quarta-feira, agosto 4, 2021

Gripen para o Brasil

Nota da Saab Company sobre a efetivação do contrato do Gripen NG com o Brasil

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

Militares da FAB junto à réplica do Gripen NG - foto Sgt Rezende - FAB - via Saab

Contrato do Gripen NG com o Brasil é efetivado

Em 27 de outubro de 2014, a Saab Company anunciou a conclusão de um contrato com o Governo Federal Brasileiro, para o desenvolvimento e a produção de 36 caças Gripen NG. O contrato entra agora em vigor, após todas as condições exigidas terem sido cumpridas. O valor do pedido, de aproximadamente SEK39.3 bilhões, é tido hoje pela Saab como sua efetivação. A entrega dos caças Gripen NG para a Força Aérea Brasileira será realizada entre 2019 e 2024.

O contrato de cooperação industrial associado (que inclui a transferência de tecnologia para as indústrias brasileiras), assinado em outubro de 2014, também entra em vigor hoje.

“Por meio do programa Gripen NG, damos continuidade à construção das relações industriais entre Brasil e Suécia. Estou confiante de que este importante programa será uma plataforma para novos negócios e contribuirá para o crescimento das indústrias brasileiras e suecas”, disse Marcus Wallenberg, presidente do Conselho de Administração da Saab.

“Este importante acontecimento marca o início formal do programa Gripen NG brasileiro. Agora vamos trabalhar a toda velocidade para garantir as entregas dos caças ao Brasil no prazo determinado. Nossa parceria com a indústria brasileira fortalece a posição da Saab na América Latina e apoia nossa estratégia de crescimento por meio da cooperação industrial”, diz Håkan Buskhe, presidente e CEO da Saab.

O programa de transferência de tecnologia irá contribuir ainda mais para o desenvolvimento de uma avançada e independente base industrial de defesa no Brasil. Engenheiros e técnicos brasileiros irão viajar para a Suécia e passarão por capacitação teórica e prática na Saab, a partir de outubro de 2015.

“A aquisição do Gripen NG trará benefícios que ultrapassam o aumento da capacidade operacional da Força Aérea Brasileira. Além de equipar a FAB com uma das mais modernas aeronaves de caça do mundo, a participação no desenvolvimento do projeto proporcionará um salto tecnológico sem precedentes à indústria brasileira”, diz o Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, Comandante da Aeronáutica.

O Gripen é uma aeronave de combate multimissão, capaz de realizar todas as missões ar-ar e ar-solo, incluindo tarefas especializadas, tais como de inteligência, vigilância, aquisição de alvos e reconhecimento (ISTAR) e guerra eletrônica. O Gripen está equipado com os mais modernos sensores e sistemas de missão, incluindo um radar de varredura eletrônica ativa (AESA) e um sistema de busca e rastreamento infravermelho (IRST). Ele pode ser equipado com qualquer arma de lançamento aéreo que um cliente solicitar, e a integração de novos recursos é rápida e acessível. O Gripen entra em operação facilmente, tem baixa manutenção e disponibilidade de suporte com alta confiabilidade.

FONTE: Saab

FOTO: FAB (Sgt Rezende) via Saab

- Advertisement -

1 Comment

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo Bardo

Que este programa seja um sucesso.

Últimas Notícias

USAF testa sistema de energia dirigida em túnel de vento

ARNOLD AIR FORCE BASE, Tenn. - A Seção de Aerodinâmica do Arnold Engineering Development Complex (AEDC) na Base da...
- Advertisement -
- Advertisement -