LCA Tejas

LCA Tejas

Dois LCA Tejas decolam para mais uma missão de treinamento

Para alcançar o objetivo, a Hindustan Aeronautics Limited está no processo de criação de uma nova linha de montagem

Se os planos atuais de desenvolvimento e de aumento de capacidade forem conforme o cronograma, a Força Aérea Indiana terá 123 Light Combat Aircraft (LCA) Tejas em sua frota até 2024-25.

Para possibilitar isso, a Hindustan Aeronautics Limited (HAL) está no processo de criação de uma nova linha de montagem e também está envolvendo o setor privado em grande forma, disse o diretor-gerente geral (CMD) do setor público aeroespacial major T. Suvarna Raju, em uma conversa com o jornal The Hindu.

A IAF colocou pedidos para 40 jatos em dois lotes, dos quais os primeiros 20 estão na Configuração Operacional Inicial (IOC), enquanto os 20 restantes estão na Configuração Operacional Final (FOC). Em julho passado, a IAF operacionalizou o primeiro esquadrão Tejas “45 Flying Daggers” com três aeronaves. Mais dois aviões se juntarão ao esquadrão em breve.

Em novembro passado, o Conselho de Aquisição de Defesa (DAC) havia dado autorização inicial para 83 aeronaves na configuração Mk-1A com melhorias específicas procuradas pela IAF.

O Sr. Raju disse que cerca de 45 melhorias foram implementadas no 1A e a HAL já lançou uma concorrência para o radar Advanced Electronically Scanned Array (AESA) e Self-Protection Jammer (SPJ).

LCA Tejas monoposto na feira Aero India

Sobre o cronograma para o desenvolvimento da 1A, o Sr. Raju disse que a concorrência seria aberta até final de março, após a qual a avaliação técnica e negociações comerciais seriam realizadas. “Podemos testar isso no 1A até 2018 e começar a produzir em 2019”, observou.

Além do desenvolvimento, a introdução em serviço da aeronave também está lenta por causa da baixa cadência de produção de oito aeronaves por ano. O governo deu recentemente a sanção para ajustar uma outra linha de montagem para aumentar a cadência de produção a 16 por ano.

“A IAF receberá o Mk-1A em 2019, e até lá nossa capacidade também aumentará para 16 aviões por ano”, acrescentou Raju.

Para aumentar a produção da aeronave, a HAL terceirizou grandes partes do jato. “Estamos tentando ser um integrador ao invés de um fabricante, ele disse.

A IAF necessita urgentemente de novos aviões de combate e os LCA substituirão os caças MiG que estão sendo desativados. A IAF está programada para desativar todos os 11 esquadrões de MiG-21 e MiG-27 até 2024 na conclusão de sua vida útil.

Sobre a questão de peças sobressalentes e suportes que tem sido uma área de constante preocupação das forças, Raju disse que eles já assinaram contratos de fornecimento de longo prazo com seus fornecedores e afirmou que a disponibilidade de todas as plataformas fabricadas pela HAL estão “acima de 65 por cento.”

LCA Tejas

FONTE: The Hindu

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments