Boeing comemora centenário com série para TV sobre a história da aviação

12

b_17_p_51-258655

Série com 5 episódios vai ao ar a partir de 1° de abril, às 23h10, no Discovery

São Paulo, 28 de março de 2016 – Inspirar e capturar a imaginação contando a incrível história da indústria aeroespacial.  É isso o que a Boeing faz a partir de 1° de abril, com a exibição do documentário Projeto Aeroespacial, no Discovery. A série de cinco episódios aborda os últimos cem anos da aviação civil, militar e aeroespacial, desde o lendário bombardeiro B-17 até o Sistema de Lançamento Espacial, que levará o homem a Marte em um futuro não muito distante.

“O documentário Projeto Aeroespacial é uma iniciativa global da Boeing que relata a evolução da indústria aeroespacial. Somos guardiões de um grande legado, que fornece o fundamento para um futuro melhor”, explica Ana Paula Ferreira, diretora de comunicação da Boeing Brasil. “Esperamos que a série inspire a geração de futuros visionários”, complementa.

Produzida pela The Documentary Group, a série integra as comemorações do centenário da Boeing e celebra os feitos da companhia e de demais empresas e instituições da indústria aeronáutica.

A produção levou cerca de três anos e reúne cerca de 140 entrevistas realizadas com funcionários e ex-funcionários da Boeing e de empresas como McDonnell e Douglas (fabricantes de aviões que se uniram na década de 1960 e que foram posteriormente adquiridas pela Boeing), Hughes Space and Communication (desenvolvedora de tecnologias aeroespaciais que hoje integra o braço de Defesa, Espaço e Segurança da Boeing) e Rockwell North American (que em 1996 vendeu seus ativos aeroespaciais para a Boeing). Também participam da produção instituições como NASA, Força Aérea Norte-Americana e Universidade de Yale, que contribuíram com depoimentos.

Todo o conteúdo editorial de Projeto Aeroespacial foi definido pelo The Documentary Group contando com o auxílio da Boeing, que forneceu e indicou fontes para entrevistas e liberou conteúdos e filmagens exclusivas para compor a produção. Centenas de arquivos da empresa foram convertidos em vídeos em alta resolução para compor a série de documentários.

Projeto Aeroespacial ganhará traduções em 16 idiomas, incluindo português, e será veiculado em 23 países além dos Estados Unidos, onde a produção foi ao ar em fevereiro pelo Science Channel. No Brasil, os episódios irão ao ar entre 1° e 29 de abril, sempre às sextas-feiras a partir das 23h10 no Discovery. Reprises serão exibidas aos domingos, a partir das 10h30, e às quintas-feiras, a partir das 16h30.  Todos os episódios também estão disponíveis no site http://www.theageofaerospace.com – conteúdo disponível somente em inglês.

Sinopse dos episódios

O Que Mais Somos Capazes de Fazer?  O episódio de estreia revela como Bill Boeing, Donald Douglas, James McDonnell e seus contemporâneos deram início a uma indústria, que levou avanços gigantescos  à comunicação, ao transporte e até à guerra.

Aviões Milagrosos detalha o papel que a  indústria americana de aviões, incluindo o B-29 Superfortress, o North American P-51 Mustang e o Boeing B-17 Flying Fortress tiveram na vitória dos aliados contra a Alemanha e o Japão.

Encolhendo o Mundo explora três aviões que lançaram a era do jato: o bombardeiro B-47, o Boeing 707 e o Jumbo 747, primeiro jato jumbo do mundo, que reformulou o modelo de viagem aérea.. Estas três aeronaves foram criadas graças aos segredos descobertos em uma floresta alemã no final da Segunda Guerra Mundial.

Na Imensidão do Espaço conta a história do Projeto Apollo, que realizou o desembarque dos primeiros seres humanos na Lua, e primeira viagem da humanidade a bordo da Apollo 8. Aborda ainda o futuro da humanidade no espaço.

Dreamliner revela a tecnologia, recursos e riscos necessários para construir aeronaves comerciais no mundo moderno por meio da história da revolução mais recente no design de jatos, o 787 Dreamliner.

DIVULGAÇÃO: Boeing

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
300esparta

Até que enfim o Discovery vai passar algo que presta em vez de um bando de marmanjo pelado em ilhas.
Ou então aqueles programas de caçada ao Pé grande e ufos….

Eles tem vários programas bons que foram ao ar que eu vejo pelo youtube, não sei porque não reprisam.

Ocidental Sincero

Maior fabricante de aeronaves do planeta ! F-22, F-18, F-15, E-3, C-27, B-52, 777, 747, V-22, Apache, Comanche…

Tiago Silva

Em breve vamos estar memorando os 50 anos da Embraer, seria muito interessante fazer um documentário dividido em cinco partes contando ano todo o processo histórico. Mas algo que demanda um bela produção para ficar deixar marcado e posterizar todo o trabalho que foi e é feito hoje em dia.

Acredito que devem ter iniciativas do tipo, mas uma bela produção e de livre acesso será muito bem vinda.

Fernando

Excelente, vou ver! e concordo… a programação do Discovery não anda bom há algum tempo, antigamente era melhor e tinha mais programas sobre guerra e aviação.

Uma pergunta… existe algum warbird do tipo do B-17 em que civis podem embarcar para um voo? tem até um spitfire biplace mas não sei se através de pagamento é possível voar de carona nesses pássaros. Creio ser o sonho da maioria aqui! Sei que na Alemanha tem um Ju-52 mantido pela lufthansa em que é possível realizar esse sonho.

Andrew K. Dias

E a principal concorrente Lockheed Martin? Mencionam pelo menos?

vander

deviam fazer um documentario sobre santos dumont um verdadeiro heroi nacional

Carcará 01

Fernando

Tem sim. Em Oshkosh, feira que ja fui e recomendo todos irem pelo menos uma vez na vida, vc pode por 300 obamas fazer um voo numa B-17 da EAA. É maravilhoso!! Pode tb voar no Mustang, no Ford Trimotor e num Bell 47G. Esse eu voei, com a perna pra fora e tudo mais, me senti na Coreia!! Kkkkk!! É muito massa, vale a pena cada centavo!!

Christyano

Fernando,

Na Russia você pode voar até num Mig-29UB acesse o link abaixo:
http://www.o-ceu-nao-e-o-limite.com.br/como-voar-em-um-caca.php

Fernando

Poxa obrigado pelas dicas! vou realizar esse sonho com certeza! Christyano, esse ai está meio salgado rsrsrs

Mauricio R.

OFF TOPIC…, mas nem tanto!!!
.
Como dá trabalho!!!!
.
“Unique video shows how historic aircraft were transported to the National Museum of the United States Air Force”
.
(http://theaviationist.com/2016/03/21/unique-video-shows-how-historic-aircraft-were-transported-to-the-national-museum-of-the-united-states-air-force/)

Soldat

Hehehe….tecnologia Alemã by boing……..hihihihi….

Serio vou acompanha o documentário na Discovery……
Com certeza será muito bom especialmente o episodio na floresta da Alemanha e claro deve ter muito segredos escondidos até hoje?!

André Lourenço

Esse p 51 foi o pai do F 16 !, para mim algumas partes da fuselagem tem semelhança.