Turquia derruba avião militar russo perto de fronteira com a Síria

220

 

Segundo TVs locais, aeronave violou espaço aéreo turco. Ministério russo negou que avião tenha entrado na Turquia.

ClippingNEWS-PAA aviação turca derrubou um avião militar russo perto da fronteira com a Síria nesta terça-feira (24), informou a presidência do país. Segundo a Turquia, o avião havia violado o seu espaço aéreo.

Abate Su24 russo por cacas turcos - foto 3 via The National

De acordo com a agência russa Interfax, o Ministério da Defesa russo confirmou que um de seus jatos foi derrubado na Síria, aparentemente após ser atingido por disparos do solo.

A autoridade disse, entretanto, que o jato Su-24 não havia violado o espaço aéreo turco. O ministério afirmou que os pilotos conseguiram se ejetar e chegaram ao solo de paraquedas. O governo de Moscou afirmou que pode provar que seu avião não deixou o espaço aéreo sírio.

Abate Su24 russo por cacas turcos - foto via The National

“Durante o voo, o avião permaneceu todo o tempo sobre o território da Síria, como ficou registrado nos radares”, declarou o Ministério da Defesa da Rússia.

O porta-voz do Kremlin chamou a queda de “um incidente muito sério”, mas disse ser muito cedo para chegar a conclusões.

A emissora “CNNTÜRK”, porém, afirma que um deles acabou morrendo. O outro teria sido capturado por milícias turcomanas, de oposição ao regime de Bashar al-Assad, na região onde estão os helicópteros.

Segundo o Exército turco, o avião derrubado foi alertado dez vezes em um intervalo de cinco minutos sobre a violação do espaço aéreo. Dois jatos F-16 turcos que faziam patrulha na fronteira se envolveram na derrubada da aeronave.


Mapa abate Su24 por cacas turcos - CNN Turquia

Um oficial turco disse à Reuters que havia dois aviões de guerra foram alertados após entrarem no espaço aéreo do país antes de um deles ser derrubado.

Após o ocorrido, helicópteros russos começaram a sobrevoar a região no norte da Síria, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Em comunicado, a ONG afirmou que os helicópteros estão sobrevoando Jabal al Turkoman, vizinha à região turca de Iskenderún, onde um dos pilotos caiu.

Abate Su24 russo por cacas turcos - foto 2 via The National

Autoridades

As televisões difundiram imagens da queda do avião em chamas nas montanhas perto da fronteira turca, na província de Hatay.

Imagens da agência turca Anadolu mostraram os dois pilotos deixando a aeronave derrubada utilizando paraquedas.

O gabinete do primeiro-ministro, Ahmet Davutoglu, disse que ele falou com o chefe das Forças Armadas e com o Ministro das Relações Exteriores sobre acontecimentos na fronteira. O comunicado não mencionava a queda do jato.

O premiê ordenou que o ministro das Relações Exteriores entre em contato com a Otan, a ONU e países relacionados aos acontecimentos na região sobre o que aconteceu na fronteira.

O presidente do país Recep Erdogan, foi avisado sobre os acontecimentos e irá conversar com o primeiro-ministro.

Trata-se do primeiro avião perdido pelo grupo da Força Aérea da Rússia que bombardeia posições de organizações terroristas na Síria desde o último dia 30 de setembro.

A Turquia denunciou várias violações russas de seu espaço aéreo e alertou que derrubaria os aviões que voltassem a entrar sem autorização no território turco.

Na época, a Rússia reconheceu os incidentes e os atribuiu às más condições meteorológicas na região da base aérea de Jmeimim, usada pela Força Aérea do país na operação na Síria. Além disso, afirmou que o local está a apenas 30 quilômetros da fronteira sírio-turca.

A Turquia, que se opõe à intervenção militar russa na Síria, pediu o estabelecimento de uma área de exclusão aérea na fronteira entre os dois países.

Abate Su24 russo por cacas turcos - foto 4 via The National

FONTE: G1
VÍDEO: Russia Insider
MAPA RADAR: CNN Turquia

DEMAIS IMAGENS via The National

COLABORARAM: Clésio, Justin, Carvalho, Claudio, Gabril, Luciano, Leonardo, Kfir, Carlos (agradecemos a todos pelos pelos avisos)

Subscribe
Notify of
guest

220 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
carlos alberto soares

Agora o bicho pega ? Era de se esperar !
http://edition.cnn.com/

Edgar

E bem que eu havia avisado em! Passar pelo Mar Cáspio, Irã e Iraque era um atraso de vida para os russos.

Agora mais do que nunca aquele antigo conselho sobre pegar atalhos é válido…

A propósito, em breve os russos irão impor zona de exclusão aérea sobre o território Sírio. Aí, amigos, a chapa vai esquentar com os europeus. Obamis, como sempre, irá fugir ao mesmo tempo que discursa sobre como deveria ser a atuação.

Edgar

Alguém aí sabe onde está o Admiral Kuznetsov? IMHO, deveria estar operando seus Su-33 e Mig-29K no Mediterrâneo, a noroeste da Terra Prometida…

Vader

Tava demorando pra dar uma m. dessas. Essa Urssinha é muito espaçosa e acha que onde está é território seu.

No mais não vai dar nada. Ela sabe quando faz caquinha…

carlos alberto soares
Felipe

Isso é muito sério. É a primeira vez desde a década de 50 que um avião da Otan derruba diretamente um avião da Rússia. Não sei se a Turquia agiu com consciência não…

Hans Junior

Este avião abatido por “reles” F16 , é o mesmo que “paralisou” o Donald Cook ????

Clésio Luiz

Tem imagens publicadas no Twitter mostrando um dos pilotos morto, aparentemente com queimaduras no rosto. Pode ou não ser o piloto do paraquedas que aparece nesse vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=nLIFT6cTkJU

Marcelo

Na próxima estarão com escolta reforçada, provavelmente de Su-30s. Risco de escalada existe….espero que os pilotos não tenham sido capturados pelo EI.

Rafael M. F.

Oba, agora tá começando a ficar bom!

Duas hipóteses do que pode acontecer:

1) Os Su-24 passarem a voar com escolta dos Su-30 e escaramuças entre turcos e russos ficarem mais frequentes, o que pode levar a uma escalada do conflito;

2) Os russos entubarem o preju quietos e fingir que foi um míssil rebelde.

Aposto na segunda opção.

carlos alberto soares

Felipe, abateu agora ………… pasta do dentrifício, Kkkk …. Ademas concordo com o Lord Vader, muito blá blá blá e não vai dar em nada !

Caio

Se tivesse usado o jammer teria derrubado os f-16.

/s

Costamarques

Não vai dar em nada! O máximo que a Rússia pode fazer é apoiar os Curdos como retaliação a Turquia!

carlos alberto soares

Caro Clésio Luiz 24 de novembro de 2015 at 9:15,
Belo vídeo/furo, parabéns ! Abraços ….

me 109

a resposta russa vai ser armar os curdos para se defenderem da turquia e do isis

Costamarques

O triste é ver pessoas felizes com a morte de pilotos cumprindo seu dever!

Rafael M. F.

Hey, Rustam! We’d like to know your opinion about this incident.

What could happen from now on?

Thanks!

Rafael M. F.

Os pilotos não morreram, ejetaram com sucesso.

donitz123

O que vai acontecer é que a Rússia vai pressionar diplomaticamente a Turquia especialmente via França. Se a Turquia não quer ajudar a destruir o Estado Islâmico que não atrapalhe. Este abate foi COMPLETAMENTE desnecessário. Foi um ato estúpido pois a aeronave não representava ameaça ao caça turco e não atacava alvos em solo turco. Uma invasão casual (se é que ela ocorreu) do espaço aéreo turco.

carcara_br

“I provided examples based on our data on the financing of different Islamic State (IS, formerly ISIS/ISIL) units by private individuals. This money, as we have established, comes from 40 countries and, there are some of the G20 members among them,”, Putin.

Turquia fez uma grandessíssima besteira, aumentará muito as tensões na região e a retaliação é quase certa apesar de não necessariamente vir como um ataque executado pelas próprias forças russas. Aguardarei o desenrolar da situação…

carlos alberto soares

Desculpe-me caro Costamarques 24 de novembro de 2015 at 9:20,

mas onde você viu isso ?

EParro

Bom, percebe-se que as decisões militares na Turquia são bem diferentes daquelas da Suécia, Noruega e que tais. Dez avisos em cinco minutos e kabum.

Vader 24 de novembro de 2015 at 9:12

Boa Vader!

carlos alberto soares

Caso os Curdos ganhem algo com isso, muito bom então !
Caro donitz123 24 de novembro de 2015 at 9:26,
não é assim que funciona, território é território.
Há um caso não muito distante entre Brazil e Argentina já narrado aqui pelo Nobre JM, os Turcos devem estar certos, 10 avisos ? Outra, os caras são herdeiros do império turco-otomano, sempre tiveram a faca entre os dentes, o URSO sabe disso e a torcida do Curintia e do Framengo também !

BrancoF-16

também acho que não vai dar em nada.
Nos bastidores a Turquia manda o recado para os vizinhos que não tolera invasão ao território e paga o valor da aeronave abatida para os russos por de baixo dos panos e fica nisso.
E a Russia passa a escoltar todos os bombardeiros.

camargoer

“Brazil”.. do you mean “Brasil”, man?

Rogério

Tá na cara que a Turquia esta ajudando o Daesh contra os peshmerge, agora que a França resolveu declarar guerra a Turquia joga essa balde de água fria só pra complicar. Espero que a Russia de o troco rápido, Se o Erdogan acha que o Obamis vai mover um dedo para ajuda lo, ta ferrado.

carcara_br

na rt tem um link ao vivo para o pronunciamento do putin

Rogério

Parece que um dos tripulantes morreu:

https://www.youtube.com/watch?v=Y9UJcX_UVB0

Francis Rosário

Segundo o que apurei em vários sites posso acrescentar o seguinte:

– Um dos pilotos morreu e o outro foi capturado por um grupo rebelde (não foi o ISIS).

– A Russia enviou helicópteros para tentar resgatar o piloto mas os rebeldes não autorizaram o pouso, sendo assim 25 minutos depois iniciaram um pesado bombardeio a região.

Quero ver como vão ficar as coisas na OTAN, afinal a Russia está teoricamente ajudando a França na guerra contra o ISIS.

JT8D

Dessa região só vai sair m****, e a Turqui acabou de fazer a parte dela

hamadjr

Agora é aquela guerra de informação e desinformação, além de torcedores que vibram com a desgraça alheia por que pimenta no dos outros é refresco, não consegue ver a dimensão da tragédia além da miopia aérea. Mas EParro a questão dos voos da Russia pela Suécia e Noruega é sabido e presumido, agora naquele espaço aéreo fica difícil ter o mesmo comportamento, pois é uma area de conflito e fica estranho uma aeronave voar naquela região sem cobertura, e se estava voando quem autorizou é responsável, por outro lado a Turquia faz a m depois vai falar pro irmão parrudo… Read more »

Renato de Mello Machado

Quê caminho errado, nós estamos indo com nossa compra de caças e os caças quê temos,tamos lascados.

carlos alberto soares

“Quero ver como vão ficar as coisas na OTAN, afinal a Russia está teoricamente ajudando a França na guerra contra o ISIS.”
Gostei Francis Rosário ! E agora ?

carcara_br

Putin acusou a turquia diretamente de receber o petróleo do isis kkkk

Edgar

carcara_br, você tem razão. Ele disse que o episódio de hoje só reforça a teoria de que existe um grande país financiando o ISIS em bilhões de petrodólares.

Edgar

Putin informou ainda que haverão “sérias consequências” nas relações Rússia x Turquia após esse episódio.

Costamarques

Olha o tipo dos rebeldes moderados! Falta só comer o coração do cara!

É triste ver uma pessoa morrer cumprindo seu dever, não haverá retaliação por parte da Rússia porém acredito que a política para a região sofrera mudanças.

DomSaf

Dá nada! No máximo uma fofoca.

BrancoF-16 24 de novembro de 2015 at 9:37
…sem mais.

carcara_br

haverá consequências, colocou uns panos quentes turquia é um estado amigo não sabemos quais os interesses, mas nós não o temos…
Não vai rolar nada diretamente nem rapidamente é o que parece…
Chamou de crime a ação da turquia…

JT8D

Se esses são os rebeldes moderados eu não quero nem ver os rebeldes radicais. De cada duas frases uma é “Ala’hu akbar”

Felipe

Turquia não só recebeu Petroleo do Isis, mas parece que todo armamento para o Isis vem pela Turquia:
https://www.rt.com/op-edge/323252-turkey-isis-syria-russian-plane-su24/

Rogério

A Turquia ficou magoadinha depois que os russos bombardearam seus 500 caminhões tanques que contrabandeavam petróleo do Isis.

carlos alberto soares

Guerra é Guerra, milhares morreram, a maioria absoluta de inocentes. Os caras são militares, querem refresco ? Vão para Sharm el Sheikh !

Francis Rosário

Nesse momento o Obama está lá na casa branca assoviando e tentando disfarçar para daqui a pouco dizer que não sabia de nada.

O mundo todo está sofrendo por causa desse esquerdista na casa branca.

Denis Santana

Abater um caça identificado, praticamente desarmado e que não apresentava ameaça acho desnecessário, porém isso hora ou outra aconteceria os russos tem essa mania de pagar para ver, a partir de agora tudo pode acontecer, se os prováveis escoltas russos abaterem um caça turco nessa região de fronteira será o estopim.

Alexandre

Essa foi uma resposta da Turquia à Otan. Para a Turquia a colaboração entre russos e franceses (Otan) seria uma pá de cal em seus interesses estratégicos na Síria. Agora , diante de uma possível retaliação russa contra os turcos, a Otan terá de assumir seu compromisso de garantir a segurança e integridade da Turquia ( membro da Otan )contra qualquer ação . Sendo verdade o fato da aeronave russa estava em espaço aéreo sírio, sem violar a soberania turca, a melhor resposta russa será acionar os meios legais internacionais , no sentido de condenar as ações turca e deslegitimar… Read more »

Costamarques

A OTAN já deve estar em reunião de emergência!

V.Mikulin

Isso já era esperado pelo fato de a Rússia estar ‘embaraçando’ a compra do óleo cru vendido pelo ISIS à Turquia por um precinho camarada (aliados velados, diga-se). Que a reação russa seja contundente, ainda que improvável.

Mauricio R.

Crise anunciada.
A Turquia já havia deixado claro que não toleraria a invasão de seu espaço aéreo de jeito e maneira.
Os russos não levaram a sério, antes culparam o clima, um drone já havia sido abatido e agora foi um “Fencer”.
E escoltar os bombardeiros não irá melhorar a situação em nada, o espaço aéreo turco continuará “off limits” e os choques se repetirão.
Hora dos russos reavaliarem suas ações, pois o ocorrido está diretamente relacionado a sua presença na Síria.

marcelofaufba

Vai dar m…

Putin esta demonstrando força constantemente e não vai sair de fraco pro seu publico interno.

me 109

os gregos vão ficar aturando a invasão de seu espaço aéreo pela turquia de pois deste acontecimento

Rogério

Se a Otan ficar do lado Turco, será sem França, Bélgica e Alemanha. Ia ser hilario esses tres países apoiar a Turquia, que apoia o Isis, contra a Rússia que combate o Isis. lol

Plinio Junior

Não vai rolar nada diretamente, os russos vão manter-se a distância da fronteira turca, atacar a Turquia é chamar um conflito em escala mundial, pois a OTAN e EUA iriam defendê-la…um conflito em larga escala é algo nada interessante para todos, russos, americanos, turcos e afins…

carcara_br

olha os russos é bem possível que apresentem evidências de que o caça não invadiu o espaço aéreo turco… Como a gente só vai ver pontinhos coloridos numa tela preta com mapas ao fundo vai ficar ao critério de cada um achar que a aeronave violou ou não. Porém repito, se vocês observarem o mapa da região as fronteiras são completamente irregulares uma rápida invasão do espaço aéreo pode ser uma necessidade operacional, e outra, como eu já disse abater aeronaves por conta de invasões rápidas demonstra uma má vontade diplomática que pode levar a guerra muito rapidamente, a Turquia… Read more »