dá menos vontade de clicar para ler e muito menos ainda de rolar até a seção de comentários. O nível está cada vez pior. Até xingar os outros de graça tá valendo por aqui.

Camargoer

Olá Victor. Sinto o mesmo desalento.

FernandoEMB

Fale por você… A Embraer continuará existindo. Se vc tivesse bom senso talvez sentisse isso apenas por um, quem sabe futuro avião comercial… mas não com aviões de defesa e executivos. Quem continuam produtos Embraer.

Camargoer

Caro Fernando. Se o sentimento de desalento é meu, como poderia falar por outra pessoa ou que fosse possível alguém falar por mim?

Fernando EMB

A questão é que você fala como se todos devessem sentir o mesmo, que seria o lógico a sentir… Só que não.

Camargoer

Caro Fernando. Ser lógico sentir é apenas um oximoro.

João Augusto

Avião limpinho. Vidro cristalino. Primeiros 100m de pista e um besourinho infeliz já deixa sua marca. hahahahaha

Fabio Roberto Vieira da Silva

Tive de ver o vídeo de novo kkkkk

Cristiano Correa

É decolagem e pouso, não pouso e decolagem. mais valeu o avião tem um painel lindo.

Daniel

É “mas”, não “mais”.

Rgf

PQP! O AVIÃO SE TREME TODO. CARAIO. DÁ MEDO.

Darlan

Parece que está andando em uma estrada de terra… Não tem como tirar esse barulho chato da cabine? ?

Luiz Mendes

Total glass cockpit + HUD. O KC-390 é um cargueiro de primeiro mundo.

Boeing e Embraer tá bom demais a parceira.

Imagine se a parceria fôsse com os Chineses???Aí sim o KC-390 serial clonado e a Embraer iria a falência e extinção.

Alex Faulhaber

É impressão minha ou o pouso foi um pouco “feio”?

Genário Peixoto

Ruído vem da pista..roda triquilha sobre marcadores no centro da pista. Só não entendi a não correção da asa esquerda após toque.. não foi a câmera que inclinou!

Genário Peixoto

A embrAer custou 5 bilhões pros gringos. O Copacabana Palace faltou pouco pra igualar. 4.700
Que belo presente como sempre!!

FernandoEMB

Ah é… ? Vc deve ter lido bem o contrato para saber fazer a comparação.
Sem noção o comentário.
O mesmo dizer que comprei um carro por 15 mil e meu vizinho comprou um carro por 150 mil…. nossa eu fiz um negocião… (será que não faltam informações aí não?).

Justin Case
Justin Case
Justin Case