sexta-feira, maio 7, 2021

Gripen para o Brasil

Avião ER-2 da Nasa faz parada técnica em Recife

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

ER-2

Um avião ER-2 da Nasa pousou, na manhã desta terça-feira (23), no Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre, Zona Sul do Recife.

Por meio de nota, o Consulado dos Estados Unidos da América (EUA) informou que o pouso técnico serviu para reabastecimento e manutenção preventiva da aeronave e foi motivado pela localização geográfica e pelas condições operacionais do terminal aeroviário recifense. O avião da Nasa deve ficar na capital pernambucana até a próxima sexta (26), quando decola às 5h em direção à Namíbia, na África.

Veja a ficha técnica em inglês do ER-2 clicando aqui.

FONTE: G1

- Advertisement -

51 Comments

Subscribe
Notify of
guest
51 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tadeu Mendes

NASA U2.

bosco123

Interessante. O pouso e a decolagem desse avião exige cuidados especias. Essa visita com certeza não foi planejada.
Interessante também que como esse avião voa a mais de 15 mil metros (pode chegar a 24 mil metros) o piloto utiliza um traje de pressão tipo de “astronauta”.

Clésio Luiz

Deve ter sido problema mesmo. Difícil justificar 3 dias por aqui apenas para uma escala de abastecimento.

bosco123

Pousar pousa de qualquer jeito mas pra decolar aposto que vem um avião dos States com uma equipe pra fazer o bicho voar.

aldqueiroz

Se não me engano, não é a primeira vez que essa aeronave da NASA (ou a anterior, U2-C) pousa em Recife…

Bardini

Se alguém quiser ter acesso a dados dos voos mais antigos: http://www.nasa.gov/centers/dryden/aircraft/ER-2/NAVREC/index.html#.V73_j5grLIV

Walter Moraes

Este avião possui rodas nas asas que são destacadas quando decola (o pouso ocorre com auxilio das pontas invertidas das asas). Parte do período de três dias por aqui pode decorrer da logística para envio das rodas auxiliares da decolagem.

Clésio Luiz

Aparentemente essa aeronave não aparece no FlighRadar24

Bardini
Delfim Sobreira

Será que está cercado de cuidados especiais de segurança ?
Poderíamos chegar perto, bem perto, sem mexer lógico, pra dar uma sacada nas soluções desta aeronave ?

Renato

As rodas auxiliares de pouso e decolagem são “alijadas” na decolagem. Quem as recolocou no lugar?

Airacobra

Até que é bonitinho esse TR-1 paisano da nasa, mas preto era bem mais bonito

Rodrigo

Só eu olho pra algo assim e fico cheio de interrogações? Nenhum comentário sobre “aparecimento” tão sui generis? Só desperta curiodade quanto à aeronave e não quanto às suas motivações?

Como há gente bem mais entendida do assunto já deixo: isso é rotina? É autorizado?

bosco123

Rodrigo,
Diz a nota que ele estava indo pra Namíbia. Deve ter dado algum problema e desviou para o Brasil. Não tivesse originalmente planejado vir ao Brasil só seria possível com reabastecimento em voo em algum ponto do Atlântico Norte.
Ou então estava tudo planejado mesmo conforme a nota e aí as rodinhas da decolagem e manobra no solo já devem estar aqui.
Alcance pra chegar à Namíbia a parte do Recife ele tem.

Bardini
Primo

“Renato 24 de agosto de 2016 at 19:08
As rodas auxiliares de pouso e decolagem são “alijadas” na decolagem. Quem as recolocou no lugar?”

Renato, as rodas que o colega mencionou são as que ficam nas pontas das asas, que obviamente você não veria na aterrisagem, dá uma olhada na imagem do link a seguir e você vai entender

https://pmm.nasa.gov/image-gallery/nasas-er2-plan-iphex-field-campaign

Bruno

Neste link http://pt.flightaware.com/live/flight/NASA809 aparece uma linha pontilhada que se separa da rota, ela passa pela Colombia e entra no Brasil pelo Amazonas, o que seria?

Papan

Parada Técnica? Essa é boa! Cuidado senão Alcantara vai pelos ares novamente. Kkkkkkkkkk

Hélio araujo

Concordo com papam acho estranho o problema tecnico no Brasil.

Billy

I want to believe.

Bispo
Mauricio Veiga

Ele veio para o Impeachment da “princesinha” …

Alberto Figueiredo

Essa nave não desceu por acaso. Desculpas, explicações existem aos montões. Em todos os casos onde desse uma aeronave da Nasa, é motivo para ficarmos espertos. Mesmo porque ficar 3 dias para reabastecer… haja combustível. Segundo informações, algo foi visto e observado na região. Rezo, mas não menciono o nome do padre. Acreditou????

Bardini

Se fosse um P-3B da NASA falariam o que? que estavam coletando informações a respeito da movimentação de nossos Submarinos?

Fábio Macedo

‘Neste link http://pt.flightaware.com/live/flight/NASA809 aparece uma linha pontilhada que se separa da rota, ela passa pela Colombia e entra no Brasil pelo Amazonas, o que seria?’

Eu to achando que essa linha pontilhada era um plano de voo pré definido que ele tinha, mas que por algum motivo, ele resolveu cortar caminho, talvez ate explicando esse pouso dele em Recife.

Bardini

Fábio Macedo 25 de agosto de 2016 at 1:44
.
Tem um “+” no canto superior direito, se você clicar ali você tem acesso a maiores informações. E sim, o pontilhando era o plano de voo previsto.

Jmgsboston

Ha recursos técnicos bem melhores que esse U2 para nos espionar. Não se preocupem. O porta-avioes São Paulo esta seguro.

Tamandaré

Ah meu pai…… Conspiracionistas de novo?? É melhor fechar os comentários pq desse jeito não dá!! O avião teve algum problema de ordem técnica e precisou pousar. Só isso. De fato, o reabastecimento é uma desculpa esfarrapada, mas a realidade tbm não é nada de mais: problemas técnicos ocorrem.

Rodrigo

Se fosse um avião chinês, ou russo, com as mesmas explicações técnicas para a aparição, isso aqui ia estar pegando fogo, não?

Rui Chapeu

Ele trouxe um agente secreto da CIA pra dar o chute na bunda final da Dilminha!

bosco123

Rodrigo, Caro “dimensionauta”, antes, seja bem vindo à nossa Dimensão. Peço que dê uma conferida nas coordenadas tempo-espaciais do seu portal estelar porque me parece que aterrissou na Dimensão errada. Nesta Dimensão só quem é passível de teorias conspiratórias são os americanos. Russos e chineses são dotados de comportamento limpo e cristalino, sem segundas intenções, dentro das mais nobres aspirações humanas e portanto, a eles é impossível atribuir qualquer dúvida de seu comportamento. Novamente, seja bem vindo e quando voltar à sua dimensão original leve os mais efusivos votos de paz e prosperidade! Um abraço (se você não for feito… Read more »

bosco123

Primo,
Me desculpe mas eu acho que o Renato está certo.
Essas rodas se desprendem do avião tão logo ele sai do chão e são recolocadas quando ele se detém em terra depois da aterrissagem para que ele possa taxiar.

Bardini

Bem simples estas rodas
https://espo.nasa.gov/image/ER-2_1

Renato

Primo, o que você vê nas pontas das asas são patins de delizamento. Interessante vídeo mostrando pouso e decolagem de um U2 de treinamento, Acredito que o ER2 tenha procedimentos similares. Atentem a partir dos 5′ os procedimentos para recolocação das rodas auxiliares.
https://www.youtube.com/watch?v=hP7NVQ0vNL8

Renato

Neste vídeo também vemos um U2 pousando e deslizando sobre o patim para posterior recolocação das rodas.

A partir do 2’30”: https://www.youtube.com/watch?v=W2tnCDBkIoI

johnatan warp drive

Ha um compartimento que se abre durante o pouso, proximo ao estabilizador horizontal, o que ele é e pra que serve ?

Delfim Sobreira

Quantos anos deve ter esta célula ? Afinal, apesar de não ser uma aeronave de combate ou carga, é uma aeronave de elevado desempenho nos quesitos altitude e alcance, e os primeiros U-2 tem mais de 50 anos.

Renato

São os freios aerodinâmicos que se abrem. Não deve haver compartimento disponível naquele ponto.

Jr

Li um comentário de uma pessoa que trabalha no aeroporto de Recife em um fórum dizendo que um mês antes do avião pousar, um navio chegou no porto em Recife trazendo o combustível para a aeronave, tendo em vista que ele usa um combustível diferente, ou seja, essa parada técnica estava já prevista e tinha sido planejada. Para quem quiser saber mais vai um link explicando muita coisa

http://www.folhape.com.br/cotidiano/2016/8/recife-estrategico-para-nasa-0440.html

EParro

Jr 25 de agosto de 2016 at 17:12

E as rodinhas, o piloto tinha um par sobressalente no porta-malas.

Dickson

Segue o cockpit do “secreto” enquanto estava em solo pernambucano.

https://www.facebook.com/hemerson.viegas/videos/1104950379589485/

Bruno

Obrigado ao pessoal que respondeu a minha duvida sobre a linha pontilhada!
Bem, se essa notícia do navio ter chegado um mês antes do avião for verídica, então o pessoal que gosta das conspirações tem algo para pesquisar, dou a dica, acompanhem, se possível, a rota do navio e da aeronave antes da chegada ao Brasil e pra onde eles vão depois que saírem daqui e talvez possam chegar a alguma conclusão interessante, ou não!
A única certeza é de aqui em nosso pacífico país com 60 mil homicídios por ano infelizmente não há nada pra espionar ou sabotar. =(

Rommelqe

Pessoal, ja expliquei pro Farroupilha no outro post! Esse ER-2 veio dar uma carona para o Ivan! Rsrsrsrs.
Falando serio, é apenas uma parada tecnica! E a pintura branca realmente difere daquela do Powers, mas tambem ficou bem legal. Abs.

Jmgsboston

Por que trazer combustíbel e talvez algo mais de navio? Um avião de carga fretado mão chamaria menos atenção para essa missão ” ultra secreta”?

Primo

Renato e Bosco, obrigado pelos vídeos. Sim ele tem umas hastes esquisitas com rodinhas, que são as que tinha como certo que caem na decolagem e isso ficou evidente nos vídeos, foi sobre elas que achei que o colega havia falado e tentei mostra-las, pois não é uma solução convencional, e mais na extremidade das asas tem os patins para na aterrissagem arrastar. Tinha esse entendimento tb, mas não consegui me expressar infelizmente. Lembro que outro jato contemporâneo deste que possuía rodas nas pontas das asas foi o Harrier, mas não eram ejetadas, terá sido coincidência ou apenas uma solução… Read more »

Jr

Jmgsboston, eu te pergunto, quem te disse que essa missão é ultra secreta? Estamos falando de um missão da NASA, não do PENTÁGONO, para você ter uma ideia essa missão é tão secreta que aqui mesmo tem um link com um vídeo do cockpit da aeronave. Como algumas pessoas que trabalham no aeroporto disseram em fóruns, essa parada já estava prevista, talvez porque o avião não tivesse autonomia suficiente para ir da Georgia até a Namíbia, Recife foi escolhido talvez por ficar no meio do caminho e ter estrutura para receber esse tipo de aeronave, como dito antes, não é… Read more »

hartmam

Seja como for não são bem vindos.

Bardini

Devem estar levando o combustível de navio pq vão fazer vários levantamentos de dados para a pesquisa. Coisa que vai até 2017.
https://espo.nasa.gov/missions/oracles/content/ORACLES_Science_Overview_0

Reportagens especiais

Fumaça 60 anos: meu nome é Hornet, Super Hornet

A foto acima foi tirada na última apresentação do Super Hornet nos 60 anos da Esquadrilha da Fumaça (EDA...
- Advertisement -
- Advertisement -