Primeiro voo do KC-390 de série

Primeiro voo do KC-390 de série

Primeiro voo do KC-390 de série
Primeiro voo do KC-390 de série

Gavião Peixoto – SP, 9 de outubro de 2018 – A Embraer alcançou outro marco importante hoje, com a conclusão do primeiro voo do primeiro avião de transporte multimissão KC-390 de série. Conforme acordado com a Força Aérea Brasileira, a aeronave passará a fazer parte da campanha de testes de voo, na qual já foram registradas mais de 1.900 horas de voo. A certificação civil da aeronave básica será concedida pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e deverá ser alcançada em breve.

“Hoje celebramos outro marco importante na produção do KC-390”, disse Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “Esta aeronave combina excelente flexibilidade com desempenho e produtividade superiores”.

O KC-390 da Embraer é uma aeronave de transporte tático, desenvolvida para estabelecer novos padrões na sua categoria, apresentando ao mesmo tempo o menor custo do ciclo de vida do mercado. É capaz de realizar diversas missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento em voo, busca e salvamento e combate a incêndios florestais.

Sobre a Embraer

Empresa global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer suporte e serviços de pós-venda.

Desde que foi fundada, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

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BrComenta

Fascinante …
Brasil de Potencialidades infinitas.
Parabens a todos[as] de Ontem , de Hoje , e no futuro.

Matheus

O bicho é lindo demais. 🙂

Rui chapéu

Eu não notei diferença entre esse e os protótipos. Alguém sabe se teve alguma alteração ou não?

Fernando EMB

Sempre tem… e muitas.

Flávio Cardia

Do 01 pro 02 teve, mas do 02 pra esse (03) não sei dizer!

Bille

Boa noite. Alguma notícia ou conclusão sobre o acidente/incidente da aeronave em GPX? Disseram que foi algo a mais que a pilotagem, que foram problemas associados ao trem de pouso, nas quais irão requerer soluções de engenharia…

Rommelqe

caro Bille, não me parece plausível que a causa raiz tenha sido oriunda de problemas no trem de pouso. O que me parece mais provável é que a ramjet não tenha sido suficiente (dada à relativamente baixa velocidade de translação) para acionar a bomba hidráulica de emergência e com isso os freios não tenham desempenhado o suficiente.

Antonio

A suspeita no trem de pouso tem base. Antes, parecia ter um ponto de suporte na estrutara, e agora são dois pontos de suporte. Provavelmente, torna o pouso mais seguro em terreno não preparado.

fernandoEMB

Onde viu isso???

Flanker

Visão de raio-x, fernando!….hehehe

Antoniokings

Esse é outro Antonio. A partir de agora, serei ‘Antoniokings’.

Rommelqe

Me parece que uma falha no trem de pouso não teria conduzido a anv a ultrapassar o fim da pista, ainda mais considerando que não estava em voo mas sim sendo efetuados testes de rolamento ao longo do pavimento. Assim, até pode ter sido revisado o projeto do trem de pouso (o que não me parece que tenha, por sinal, ocorrido) mas se assim ocorreu não teria relação com o incidente em questão.

Michel Lineker

Esse é o Brazil que eu quero.

João Augusto

O.o

Marcos10

Sem filminho?

Anderson Rodrigues

Muito bonito, pena eu estar em Oliveira MG no dia dos portões abertos da AFA e não pude ver ele de perto.

Junior Marchi

No ultimo portões abertos da AFA ele não estava, inclusive foi o pior ano de todos que já fui na AFA em aeronaves em exposição estática ou em voo.

Ele esteve presente em 2017 somente em exposição estática.

Att.

Junior Marchi

Carlos Alberto Soares

Bom,

substituiu o 01.

Kobáuca

Lindão!!!?

Thiago Telles

É bonito mesmo. Parabéns a Embraer e fab. Lindao.

Eduardo de Castro

Não lembro de ter lido nada sobre o Revo de helicóteros. Alguém, por gentileza, saberia informar se já foi testado?

Eduardo de Castro

*Helicópteros

Overandout

Já foi dito em algumas ocasiões nos comentários aqui no blog, não lembro quais posts, que irá ser treinado durante a implantação da aeronave na FAB, não fazendo parte dos testes de certificação mencionados na matéria.

Eduardo de Castro

Obrigado pela gentileza e pela informação.

Vovozao

Mais um passo gigantesco da Embraer, com o KC-390, estamos tentando quebrar um monopólio, e, isto é uma coisa que muitos não querem, se acham os bam bam, e, esquecem que a concorrência não dorme e vem sempre com um produto melhor, mais evoluído tecnologicamente caso do KC que vem para mexer com o mercado.

Tomcat4.0

Lindo demais, a segunda foto está maravilhosa. Vai vender muuuuuito.
Sai fora Boeing olho grande.kkk

Flanker

Esse primeiro de série é o que possui matrícula FAB 2852. Com isso, pode-se concluir que o ZNF seria o 2850 e o ZNJ o 2851? Ou o 50 e o 51 serão outras células, talvez as primeiras a serem entregues à FAB no ano que vem?

Clésio Luiz

Bem notado Flanker. O tempo dirá se o acidentado irá parar nas mãos da FAB num esquadrão ou no Musal.

Bueno

TOP!! Muita Alegria o ano 2018!!

Rogerio Bazani

Parabens a equipe da Embraer!! Belissima maquina!

Matheus

PTZNG from Araraquara https://fr24.com/PTZNG/1e2a10c8 tá fazendo seu segundo vôo nesse exato momento.

Rommelqe

OK!!!!!!!!!!!!!!!
PTZNG é a matrícula civil !!!!!!!!!!!!
Obrigado!

Rommelqe

PARABÉNS mais uma vez a todos os envolvidos!
Este exemplar, FAB 2852 (conforme o Flanker acima relatou) também possui matrícula civil ? Entendo que enquanto não for formalmente recebido pela FAB deveria possuir matrícula provisória, certo?
Agora é realmente uma aeronave fantástica!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Rinaldo Nery

Sim. Adotará a matrícula 2852 no recebimento. Quando fiz parte da equipe que recebeu o R-99 6750, em 2002, já voávamos com a matrícula militar.

BILL27
Carlos Campos

Espero que Boeing ajude a vender o avião, assim afetando sua concorrente Lockheed Martin

BILL27

KC PT-ZNJ em voo neste momento

https://www.flightradar24.com/PROVA42/1e2ab841

Luiz Trindade

Agora que venha os clientes para comprar… Concordo contigo Carlos Campos, nós esperamos que a Boeing ajude a vender o avião para seus parceiros.

Foxtrot

Quem está em êxtase são os grande acionistas da empresa (alguns aqui do fórum) e a Boeing.
Para o povo brasileiro que investiu recursos importantes do país, técnicos e sonhos só resta lamentar e praguejar.
Que incentivem uma nova empresa nacional (ou uma junção de inúmeras delas) para concorrer com esse gingante inter-nacional.

Coutinho

Até que nesta materia demorou para alguem vir com essa ladainha da Boeing. Parece que os incautos finalmente se tocaram. Vamos esperar que na proxima materia sobre a Embraer Defesa ninguem venha dizer as bobagens do tipo: “A Boeing agradeçe, A Boeing esta feliz” ou coisas do tipo.

Munhoz

Um capaz de construir um avião para substituir o C 130 e o melhor avião de ataque leve do mercado deveria ser autossuficiente na área de defesa como Israel ou Suécia .

Temos um péssimo governo de longa data que não aproveita em nada o potencial de nosso país .

Aladaf

Vejo os comentarios “Boeing” e
fico confuso.
O KC 390 nao esta fora do acordo?

Luiz Henrique

eu li em algum lugar, não me lembro onde, que seria feita uma joint venture pra venda do KC-390 também, mas não sei se é informação oficial.

Joaquim Batista de Araujo

Prezados, Tenho lido tanto em veículos da imprensa nacional, quanto da estrangeira, que cogita-se de uma joint venture no segmento militar, que visaria esforços de marketing e de engenharia por parte de ambas empresas para as vendas do kc-390. Essa nova empresa ficaria sob o controle da EDS. Os “esforços de engenharia” tem levado a especulações sobre o desenvolvimento de novas versões e sobre a instalação de uma linha de montagem em território americano. A Embraer tem evitado se posicionar sobre o assunto. Se isso vier a acontecer, certamente será após o fechamento e aprovação final da joint venture da… Read more »

Luiz Floriano Alves

O projeto é Brasileiro, o trabalho de execução e desenvolvimento do produto é nosso. Isso muito agrega na base tecnológica e no potencial da Nação. Deveremos aguardar outros projetos inovadores da Embraer Defesa.

Dario Renato

Gostaria de saber o grau de interação entre equipes de projetos dentro da Embraer.
Será que num eventual encerramento de atividades da área de jatos regionais no Brasil a EDS manteria condições de projetar aeronaves tão ou mais avançadas que KC-390, ainda mais em se considerando a inconstância de solicitações e financiamentos militares?

Rommelqe

Caro Dario, essa mesma dúvida sempre me ocorre. Entendo que o projeto do KC390 foi em grande parte detalhado pela mesma equipe que desenvolveu os produtos comerciais. Por outro lado, fica bem aparente que a BOEING visa agregar o valor aderente a essa mesma equipe em futuros desenvolvimentos conjuntos. Ou não?

Dario Renato

Pois aí é que está a questão, Rommelque: para quê a Boeing iria buscar sinergia com a EDS se ela própria tem uma excelente área de projetos militares? Acho que não. Acho que o destino da EDS é meio sombrio em relação a novos projetos de maior porte, principalmente porque não há a menor chance de contratos deste nível vindos do Brasil no futuro previsível. A situação parece estar se dirigindo para uma empresa que fará a montagem e manutenção destes cargueiros, algumas poucas encomendas de ST fora da esfera de FMS da Sierra Nevada e partes para estes possíveis… Read more »

fernandoEMB

Equipes de engenharia distintas… A Embraer deverá ficar com bem mais do que A-29, KC390 e aeronaves executivas.
PS… Não tenho nenhuma informação além do que já foi publicado. Apenas conheço a empresa e leio apenas notícias de fontes fidedignas, e leio tudo, e não só o título.

Joaquim Batista de Araujo

KC-390 PT-ZNG em voo nesse momento, juntamente com o PT-ZNJ

BILL27

Achei estranho este parametro do voo depois de 15 minutos da decolagem ,ele desceu de 5200 metros para 500 metros em menos de um minuto .Não sei se da pra confiar nestes dados do FR 24 ,pis depois ele agnhou altitude muito rapido tbm …

https://www.flightradar24.com/data/aircraft/pt-znj#1e2d8037

Matheus

Bill, eu estava acompanhado o vôo e também achei estranho.

Guto

Avião lindo. Tremendo orgulho da Embraer

Foxtrot

Coutinho 10 de outubro de 2018 at 23:46 Até que nesta materia demorou para alguem vir com essa ladainha da Boeing. Parece que os incautos finalmente se tocaram. Vamos esperar que na proxima materia sobre a Embraer Defesa ninguem venha dizer as bobagens do tipo: “A Boeing agradeçe, A Boeing esta feliz” ou coisas do tipo. Um acionista se pronunciou indignado sobre a verdade nua e crua das coisas ! Veremos quando transferirem a linha de montagem desse avião e de outros para os E.U.A? Esse ser será um dos mais felizes da vida, pois terá mais um carimbo em… Read more »

SANTANA

Apesar de ser um grande marco e inicio de uma grande carreira de vendas(eu acredito nisso)achei bem discreta essa informaçao, nao tem nenhum video…mas enfim..parabens a FAB e a Embraer , ver essa aeronave de perto e de encher os olhos e dar orgulho