Um vídeo promocional para a Força Aérea da China, que marcou seu 68º aniversário de fundação no último sábado, foi um sucesso nas mídias sociais chinesas.

A Força Aérea do Exército de Libertação Popular (PLAAF) é o ramo do serviço de guerra aérea do Exército de Libertação Popular, as forças armadas da República Popular da China. A PLAAF foi oficialmente estabelecida em 11 de novembro de 1949. A partir de 2014, a PLAAF tem uma força de cerca de 398 mil militares e é a maior força aérea da Ásia.

A sede da Força Aérea consiste em quatro departamentos: Comando, Política, Logística e Equipamentos, que reflete os quatro departamentos gerais da PLA. Abaixo da sede, as divisões diretas das forças aéreas da região militar (MRAF) (Caça, Ataque, Bombardeiros), que por sua vez dirigem regimentos e esquadrões diretos. A PLAAF normalmente usa o sistema de três em sua organização no nível da Divisão e abaixo, ou seja, 3 Regimentos por Divisão, 3 Esquadrões por Regimento, e assim por diante. A situação é agora mais fluida, com várias divisões (5ª, 15ª e 24ª, por exemplo) apenas com dois regimentos. Há também regimentos independentes dentro das MRAFs. O 15º Corpo de Paraquedistas está sob controle direto da sede da PLAAF.

Cinquenta divisões aéreas operacionais foram criadas de 1950 a 1971. Esta situação não mudou até 1986, quando a PLAAF começou a converter uma divisão aérea em cada uma das sete regiões militares para uma base de treinamento de transição de nível de divisão. Os dados de outras fontes parecem indicar que a 16ª Divisão Aérea tornou-se a Base de Treinamento de MR de Shenyang (MRTB), a 17ª MRTB de Nanjing (ou Pequim), a 46ª  MRTB de Lanzhou, e a 32ª MRTB de Nanjing (em Rugao). Desde então, a PLAAF reduziu gradualmente as 43 divisões aéreas operacionais restantes para 29.

O site Scramble.nl, acessado em meados de 2015, indica que existem pelo menos seis regimentos de bombardeiros H-6. Todos os três regimentos da 8ª Divisão de Bombardeiros voam a aeronave – o 22º, 23º (ex-143º Regimento/48ª Divisão) e 24º. Também voa o 28º Regimento da 10ª Divisão de Bombardeiros e os 107º e 108º Regimentos da 36ª Divisão de Bombardeiros.

A Força Aérea do Exército de Libertação Popular opera uma grande e variada frota de cerca de 3.010 aeronaves, das quais cerca de 2.100 são aeronaves de combate (caça, ataque e bombardeiro). De acordo com o Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, os pilotos de combate da PLAAF adquirem uma média de 100-150 horas de voo por ano.

Subscribe
Notify of
guest

62 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ronaldo de souza gonçalves

Porque a china não desmembrou a força aérea e a marinha ficam todas submetidas ao exercito pelo menos no nome,talvez os russos deveriam dar esse conselho a eles, ou sera que todo mundo está errado e só eles estão certo. Sem a divisão de tarefas acho difícil coordenar tudo, é ainda se tiver politica no meio,como parece que há sim.Alguém sabe porque me diga.

willhorv

Tem até parte de musiquinha do transformes!!
Mas eles tem de tudo um pouco hein…é uma potência militar indiscutível.
Se já não bastasse o maior exército!!

Clésio Luiz

Na verdade Roberto, o que o povo gosta de fazer hoje é queimar neurônios em redes sociais o dia todo. TV está em queda livre lá nos EUA.

Ivanmc

É uma força aérea de vanguarda sem dúvidas. Uma caça que eu admiro é o J-10. Bela matéria.

José Lemos filho

E o Brasil está bêbado!!

Jr

José Lemos o Brasil já passou da fazer de estar bêbado a muito tempo, ele está em coma alcóolico mesmo

Jr

*fase

Antonio de Sampaio

Pensei que era a Força Aérea Russa.

Renan

Diferença com o Brasil que tem enorme atrazo tecnologico, a variedade de meios é incrivel. Sem dizer a quantidade.
Dificil é imaginar o que é necessario fazer para o Brasil deter uma força desta.
Abraços

Emmanuel

A Europa faz guerra desde que existe. A Marinha Britânica, francesa e tantas outras combatem e criam doutrinas desde o Séc. XVI. Com relação a tropas terrestres a mesma coisa. Há 100 anos acontecia a I Primeira Guerra e com ela uma carga de conceitos e novas doutrinas que vem sendo trabalhadas, estudadas e aprimoradas até os dias de hoje. Fora os Estados Unidos. Aí a China posta um vídeo com um monte de soldadinho andando que nem robozinho, tudo bonitinho, típico de vídeo para youtube, e tem pessoas que acham que eles são imbatíveis por causa disso. Sério? Na… Read more »

Alexandre Moraes

> “Quando eles enfrentarem uma guerra grande com alguém casca grossa e vencerem aí eu coloco essa fé nos amarelos.” Durante a WWII os japas não foram casca grossa? > “A Marinha Britânica, francesa e tantas outras combatem e criam doutrinas desde o Séc. XVI. ” Se os europeus criavam doutrinas no séc. XVI, lá pelo ano 500 a.C um chinês em particular criou a “A Arte da Guerra” que basicamente já englobava qualquer doutrina militar que lhe fosse posterior. Não que os chinas sejam perfeitos, mas como diria Sun Tzu “jamais subestime o inimigo”. Além disso, é apenas questão… Read more »

Antonio de Sampaio

Emmanuel 13 de novembro de 2017 at 21:41 Li seu comentário no celular, e entrei no not apenas para responder: Você está totalmente coberto de razão, e mais, preste atenção que o que tem aí, boa parte nem é produção deles, é comprado dos russos, mas isso é o de menos. Para quem diz que os chineses são isso e aquilo, bem – tem gente que os compara com o Brasil, sabemos como são essa gente, qual a deles por aqui, mas deixa pra lá, é perda de tempo dar trela a esses caras – bem, a comparação deles é… Read more »

Túlio

Roberto F. Santana 13 de novembro de 2017 at 22:15 Você esqueceu daquela brasileira engenheira ambiental que trabalha na NASA, ela cuidava no robozinho que a NASA mandou vasculhar Marte, lembra?? Do Henrique Meireles, que foi para os EUA e tornou-se presidente mundial do Bank Boston, do Armínio Fraga, que chegou a ser indicado por norte americanos a Obama, para presidir nada mesmo que o Federal Reserve, por ter cidadania americana, daquele outro brasileiro que recebeu a medalha Fields, que equivale ao Nobel de Matemática, e fez todo seu curso, inclusive doutorado no INPA, Rio de Janeiro, este mesmo foi… Read more »

Clésio Luiz

Túlio, acho que a intensão do Roberto é dizer o chines adquire conhecimento para fazer avançar o seu país. Já o brasileiro por mais que se esforce trazendo conhecimento de lá, pouco pode fazer para avançar o nosso.

Clésio Luiz

Dia desse eu li em algum lugar que nos anos 50, um chinês formado nos EUA foi deportado por espionagem do programa espacial americano. O cara voltou para a China e se tronou a maior figura do programa espacial chinês.

Alex

Enquanto isso no Brasil discutimos se devemos ou não comprar um porta-helicoptero de segunda mão. Provavelmente eles já construiram uns quatro ou cinco novos.

Aerococus

Roberto F. Santana 13 de novembro de 2017 at 23:49

Robô faxineiro de Marte, Wall-E!? Senhor condecorado por fazer conta? Caramba meu caro… pegou pesado!
Todos os exemplos citados pelo Tulio nos deveriam dar orgulho e motivação e não um desdém descabido e ofensivo.
O que o senhor foi fazer nos Estados Unidos desde a mocidade?! Disneyland?!

Arrego!

Aerococus
Sérgio Luis

Concordo que a China é uma potência mundial econômica e militar mas eles ( China) teriam mais mérito se parecem de comprar,desmontar e copiar !
A maioria desses equipamentos do vídeo é cópia , digamos que aprimorada!

Antonio de Sampaio

Roberto F. Santana 14 de novembro de 2017 at 7:07
A condição social, quer dizer??? Sieg Heil!! Sieg Heil!!
Tu mesmo te entrega, cara, é aquela história, as palavras fazem sentido.

Ricardo Da Silva

É curioso ver nos comentários dos “Forças de Defesa” como os chineses passaram do Lixo ao luxo.
Seriam os Chineses, que evoluíram tanto(?), ou a capacidade crítica de alguns continua no pré maternal?

Aerococus

“Se recebo grosseria, devolvo na elegância, porém na absoluta agressividade ou o puro desprezo.“
Caramba Roberto Santana, pelo jeito, acho que não me desprezou. Que bom… ponha um pouquinho de paz no seu coração.

Fica a dica, quando for na Disneyworld, dê uma esticadinha e aproveite para visitar Cape Canaveral e se orgulhar do que foi feito lá. Bom, já sei, acho que desenvolver um programa espacial deve ser perda de tempo na sua opinião. Como são tolos os americanos, russos e chineses que assim o fizeram e alavancaram suas indústrias e academia com o desnecessário anseio pelo desenvolvimento científico.

Douglas Rodrigues

Tem gente por aqui que pega pesado mesmo… Claro que a cultura da educação leva a resultados excelentes, ensine o povo, mostre o caminho e o povo no decorrer dos tempos dará resultado, é algo tão primário! Mas não é isso que os governantes de “Banânia” querem saber, para eles quanto mais ignorantes forem os jovens, melhor será depois, essa política que nos derrota e não a toa vemos muitos jovens com falta de educação e cultura que “acha” que entende de alguma coisa comentar besteiras por aqui e ali. Quanto ao poderio Chinês, esses caras de olhos puxados cresceram… Read more »

Rui Chapéu

O chinês estuda, volta com conhecimento e implanta no país dele pq ele tem facilidade para empreender ou vai trabalhar pro governo, que se sustenta com o imposto dessas empresas. No Brasil, o cara estuda, volta com conhecimento, bate o olho nas leis trabalhistas bizonhas, juízes trabalhistas que são mais “justiceiros sociais” que juízes , lei tributária arcaica e complexa. ve as siglas IPI-COFINS-PIS-ST- e demais siglas…. Ai ele vai pra GRU com destino aos EUA e nunca mais volta pra essa terra. E se tudo der errado ele vai entregar pizza de honda civic lá, que é melhor que… Read more »

MadMax

Os EUA escolheram o isolacionismo e foram traídos pelo Trump que se revelou um mero vendedor de armas para os aliados.
Se os EUA seguirem nessa linha isolacionista e escolherem alguém que o faça muita coisa vai mudar e Deus queira que o mundo tenha evoluído o suficiente para que possamos resolver nossas questões no diálogo, porque a China em expansão como mostra o vídeo vai reacender velhas disputas na Ásia.

Alexandre Galante

Roberto, seu último comentário é verdadeiro hehehe
Pude constatar in loco.

Alexandre Galante

Meus amigos, imaginem a FAB com o Poder Aéreo da China, 2.100 aeronaves de combate. As do Brasil não chegam a 200, somando os A-29.

Gustavo

China sabe o que faz, o Brasileiro além de não saber nem pra onde está indo, adora falar mal dos outros e vestir a camisa de outros países que se quer nos veem com o devido respeito.
Cada um tem o que merece.
Parabéns para a China.

Agora, imaginando a FAB com tal poder de 2.100 aeronaves, seria literalmente um sonho! Me contento com um dia chegarmos aos sonhados 70 Gripens e os atuais + ou – 80 A-29 e 20 A-1 M (torcida para chegar nos 20 modernizados). Total de 170 aeronaves de combate seria o sonho realizado.

hammadjr

Parem de fumar cogumelo africano, a China não vai passar os EUA muito menos ser potência hegemônica, ela projeta sua expansão em no seu quintal e é balela essa coisa de exportar sua sociedade para além do oriente.

André Luiz.'.

Roberto F. Santana 14 de novembro de 2017 at 8:16 “ E claro, não sou contra à programas espaciais, desde que seja para satélites. Viagens espaciais, homem na Lua, em Marte, isso é bobagem.” Discordo veementemente! Sabe-se que a chamada ‘corrida espacial’ levou ao desenvolvimento de muitas tecnologias que teriam grande aplicação aqui mesmo na Terra (fora o óbvio, mas velado, interesse militar nos veículos lançadores — um foguete que manda satélites, ou homens!, ao espaço, também lança ogivas nucleares no outro lado do mundo…!). A corrida espacial, agora tendo por meta enviar missões tripuladas a outros astros de nosso… Read more »

Fernando Garcia, jornalista, professor e mestre em Comunicação Social

Por volta de 1800, a China detinha 30% do PIB mundial. Era mais importante que a Europa. Em 1949, detinha 5% do PIB mundial. Hoje, caminha novamente para ser uma grande potência e por um período duradouro.

SmokingSnake ?

A China não vai passar os EUA e a UE e dominar o mundo como alguns querem. A tendencia é os países desenvolvidos voltarem a crescer porque com o avanço da automação as empresas não vão mais precisar da mão de obra chinesa, muitas empresas já voltam para produzir nos EUA com a energia lá barata, uso cada vez menor de mão de obra humana e agora com a promessa do Trump de reduzir impostos. Quanto ao Brasil, o país já perdeu vários bondes mesmo, o povo está mais interessado em festas, shows de funk e sertanejo, bolsa família e… Read more »

Antonio de Sampaio

Gustavo 14 de novembro de 2017 at 9:15 Agora, imaginando a FAB com tal poder de 2.100 aeronaves, seria literalmente um sonho! _________________ Cara na boa, mas para que isso?? para que o Brasil necessita disso?? que cachaça é essa que você toma??? para que diabos precisamos disso?? Me responde por favor, e eu vou te falar uma coisa cara, te juro, que você me der uma resposta minimamente racional, da necessidade de algo assim, a décima parte que seja para um país como o Brasil, eu te juro, eu como meu coturno de sobre mesa da minha ração operacional.… Read more »

André Luiz.'.

SmokingSnake ? 14 de novembro de 2017 at 10:04 Concordo. Porém, no que concerne aos ‘bondes’ que o Brasil perdeu, e segue perdendo, o que podemos nós, brasileiros nacionalistas!, fazer para tentar corrigir um dia esse estado de coisas em nossos país? O que o amigo pensa que deveria ser o ‘projeto de Nação’ para o país? Quero instigar essa discussão, que entendo ser mais construtiva do que ficarmos só nos comentários lamentando nossa penúria e atraso, e/ou na atitude pessimista do complexo nacional de cachorro vira-lata, ou no que acho ainda mais tolo, porque mascara a realidade: o ufanismo… Read more »

Victor Moraes

Antônio de Sampaio, Qual a necessidade dos Chineses? E dos Russos? E dos Americanos? E dos Europeus? Nenhuma? Todos eles tem bons exércitos para fantoche? Para dizer: para que precisamos de um exército?

André Luiz.'.

Antonio de Sampaio 14 de novembro de 2017 at 10:17 “Agora, imaginando a FAB com tal poder de 2.100 aeronaves, seria literalmente um sonho! _________________ Cara na boa, mas para que isso?? para que o Brasil necessita disso?? ” Sim, de fato o Brasil hoje não precisa(ria) de uma Força Aérea desse tamanho. E, claro, não temos de maneira alguma como sustentar Forças Armadas desse gigantismo… Mas se fôssemos considerar nossa extensão territorial, que é equiparavel à dos EUA (o Brasil só ‘perde’ em extensão territorial para os EUA devido ao Alasca!), não seria desejável termos um inventário maior? (http://www.aereo.jor.br/2016/03/02/quantos-cacas-tem-a-forca-aerea-dos-estados-unidos/)… Read more »

José Lemos filho

A pergunta é : porque o Brasil, um gigante geográfico , com uma variedade racial, cultural enorme,e não adianta dizer porque tambem discordo do Adolf Hitler, quando em seu livro ( minha luta), só a pureza racial é responsável pela evolução do intelecto humano. O Brasil já provou isto com toda sua miscigenação, como foi citado aqui no site, a grande variedade de nomes de grandes talentos nacionai. Não dá mais para continuarmos uma nação subserviente, a troco de quê e porque?? Quem está por trás desta inércia, uma morbidade sem fim e que nos tiram o direito de orgulhar-mos… Read more »

Rinaldo Nery

Bonito vídeo. Fico curioso em saber como eles conduzem as campanhas, se é similar ao padrão OTAN. Como é a estrutura militar de guerra chinesa. Estive lá ano passado. Fiquei positivamente impressionado. Já é um país globalizado, quase ocidentalizado. Tem até Uber. O único problema é a Internet censurada. Fica mto lenta. José Lemos, nossos políticos são o reflexo do que somos. Vieram do seio da nossa sociedade. Brasileiro precisa parar de colocar a culpa na classe política, como se ele, povo fosse santo. Brasileiro é povo bosta. Pára em vaga de idoso e deficiente, não pára na faixa de… Read more »

Aerococus

Rinaldo Nery 14 de novembro de 2017 at 11:05
Excelente post! Uma coisa notável no mundo “educado” é que, de uma forma geral, a educação não veio sem sofrimento (guerra, fome, desastres, etc…). O problema de deitar eternamente no berço esplêndido é que o berço vire o próprio caixão.

Rinaldo Nery

Tempos difíceis geram homens fortes. Homens fortes geram tempos bons. Tempos bons geram homens fracos. Homens fracos geram tempos difíceis.

Augusto

Rinaldo Nery 14 de novembro de 2017 at 11:05 Não estive na China, mas tive a oportunidade de visitar boa parte dos estados dos EUA. Quando fico um tempo maior fora, volto realmente achando que no parâmetro evolução social, estamos no máximo em algumas escalas à frente do estado de selvageria. Brasileiro não respeita o concidadão e isso é fato! Nosso comportamento é escroto e essa mania de colocar som alto, obrigando todo mundo a ouvir porcaria, uso indiscriminado de buzina, extrema falta de educação no trânsito, com gente andando devagar na pista da esquerda e correndo na pista da… Read more »

Rinaldo Nery

Augusto, temos a mesma percepção. E vários aqui.

Chesterton

Vejo o alto QI dos asiáticos, como muitos alegam, com seus rascunhos das cópias de produtos russos e norte americanos. Sem mais……

Tomcat3.7

Rinaldo Nery, seus dois ultimos comentários são irretocáveis. O último então , impactantemente realista. Aerococus 14 de novembro de 2017 at 11:41 Muito pontual a sua observação. O problema do Brasil é estritamente cultural, vem desde os tempos da colônia o jeitinho brasileiro de barganhar tudo e de toda forma possível pra se conseguir,com facilidades, o seu objetivo. Os governantes sabem e se aproveitam disso, nos dificultam o acesso à uma educação decente (desvalorizando e desrespeitando nossos professores que são hoje reféns da falta de segurança nas escolas). Nos garantem acesso à TV e não medem esforços pra nos manter… Read more »

Túlio

Augusto 14 de novembro de 2017 at 12:29
Fico deprimido de ver o desenvolvimento chinês e depois olhar para a situação educacional, econômica, política, social e moral do nosso país.
_______________
Uma das coisas mais interessantes e legais que eu acho na China, e toda a sua elevada cultura, é que lá além de tudo, os familiares do condenado ainda são obrigados a pagar a bala.

Aerococus

Tomcat3.7 14 de novembro de 2017 at 13:02
Mas mesmo ponto é que tal mudança cultural não acontece naturalmente, a partir da boa vontade e espontaneidade do povo. Tem que haver a iniciativa. E esta vem da adversidade. De uma necessidade premente por mudança. Tal mudança de cultura é tão não natural que o Brasil é essa mesma terra dos malandros desde a época colonial.

Gilberto Rezende

O que a maioria das pessoas não entendem é que a sociedade Chinesa tem MILHARES de anos, eles conhecem o comércio e a arte da guerra a muito mais TEMPO. Os Chineses voltaram ao primeiro plano da história pela mão dos Russos e Americanos. Grande parte do desenvolvimento tecnológico, comercial e social MUNDIAL no século passado só foi POSSÍVEL porque o Dragão Chinês estava adormecido como uma colônia invadida (antes da WWII) e depois como uma ditadura comunista isolacionista (sob Mao-Tse-Tung). A ausência da imensa população chinesa da disputa pelos bens de consumo mundial é que PERMITIU o desenvolvimento do… Read more »

Ivanmc

A verdade é que a China é uma potência industrial e militar. Comparar com a FAB nunca, não se aplica, talvez em 1000 anos o resto é barulho.

André Luiz.'.

Tomcat3.7 14 de novembro de 2017 at 13:02 “ Rinaldo Nery, seus dois ultimos comentários são irretocáveis. O último então , impactantemente realista.” — eu faria um único ‘retoque’: não concordo com a frase de Cel. Nery, que respeito muitíssimo!, usou para definir o povo brasileiro! “brasileiro é povo bosta“…! Eu já tivera essa mesma discussão com Cel Nery em outro tópico aqui da Trilogia. Eu sei que a frase reflete a frustração desse ‘meu Irmão’ (eu o estimo assim!) como os descaminhos de nosso país. Mas ele, eu, nós todos que nutrimos um sentimento nacionalista, não somos nem nunca… Read more »

Tomcat3.7

Aerococus 14 de novembro de 2017 at 13:15 Você foi na veia. A tentativa de fazer diferença no Brasil acaba criando outras maselas em vez de criar apoio e mudanças.Veja por exemplo; – foi citado acima o fato de motoqueiros andarem sobre a faixa que divide as pistas, sou motociclista(uso para ir ao trabalho,sou funcionário público/privado da Copasa MG), ao fazer um teste de andar somente na pista ocupando o local de um veículo como se deve fazer(só pego corredor em engarrafamento e transito rodando abaixo de 40km/h), os carros começaram a me espremer passando por mim onde os motoqueiros… Read more »