MiG-21 Bison

MiG-21 Bison

MiG-21 Bison
MiG-21 Bison

NOVA DELI: “R-73 selecionado”, foi a última transmissão de rádio do Wing Commander Abhinandan Varthaman de seu caça MiG-21 “Bison”. Em seguida, ele lançou o míssil ar-ar Vympel R-73 contra o caça paquistanês F-16 em sua mira antes de ser derrubado.

O confronto em alta altitude entre caças supersônicos indianos e paquistaneses, após os últimos terem rompido o espaço aéreo indiano a oeste de Rajouri, na área de Sunderbani, por volta das 10h da manhã de 27 de fevereiro, paralisou a nação indiana. O “dogfight” terminou com Varthaman sob custódia do Paquistão depois de cair de paraquedas na Caxemira ocupada pelo Paquistão.

Um dia após os ataques aéreos da IAF contra instalação terrorista de Balakot na região de Khyber-Pakhtunkhwa, o Paquistão tentou retaliar com o desdobramento de jatos F-16, JF-17 e Mirage 5 em um “grande pacote de ataque” para atingir instalações militares indianas através da LoC (Linha de Controle), incluindo o quartel-general da brigada em Bhimber Gali até um depósito de munições em Narian.

Varthaman estava entre os seis pilotos de MiG-21 que saíram de Srinagar, além dos Sukhoi Su-30MKIs, Mirage 2000s e MiG-29, sendo enviados de outras bases aéreas para interceptar os caças paquistaneses. “Sabíamos que eles reagiriam depois de nossos ataques com Balakot, mas não esperávamos que eles retaliassem tão cedo”, disse um oficial.

Os caças rivais logo se perseguiam na dogfight que se seguiu, com toda a batalha aérea durando cerca de 15 minutos do começo ao fim. Varthaman em seu MiG-21, que tem um projeto da década de 1960, conseguiu “travar” em um F-16 paquistanês muito mais moderno. Em tais condições de combate aproximado, o míssil R-73 de curto alcance é preferido em relação aos mísseis ar-ar de médio e longo alcance RVV-AE, também empregados nos MiG-21.

“O R-73 é melhor nesse tipo de combate aproximado. Esta é provavelmente a primeira vez que um MiG-21 de origem russa derrubou um F-16 americano em qualquer lugar do mundo ”, disse outro oficial. O Paquistão, é claro, negou que tenha colocado F-16s na invasão aérea, e que tenha perdido um dos aviões.

Mas os radares da IAF captaram “assinaturas eletrônicas” dos F-16s. Para encerrar o caso, as forças indianas recuperaram partes de um míssil ar-ar de médio alcance AIM-120C (AMRAAM), que equipa apenas o F-16 na frota de combate do Paquistão, do leste de Rajouri em J&K.

“Os caças da IAF conseguiram frustrar a tentativa de caças paquistaneses de atacar instalações militares indianas por meio de bombas guiadas a laser. As bombas caíram em compostos de formações do Exército indiano, sem causar nenhum dano significativo, devido à rápida resposta da IAF ”, disse outro oficial.

Avaliação de dados obtidos por OSINT (Open Source Intelligence) das aeronaves da IAF e da PAF em 27 de fevereiro de 2019. Clique na imagem para ampliar

FONTE: The Times of India

Subscribe
Notify of
guest

61 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Romp

2 x 0 para Índia, primeiro por ter invadido o espaço aéreo do Paquistão e ter atingido seu alvo. E segundo por ter neutralizado um incursão Paquistanesa em seu território.

Rui chapéu

Diz que os EUA querem saber a real história e se realmente o Paquistão usou o F-16.
Segundo o contrato de compra eles não poderiam ter usado nesses termos.
Agora, o que foi combinado entre Paquistão e EUA eu não tenho a mínima ideia.

Pode ser esse o motivo tb do Paquistão ter dado um belo sumiço no f-16 abatido, se é que realmente foi abatido.
Pq até agora ninguém tem foto de nada, e numa era que qualquer pessoa tem celular que tira foto é realmente incrível se conseguiram mesmo ter escondido destroços.

Brunow Basillio

Já apareceu um vídeo ai que mostra 3 paraquedas no céu na hora que aeronave indiana caiu..

CESAR ANTONIO FERREIRA

Então temos a confirmação da versão indiana do combate.
1 paraquedas do piloto indiano.
2 paraquedas para os tripulantes do F_16D paquistanês…

HMS TIRELESS

A versão indiana continua no mesmo patamar de uma nota de 3 reais.

Felipe

Acorda HMS. Já tem até fotos, mesmo o Pakistão correndo para esconder os destroços (pois não poderia utilizar o F-16), escaparam fotos do motor. E foi um Block 52. Assume que doi menos.

Mauro

Eu vi fotos do que seriam os destroços do F-16 paquistanês, com peças que supostamente demonstram sua origem jordaniana.

Sérgio Santana

Rui, há os destroços do motor, espantosamente semelhantes ao GE F110 do F-16. Quem disser que são restos de motor Tumansky R-25 ou não fez comparação alguma ou tá bancando o fanboy de F-16, recusando-se a admitir a realidade. Ah, o acordo assinado com os EUA determinava que o F-16 fosse um sistema de armas defensivo e não empregado pra invadir espaço aéreo. Dentre as sanções em caso de quebra do acordo estão multa, dificuldades na manutenção e aquisição de novos exemplares e armas. O Chile também assinou acordo semelhante porque os EUA se compromete perante organismos internacionais e o… Read more »

Flanker

Eu não sei de qual você está falando, mas naquele vídeo e fotos, onde aparece o suposto número da matrícula do F-16D escrito a mão em um componente, aqueles são so destroços do Mig-21 indiano. O Clésio postou um link desse vídeo. No final deste, aparece a imagem tomada pelo lado onde aparece a caixa com o suposto número da matricula e, na sequência, o mesmo pedaço de fuselagem (preste atenção nos detalhes), onde podemos ver parte do estabilizador do Mig-21 com a pintura e cores características desse. Ah….não estou dizendo, com isso, que o F-16 não foi derrubado. Nenhum,… Read more »

Antoniokings

O F-16 foi derrubado.
Aceita que dói menos.
Aliás, que desespero é esse em proteger um avião?!?!?

Flanker

Tu falou isso pra mim? Vai aprender a ler antes de escrever bobagem! Onde foi que eu disse que o F-16 não foi abatido? Eu disse o contrário. …só disse, e reafirmo, que aqueles destroços onde aparece uma matricula, ou número, igual à matrícula de um F-16 paquistanês, são do Mig-21 indiano. É só olhar as fotos e o vídeo que aparece em um link postado pelo Clésio…..aquels destroços mostram claramente, no final do vídeo, que se trata de um Mig-21 indiano. Não sou eu que estou dizendo. …é o vídeo que está mostrando!!! Basta ter atenção. ….e os destroços… Read more »

MGNVS

Sergio Santana
Perfeito.
So complementando, comprar armamento onde vc tera que se comprometer a “restricoes de uso” é algo impensavel.
Por isso no meu ponto de vista a escolha pelo Grippen foi a mais acertada.

HMS TIRELESS

Você está se esquecendo de um detalhe que, ao contrário da canção do Roberto Carlos, não é tão pequeno Serjão: os Vipers paquistaneses usam o motor PW F-100 e não o GE F-110

Kemen

Ai esta o resultado de comprar aviões norte americanos, não pode usar totalmente num confronto, so para interceptar ataque ao seu territorio, uma droga. Que venham os Gripen. Como lidar com restrições a cazas de sua propriedade em caso de uma guerra aberta? Proibir marechais do ar, brigadeiros, pilotos, etc de retaliar me parece quase impossivel…

jose luiz esposito

E os colonizados brasileiros , nos querem com aviões e aramas do tiozinho , entenderam que nada deles nos serve !

MGNVS

jose luiz esposito
So os fanboys entreguista pro-EUA pensam assim. Para eles se o material militar nao for estadiunidense ou istaelense entao nao presta. Esses fanboys MAVs made in USA devem ganhar uns 10 cents de dolar para vir aqui poluir os comentarios.

HMS TIRELESS

Você repete o padrão ao falar de equipamentos russos! É russófilo que fala? Quanto aos fatos todos vimos isso na Guerra das Falklands! Um dos pilotos argentinos travou em um Sea Harrier e não viu o outro aparelho que o derrubou. Isso se chama falta de consciência situacional. Foi exatamente o que aconteceu aqui, o piloto indiano estava tão focado em ir atrás do F-16 que não viu o outro avião que o derrubou. O fato acima mostra que o treinamento dos pilotos indianos ainda deixa muito a desejar, e nesse caso ainda há o agravante da patente do piloto… Read more »

Bosco

MGNVS,
Nem todo mundo tem seu patriotismo e sua capacidade de permanecer isento.

Dudu

A Cachemira nao esta exatamente na nossa era.

Iceman

Se algum turco aparecer com uma foto deste F-16 abatido é um homem morto…KKKK!!!

Antunes 1980

Há uma grande incoerência nas ações do Paquistão.
Os ataques indianos foram contra bases terroristas em território paquistanês, porém o contra ataque paquistanês foi contra instalações militares indianas.
Ao meu ver o Paquistão apoia e defende abertamente grupos terroristas.
Os vetores indianos conseguiram o que parecia impossível, abater um caça de geração superior.
Porém sem provas fica difícil acreditar.

MGNVS

Antunes
Exatamente isso.
E a pergunta que fica: pq os EUA nao aplicam sancoes economicas ou militares contra o Pakistan igual fazem contra o Iran, sendo que o Iran nem tem armas nucleares? Mais agravante ainda alem do fato do Pakistan ja ter armas nucleares é abrigar varias celulas terroristas no país e do proprio Osama Bin Landen ter sido morto em solo pakistanes.

Qual seria o motivo dos EUA usarem dois pesos e duas medidas em situaçoes identicas? Simples. Hipocrisia. Se é uma ditadura mas é meu aliado entao pode.

MGNVS

Teropode
Entao na sua visao o Pakistan apoiando terroristas pode ter qntas armas nucleares quiser so pq tem “eleicoes diretas”? O fato do Pakistan tbm ser uma republica fundamentalista islamica nao conta? Pela sua otica entao o Iran tbm deve ter direito as produzir as armas que quiser sem sofrer sancoes pq la tbm tem eleicoes diretas. Igual eu disse, dois pesos e duas medidas: o Iran nao pode, mas o Pakistan e a Arabya Saudita podem pq sao “aliados” dos EUA.

Leandro Assis

Concordo com vc, os EUA enfim não querem perder influencias nessa região mas os EUA são cientes e assim como vc, desconfia do apoio do Paquistão a grupos terroristas, tanto é que na incursão que provocou a morte e captura de Osama Bin Laden foi tudo feito as escondidas, sem qualquer aviso ou informação ao governo local

Pedro

O grande X dessa questão eh que o ocidente inteiro sabe disto, que como o Paquistão eh ao lado da Arabia Maldita o maior ninho de terroristas e genocidas do mundo. Mas no caso do primeiro, quem fomentou isso foi o próprio Ocidente nos anos 80 qdo esse tipo de terrorismo era bem visto, pois o mesmos estava contra a URSS no vizinho Afeganistão. Alem disso, a posição do Paquistão no xadrez geo-politico mundial eh muito importante. Se o ocidente bater nele, ele se volta inteiramente a China e pode trazer o Afeganistão junto. Com isso, haverá uma faixa imensa… Read more »

MGNVS

Pedro. Exatamente isso. So faço um complemento ao seu comentario: o Pakistan ja esta sob “influencia” chinesa. No caso de uma guerra aberta entre India e China o Pakistan com certeza vai tomar partido dos chineses contra o “inimigo comum”. Os EUA ainda so nao implementaram sancoes contra o Pakistan pq isso seria totalmente contraproducente. Imagine só: terroristas islamicos arabes, pakistans ou talibans de posse de artefatos nucleares a serem usados numa bomba “suja”? E nao sao so os EUA que tem que se preocupar com isso! Russia, China e a propria India tbm teriam serios problemas com esse tipo… Read more »

Pedro

Sim e nao…..o Paquistao ainda depende de muita coisa dos EUA. Nao sei ate que ponto o Paquistao iria ajudar a China em um conflito provocada por essa. Se a India atacar a China, ai sim o Paquistao pode entrar a favor da China, mas tal decisao automatica do Paquistao, nao sei se ja esta nesse ponto.

Sidy
Ivanmc

Bacana esse Mig-21 das imagens. De acordo com a reportagem o Bison está peleando ainda.

Delfim

Não sou russófilo mas isso não me impede de achar o MiG-21 simplesmente lindo.

Chevalier

Eu acho feio pra caramba esse tipo de design, mas exatamente por isso achei demais esse abate, pois quem não gosta de torcer pro patinho feio? hahaha.

Wellington Góes

Sendo verídico, o Mig-21 continua a saga de ser o caça russo que mais abateu aeronaves de fabricação dos EUA. Agora de geração posterior a sua.

Isto mostra que a modernização que recebeu foi sim muito boa e que ainda é muito letal. Aliás, afirmação vinda de um alto oficial da USAF, quando enfrentaram os caças indianos anos atrás (claro que ele quis dar uma alfinetada nos russos e seu Flanker, mesmo assim falaram muito bem desta versão modernizada indiana).

Pedro

O F-4 ja era de geracao superior ao Mig-21, a qual esse eh muito mais de segunda geracao do que de terceira. Mas realmente, foi a primeira aeronave de quarta geracao que ele derrubou, pois os outros F-16s a quais se clamam que foram abatidos, nenhum deles foi por Mig-21.
Alias, vale citar novamente, apenas os Migs (17, 19 e 21, 23 e 25) foram os jatos de combate que conseguiram abater jatos de gerações superiores as suas, seja em casos confirmados ou clamados.

HMS TIRELESS

Pééééééém! Errou!

Na Guerra dos Seis Dias os Mystére IVA israelenses abateram dois Migs-21, apenas para ficar em um exemplo pois creditam-se aos Sabres paquistaneses abates de Hawker Hunters indianos em 1965. E cumpre lembrar que os Ouragans também abateram Migs-17, A-4 Skyhawks abateram Migs-21 e os F-8 Crusaders abateram Migs-21.

Os Migs-23 não abateram F-16 israelenses e paquistaneses ao contrário do que a Sputnik clama…..

Ps: Mig-21 e F-4 Phantom são da mesma geração.

Pedro

Opa, ressuscitou? Depois de sumir do mapa apos o abate de um F-16D block 54 por um Mig-21, todo mundo achou aqui q vc tinha se matado se jogando dentro de um pote vazio de Nutella. Mas continua mentindo como sempre…. Bom, esta aqui a fonte sobre as gerações de cacas. A-4 nunca abateu Mig-21, abateu um Mig-17 com foguetes, que era um jato de geração anterior ao mesmo. O Mystère IVA em 67 abateu apenas tres jatos, um Hunter e dois Mig-17, jamais abateu qualquer mig-21). O F-8 e o Mig-21 eram de gerações iguais e sim, um Mig-23MLD… Read more »

gordo

Acredito que desde que o F-16 chegou no Paquistão a Índia desenvolve táticas e treina para enfrentá-lo, então não há nenhum demérito nesse provável abate, ainda mais se tratando de uma aeronave modernizada. Convém notar que os misseis usados não são velhinhos e muito menos modernizações, o R-73 foi feito para enfrentar a geração de caças como a do F-16.
A negativa Paquistanesa se dá apenas por questões politicas junto aos EUA e nada mais.

marcio alves

Uma pergunta que fica no ar, se tinha Su-30 , MIG-29 e M-2000 no combate porque os mesmos não usaram seus mísseis BVR contra a formação paquistanesa que estava em maior número 24 vs 8?

Almeida

Porque eles vieram de outras bases mais distantes e chegaram tarde no combate. Serviram para afugentar o pacote paquistanês, mas não participaram.

Brunow Basillio

Aquele vídeo foi editado ,teve uma “junção” de duas partes distintas ,não sei o por que , mas foi editado .. Aqui nesta imagem vê aonde o MiG caiu e pegou fogo , (no video da para ver que o MiG caiu quase completo )e queimou boa parte também: https://uploaddeimagens.com.br/imagens/fb_img_1551658622202-jpg Nestas outras imagens vê outras peças que estão situadas em paisagens diferentes da primeira foto.. https://uploaddeimagens.com.br/imagens/fb_img_1551658652557-jpg .. https://uploaddeimagens.com.br/imagens/fb_img_1551658669462-jpg … https://uploaddeimagens.com.br/imagens/fb_img_1551658658633-jpg O MiG caiu pegou fogo ,mas nenhuma destas outras peças queimou , e ele não era um caça tão grande assim para dar tanto pedaço; Estes últimos pedaços são típicos… Read more »

carcara_br

Tive a msm impressão, o vídeo é editado não sei como ninguém tinha comentado ainda…

Flanker

Olhamdo a imagem do teu primeiro link, aparece, bem à esquerda, o motor. ..ou o que sobrou dele. No link abaixo tu vais ver uma imagem interna de um motor de Mig-21….preste atenção ao anel metálico “ondulado” na borda externa…que circunda todo o motor, que aparece na foto desse link e compare com o mesmo anel…que está amassado e distorcido na foto do teu link….não são extremamente semelhantes?

https://www.flickr.com/photos/timucin_kantar/3548407513

Wolfman

Ainda bem que o Brasil não comprou caças Norte Americanos.
Que contrato é esse de não agressão?

100nick-Elã
Andre

Existe alguma fonte primária não indiana falando que o f16 foi abatido?

Apesar de achar estranha essa história, principalmente pela falta de provas, é incrível ver o mig21 em combates. Os soviéticos sabiam fazer ótimos veículos militares, pena que os russos perderam a mão.

Brunow Basillio

Todas as fotos tirada e videos foram filmados por Paquistaneses locais , nem mesmo as autoridades do Paquistão sabia do abate do F-16 , pois se soubessem jamais teria ido horas depois em rede nacional (PM, Chefe da PAF) dizerem que tinham abatido dois aviões indianos e tinham capturado 3 pilotos , passado 4 horas do abate tornaram a ir na mídia local e dizer que tinham dois pilotos e tinha abatido dois caças, passado 6 horas do encontro , retornaram novamente e disseram temos apenas 1 piloto , e não falaram mais quantas aeronaves eles tinham abatido …

Nostra

If anybody interested to know Upgrades of MiG-21 bison over the baseline MiG-21 1.Multi-functional coherent Doppler-pulse airborne radar “Kopyo” with slotted antenna 2.On-board digital computer 3. Helmet-mounted target designator SURA HMS. 4. Double screen (HUD and CRT) display system 5. Stores management system 6. Inertial navigation system 7. Digital Air data computer system 8. Short range radio navigation system 9. On-board radio command receiving equipmen 10. New flare dispenser (26 mm 120 rounds) 11. New electric power supply system, controlling and recording system 12. Sextant’s TOTEM RLG-INS with NSS-100P GPS embedded GPS receivers 13. El-Op HUD, infrared search and track… Read more »

Caleb

Mig 21 = Turbina com asas kkkkk

Elton

Na CRUZEX ouve rumores que nossos F5E conseguiram interceptar e abater um MIRAGE2000C da França em exercício de combate simulado numa situação bem parecida com os MIG21 da Índia, então e possível sim caças de geração anterior abateram aviões mais modernos numa defesa bem coordenada .

Nilton L Junior

Acho engraçado a propaganda midiática chamar quem se rebela de terrorista por que será né, vou fazer uma teoria da conspiração, e se os sionista enviaram para os estadunienses a comprovação do abate do F-16 ficando claro que usaram não para contenção e sim para ataque?

Kemen

Mig-21 abatendo F-16/ 52, tremenda façanha, mas vejo como um caso esporadico em condições bem apropriadas que devem ter favorecido o MIG-21.

elton

o operador de radar do AWACS paquistanes devia estar jogando FREEFIRE na hora porque não alertou o pacote de ataque da aproximação de caças inimigos e os caças não emitiram ECCM contra os intercerptadores

Michel Caju

O reator do Gripen é feito com autorização da GE portanto dos EUA. Será q não está sujeito aas mesmas restrições q os aviões americanos? E nesse caso será q é possível adaptar reatores ou franceses ou russos ou chineses no Gripen? Será q o Brasil está pronto para desenvolver um reator do mesmo jeito q um avião?

Jb

Assistir a um filme espetacular sobre pilotos negros durante a segunda guerra Mundial,e foram louváveis a participação de cada um deles, formaram o primeiro esquadrão de pilotos negros para missões suicidas, porque os brancos (amarelos) não tinham habilidades, dons, e coragem para isso. E eles foram os primeiros pilotos a DERRUBAR os aviões a jato alemães. Então um tucano pode abater sim um F22 raptor?! Quem vem primeiro? A máquina ou seu criador? O piloto ou a máquina? Habilidade, astúcia,coragem, determinação…. O que faz a diferença? E o que é diferente? REPENSAR, canja de galinha e prudência nunca fizeram mal… Read more »

wagner

Já se passaram 74 anos, e a FAB ainda não deixa os negros serem pilotos de caça!

Flanker

Hehehehe…..como piada, seu comentário é perfeito!

Fabiano

Falácia,

Sempre foi aberto e hoje inclusive tem cota para negro na AFA e EPCAR.

Inclusive o comandante do 1o esquadrão da AFA é negro e o comandante do corpo de cadetes da AFA é negro.

Visite a AFA e EPCAR e veja com seus próprios olhos.

wagner

Quero ver eles se formarem no Curso de Especialização Operacional da Aviação de Caça (CEOCA).

wagner

Pessoal ai de cima se tocaram q não tem piloto de caça negro na FAB né! É meus amigos a verdade é uma só, e muito amarga por sinal!

Flanker

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/fb_img_1551658652557-jpg Nesse link que vc postou, aparece a controversa caixa com o suposto número da matrícula escrito a mão. No vídeo que eu falei, logo após mostrar essa imagem, a filmagem é feita pelo outro lado….aparece inclusive aquela tubulação torta que é vista no limite superior dos destroços, próximo aos militares. https://uploaddeimagens.com.br/imagens/fb_img_1551658669462-jpg Nesse link seu, aparece algo que se assemelha a um motor….mas, se ampliar a foto, verá a data no canto inferior direito…25/01/2019 ou 2018…portanto, não é do caso em questão. Independente de qualquer coisa, olhem aquele vídeo do link postado pelo Clésio. …acho que é do dailymotion…ou algo… Read more »

juliano

não se preocupe com o destroço do f -16 logo logo aparece com mais detalhe , os indianos tinham gravados a sua assinatura eletrônica , dificilmente não poderia estar errado , os indianos tem bons pilotos não seria um exagero derrubar um avião oponente , se não fosse um f-16 os paquistaneses já teriam mostrados as provas contundentes , o que de fato não ocorreu . agora só aguardar . ficou feio para os paquistaneses ter perdido uma aeronave muito mais moderna para uma muito mais antiga que a mesma .

Amauri Soares

A um ditado que se diz ,não adianta vc dirigir o melhor carro do mundo se vc não tem experiência e nem habilidades o suficiente para saber como usar e trabalhar com a máquina , mas se vc tem um motorista experiente e que sabe dominar a máquina , então vc tem o par perfeito os riscos de perdas são mínimos . Esse exemplo serve para pilotos de caca tbm . Resultado final 16 no chão .