Demonstrando a determinação da Grã-Bretanha em permanecer líder mundial no setor aéreo de combate, o Secretário de Defesa Gavin Williamson revelou um modelo conceitual de um caça a jato de nova geração, quando lançou uma estratégia abrangente com uma ousada declaração de intenção do futuro poder aéreo britânico.

Anunciando a publicação da nova Estratégia Aérea de Combate no Farnborough International Airshow, o Secretário de Defesa disse que tomou medidas para fortalecer o papel do Reino Unido como líder global no setor e para proteger as principais habilidades em toda a base industrial do Reino Unido.

Ele delineou a Estratégia em frente ao modelo de conceito de aeronave de combate que foi desenvolvido pela indústria do Reino Unido em colaboração com o Ministério da Defesa – sendo revelado publicamente pela primeira vez, como uma poderosa demonstração da capacidade técnica e expertise industrial do Reino Unido.

O secretário de Defesa, Gavin Williamson, disse: “Somos líderes mundiais no setor aéreo de combate há um século, com uma gama invejável de habilidades e tecnologia, e essa Estratégia deixa claro que estamos determinados a garantir que continue assim. Ela mostra aos nossos aliados que estamos abertos a trabalhar juntos para proteger os céus em um futuro cada vez mais ameaçador – e esse modelo conceitual é apenas um vislumbre de como o futuro poderia parecer.

“A indústria britânica de defesa é uma grande contribuidora para a prosperidade do Reino Unido, criando milhares de empregos em um próspero setor de manufatura avançada e gerando uma capacidade soberana no Reino Unido que é a melhor do mundo.

“As notícias de hoje deixam a indústria, nossos militares, o país e nossos aliados sem dúvida de que o Reino Unido estará voando alto no setor aéreo de combate à medida que avançamos para a próxima geração.

Nos últimos 100 anos, o setor industrial aéreo de combate do Reino Unido garantiu que o Reino Unido estivesse à frente dos desenvolvimentos tecnológicos e de engenharia, fornecendo capacidade de líder mundial para a RAF e nossos aliados. Esta estratégia irá garantir que o Reino Unido continue a manter esta posição de liderança.

A Estratégia descreve a maneira pela qual o Reino Unido adquirirá as futuras capacidades do Combate Aéreo para maximizar o valor total que o Reino Unido deriva do setor. A estrutura equilibrará a capacidade militar, a influência internacional e os benefícios econômicos e de prosperidade, juntamente com o custo total.

Reforça o compromisso na Revisão Estratégica de Defesa e Segurança de 2015 para fornecer a Iniciativa Tecnológica do Futuro Sistema de Combate Aéreo (FCAS TI). O governo, em parceria com a indústria, está tomando medidas para aumentar a capacidade e as habilidades de engenharia de projetos líderes do mundo, garantindo que o Reino Unido continue na vanguarda da tecnologia aérea de combate.

O conceito de aeronave foi montado por empresas britânicas, incluindo a BAE Systems, a Leonardo, a MBDA e a Rolls-Royce, que se juntaram ao RAF Rapid Capabilities Office para formar o “Team Tempest” para buscar a oportunidade.

O Team Tempest reúne a indústria líder mundial do Reino Unido e as capacidades soberanas em quatro áreas tecnológicas chave do futuro combate aéreo: sistemas aéreos avançados de combate e integração (BAE Systems); sistemas avançados de energia e propulsão (Rolls-Royce); sensores avançados, eletrônica e aviônica (Leonardo) e sistemas avançados de armas (MBDA).

O MoD criará agora uma equipe dedicada para entregar o programa de aquisição de combate aéreo. Eles apresentarão um business case até o final do ano, e terão conclusões iniciais sobre os parceiros internacionais até o próximo verão – com o envolvimento de potenciais parceiros começando imediatamente.

As primeiras decisões sobre como adquirir a capacidade serão confirmadas até o final de 2020, antes que as decisões finais de investimento sejam tomadas até 2025. O objetivo é, então, que uma plataforma da próxima geração tenha capacidade operacional até 2035.

O Reino Unido já é líder mundial no setor aéreo de combate, com uma mistura de habilidades e tecnologias únicas na Europa, apoiando mais de 18.000 empregos altamente qualificados. O setor movimenta mais de 6 bilhões de libras esterlinas por ano e acumulou mais de 80% das exportações de defesa do Reino Unido nos últimos dez anos.

O investimento em tecnologia aérea de combate, combinado com os pontos fortes da indústria britânica, resultou no Reino Unido sendo o único parceiro Nível 1 com os EUA no programa F-35 Lightning II, com a indústria britânica fornecendo 15% por valor de cada F-35 construído. O Reino Unido conseguiu ajudar a definir as capacidades operacionais da aeronave, reforçando a capacidade industrial do Reino Unido, habilidades críticas e apoiando a prosperidade econômica mais ampla.

O Reino Unido também continua a liderar o poder aéreo como uma das quatro nações parceiras no programa Eurofighter Typhoon. Com mais de 20.000 horas de voo em operações desdobradas até hoje, o Typhoon oferece capacidade líder mundial, confiabilidade incomparável e interoperabilidade comprovada com nossos aliados. O MOD continuará a investir no Typhoon por décadas, com as melhores tecnologias sendo levadas adiante para os sistemas de próxima geração.

O F-35 Lightning II e o Typhoon são dois aviões de combate complementares que comporão a frota aérea de combate da RAF, colocando o Reino Unido na vanguarda da tecnologia aérea de combate – com o Typhoon esperado para permanecer no serviço do Reino Unido até pelo menos 2040

O Chefe do Marechal da Aeronáutica, Sir Stephen Hillier, disse: “A Estratégia Aérea de Combate reunirá os melhores do nosso povo, indústria e parceiros internacionais para apoiar o lançamento da RAF no próximo século do poder aéreo. O Team Tempest demonstra nosso compromisso em garantir que continuemos a desenvolver nossas capacidades, aproveitando nossa experiência e história para apresentar uma visão atraente para o jato de combate da próxima geração. Nos últimos 100 anos, a RAF liderou o caminho e o anúncio de hoje é uma demonstração clara do que está por vir ”.

Charles Woodburn, diretor executivo da BAE Systems, disse: “A capacidade aérea de combate do Reino Unido, construída por gerações de pessoas comprometidas e altamente qualificadas através de uma parceria de um século entre a RAF e a indústria, é admirada em todo o mundo. A Estratégia de Combate Aéreo do Governo do Reino Unido é uma poderosa declaração de intenção de investir em sistemas aéreos de combate de próxima geração. Temos orgulho de desempenhar um papel fundamental neste importante programa, com nossa tecnologia, capacidade e habilidades líderes mundiais, que contribuirão para a defesa e a prosperidade do Reino Unido nas próximas décadas.”

Warren East, diretor executivo da Rolls-Royce, disse: “Como parceiro de energia e propulsão a longo prazo do Reino Unido, damos as boas vindas ao anúncio do governo de uma estratégia de combate aéreo. A capacidade do Reino Unido de poder aéreo de combate e a propulsão está em um ponto crítico, e esse compromisso de longo prazo do governo nos permitirá proteger o conhecimento e as principais habilidades que são vitais para manter a capacidade soberana. Isso garante que somos capazes de desenvolver e fornecer as tecnologias avançadas que serão necessárias nos futuros sistemas de combate aéreo para ajudar a garantir nossa segurança nacional”.

Norman Bone, presidente da diretoria e diretor administrativo da Leonardo no Reino Unido, disse: “Como campeão nacional britânico de eletrônica de defesa avançada, estamos orgulhosos de fazer parte do Team Tempest. O trabalho que realizamos em programas de pesquisa e desenvolvimento, como o FOAS e o FCAS, avançou significativamente nosso pensamento em relação à complexa eletrônica necessária para futuros cenários de combate aéreo e estamos prontos para apoiar as necessidades futuras da Royal Air Force. Estamos empolgados com o trabalho que já foi feito e com o trabalho que ainda temos a fazer, no programa FCAS TI, e estamos preparados para essas atividades para alimentar o programa sucessor do Typhoon.”

Chris Allam, Diretor Administrativo da MBDA UK, disse: “A MBDA está orgulhosa em fornecer sua experiência em armas complexas para a parceria do Team Tempest. A entrega de capacidades é fundamental para a próxima geração de sistemas de combate aéreos, e continuaremos a investir no desenvolvimento de armas complexas e novas tecnologias líderes mundiais para garantir que o Reino Unido mantenha a vantagem operacional soberana e a liberdade de ação no Combate Aéreo.

“A forte parceria (através do Contrato de Gestão de Portfólio) entre a MBDA e o MoD já mudou o paradigma para o desenvolvimento de armas complexas no Reino Unido, forneceu capacidades líderes mundiais às Forças Armadas do Reino Unido e proporcionou economias em termos de tempo e dinheiro. A parceria Team Tempest tem o potencial de fazer o mesmo para o Combate Aéreo.”

Para baixar o documento com a nova Estratégia de Combate Aérea do Reino Unido, clique aqui.

FONTE: Ministério da Defesa do Reino Unido

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Soldat

Alquem se lembra matéria aqui no blog sobre o novo avião Iraniano de 5 geração?

Pois é os Ingleses estão iguais aos Iranianos colocando Caças maquetes rsrs….

HMS TIRELESS

Vai comparar a indústria aeronáutica britânica com a marcenaria Teerã?

Gil

UK tem empresas como BAE e RR, não tem nem como pensar em comparar o Irã com eles.

Em todo caso é melhor leer um comentario desses, que ser cego.

Robsonmkt

Com este projeto, os britânicos voltam a fazer algo que abriram mão desde os distantes anos 60 com Lightning: projetar sozinhos ou liderar um projeto de um avião de caça interceptador.

Ricardo Bigliazzi

As balas não estão sendo disparadas, mas a guerra midiática anda a mil por hora, uma vez é o Putin com suas Hyper Armas, depois a China com sua Marinha de 700.000 naves, depois os EUA com uma Força Aérea Espacial, agora os Ingleses com um avião que pode ser considerado o que melhor existe na terra (hoje e para todo sempre), depois volta a carga os Russos com o blindado inexpugnavel, ai vem os chineses, iranianos e o resto da renca com ataques cibernéticos, ai retorna os americanos a anunciar que irão gastar algumas centenas de bilhões de dolares… Read more »

Vinicius

Nem o Su-57 que precisou de fotos de satélite para ser notado na Síria. Eles não iam perder a chance de ‘tirar um sarro monstruoso’ com a Rússia se o mesmo fosse detectado em?

RicardoNB

Cinematicamente o Tempestade provávelmente não vá entregar algo mais manobrável do que o F-35. Essa é a realidade do combate moderno. Mas alguns ainda estão presos a conceitos da década de 70.

TJLopes

Essa visão traseira do Tempest mostra que o caça prováveis terá empuxo vetorado 2D.

Clésio Luiz

“Demonstrando a determinação da Grã-Bretanha em permanecer líder mundial no setor aéreo de combate…”

Menos Gavin, menos. Afinal, desde o F-86 e o MiG-15 que vocês estão sempre alguns anos atrás em matéria de aviação militar.

Se alguns aqui acham os brasileiros ufanistas, vocês leiam o texto acima para ter apenas uma ideia de como os britânicos tem um incrível complexo de inferioridade para com os americanos. Todo texto e documentário da imprensa britânica sempre tem que implicar que eles não estão atrás dos ianques, mesmo quando estão falando de bombas como o EE Lightning ou do Tornado ADV.

Delfim

Falando em bombas… ao menos o Vulcan se salvava mas era um bombardeiro.

Augusto L

Tendo empresas como a BAE, RR e AgustaWestland, eles podem muito bem falar que são líderes.
Não precisa ser ao pé da letra.

nonato

Isso me lembra o orgulho português no caso do KC 390. Sem dúvida, a Inglaterra tenta relembrar os velhos tempos nos quais já foi a maior potência militar do planeta, dominando inclusive a China e a Índia.
Mas creio que pelo menos em parte eles podem retomar o protagonismo, caso assim decidam. É questão de decisão e interesse.
A Suécia é comparativamente muito menor mas tem alguns dos armamentos mais avançados do mundo. O mesmo se diga de Israel.

Delfim

Esta aeronave faz parte de um discurso anti-anti-Brexit. Para mostrar que a saída da UE foi um bom negócio e calar os opositores.
Quero ver de onde vai sair $$$ para bancar isso se o Brexit se revelar um mau negócio.
.
E para quem os ingleses vão vender o Tempest, com concorrência européia ?

Adriano RA

É o mundo de hoje, onde o importante é criar expectativas positivas. Se esse plano de tornará realidade, pouco importa. Daqui dois anos o parlamento acaba com isso, pois é um buraco negro no orçamento.
E o mundo vai girando.

Ricardo

Acho difícil a Inglaterra tocar sozinha um projeto desse tamanho.

Juscelino S. Noronha.

Por isso ela está aberta a conversações com futuros parceiros. Quem sabe a Saab e outros.

Átila Castro

Maquete claramente copiada do protótipo X-32 da Boeing, que acabou derrotado no programa JSF pelo caça da Lockheed, hoje o F-35.

WSMDAL

Essa proposta parece ser uma evolução da proposta conjunta da McDonnell Douglas, Northrop Grumman e British Aerospace para o JSF dos anos 90: http://www.jsf.mil/gallery/gal_photo_cddr_mda-ngc-bae.htm “From 1994 through 1996, the McDonnell Douglas / British Aerospace / Northrop Grumman team participated in the Concept Definition and Design Research Phase of what was then known as the Joint Advanced Strike Technology (JAST) program which was renamed the Joint Strike Fighter (JSF) in early 1996. During that time, the McDonnell Douglas / British Aerospace / Northrop Grumman team completed several studies and tests on how they would approach the design of their aircraft. These… Read more »