Venezuela proíbe circulação de aeronaves em seu espaço aéreo

119

A circulação de aeronaves em todo o território foi proibida. Aviação geral e privada não pode operar no país até novo aviso

Caracas – O Instituto Nacional de Aeronáutica Civil (INAC) da Venezuela anunciou que a partir de quinta-feira (21.2), a circulação de aviões de “aviação geral e privada” em todo o território nacional é proibida até novo aviso.

O INAC afirmou que a suspensão obedece ao disposto nos artigos 56 e 57 da Lei da Aeronáutica Civil.

Da mesma forma, estabeleceram que “a operação e circulação no território nacional e em outras áreas geográficas da República Bolivariana da Venezuela” da aeronave anteriormente especificada é proibida, de acordo com as disposições dos artigos 78 e 79 da lei acima mencionada.

Uma rápida olhada no site/aplicativo flightradar24.com mostra o céu da Venezuela completamente vazio.

Subscribe
Notify of
guest

119 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Douglas

Queria saber se o Brasil tá se equipando para aquelas redondezas… Como também não sei como os EUA já não partiram para alguns misseis só para dar um aviso, já passou da hora.

Felipe S

De relevante em Roraima, só um grupo de artilharia de obuses leves de 105mm, um esquadrão mecanizado de blindados sobre rodas, um batalhão de infantaria de selva , e uns 20 AT-29 Super Tucano, o resto unidades de apoio ou de pequeno porte .

Em Manaus, mais próximo para dar algum apoio, temos 2 esquadrões de helicópteros, 2 grupos de mísseis IGLA e alguns RBS-70, esquadrões de aviões de transporte e um esquadrão de caças F-5M, 1 companhia de forças especiais e comandos, unidades de infantaria de selva e fuzileiros da marinha.

Frederico

Ligaram o sistema S-300, estão acreditando que os EUA irão atacar.

Paulo Costa

E sem voos no País, que são os prejudicados a população e as companhias aérea …
Maduro deve estar desesperado para tomar essas atitudes que a rigor sao irrelevantes já que se os EUA quiser atacar nem uma dezena de S-300 impediria.
O trump ta vivendo na cabeça do ditador e sem pagar aluguel kkk

ALEX ROCHA

Pior Paulo. kkkkk

Sérgio Luís

É só termos as coordenadas dessa bateria S300 à 11km da fronteira que uma mera bateria de 105mm do EB coloca ela fora de ação!
A Ala 7 não deve ficar imobilizada no solo por causa dessa bateria!

Davi

Nenhum avião decola de Boa Vista BR sem que Maduro saiba. É agressão ao território nacional.
E agora Bolsonaro?

Rui chapéu

O que que tem? Nós sabemos do espaço aéreo paraguai e outros, estamos agredindo eles?

Elton

Só que nossos radares são de controle aereo e não radares diretores de tiro de uma bateria de mísseis terra-ar de longo alcance

Marco Antônio

Mourão disse que não vão fazer nada. E acredito nisso, nossas FA são boas em não fazer nada. E não precisa fazer nada mesmo.

Helio Eduardo

Você está equivocado, buscando “deslikes” ou foi irônico e eu não entendi…

O Brasil não vai fazer nada porque não cabe a ele fazer nada, entendido isso como uma ação militar. O governo não é bobinho de dar ao maluco do Maduro a “agressão” externa que ele tanto busca para tentar se manter no poder.

A coisa, com toda certeza, mudará de figura se o Brasil for agredido, mas isso ele, Maduro, não fará. O script dele é de se fazer sempre de vítima.

Marco Antônio

Caro amigo, acredito que cada sentença de minha parte seja verdade.

1 Mourão disse que não atacaremos a Venezuela. Acredito, pelos motivos que citastes. 2 Acredito que nossas FA são boas em não fazer nada, deixar pra lá, não criar tempestade em copo d’água. 3 Não precisam nem fazer alongamentos, não farão nada relacionado a um ataque contra a Venezuela.

Abraços.

Helio Eduardo

Prezado, de fato, não havia entendido sua colocação. Sim, concordamos em muito, só nos expressamos de formas diferentes.

Infelizmente, eu temo que a situação possa sair do controle. O Brasil terá que ter muita habilidade para não se deixar envolver caso estoure uma guerra civil na Venezuela. Meu medo não é o que pensamos em fazer hoje, ponto em que concordamos, mas o que, talvez, tenhamos que fazer amanhã, se a temperatura subir muito por aquelas bandas.

francisco

O Brasil está provocando a Venezuela com essa “estórinha” de mandar ajuda para o povo. Porque não enviou antes?
Em pouco tempo vão encenar um ataque de falsa bandeira e colocar a culpa no Maduro. Esse jogo é velho e muito utilizado pelos USA. Os norte-americanos estão de olho no petróleo da Venezuela faz tempo. e por baixo dos panos estão insuflando o Brasil a entrar em uma guerra que não é do nosso interesse.

Émerson Gabriel

Francisco, os EUA compram 3% de petróleo da Venezuela e o outra, os EUA compra… ele paga. Assim que funciona, a Venezuela vende (ninguém obrigou) e os EUA compram. Não tem essa de opressor querendo roubar petróleo. E tu se esqueceu da preocupação da China que comprou lá tudo que pôde, da Rússia e da turquia que compra ouro da Venezuela, sem contar os empréstimos que fizeram, além das armas vendidas e ainda não pagas.

calvario

Boas em não fazer nada? E os golpes de 1964 e 2016? E os veículos para GLO, para descer a borracha no povo brasileiro?

Doug385

Lugar errado pra esse tipo de comentário, jovem. Não gaste seu tempo com esse papo. Recomendo o 247, DCM, entre outros.

Felipe S

Golpe??? Kkkkkkk povo doente

Willber Rodrigues

Hum..mas como tá afrontosa esse Maduro….
Vamos ver quanto tempo esse fechamento de fronteiras e espaço aéreo duram…

Wellington Góes

Agora o projeto do binômio A-1M/MAR-01 está fazendo falta.

Quando tem gente que nasce para aeroclube………

Bille

Contra os S300? Hoje só com comandos + Carl Gustav, ou o astros…
Eu acho que voa na FAB tem chance contra isso aí.

Doug385

A 11km da fronteira, talvez valha mais mesmo uma ação por terra.

Junior

No momento faz mais falta um sistema anti aéreo de médio alcance do que qualquer caça, com esse sistema eles não ousariam sequer chegar perto da fronteira com seus caças e se por um acaso lançassem qualquer míssil dos S300 em nossa direção teríamos o sistema para abate-los

carvalho2008

S-300 é anti aereo, amigo…..

Junior

Sim eu sei, mas se eles lançarem um míssil desse sistema para dentro da fronteira brasileira para atingir qualquer aeronave do lado de cá, não precisaríamos de um sistema anti aéreo para abater esse míssil? Fora a questão dos caças deles, eles sabendo da existência desse sistema do lado de cá, teriam muito mais cautela de chegar perto da fronteira com seus caças

luiz antonio

A situação, infelizmente esta se agravando por conta desse maluco do Maduro. Ja morreram 2 pessoas (civís) na fronteira. O país esta a beira de uma guerra civíl. O Governo Brasileiro terá que ser muito cuidadoso para que não ocorra uma escalada militar nas nossas fronteiras. Creio que a única saída, sem conflito, seja uma negociação entre os militares da Venezuela e os militares dos países que fazem fronteiras com ela. Na medida que o tempo passa começa a “coçar o dedo” de todos. O fechamento do espaço aéreo da Venezuela é um péssimo sinal (Estão pedindo ataques aéreos cirúrgicos… Read more »

Leonardo de Araújo

O Podre Maduro está criando um cenário de que estará em eminente ataque. E a única cartada que lhe resta, prebocar um conflito com um vizinho, primeiro a Colômbia, depois o Brasil.
Não se pode entrar nesta armadilha deste insano.
A cabaça dele e questão de tempo, o próprio povo venezuelano vai cada dia entendendo que este populismo chavista está destruindo o país.

Helio Eduardo

Exatamente o que eu penso!

francisco

É interesse do Maduro criar conflito com o Brasil? porque? quem está provocando é O Brasil com essa “estorinha” de ajuda humanitária. Porque não ajudou antes? Tem gente aqui doido por uma guerra, mas duvido que algum dos comentaristas queira ser convocado para ir morrer na selva (comido por mosquitos e balas). Estão esquecendo que o Brasil, até hoje, em todas as guerras que entrou mandou os civis para o front (em 1945 metade dos pracinhas era civis “convocados” na marra), na guerra do Paraguai o grosso das tropas eram formadas pelos “voluntários da Pátria”. . Então se você tem… Read more »

Eloir

Porem se a Patria amada.
For um dia ultrajada
Lutaremos com fervor..

Sagaz

Você está falando de onde!? Suíça? Você está falando de você mesmo…

O que estamos provocando? Pessoas se ferem do lado de lá e vêem para o Brasil(seu país fera) serem tratados. Até militares de lá meses atrás vieram para o seu país ser tratado porque lá não tem nem o BÁSICO!

Mas fica aí usando as paradas que você usa (ideologias ou tóxicos) para continuar falando tanta M.

ABS, paz

Émerson Gabriel

Esse comentarista não está apto a ir lá lutar, já que tenho 47 anos e sou economista e não militar; sim, apenas um admirador das FAAs já que meu pai foi da FAB.

OTAVIO

Governos ditatoriais sempre conseguem piorar o que já estava ruim, nunca pensam em seus cidadãos, não respeitam o direito de ir e vir, agora a situação tende a ser mais caótica para o já minguado abastecimento das cidades mais distantes, imagina se com outros meios de transportes será possível atravessar o país para entregar víveres ou qualquer outro recurso básico para a manutenção da vida. Triste destino de um país que começou pelo Voto popular quando elegeram Chaves e ele assim como outro nosso conhecido populista, usurpou do poder e destruiu o país. Lamentável.

Hélio

É a preocupação com a entrada de armas no país, se o governo brasileiro tiver o mínimo de juízo, também está preocupado com isso. Eu é que não quero uma Líbia na porta da minha casa.

Ricardo Bigliazzi

Entrar armas????? para que????? Já não chega o que tem por lá?

Hélio

Para o mesmo que fizeram na Síria, e não, o que tem por lá não serve.

francisco

Armas para a facçao do Guaidó (aquele que se intitulou presidente e que nos protestos ficou conhecido por arriar as calças e mostrar as nádegas para o povo)

luiz antonio

Neste momento 19:04 hs uma aeronave aparentemente civil de pequeno porte esta voando em território venezuelano ao longo da fronteira com a Colombia com proa SUL.

BILL27

Hj eu vi varios aviões passando sobre caracas …agora pouco ,2 A340 da Iberia passaram sobre caracas em direçao a Quito.De manha ,um 767 ,cruzou o ceu de ponta a ponta MIA-VCP.Um MD 11 tbm da skylaser …parece q este fechamento é seletivo

Guilherme B. Sousa

Aparentemente este fechamento não inclui aviação comercial (voos regulares de grandes cias aéreas), apenas aviação geral e aviação executiva.

Alessandro

Fiquei sabendo que os S-300 venezuelanos estão a apenas 11km da fronteira com o Brasil, ainda não sei se é vdd essa notícia, mas é a distância perfeita para uma saraivada de astros pra saturar o sistema, caso o Maduro tente derrubar alguma aeronave do lado brasileiro.

Marco Antônio

O Astros está looonge dalí. Bem longe, e confortável e limpinho no FSB. Duvido que saia de lá.

Alessandro

sim está bem longe e seguro, mas pq o exército brasileiro ainda não vê nada demais nas ações do Maduro

Paulo Costa

Maduro nao vai derrubar aeronaves brasileiras porque isso viraria incidente internacional e ai ninguém exceto a amante ficaria ao sei lado.

Alessandro

vamos aguardar Paulo, tbm acho que ele não seria idiota de derrubar alguma aeronave BR do nosso lado, mas se fizer, os Astros foram criados para isso

Maus

Não faz nenhum sentido colocar o S300 a 11km de distância da fronteira.

Alessandro

é por isso que eu não afirmei se é vdd essa noticia.

Ricardo Bigliazzi

11 km da fronteira?????

Ricardo Bigliazzi

Conta para nós quem te falou…

Housemaq

“O Decreto Nº 6.592, 02 DE OUTUBRO DE 2008, regulamenta o disposto na Lei no 11.631, de 27 de dezembro de 2007, que dispõe sobre a Mobilização Nacional e cria o Sistema Nacional de Mobilização – SINAMOB. Nas disposições Gerais Art. 2º A Mobilização Nacional conceituada no art. 2o da Lei no 11.631, de 2007, é a medida decretada pelo Presidente da República, em caso de agressão estrangeira, visando à obtenção imediata de recursos e meios para a implementação das ações que a Logística Nacional não possa suprir, segundo os procedimentos habituais, bem como de outras necessidades. § 1º São… Read more »

BILL27

Quero ver este E-190 fazer a volta para não passar por cima da Venezuela.
Apesar que na materias diz aviação geral ,o que não inclui a comercial …
Talvez algumas aeronaves não estejam entrando no espaço aereo por recomendação dos seus paises

https://www.flightradar24.com/CMP365/1f96ac64

Joli le Chat

Aviação geral e privada na Venezuela inclui os operadores de transporte aéreo regular? Os que conhecemos aqui como 121 e 129?
Se for aviação geral como a que temos aqui no Brasil, é normal não ter ADSB e não aparecer no FlightRadar.

Alex Nogueira

Nosso presidente já montou um gabinete de crise para lidar com a situação da Venezuela, vamos aguardar os desdobramentos nas próximas horas.

igortepe

Seu presidente fez isso? Jair BoçalNaro quer entrar em guerra com a Venezuela?

Marco Antônio

Não, Sr Lesa Ado. Ninguém quer entrar em guerra com a Venezuela.

Felipe S

Vai chorar por 8 anos , e seu presidente tá em Curitiba ?

Rodrigo Martins Ferreira

Ainda bem que é ele…

Se fosse o seu, estaríamos passando a vergonha de estarmos ao lado da Venezuela

Alessandro

Alex Nogueira, governo sério e responsável é assim que se faz, agora se fosse os anteriores que eram anões diplomáticos, estariam de joelhos e servindo de marionete para as vontades do Maduro, e até mandando dinheiro do contribuinte brasileiro pra “acalma-lo”.

Vicente Jr.

Os S-300VM estão no alcance da artilharia do EB (Astros 2020). Cerca de 11km de Pacaraima. Acho que eles não posicionaram muito bem essas baterias…

Marco Antônio

As baterias Astro 2020 estão a mais de 2500 Km de distância do Sistema de Defesa venezuelano….

Vicente Jr.

Obviamente o EB pode mover os Astros 2020 como quiser dentro do território brasileiro. Facilmente…

Marco Antônio

Óbvio do óbvio. Facilmente? Por via aérea?

PauloSollo

Não é bem assim amigo, se houver um ataque esta logística a 2500 km pode demorar e quando chegar o estrago já será grande. Que sirva de alerta para acabarem com este absurdo de continuarem concentrando todos os meios no centro-sul do país e deixarem as regiões norte-nordeste relegadas a nada.

Marco Antônio

Já imaginou a Logística Aérea necessária para deslocar uma única Bateria do Astros 2020 para Roraima? Se é que o modal aéreo é possível nesse caso.

BILL27

O C130 leva o Astros ,mas ele tem de ser desmontado .O unico que leva ele e desembarca totalemnte operacional é o KC 390

francisco

Do mesmo modo o Maduro pode fazer com os S-300. não precisa estar a 11 km, há 100 km, ele já dá conta do recado.

Elton

Ela cabe em um C130 e pode ser facilmente transportada em alguns vôos para area de conflito.

737-800RJ

Espero que não tenha confronto, porque não quero ver brasileiros, civis ou militares, se arriscando por conta de um problema alheio. Mas se houver, acho que o caminho natural seria realmente um ataque de saturação com baterias do sistema Astros ou uso de mísseis antirradiação.

francisco

Os USA, que estão por traz de toda essa confusão, são mestres em dá corda em idiotas. Criam a confusão e quando esquenta eles saem de mansinho deixando os bestas no pau.
Na Síria, a Inglaterra, França e Alemanha já estão chiando porque estão sendo abandonados para lutar sozinhos.

Wilson França

Duvido que estejam a essa distância. Nem os maiores amadores posicionariam o sistema mais valioso ao fácil alcance do inimigo.
Isso é mera boataria circulando sem controle pelas redes sociais.

carvalho2008

A apenas 11 km de distancia, nem o Astros seria necessario…ate um morteiror 120 mm possui alcance de 20 km com munição estendida . Os modulos de 700 kg puxados por jipe do Sbat 70 tambem teriam alcance e com alto poder de saturação..ate forças especiais podem opera-lo…um unico modulo pode dispara 36 foguetes 70 mm com 12 km de alcance maximo…. Não acho que eles teriam posicionados tão proximo para ficarem tão frageis assim…a não ser que a mensagem seja exatamente esta, dizer a midia geral que tomam posição forte, mas aos tecnicos e militares entendidos, que não pretendem… Read more »

francisco

É brincadeira? o Brasil vai colocar um sistema obsoleto de foguetes “pé duro” contra os temidos S-300 fabricados na Russia? Os Russos, que já devem estar na Venezuela operando os S-300 devem estar morrendo de rir.

carvalho2008

se esta dentro do alcance o material fara o que for esperado dele….vc realmente leu “operações especiais”?……o problema venezuelano é exatamente este….se estiverem a miseros e ridiculos 11 km…ate morteiro 120 mm alcança e pode saturar a area sem chance de defesa….sao todos equipamentos toscos, brutos e leves da ordem de 700 kg….que nem de caminhao precisa…

o Problema não é o Sbat ou o morteiro, o problema é porque eles arriscaram a deixar equipamento tão estrategico em proximidade tão vulneravel….

colombelli

isso se chama gagá do desespero. Tempo de Maduro esta indo rápido de dias para horas

Aurinho

S300 e 30 SU30MKV.. operacionais?

PauloSollo

Por mais que o governo brasileiro queira se manter passivo creio que por precaução já deviam ter movido alguns aparatos para a região. Maduro é um moribundo que está se fechando em sua própria cova e pode querer arrastar muitos com ele atacando primeiro. Porém devemos considerar que o Brasil está agindo em sintonia com os EUA a Colômbia então talvez estejamos seguindo um plano já estabelecido.

Andrigo

Me parece que Maduro cada vez mais apressa o seu próprio fim.

Jota Ká

Guerra custa dinheiro. Muito dinheiro!
Se o Brasil cair no conto do vigário do Trump e entrar em guerra contra a Venezuela (para assegurar os interesses dos EUA na região), o governo federal imporá a todos um imposto extraordinário de guerra de 50% dos salários.
Todo mundo vai perder metade do poder aquisitivo para financiar a guerra.
Topam?

igortepe

Já temos algumas guerras dentro do Brasil, CV e PCC no Rio de Janeiro e São Paulo. Mandem o Jair BoçalNaro para guerra sozinho.

Helio

Sim, estamos aqui no Rio já tem tempo, desde que a esquerda armada esteve presa em Ilha Grande com traficantes e resolveu organizá-los…

Ricardo Bigliazzi

DEUS… nos proteja dos teclados

Flávio Henrique

Uma guerra lá mesmo sem envolver diretamente o Brasil, terá consequência aqui…

francisco

Acho que o Brasil está sendo muito pressionado pelos norte americanos. No mínimo eles estão ameaçando que vão derrubar o Maduro e criar bases na Venezuela, o que não nos interessa. Porém, eu entendo que sozinho os USA não conseguem invadir a Venezuela. No máximo ganham a guerra aérea, mas no chão eles perdem, assim como perderam no Vietname, Coreia do Norte, Síria, Afeganistão. Por isso precisam do Brasil, pois parece que a Colômbia não está dispostas a se arriscar.

pgusmao

Forças Armadas que só existem no centro-sul, quando precisa de soldados na fronteira Norte não termos uma força deslocamento rápido, cadê os KC-390??? Tudo para amanhã.

Jota Ká

Principalmente na cidade maravilhosa do Rio de Janeiro!
80 % da Marinha e 70% da Fab estão lotados no Rio.
Afinal, apesar do pesares, a cidade tem belas praias, muito sol, samba, cerveja gelada das boas , samba e muitos mais amenidades. …
Com tudo isso, quem é o otário a encarar uns tempos na selva, longe dos prazeres da civilização. ..?

Wilson França

Que absurdo! Tem muito serviço sendo feito nos quartéis do Rio diariamente! Pintar parede e meio fio, cortar grama, fazer pó de chinelo….
Não é por outros motivos que a aposentadoria dos militares terá que ser bem diferente que a dos civis. Civil é tudo vagabundo. Pega dois ônibus em bangu às 5h da manhã para ir trabalhar no centro, volta às 22h pra casa e ainda reclama.

Felipe S

100.000 dos 350.000 militares ativos nossos estão no RJ. Realmente patético. 80% dos blindados e 70% da artilharia estão na região sul , até mais justificável pelo terreno , nesse caso.

70% da FAB acho um pouco exagero, são mais distribuídos. Da marinha, normal, afinal só temos uma esquadra , e fica no RJ

francisco

Se o Brasil ficasse na dele e não intervisse nos problemas do Maduro, não precisaria de tropas lá.

LucianoSR71

Na verdade o que acontecer amanhã na fronteira c/ a Colômbia é que pode dar novos rumos. Se a caravana do Juan Guaidó for atacada, se este for atingido ou mesmo preso, isso dará a justificativa p/ os EUA intervirem, e aí vamos ver se os militares de alto escalão ainda vão se manter fieis ao ditador.

Antoniokings

Não será atacada. Simplesmente não passará;

Felipe S

Chora comuna o ditadorzinho vai cair ?

rafa

Pessoal, convenhamos.. Se o maluco do Maduro quiser, ele consegue impedir voos da FAB por toda a Roraima. Ele deslocou os S300 com um simples objetivo: “Olha, posso impedir vcs de voarem no seu próprio território e ainda fico livre para voar sobre as suas cabeças.” Não adianta imaginar que Astros resolveria o problema, pq o sistema estaria exposto a um ataque vindo do ar. O que resolveria o problema seria o Brasil ter S300 tb no bolso e dizer: “Ok, eu não voo, mas vc tb não.” Na verdade, o interessante mesmo, seria a gente ter uns 12 F117… Read more »

Marco Antônio

Sem falar que o Astros está muito longe do TO.

Up The Irons

Concordo com você em partes, afinal, realmente não temos defesa antiaérea de grande envergadura para defender ataques a baterias de Astros 2020 e outros alvos prioritários. Enquanto muitos falam em S-300 ou Patriot, penso que o sistema SPYDER MR da Rafael seria perfeito pra nós. Nossas FA já ultizam os mísseis Derby e Python, então a doutrina seria mais fácil de ser desenvolvida.

Ricardo Bigliazzi

??????? Quem vai mandar o que para a Venezuela?????? Me explica quem falou que iremos atacar a Venezuela???? Os caras não tem nem papel higiênico para se limpar. somos tudo, menos inimigo do povo Venezuelano. O unico inimigo que eles possuem é um idiota chamado Maduro.

Up The Irons

Por isso que precisamos estar sempre prontos para a guerra, mesmo que não queiramos que ela aconteça. Guerras são horríveis, mas se ela, infelizmente, tiver que ocorrer, que pelo menos estejamos bem preparados. Da mesma forma que a Venezuela hoje nos representa uma ameaça, em alguns dias, meses ou anos, nunca se sabe, uma outra nação também possa ser. “Ah, mas guerras não começam do nada, há sempre movimentações diplomáticas e eventos que acontecem antes de se iniciar um conflito”. Sim, mas temos que esperar o caldo começar a engrossar pra adquirir meios decentes de defesa? Meses antes do conflito… Read more »

BILL27

Guerras acontecem do nada sim …vide o caso da derrubada do Kadafi

Elton

Sabe aqueles videos das guerras no oriente médio que se ve os caras que vão na carroceria de pick-up surrada só com fuzis e meio uniforme esfarapado …pois é aqui seria do mesmo jeito só que em vez de gritarem Alah com AK47 os daqui vão gritar SELVA com PARA-FAL !….

Theo Gatos

Pronto! Agora conseguiram chegar no nível da Coréia do Norte no flightradar…
.
Sds

Antunes 1980

Os vôos vindo de Miami e do México devem estar em alerta máximo !
Podem ser derrubados pelos sistemas S-300 venezuelanos.
O Brasil deve tomar uma providência.

Antoniokings

A providência a ser tomada é sair fora dessa furada.
Não sei porque cargas d’água estamos gastando dinheiro para transportar apenas 200 toneladas de uma ajuda fajuta.
Pega isso e traz para as favelas ou para agreste.
Tem muito mais miserável lá.

Marco Ormai

Nesse momento tem dois aviões da Ibéria (6856 e 6859) sob risco.

Marcos R.

Nesse pé, os MTC300 vão acabar sendo testados na pratica.

Billy

O guarda-chuva bolivariano domina campo de batalha.

Ivanmc

Aqui próximo a BACO tem atividade intensa agora. F-5 e A-1, decolando e pousando a cada 5 minutos.

Ivanmc
Marcos10

Tem vários aviões voando nesse momento.

BILL27

Sim …isso aconteceu ao longo do dia …mas o trafego esta menor que no dia 20 .Avioes saindo daqui do BR estão passando pela guiana e não voando sobre a Venezuela

Alex Nogueira

Seria o mais sensato para ele salvar a própria pele.

Mauro

Alguns discursos de ódio e desprezo para com o nosso país, vindos dos mesmos de sempre, não podemos esperar nada muito além disso dessas fontes. Algumas considerações: 1. Responder a provocação só interessa ao Maduro, é tudo o que ele quer. Não vamos cair nessa. 2. Suas tropas estão famintas, desesperadas e são pouco profissionais. 3. Se ele colocou mesmo essas baterias a míseros 11 Km da fronteira, nem precisa de muita coisa, uma operação tipo comandos daria conta com tranquilidade, temos o melhor curso de operações na selva do mundo, e nossas tropas de Comandos e Forças Especiais não… Read more »

Blackjacklee

Acompanho há algum tempo o site e as vezes me surpreende alguns comentários. Apenas acho que o nosso exército seria muito ruim mesmo se já não estivesse monitorando essas baterias antiaéreas e outros recursos venezuelanos desde o início da crise. Provavelmente o Brasil já deve ter alguns recursos escondidos aí por perto. Por que divulgar? E o fator surpresa? Penso também que recursos norte americanos como satélites e outros estejam parcialmente disponíveis. Esse papo de s300 a 11k da fronteira é muita burrice ou fake News de guerra. De qualquer forma o negócio é torcer para que não sofra ainda… Read more »

Felipe S

Não é tanta burrice. Estes sistemas são protegidos por outros, e tb por terra. Posicionado ali, cobrem boa parte do espaço aéreo de Roraima

carvalho2008

a 11 km de distancia meu amigo, ate morteiro 120 mm alcança com munição estendida…são 15 km de alcance….ou é burrice ou foi proposital para os tecnicos entenderem que deixaram as baterias deles proximas e frageis para se traduzir que não passa de ação de monitoramento ou midiatico. Em distancia tão pequena, ate o Astros seria desnecessario….. Comandos poderiam atuar muito proximo sendo impossivel de proteger adequadamente por terra…. em 3 horas, mesmo o Brasil não tendo arsenal, 2 ou 3 tecnicos/oficiais americanos infiltrados/assessoria em forças especiais Brasileiras poderiam usar drones explosivos, munições 120 ou 80 mm guiadas, equipamentos muito… Read more »

Vitor

Em todos os comentários desconsideraram queaVenezua terá ajuda e inteligência Russa e Chinesa, como imagens de Satélite por exemplo. Qualquer mobilização de astros ou de equipamentos pra fronteira pode gerar um escalonamento desnecessário. Forçar esta ajuda humanitária ja pode ser um erro. O Maduro cedo ou tarde vai cair e pagar pelos seus crimes. Precisamos de estabilidade no Brasil!!!

Moriah

Atualizando: 0:46h e o espaço aéreo da Venezuela não tem nenhum voo comercial, o mais próximo é um A340 da PlusUltra de Lima para Madri, passando ao sul do país, bem perto da fonteira. No mais, alta concentração no norte da Colômbia e algum movimento sobre a Guiana. Um AA de Miami x Manaus desviou pela Guiana…

Antonio

E os lançadores Astros? Nenhuma mobilização para a região?

Mauro Oliveira

A molecada jogadora de Call of duty e Ace combat tá salivando de vontade de ter uma guerra.

ednardo curisco

concordo.

Melhor que o país faz é não deslocar ainda nem mesmo 1 recruta para lá.

Qualquer movimento de tropa para lá vira pretexto.

e ademais, se a Venezuela quiser dar um de macho, vai ser para cima de algum vizinho menos poderoso.