14 bis na abertura das Olimpíadas Rio 2016

131

14 bis nas Olimpiadas

A réplica do 14 bis de Santos Dumont deixou a festa de abertura das Olimpíadas Rio 2016 mais bonita. Uma ótima sacada dos organizadores. Parabéns! (Foto: Damir Sagolj / Reuters)

Subscribe
Notify of
guest

131 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Delfim Sobreira

Militares fazem buscas no entorno do Maracanã. Um agente da Força Nacional disse ao Globoesporte.com que um drone sobrevoou o local. O artefato já teria ido embora, mas as buscas continuam. O G1 filmou uma movimentação da força nacional perto do estádio.

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/olimpiadas/rio2016/cobertura-ao-vivo.html#/glb-feed-post/57a53d351133932c12827dba

nicolasgamer0012015

Se Santos Dumont nao gostou do que fizeram com o aviao na ww1 e nem era dele, imagina com esse evento !

Jmgboston

Vendo a abertura em um canal americano aqui nos States o apresenrador riu quando o 14 bis apareceu e disse que continuamos acreditando ate hoje que fomos os primeiros a voar. Pode ate ser que ele esteja errado mas se fomos os primeiros ficamos bem para tras ao longo da corrida. ( analogia, por causa das olimpíadas).

gustavoev89

Bem não dá para dizer quem voou primeiro, já que os testes não eram divulgados, mas o fato é que o primeiro voo registrado foi o dos irmãos Wright, mas ele usava uma catapulta para a decolagem. Já o 14 bis foi o primeiro avião a decolar por meios próprios ficar vários minutos no ar e depois pousar.
Então devemos celebrar e homenagear esse feito.

Andre Bueno

Eles foram os primeiros a voar mas a decolagem foi feita com o auxílio de uma catapulta. O primeiro voo com uma aeronave que decolou por seus próprios meios foi feito por Santos=Dumont.

Gustavo Borges

Os americanos deveriam compreender que seria demasiado complicado instalar uma catapulta no estádio.

Tiago Silva

Contra fatos não existem argumentos, o nosso Santos Dumont foi o primeiro a voar de forma autônoma sem a ajudinha de uma catapulta. Mas para norte-americanos os inventores de tudo (inclusive do mundo segundo alguns!hahaha) fica difícil engolir quando algo não é realizado por eles.

Existem muitas disputas históricas sobre este tema, e que já rendeu teses de mestrado e doutorado mundo afora, e para a nossa sorte e reconhecimento boa parte do mundo.

O choro é livre, mas o primeiro voo é nosso!

Lewandowski

Os EUA ainda nao entenderam que existe vida fora da ‘america’. Eles ja sao os maiores dententores dos premios nobeis, mas mesmo assim nao sao capazes de reconhecer que um grande feito – o qual hoje eles sao os maiores especialistas – surgiu de um pais terceiro mundista. É aquela historia, nao foram os egípcios que construiram as pirâmides, nem os Maias a cidade, ou o sistema de transporte dagua, ou as construções sem aglomerante, mas sim, os ALIENIGENAS DO PASSADO! Deus salve a america.
.
Sds

Mauricio Veiga

Gustavo, o “14 BIS” nunca voou por minutos, mas sim segundos e algumas centenas de metros em sua fase mais evoluída …

Abraço.

gustavoev89

Mauricio Veiga 6 de agosto de 2016 at 1:59
Você está certo. Falha minha, obrigado pela correção.

kLEDSON

O MESTRE BRASILEIRO PIONEIRO DA AVIAÇÃO

Kobauca

Os anabolizantes e esteroides Russos, tanto quanto a catapulta americana estão fora das regras…. Não valem…!!!

Miguel Ângelo Torres Potenza

Maurício Veiga, o 14 Bis cumpriu com as regras para poder fazer jus ao prêmio que disputou e venceu: após a sua decolagem por meios próprios, deu 2 voltas na Torre Eifel e pousou no Campo de Marte perante mais de 10.000 expectadores e testemunhas daquela façanha inédita até então ! Já os Irmãos Wright precisaram de uma catapulta e o proto- aparelho voador deles não possuia condições de fazer curvas, muito menos manobras para a direita ou esquerda, apenas voou em linha reta com algumas poucas testemunhas nas fazendas por onde ele passou. Os Irmãos Wright foram Sim os… Read more »

Billes

Bom dia senhores. Um fato interessante sobre os defensores dos irmãos Wright é uma série de documentos que “apareceram” muito depois do voo do 14 Bis em Paris. Santos Dumont voou para o mundo, numa competição aberta, com projeto próprio e voo autônomo. Os Wright, se ou quando o fizeram, não fizeram a vista de todos, e os “documentos” não comprovam nada. A impressão que dá é que foi um pioneirismo forjado. O interessante é que uma boa parte do mundo compra essa versão, inclusive alguns brasileiros.
Se não valorizarmos o que é nosso, ninguém o fará.

Marcelo

Certa vez li um argumento interessante sobre a disputa Dumont vs Wrights:
Onde estão as catapultas em todos os aeroportos do mundo ??

Orlando Alex Timotheo

Sou conterrâneo de Santos=Dumont e tenho maior orgulho de ter nascido em sua cidade Palmira hoje com nome dele… Parabens aos organizadores do eventos e deixa os americanos com Beijinho no ombro.
#recalcados

Rui Chapeu

Marcelo 6 de agosto de 2016 at 6:08

euahhoiaehoieahaeoihaeiohaeioae

Essa foi a melhor, encerra a disputa ai mesmo! eiaheioahoi

E puxando o assunto: Se eles falam que a catapulta vale, não valeria tb qualquer um saltando de Asa-delta de um morro qualquer tb?
E eu acredito que atirando qualquer coisa de uma catapulta ela vai “voar”. Até pedra voa em catapulta. Não seriam os medievais que criaram o “avião” então?

kfir

foi sensacional esta com o 14biz

kfir

se colocássemos os irmãos Wright amarrados numa pedra e usa-se-mos uma catapulta , melhor só eles na catapulta iriam voar mesmo.

Delfim Sobreira

Ao menos estas Olim-piadas estão servindo para alguma coisa.

jose luiz esposito

O que aqueles Irmãos Babacas inventaram , nunca poderia ser chamado de avião , no maximo um Planador , que dizem ter voado , porém ninguem viu, anos depois após o Voou de Santos Dumont , apareceram na Europa ,com esta conversa , eles como já citado acima , poderiam ter sidos Catapultados e seriam então o Próprio avião !!

jose luiz esposito

Outros Inventos , Criações ou Cópias os americanos se apossam , então passam a dizer que foram Pioneiros , como Doce de Leite , Laranja da Bahia , levaram para lá , mudaram o nome e dizem que é uma autêntica Laranja deles , até a Rapadura disseram ser criação deles , como veem em tudo , do grande ao pequeno , como a Casa Neno , tentam SURRUPIAR aos outros

Marcelo

Pois é Rui, planadores já existiam desde 1891, com Otto Lilienthal. Pela lógica dos americanos, então esse alemão deveria ser considerado o pai do avião. Mas avião tem que decolar do chão com seus próprios meios!

Cristiano.

Se Santos Dumont fosse americano… . Ráááááá! Se Santos Dumont fosse americano, ou inglês, Barbaridade, tchê! Iria ter no mínimo uns 12 filmes entre biográficos ou sobre a construção e o Voô do 14 Bis, mais uns 20 filmes e desenhos da Disney com aventuras ou participações dele, que seria projetado ao patamar de herói nacional. O mundo inteiro iria reverenciar o inventor do avião sem nem pensar em contestar. Basta tomarmos como base o que ocorreu com Nicola Tesla o verdadeiro inventor da energia elétrica que utilizamos em nossas casas e indústrias, mas que a maioria da população mundial… Read more »

edilsoncordeiro

Também vale lembrar do Padre Roberto Landell de Moura, que inventou e patenteou o sistema de rádio e telecomunicação.

Cristiano.GR

Se Santos Dumont fosse americano… . Ráááááá! Se Santos Dumont fosse americano, ou inglês, Barbaridade, tchê! Iria ter no mínimo uns 12 filmes entre biográficos ou sobre a construção e o Voô do 14 Bis, mais uns 20 filmes e desenhos da Disney com aventuras ou participações dele, que seria projetado ao patamar de herói nacional. O mundo inteiro iria reverenciar o inventor do avião sem nem pensar em contestar. Basta tomarmos como base o que ocorreu com Nicola Tesla o verdadeiro inventor da energia elétrica que utilizamos em nossas casas e indústrias, mas que a maioria da população mundial… Read more »

Antonio Palhares

Os Estados Unidos não estão imunes de babacas. Este apresentador certamente é um deles. O primeiro vou livre realmente foi dos Santos Dumont.

zorannn

Eu assisti a abertura. . Eu achei que o espetáculo foi simples, mas muito bem feito. Não gostei do funk, mas a olimpiada é no Rio. . Achei muito legal o esquema dos projetores, na TV ficou muito legal, mas para quem estava no local (atraves de videos mostrados na internet) dá pra ver que a ilusão não foi tão convincente. . A única coisa que achei um tanto curioso é que boa parte das coreografias de solo e os adereços foram feitos por estrangeiros (o caranguejo e a lagarta no incio da apresentação foi feito por uma alemã, parte… Read more »

Reginaldo Jose da Silva Bacchi

Eu gostaria de entender esta questão do 14 Bis e o voo na Olimpiada do Rio!
Quer dizer que ele levantou voo de um aeroporto no Rio de Janeiro, sobrevoou o Maracanã, e voltou para o aeroporto?
Por favor esclareçam-me!!!

CARLAMARY

Santos Dumont sem dúvida alguma foi e é o grande Pai da Aviação, mas como todos sabemos filho feio não aparece o pai, mas quando o filho é um sucesso e gera riquezas aparece estes dois irmãos querendo ser padastros, outros sendo tios, primos, irmãos da aviação, todo mundo quer ser o inventor, o pioneiro, mas a maior diferença é que somente Santos Dumont tem o registro oficial do primeiro voo registrado em Paris no Campo de Bagatelle e isso é incontestável e reconhecido internacionalmente. Quanto aos americanos além do uso da catapulta para sair do solo somente eles atestaram… Read more »

Adriano Luchiari

Se foi o primeiro a voar o mais pesado que o ar não importa, o pioneirismo de Santos Dumont foi a aeronavegabilidade, coordenar os movimentos do avião nos três eixos (ailerons, profundor e leme), como se pilota até hoje.

Celso

Prezados Billes e Adriano, comentarios curtos e precisos…..corretissimos e mais ainda q alguem acima tb citou…..estes irmaos sempre esconderam aquilo q diziam ter e nunca se apresentaram de forma honesta e correta, inclusive com a forja de documentos e filmes pra la de suspeitos. Sempre foram gananciosos e so se preocuparam em ter patentes americanas para prejuizo de todos no mundo. Felizmente os europeus seguiram seus caminhos e ai estao, como sempre estiveram na ponta do desenvolvimento da aviacao moderna. Dia futuro chegara em que Alberto Santos Dumont sera definitivamente reconhecido como de fato o eh….O PAI DA AVIACAO sem… Read more »

Marcos

Já foi demonstrado em testes de laboratório que o primeiro Flyer não tinha quaisquer condições de voar, mesmo com uso de catapulta. Isso não tira o mérito dos irmãos Wright de estarem entre os percursores da aviação. O que lhes tira o mérito é essa insistência de que lhes quererem dar o crédito de primeiro voo, o que não é verdadeiro. Até meados do século passado ninguém dava crédito a esse primeiro voo dos Wright, nem mesmo instituições americanas. Somente após a segunda guerra é que houve um intenso trabalho de marketing para que fosse criada essa “verdade”. Corrobora isso… Read more »

Alberto Figueiredo

Quatro coisas que gostei nessa abertura de olimpíada. Escultura móvel na pira olímpica, feita por um americano, Gisele, o 14 Bis e as reclamações dos americanos quanto a invenção do avião. Nem vou falar das vaias para o “covardão”

Gonçalves

Até uma GELADEIRA decola com a ajuda de uma catapulta !

Osmar Tadeu de Oliveira

A réplica idêntica ao primeiro Flyer teve seu motor feito na alemanha como o original, tecidos da mesma fabrica, e estruturas de metais iguais. Só o motor custou 200 mil dólares. Quando da comemoração dos 100 anos do tal voo foi chamado o presidente Busch e atores de hollywood com John Travolta que é aviador conhecido no país. Foi um fiasco total o avião simplesmente não voa. Até uma pedra catapultada fica no ar por um tempo. Do Flyer original há apenas uma foto no ar, como a tal pedra antes de estourar no chão. A versão que aparece voando… Read more »

Reginaldo Jose da Silva Bacchi

Ninguém me responde?

_RR_

Amigos, . Sobre a questão de Santos Dumond… Seus estudos foram realmente muito relevantes no que diz respeito a configuração canard e asas altas. Até onde já li, não encontrei trabalhos mais relevantes anteriores aos dele com aviação motorizada nessas configurações. Aliás, o 14-bis foi um dos pioneiros no uso de canards ( certamente o primeiro canard biplano ), assim como o Demoiselle o foi nas asas altas. . Embora Santos Dumond detenha categoricamente o primeiro voo do mais pesado que o ar alimentado por meios próprios registrado/reconhecido como tal na Europa ( o que por si só já é… Read more »

_RR_

A propósito, mesmo que hajam controvérsias com relação aos voos do Flyer 1, o Flyer 3 decisivamente voou em 1905; um desenho bastante refinado, que aparentemente resolveu muitos dos problemas dos modelos anteriores, e serviu de base para o desenvolvimento da séria Wrigth Model A, B e C…

Maria do Carmo Lacoste

Os romanos inventaram o avião, eles lançavam pedras de 2 toneladas a centenas de metros usando catapultas. Às vistas de todos, ainda por cima.

EDurval

Irmãos Wrigth vs St.Dumont?
flawless victory
https://www.youtube.com/watch?v=0Jk0haC3-oQ

Arthur Duval

Para abrilhantar a festa no Maraca so mesmo un mineiro com raízes Ouro Preto.

RicardoFerreomodelismo

Controvérsias por parte dos americanos à parte, a abertura foi no Rio de Janeiro … 14-Bis, Santos Dumont ??? Sem dúvida … Festa da Boeing na terra da Embraer senhores americanos ??? Não. Definitivamente não !!!

RicardoFerreomodelismo

Escrevi tempos atrás este artigo em outro fórum de aviação … caiu como uma luva agora … “Se os antigos deuses eram astronautas, Santos Dumont seria um deles?” A minha questão foi, “afinal, quem inventou o avião ???” … Antes de entrar na discussão, há uma frase famosa de Einstein que diz “sucesso e genialidade são 10 por cento de inspiração e 90 por cento de transpiração”. Ou seja, o que nos traz a inspiração é o trabalho e a prática. Muita prática e muito suor! E foi isso que, através dos anos e da vontade do ser humano alçar… Read more »

Luiz Fernando

Ricardo…. Perfeito.

Roberto Bozzo

Bacchi, na apresentaçãocolocaram uma réplicada do 14 Bis decolando (por cabos) a partir do campo…na TV, ele sobrevoou a cidade do RJ.

Jmgsboston

No fritar dos ovos se foi o Santos Dumont quem fez o primeiro vôo de que adiantou seu pioneirismo para o Brasil de hoje? Se a a Boeing fosse brasileira ou a Airbus isso sem mencionar os construtores russos e chineses estariamos bem na foto mas depois que ele pousou o o 14 bis por la ele ficou. Sei que a Embraer é a terceira no mundo mas qual a nossa distancia do segundo do lugar? Se vermos um 747 ou um A380 essa distância é a perder de vista. Até onde meu pensamento esta errado? Não foram os americanos… Read more »

Rinaldo Nery

Perfeitos alguns comentários acima, como o do Ricardo e o do Marcos. Mas, penso que foi um erro histórico não haver o “tino comercial”, e somente o ideal. Poderíamos ter trilhado outro caminho. Mas, infelizmente, éramos um país agrário (na essência acho que ainda somos), e quem pensava em indústria eram os imigrantes.

Rinaldo Nery

Que fiasco esse vídeo da réplica do Flyer….

Celso

hahah e este fiasco do flyer foi na presenca da midia mundial e do presidente americano…nao esquecamos hemmmm….com toda a tecnologia deles para este evento comemorativo, a coisa acabou mesmo foi na lama….kkkkkkk e nao esquecamos na forma como escrita acima a quem dou o merito….ate mesmo os romanos c suas catapultas lancavam enormes pedra s a centenas de metros…entao eles sao os detentores de fazerem voar o mais pesado q o ar……kkkkkkk