B767 FAB - 1

Circulam nas redes sociais fotos do Boeing 767-300R, que será operado pela Força Aérea Brasileira, recebendo sua nova pintura cinza nos EUA.

O contrato de locação da aeronave foi assinado no dia 08.06, em Washington DC, Estados Unidos. A empresa vencedora da licitação foi a Colt Transporte S.A. O contrato, no valor U$ 19,777 milhões, tem duração de três anos, prorrogável por mais um, e inclui a manutenção e o seguro da aeronave.

A estimativa é de que a aeronave chegue ao Brasil em julho e será operada pelo Esquadrão Corsário (2º/2º GT), sediado no Rio de Janeiro. A intenção é utilizar o novo avião já durante os Jogos Olímpicos.

Segundo a FAB, o Boeing 767-300ER permitirá o cumprimento de missões com mais eficiência, tais como a troca do contingente militar brasileiro que atua nas missões de paz no Haiti e no Líbano, o eventual transporte de delegações e contingentes militares nos Jogos Olímpicos Rio 2016, resgate de nacionais em áreas de conflito, atividades científicas e humanitárias, além de outras missões que exijam o apoio das Forças Armadas.

O Boeing 767-300ER tem capacidade para 254 passageiros e 43,8 toneladas de carga (payload). Com custo de manutenção mais baixo que o C-130 Hércules, o 767 pode voar, por exemplo, de Tóquio a Brasília com apenas uma escala.

B767 FAB - 2

B767 FAB - 3

B767 FAB - 4


Assine a Trilogia Forças de Defesa!

Há mais de 20 anos, os sites Poder Naval, Poder Aéreo e Forças Terrestres proporcionam jornalismo especializado, acessível e independente sobre a Indústria de Defesa, Tecnologia, História Militar e Geopolítica, com curadoria de notícias, análises e coberturas especiais. Se você é nosso leitor assíduo, torne-se um Assinante, apoiando os editores e colaboradores a continuarem a produzir conteúdo de qualidade, com total autonomia editorial.

Ou envie pelo WISE


Wise
Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
marlon maia

linda nave muito bonita pintura…..

Guilherme Poggio

Vai ficar parecendo um KC-46!

Tiago Silva

Alguém ai sabe o número de série desta aeronave?

Celso

FAB C-767 2900

Tiago Silva

Não Celso, esta é a designação da FAB, quero saber a do fabricante!rs

Marcelo Andrade

Gostei muito desta solução adotada pela FAB, mas, espero que o Projeto KC-X não seja interrompido pois, apesar do KC-390 tb cumprir missões REVO, o transporte estratégico e de longo curso, assim como o REVO, ficaria a cabo de, pelo menos, 3 unidades do KC-767.

Walfrido Strobel
EduBSB

Só para atualizar os desavisados, a aeronave em questão será alugada e não faz parte do projeto KC-X, apesar de ser do mesmo modelo das 3 que seriam compradas. Essa será apenas para transporte, não fará revo.

Clésio Luiz

Ele vai mesmo ser chamado de C-767?

Celso

Line Number 416

Celso

Aqui tem 2 Celso………aquele acima nao sou eu……..sugiro uma alteracao para o nick do chara, senao muita coisa vai ficar no ar….rsrsrsrs nao quero confundir as bolas, afinal, ja comento aqui a mais de 8 anos………. Sds

Ádson Caetano Araújo

Acho, vejam bem acho, que essa aeronave após o final do contrato deve ficar definitivamente com a FAB, aí sim, ela dazer parte deve passar fazer parte do KC-X sendo enviada ou para IAI em Israel ou para Porto alegre para a TAP para se fazer a conversão.

Rinaldo Nery

Tem lógica. Mas daí serão dois contratos distintos: um para a aquisição definitiva desse, e outro para a aquisição de duas células. Como o projeto prevê 3 unidades, não sei como seria realizado esse processo lícitatório desmembrado. Tem que ser autorizado pelo GF dessa forma.

zorannn

Olá Ádson!
.
Até onde eu li no edital, a aeronave será devolvida após o término do contrato. Não existe a opção de compra.
.
Segundo informações de um outro site do mesmo assunto a aeronave é o Boeing 767-31A/ER C/N 26470 Line Number 416 que voou pela primeira vez em 1992.
.
Portanto a aeronave terá quase 30 anos após o término do contrato. Será que faz sentido tentar comprar uma aeronave de 30 anos?

fotos da aeronave:

img.planespotters.net/photo/675000/original/ph-mcm-martinair-holland-boeing-767-31aer_PlanespottersNet_675947.jpg

img.planespotters.net/photo/592000/original/sx-bpn-skygreece-airlines-boeing-767-31aer_PlanespottersNet_592815.jpg

img.planespotters.net/photo/370000/original/ph-mcm-martinair-holland-boeing-767-31aer_PlanespottersNet_370592.jpg

ponham o https:// antes dos links

Ivo

Gostaria de fazer uma pergunta, meio off topic: ví uma série de matérias sobre a Operação Sabre… mas não falaram mais nada da CRUZEX! Alguém tem notícias sobre a CRUZEX?

Ádson Caetano Araújo

Zorannn, não tina me atentado para a idade da aeronave.