Home Aviação Civil Venezuela proíbe circulação de aeronaves em seu espaço aéreo

Venezuela proíbe circulação de aeronaves em seu espaço aéreo

13079
124

A circulação de aeronaves em todo o território foi proibida. Aviação geral e privada não pode operar no país até novo aviso

Caracas – O Instituto Nacional de Aeronáutica Civil (INAC) da Venezuela anunciou que a partir de quinta-feira (21.2), a circulação de aviões de “aviação geral e privada” em todo o território nacional é proibida até novo aviso.

O INAC afirmou que a suspensão obedece ao disposto nos artigos 56 e 57 da Lei da Aeronáutica Civil.

Da mesma forma, estabeleceram que “a operação e circulação no território nacional e em outras áreas geográficas da República Bolivariana da Venezuela” da aeronave anteriormente especificada é proibida, de acordo com as disposições dos artigos 78 e 79 da lei acima mencionada.

Uma rápida olhada no site/aplicativo flightradar24.com mostra o céu da Venezuela completamente vazio.

124 COMMENTS

  1. Queria saber se o Brasil tá se equipando para aquelas redondezas… Como também não sei como os EUA já não partiram para alguns misseis só para dar um aviso, já passou da hora.

    • De relevante em Roraima, só um grupo de artilharia de obuses leves de 105mm, um esquadrão mecanizado de blindados sobre rodas, um batalhão de infantaria de selva , e uns 20 AT-29 Super Tucano, o resto unidades de apoio ou de pequeno porte .

      Em Manaus, mais próximo para dar algum apoio, temos 2 esquadrões de helicópteros, 2 grupos de mísseis IGLA e alguns RBS-70, esquadrões de aviões de transporte e um esquadrão de caças F-5M, 1 companhia de forças especiais e comandos, unidades de infantaria de selva e fuzileiros da marinha.

    • E sem voos no País, que são os prejudicados a população e as companhias aérea …
      Maduro deve estar desesperado para tomar essas atitudes que a rigor sao irrelevantes já que se os EUA quiser atacar nem uma dezena de S-300 impediria.
      O trump ta vivendo na cabeça do ditador e sem pagar aluguel kkk

    • É só termos as coordenadas dessa bateria S300 à 11km da fronteira que uma mera bateria de 105mm do EB coloca ela fora de ação!
      A Ala 7 não deve ficar imobilizada no solo por causa dessa bateria!

      • Você está equivocado, buscando “deslikes” ou foi irônico e eu não entendi…

        O Brasil não vai fazer nada porque não cabe a ele fazer nada, entendido isso como uma ação militar. O governo não é bobinho de dar ao maluco do Maduro a “agressão” externa que ele tanto busca para tentar se manter no poder.

        A coisa, com toda certeza, mudará de figura se o Brasil for agredido, mas isso ele, Maduro, não fará. O script dele é de se fazer sempre de vítima.

        • Caro amigo, acredito que cada sentença de minha parte seja verdade.

          1 Mourão disse que não atacaremos a Venezuela. Acredito, pelos motivos que citastes. 2 Acredito que nossas FA são boas em não fazer nada, deixar pra lá, não criar tempestade em copo d’água. 3 Não precisam nem fazer alongamentos, não farão nada relacionado a um ataque contra a Venezuela.

          Abraços.

          • Prezado, de fato, não havia entendido sua colocação. Sim, concordamos em muito, só nos expressamos de formas diferentes.

            Infelizmente, eu temo que a situação possa sair do controle. O Brasil terá que ter muita habilidade para não se deixar envolver caso estoure uma guerra civil na Venezuela. Meu medo não é o que pensamos em fazer hoje, ponto em que concordamos, mas o que, talvez, tenhamos que fazer amanhã, se a temperatura subir muito por aquelas bandas.

          • O Brasil está provocando a Venezuela com essa “estórinha” de mandar ajuda para o povo. Porque não enviou antes?
            Em pouco tempo vão encenar um ataque de falsa bandeira e colocar a culpa no Maduro. Esse jogo é velho e muito utilizado pelos USA. Os norte-americanos estão de olho no petróleo da Venezuela faz tempo. e por baixo dos panos estão insuflando o Brasil a entrar em uma guerra que não é do nosso interesse.

          • Francisco, os EUA compram 3% de petróleo da Venezuela e o outra, os EUA compra… ele paga. Assim que funciona, a Venezuela vende (ninguém obrigou) e os EUA compram. Não tem essa de opressor querendo roubar petróleo. E tu se esqueceu da preocupação da China que comprou lá tudo que pôde, da Rússia e da turquia que compra ouro da Venezuela, sem contar os empréstimos que fizeram, além das armas vendidas e ainda não pagas.

    • No momento faz mais falta um sistema anti aéreo de médio alcance do que qualquer caça, com esse sistema eles não ousariam sequer chegar perto da fronteira com seus caças e se por um acaso lançassem qualquer míssil dos S300 em nossa direção teríamos o sistema para abate-los

        • Sim eu sei, mas se eles lançarem um míssil desse sistema para dentro da fronteira brasileira para atingir qualquer aeronave do lado de cá, não precisaríamos de um sistema anti aéreo para abater esse míssil? Fora a questão dos caças deles, eles sabendo da existência desse sistema do lado de cá, teriam muito mais cautela de chegar perto da fronteira com seus caças

  2. A situação, infelizmente esta se agravando por conta desse maluco do Maduro. Ja morreram 2 pessoas (civís) na fronteira. O país esta a beira de uma guerra civíl. O Governo Brasileiro terá que ser muito cuidadoso para que não ocorra uma escalada militar nas nossas fronteiras. Creio que a única saída, sem conflito, seja uma negociação entre os militares da Venezuela e os militares dos países que fazem fronteiras com ela. Na medida que o tempo passa começa a “coçar o dedo” de todos.
    O fechamento do espaço aéreo da Venezuela é um péssimo sinal (Estão pedindo ataques aéreos cirúrgicos para inibir as defesas e operações de inteligência mais pesadas).

    • O Podre Maduro está criando um cenário de que estará em eminente ataque. E a única cartada que lhe resta, prebocar um conflito com um vizinho, primeiro a Colômbia, depois o Brasil.
      Não se pode entrar nesta armadilha deste insano.
      A cabaça dele e questão de tempo, o próprio povo venezuelano vai cada dia entendendo que este populismo chavista está destruindo o país.

      • É interesse do Maduro criar conflito com o Brasil? porque? quem está provocando é O Brasil com essa “estorinha” de ajuda humanitária. Porque não ajudou antes?
        Tem gente aqui doido por uma guerra, mas duvido que algum dos comentaristas queira ser convocado para ir morrer na selva (comido por mosquitos e balas). Estão esquecendo que o Brasil, até hoje, em todas as guerras que entrou mandou os civis para o front (em 1945 metade dos pracinhas era civis “convocados” na marra), na guerra do Paraguai o grosso das tropas eram formadas pelos “voluntários da Pátria”. .
        Então se você tem até 50 anos de idade, vá se preparando para a convocação se houver uma guerra e ela durar bastante. Não pensem que será “mamão com açúcar” a Russia já alertou aos USA que vai intervir, tal qual fez na Síria. E ai Brasil se prepare para uma guerra de longa duração.

        • Você está falando de onde!? Suíça? Você está falando de você mesmo…

          O que estamos provocando? Pessoas se ferem do lado de lá e vêem para o Brasil(seu país fera) serem tratados. Até militares de lá meses atrás vieram para o seu país ser tratado porque lá não tem nem o BÁSICO!

          Mas fica aí usando as paradas que você usa (ideologias ou tóxicos) para continuar falando tanta M.

          ABS, paz

        • Esse comentarista não está apto a ir lá lutar, já que tenho 47 anos e sou economista e não militar; sim, apenas um admirador das FAAs já que meu pai foi da FAB.

  3. Governos ditatoriais sempre conseguem piorar o que já estava ruim, nunca pensam em seus cidadãos, não respeitam o direito de ir e vir, agora a situação tende a ser mais caótica para o já minguado abastecimento das cidades mais distantes, imagina se com outros meios de transportes será possível atravessar o país para entregar víveres ou qualquer outro recurso básico para a manutenção da vida. Triste destino de um país que começou pelo Voto popular quando elegeram Chaves e ele assim como outro nosso conhecido populista, usurpou do poder e destruiu o país. Lamentável.

  4. É a preocupação com a entrada de armas no país, se o governo brasileiro tiver o mínimo de juízo, também está preocupado com isso. Eu é que não quero uma Líbia na porta da minha casa.

  5. Neste momento 19:04 hs uma aeronave aparentemente civil de pequeno porte esta voando em território venezuelano ao longo da fronteira com a Colombia com proa SUL.

    • Hj eu vi varios aviões passando sobre caracas …agora pouco ,2 A340 da Iberia passaram sobre caracas em direçao a Quito.De manha ,um 767 ,cruzou o ceu de ponta a ponta MIA-VCP.Um MD 11 tbm da skylaser …parece q este fechamento é seletivo

      • Aparentemente este fechamento não inclui aviação comercial (voos regulares de grandes cias aéreas), apenas aviação geral e aviação executiva.

  6. Fiquei sabendo que os S-300 venezuelanos estão a apenas 11km da fronteira com o Brasil, ainda não sei se é vdd essa notícia, mas é a distância perfeita para uma saraivada de astros pra saturar o sistema, caso o Maduro tente derrubar alguma aeronave do lado brasileiro.

  7. “O Decreto Nº 6.592, 02 DE OUTUBRO DE 2008, regulamenta o disposto na Lei no 11.631, de 27 de dezembro de 2007, que dispõe sobre a Mobilização Nacional e cria o Sistema Nacional de Mobilização – SINAMOB.

    Nas disposições Gerais

    Art. 2º A Mobilização Nacional conceituada no art. 2o da Lei no 11.631, de 2007, é a medida decretada pelo Presidente da República, em caso de agressão estrangeira, visando à obtenção imediata de recursos e meios para a implementação das ações que a Logística Nacional não possa suprir, segundo os procedimentos habituais, bem como de outras necessidades.

    § 1º São parâmetros para a qualificação da expressão agressão estrangeira, dentre outros, ameaças ou atos lesivos à soberania nacional, à integridade territorial, ao povo brasileiro ou às instituições nacionais, ainda que não signifiquem invasão ao território nacional.

  8. Aviação geral e privada na Venezuela inclui os operadores de transporte aéreo regular? Os que conhecemos aqui como 121 e 129?
    Se for aviação geral como a que temos aqui no Brasil, é normal não ter ADSB e não aparecer no FlightRadar.

  9. Nosso presidente já montou um gabinete de crise para lidar com a situação da Venezuela, vamos aguardar os desdobramentos nas próximas horas.

  10. Os S-300VM estão no alcance da artilharia do EB (Astros 2020). Cerca de 11km de Pacaraima. Acho que eles não posicionaram muito bem essas baterias…

    • Espero que não tenha confronto, porque não quero ver brasileiros, civis ou militares, se arriscando por conta de um problema alheio. Mas se houver, acho que o caminho natural seria realmente um ataque de saturação com baterias do sistema Astros ou uso de mísseis antirradiação.

      • Os USA, que estão por traz de toda essa confusão, são mestres em dá corda em idiotas. Criam a confusão e quando esquenta eles saem de mansinho deixando os bestas no pau.
        Na Síria, a Inglaterra, França e Alemanha já estão chiando porque estão sendo abandonados para lutar sozinhos.

    • Duvido que estejam a essa distância. Nem os maiores amadores posicionariam o sistema mais valioso ao fácil alcance do inimigo.
      Isso é mera boataria circulando sem controle pelas redes sociais.

    • A apenas 11 km de distancia, nem o Astros seria necessario…ate um morteiror 120 mm possui alcance de 20 km com munição estendida .

      Os modulos de 700 kg puxados por jipe do Sbat 70 tambem teriam alcance e com alto poder de saturação..ate forças especiais podem opera-lo…um unico modulo pode dispara 36 foguetes 70 mm com 12 km de alcance maximo….

      Não acho que eles teriam posicionados tão proximo para ficarem tão frageis assim…a não ser que a mensagem seja exatamente esta, dizer a midia geral que tomam posição forte, mas aos tecnicos e militares entendidos, que não pretendem usar nada, apenas monitorar

    • É brincadeira? o Brasil vai colocar um sistema obsoleto de foguetes “pé duro” contra os temidos S-300 fabricados na Russia? Os Russos, que já devem estar na Venezuela operando os S-300 devem estar morrendo de rir.

      • se esta dentro do alcance o material fara o que for esperado dele….vc realmente leu “operações especiais”?……o problema venezuelano é exatamente este….se estiverem a miseros e ridiculos 11 km…ate morteiro 120 mm alcança e pode saturar a area sem chance de defesa….sao todos equipamentos toscos, brutos e leves da ordem de 700 kg….que nem de caminhao precisa…

        o Problema não é o Sbat ou o morteiro, o problema é porque eles arriscaram a deixar equipamento tão estrategico em proximidade tão vulneravel….

  11. Por mais que o governo brasileiro queira se manter passivo creio que por precaução já deviam ter movido alguns aparatos para a região. Maduro é um moribundo que está se fechando em sua própria cova e pode querer arrastar muitos com ele atacando primeiro. Porém devemos considerar que o Brasil está agindo em sintonia com os EUA a Colômbia então talvez estejamos seguindo um plano já estabelecido.

  12. Guerra custa dinheiro. Muito dinheiro!
    Se o Brasil cair no conto do vigário do Trump e entrar em guerra contra a Venezuela (para assegurar os interesses dos EUA na região), o governo federal imporá a todos um imposto extraordinário de guerra de 50% dos salários.
    Todo mundo vai perder metade do poder aquisitivo para financiar a guerra.
    Topam?

    • Acho que o Brasil está sendo muito pressionado pelos norte americanos. No mínimo eles estão ameaçando que vão derrubar o Maduro e criar bases na Venezuela, o que não nos interessa. Porém, eu entendo que sozinho os USA não conseguem invadir a Venezuela. No máximo ganham a guerra aérea, mas no chão eles perdem, assim como perderam no Vietname, Coreia do Norte, Síria, Afeganistão. Por isso precisam do Brasil, pois parece que a Colômbia não está dispostas a se arriscar.

  13. Forças Armadas que só existem no centro-sul, quando precisa de soldados na fronteira Norte não termos uma força deslocamento rápido, cadê os KC-390??? Tudo para amanhã.

    • Principalmente na cidade maravilhosa do Rio de Janeiro!
      80 % da Marinha e 70% da Fab estão lotados no Rio.
      Afinal, apesar do pesares, a cidade tem belas praias, muito sol, samba, cerveja gelada das boas , samba e muitos mais amenidades. …
      Com tudo isso, quem é o otário a encarar uns tempos na selva, longe dos prazeres da civilização. ..?

      • Que absurdo! Tem muito serviço sendo feito nos quartéis do Rio diariamente! Pintar parede e meio fio, cortar grama, fazer pó de chinelo….
        Não é por outros motivos que a aposentadoria dos militares terá que ser bem diferente que a dos civis. Civil é tudo vagabundo. Pega dois ônibus em bangu às 5h da manhã para ir trabalhar no centro, volta às 22h pra casa e ainda reclama.

      • 100.000 dos 350.000 militares ativos nossos estão no RJ. Realmente patético. 80% dos blindados e 70% da artilharia estão na região sul , até mais justificável pelo terreno , nesse caso.

        70% da FAB acho um pouco exagero, são mais distribuídos. Da marinha, normal, afinal só temos uma esquadra , e fica no RJ

  14. Na verdade o que acontecer amanhã na fronteira c/ a Colômbia é que pode dar novos rumos. Se a caravana do Juan Guaidó for atacada, se este for atingido ou mesmo preso, isso dará a justificativa p/ os EUA intervirem, e aí vamos ver se os militares de alto escalão ainda vão se manter fieis ao ditador.

  15. Pessoal, convenhamos..
    Se o maluco do Maduro quiser, ele consegue impedir voos da FAB por toda a Roraima. Ele deslocou os S300 com um simples objetivo: “Olha, posso impedir vcs de voarem no seu próprio território e ainda fico livre para voar sobre as suas cabeças.”
    Não adianta imaginar que Astros resolveria o problema, pq o sistema estaria exposto a um ataque vindo do ar. O que resolveria o problema seria o Brasil ter S300 tb no bolso e dizer: “Ok, eu não voo, mas vc tb não.”
    Na verdade, o interessante mesmo, seria a gente ter uns 12 F117 em Brasília. Ok, viajei. Rs.

      • Concordo com você em partes, afinal, realmente não temos defesa antiaérea de grande envergadura para defender ataques a baterias de Astros 2020 e outros alvos prioritários. Enquanto muitos falam em S-300 ou Patriot, penso que o sistema SPYDER MR da Rafael seria perfeito pra nós. Nossas FA já ultizam os mísseis Derby e Python, então a doutrina seria mais fácil de ser desenvolvida.

  16. ??????? Quem vai mandar o que para a Venezuela?????? Me explica quem falou que iremos atacar a Venezuela???? Os caras não tem nem papel higiênico para se limpar. somos tudo, menos inimigo do povo Venezuelano. O unico inimigo que eles possuem é um idiota chamado Maduro.

  17. Por isso que precisamos estar sempre prontos para a guerra, mesmo que não queiramos que ela aconteça. Guerras são horríveis, mas se ela, infelizmente, tiver que ocorrer, que pelo menos estejamos bem preparados.
    Da mesma forma que a Venezuela hoje nos representa uma ameaça, em alguns dias, meses ou anos, nunca se sabe, uma outra nação também possa ser. “Ah, mas guerras não começam do nada, há sempre movimentações diplomáticas e eventos que acontecem antes de se iniciar um conflito”.
    Sim, mas temos que esperar o caldo começar a engrossar pra adquirir meios decentes de defesa?
    Meses antes do conflito que vão encomendar sistemas de defesa antiaérea, helicópteros de ataque, MBT’s, etc?

  18. Sabe aqueles videos das guerras no oriente médio que se ve os caras que vão na carroceria de pick-up surrada só com fuzis e meio uniforme esfarapado …pois é aqui seria do mesmo jeito só que em vez de gritarem Alah com AK47 os daqui vão gritar SELVA com PARA-FAL !….

  19. Os vôos vindo de Miami e do México devem estar em alerta máximo !
    Podem ser derrubados pelos sistemas S-300 venezuelanos.
    O Brasil deve tomar uma providência.

    • A providência a ser tomada é sair fora dessa furada.
      Não sei porque cargas d’água estamos gastando dinheiro para transportar apenas 200 toneladas de uma ajuda fajuta.
      Pega isso e traz para as favelas ou para agreste.
      Tem muito mais miserável lá.

  20. Alguns discursos de ódio e desprezo para com o nosso país, vindos dos mesmos de sempre, não podemos esperar nada muito além disso dessas fontes.
    Algumas considerações:
    1. Responder a provocação só interessa ao Maduro, é tudo o que ele quer. Não vamos cair nessa.
    2. Suas tropas estão famintas, desesperadas e são pouco profissionais.
    3. Se ele colocou mesmo essas baterias a míseros 11 Km da fronteira, nem precisa de muita coisa, uma operação tipo comandos daria conta com tranquilidade, temos o melhor curso de operações na selva do mundo, e nossas tropas de Comandos e Forças Especiais não devem nada a ninguém.
    Então se essas baterias estão a 11 Km, mais uma vez demonstra a completa falta de profissionalismo de suas tropas, que nem são mais Forças Armadas, e sim um bando.
    Por terra, infiltrando tropas em operações de comandos bastaria para destruir esses equipamentos, seria uma ação rápida e letal.
    O mais provável é que essas guarnições não veem a hora de Maduro cair e voltarem para suas casas e poderem ao menos, comerem.
    O resto é devaneio dos mesmos de sempre.
    _____________
    OBS: Quando Maduro provocava Bolsonaro ele esperava uma resposta, tentando com isso se igualar a um presidente eleito democraticamente, Bolsonaro nunca respondeu verbalmente a Maduro. Bolsonaro nunca caiu nas armadilhas do tirano.
    _____________
    A imprensa está desesperada, sem ter o que dizer, se limitam a opinarem que ao Brasil, ou seja, de que Bolsonaro quer uma “guerra”, pura mentira e todo mundo sabe, outra coisa que fazem é dizerem que estamos a reboque dos EUA, que estamos cumprindo um “serviço” para os EUA, como se não tivéssemos uma crise humanitária na nossa fronteira jamais vista na história do país, causada por um tirano. Por essa lógica, Maduro caíra por tempo decorrido, ou seja, acham que de maneira apenas contemplativa Maduro cairia de maduro.
    O desespero consiste no fato de que se Maduro cair, e tudo o indica, Bolsonaro poderia ganhar alguns pontos… é o que nós temos hoje no país, acho que nunca, nunca na nossa história, se torceu tanto pelo quanto pior melhor.
    Lembram quando certo jornal e certo site conhecido praticamente soltavam fogos com a “notícia” de que Benjamin Netanyahu não viria para a posse de Bolsonaro?? pois é, no outro dia descobriram que era só torcida, deram uma barrigada e não deram destaque algum ao desmentido. Netanyahu ficou uma semana no Brasil, e nunca um premiê israelense tinha visitado o Brasil, muito menos para uma posse presidencial.
    Temos que ler muitos devaneios por aqui… estamos um pouco cansados disso, dos mesmos de sempre.
    Boa noite.

  21. Acompanho há algum tempo o site e as vezes me surpreende alguns comentários.
    Apenas acho que o nosso exército seria muito ruim mesmo se já não estivesse monitorando essas baterias antiaéreas e outros recursos venezuelanos desde o início da crise. Provavelmente o Brasil já deve ter alguns recursos escondidos aí por perto. Por que divulgar? E o fator surpresa?
    Penso também que recursos norte americanos como satélites e outros estejam parcialmente disponíveis.
    Esse papo de s300 a 11k da fronteira é muita burrice ou fake News de guerra.
    De qualquer forma o negócio é torcer para que não sofra ainda mais famílias no Brasil e na Venezuela…

    • Não é tanta burrice. Estes sistemas são protegidos por outros, e tb por terra. Posicionado ali, cobrem boa parte do espaço aéreo de Roraima

      • a 11 km de distancia meu amigo, ate morteiro 120 mm alcança com munição estendida…são 15 km de alcance….ou é burrice ou foi proposital para os tecnicos entenderem que deixaram as baterias deles proximas e frageis para se traduzir que não passa de ação de monitoramento ou midiatico. Em distancia tão pequena, ate o Astros seria desnecessario…..

        Comandos poderiam atuar muito proximo sendo impossivel de proteger adequadamente por terra….

        em 3 horas, mesmo o Brasil não tendo arsenal, 2 ou 3 tecnicos/oficiais americanos infiltrados/assessoria em forças especiais Brasileiras poderiam usar drones explosivos, munições 120 ou 80 mm guiadas, equipamentos muito portateis e de alcance razoavel e de facilimo emprego e curtissimo espaço de tempo….11 km é muito perto para qualquer material ficar seguro mesmo contra equipamentos simples e portateis….

  22. Em todos os comentários desconsideraram queaVenezua terá ajuda e inteligência Russa e Chinesa, como imagens de Satélite por exemplo. Qualquer mobilização de astros ou de equipamentos pra fronteira pode gerar um escalonamento desnecessário. Forçar esta ajuda humanitária ja pode ser um erro. O Maduro cedo ou tarde vai cair e pagar pelos seus crimes. Precisamos de estabilidade no Brasil!!!

  23. Atualizando: 0:46h e o espaço aéreo da Venezuela não tem nenhum voo comercial, o mais próximo é um A340 da PlusUltra de Lima para Madri, passando ao sul do país, bem perto da fonteira. No mais, alta concentração no norte da Colômbia e algum movimento sobre a Guiana. Um AA de Miami x Manaus desviou pela Guiana…

    • Em “nação com governo responsável e um povo patriota”, cientes de suas responsabilidades, não passa recibo para irmão atuar nas fronteiras em conflito que não pertence à nação.

      Lideres usam a terceira pessoa do plural porque têm, nesse caso, compromissos morais e legais. Os cidadãos, paisanos ou não, cientes de suas responsabilizardes, rogam a Deus, por toda sua misericórdia, que irmãos não percam sangue em qualquer conflito que seja.

      Quem pisa em teatro de operações não quer fazê-lo jamais e muito menos torcer para que outros vão. Evite ver filmes, isso impede que romantize conflitos.

      Converse mais com veteranos. Temos alguns.

      Se o senhor não vai arriscar sua vida ou fazer esforço de guerra, tirando da boca de sua família para dar aos praças, não tem “nós”. Tem “eles”.

      E não me venha com história de imposto. Isso é obrigação e fazê-lo é o mínimo.

      Passe bem.

    • concordo.

      Melhor que o país faz é não deslocar ainda nem mesmo 1 recruta para lá.

      Qualquer movimento de tropa para lá vira pretexto.

      e ademais, se a Venezuela quiser dar um de macho, vai ser para cima de algum vizinho menos poderoso.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here