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Rússia mantém segredo sobre as armas do caça T-50

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Sukhoi T-50 - protótipo - foto Sukhoi

Apesar de uma série de detalhes técnicos e especificações sobre o caça russo Sukhoi PAK FA (também conhecido como T-50) já ser conhecida do público em geral, o principal mistério em torno do mais novo avião ainda continua desconhecido. Seria com respeito a que armas levará.

ClippingNEWS-PAEm uma entrevista ao canal de televisão russo Zvezda, o chefe do Centro de Testes de Voo Chkalov do Ministério da Defesa, Radik Bariev, aumentou o mistério sobre o armamento do PAK FA. Enquanto o Su-35 Fighter tem 12 locais de montagem para bombas e mísseis, o T-50, à primeira vista, não teria nenhum.

De acordo com o militar russo, o armamento é uma das características mais marcantes do mais novo avião e, portanto, ainda é mantido em segredo. O único jato bimotor lutador, primeiro avião operacional russo a usar a tecnologia stealth, é projetado para alcançar a supremacia aérea e ajudar em ataques terrestres.

Além de sua capacidade de voar a velocidades bem acima do nível Mach 2, ou seja superiores a duas vezes a velocidade do som ou aproximadamente 2.500 Km/h, o T-50 possui outras características ainda mais importantes, como a invisibilidade aos radares, armas poderosas e alta manobrabilidade.

O T-50 possui tecnologias inovadoras, sistemas aviônicos avançados e carrega o sistema de navegação inercial atualizado BINS-SP2M, que processa informações de navegação e voo de forma autônoma, determina parâmetros de posição e movimento na ausência de navegação por satélite e pode se integrar com o GLONASS, sistema de navegação por satélite da Rússia baseada no espaço.

Em dezembro de 2014, a United Aircraft Corporation anunciou que a produção do caça estava pronto para começar em 2016. Cinquenta e cinco jatos PAK FA serão entregues para a Força Aérea da Rússia até 2020.

T-50 weapons

FONTE: Sputnik Brasil

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RobertoEsquadrilha Buxa AFABoscoPinaffiAndrei Recent comment authors
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leo
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leo

As armas do pak fa e ver as baías internas dele sempre foram minha maior curiosidade , estou ansioso pra ver algum teste. Dia 9 vai sair no tvzvezda uma reportagem sobre isso.

joseboscojr
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joseboscojr

Estou curioso pra saber se vai mesmo ter um R-73 nas “canoas” subalares e como elas funcionam.
Será que elas se abrem e expõem os mísseis para que possam operar no modo LOBL ou será que o míssil é ejetado para baixo no modo LOAL.
Dúvidas e mais dúvidas.

Andrei
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Andrei

O aim-9 precisa travar o alvo, para acerta-lo depois que sai da baia de lateral do f-22?

joseboscojr
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joseboscojr

O AIM-9M precisa travar antes de ser lançado. Por isso quando na iminência de um combate WVR o F-22 abre as baias laterais e o expõe.

joseboscojr
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joseboscojr

O AIM-9X é capaz de operar no modo LOAL, mas na prática opera no modo LOBL. O HMD é usado só pra “indicar” onde o seeker deve “olhar” e aí ele tranca no alvo e é disparado. Quando for usado no F-22 ele terá um problema inerente à posição que ocupa junto a fuselagem, que obstrui muito do campo de visão do míssil. Depois de um míssil ser lançado, o caça terá que manobrar pra colocar o caça inimigo na mira se ele estiver do lado que não tem míssil. Em outros caças isso é menos problemático (principalmente no F-18)… Read more »

xtreme
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xtreme

Ja esta confirmado o missil anti-radar 58USHK X

Andrei
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Andrei

o que mais me impressionou na guerra da Georgia 2008, foi a incapacidade da Russia em combater seus próprios sistemas de defesa antiaérea, o que lhe custou caro…
Simplesmente não vi uma notícia sobre SAM’s destruído ou de aviões levando mísseis antirradiação (tarefa que poderia ter sido feita até pelo simplório su-25, teoricamente).

Marcelo
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Marcelo

minha maior curiosidade é sobre o substituto do R-73. Creio que o R-73 não caiba nas canoas subalares, se é que elas são mesmo compartimento de armas, ninguém viu elas abertas.

Renato Carvalho
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Nada sobre os motores definitivos?

BILL
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BILL

O que seria estas marcas na fuselagemdoT50,alguemsabe dizer?
http://russianplanes.net/id169659

Toleman Alan Picoli
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Toleman Alan Picoli

Belo avião, mas tenho uma curiosidade: seria impressão minha ou os russos precisam fazer coisas maiories (su 35 x f-15, Mig29 vs F-16, T-50 vs F-22) para atingir o mesmo resultado que as máquinas ocidentais?

Nadim Chaachaa
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Nadim Chaachaa

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É apenas arte mas ficou legal.

Nadim.

Tom
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Tom

T-50 show de bola, maior alcance radar é maior autonomia.

Andrei
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Andrei

O mig-29 e su-27 são frutos da guerra fria e a defasagem tecnológica da urss era grande nada de miniaturização nos componentes eletrônicos, logo caças maiores.
O tamanho do su-35 segue a mesma lógica, pois não deixa de ser uma modernização do 27.
lembremos que o yf-23 não era pequeno, O t-50 parece um conceito diferente, além disto estão sendo adicionados muitas inovações “pequeno” parece não ser um objetivo russo…

HMS_TIRELESS
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HMS_TIRELESS

Indubitavelmente o mistério é devido ao fato de que quase certamente não foi desenvolvida até o presente nenhuma arma especial para o T-50, especialmente agora que o cobertor está curto em virtude do preço baixo do petróleo no mercado internacional e o Déspota do Kremlin priorizar o investimento em armas nucleares estratégicas

Rhayder castelo
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Rhayder castelo

Estou curioso sobre os motores do caçador de f35!
Kk brincadeiras a parte ,se alguem souber se tem algo definido por favor compartilhe conosco

joseboscojr
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joseboscojr

A “arte” que o Nadim postou mostra uma canoa aberta com o míssil R-73 (??) dentro.
Do jeito que está ele será lançado no modo LOAL, sem precisar trancar no alvo antes e sendo apontado por capacete/radar/IRST.
Interessante que diferente dos stealths ocidentais o T-50 parece que irá usar as estações subalares como rotina (???).
Se for isso mesmo há de se saber qual a lógica nisso.

Marcelo
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Marcelo

muito legal a arte do nadimchacha. Bosco, o infográfico só mostra carregamento externo para cargas que não devem caber nos compartimentos internos, assim como o F-35 levará o JASSM externamente. Não creio que a filosofia seja diferente.
Abraços

Caco
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Caco

Os comentários são grandes mas verdades mesmo ninguém sabe , já ouvi dizer que o t 50 portará armas de lazer de alta potencia , mas… até onde sei essas armas ainda não se miniaturizaram a ponto de caber em um caça tão “pequeno” kkk enfim .. só teorias .

Leonardo
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Leonardo

Belíssima aeronave, também tenho essa curiosidade quanto aos motores definitivos.

Quanto ao AIM-9X também pensava que fosse possível pelos dados do HMD travar o alvo sem a necessidade de abrir as baias, com certeza já estão buscando uma solução para isso, embora a função precípua tanto do F-22 quanto F-35 seja o combate além do campo visual, então, provavelmente isso em princípio ficou em segundo plano.

_RJ_
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_RJ_

Se até o MICA funciona no modo LOBL quando usado a curta distância… num “dog fight” correria o risco de entre o instante que o míssil é lançado até ele direcionar o seeker para o alvo, este já ter mudado de atitude e não ser travado.
Para mim sempre foi óbvio: LOBL para curta distância, e LOAL para distâncias maiores. Um míssil LOAL para curta distância corre muito o risco de não achar o alvo.

Claudio Donitz
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Claudio Donitz

Andrei

A experiência na Geórgia não passou desapercebida. Já é possível ver alguns Su-34 carregando pods de interferência eletrônica.

vmax
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vmax

Como diria meu Vô: “esse aí ainda tá passando de pinto pra galo”.
Os armamentos Russos já surpreenderam diversas vezes, vide MiG-29 da Alemanha reunificada.
Acho estranho o aspecto dessa tinta, quando comparada à do F-22 e a do F-35.
Comparar com o F-22 é inevitável por ambos serem projetos de 5ª G. Dentro da minha cabeça, penso que é o mesmo que comparar um Camaro e um Bugatti.

joseboscojr
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joseboscojr

Marcelo,
Não há previsão de instalação no F-35 do JASSM ou de qualquer arma ar-sup propulsada a curto prazo, pelos EUA.
Mas mesmo que isso ocorra, o que não fará muita lógica, será para uso eventual.
Se for de uso eventual pelo T-50 também não há nada demais.
Estranho será se ele usar armas externas como rotina. Mas que não deve mesmo ser o caso.

Claudio Donitz
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Claudio Donitz

Renato Carvalho

Existe a previsão de que até o final deste ano, um novo protótipo designado T-50-9 já esteja voando com o motor definitivo designado Izd.30.

Alan
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Alan

Bosta russa nem precisa do F-22,apenas o super hornet já dá conta.

Claudio Donitz
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Claudio Donitz

E lá se vai um tópico.

joseboscojr
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joseboscojr

Um dos motivos do AIM-9X/JHMCS não ser prioritário para o F-22 é a limitação imposta pela localização das baias laterais. Como tanto o míssil AIM-9M quanto o AIM-9X operam no modo LOBL e como a estrutura do caça impede que o míssil tenha um campo de visão de todo o hemisfério dianteiro acaba que o caça tem que manobrar de qualquer jeito, seja com o M ou com o X. Acaba que a maior capacidade “OBS” (fora da linha de mira) do AIM-9X não faz tanta diferença. Comparando a capacidade de combate aproximado do F-22 com o T-50 o caça… Read more »

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bosco o aim 9x seria multifunçao tanto ar tanto terra lembro de ter visto uma matéria a respeito

joseboscojr
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joseboscojr

Fb, Ele foi testado desse modo e obteve sucesso mas não sei se treinam essa possibilidade. Com certeza essa capacidade não é prevista pra ser usada como rotina e muito menos pelo F-22 ou F-35. Mas é aquele tal negócio: acabaram-se as bombas, acabou a munição do canhão e tem um caminhão cheio de zumbis carnívoros se aproximando do Rambo se arrastando ferido com 3 tiros de “doze” no peito e que gastou todas as suas flechas e balas e perdeu seu facão e só conta com a lixa de unha que seu namorado (o Chuk Norris) esqueceu dentro do… Read more »

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seria uma boa opção kkkk valeu bosco

Wolfgangus Mozart
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Wolfgangus Mozart

Esse avião caminha a passos largos para entrar em serviço. Ao contrário do F22, ele deve ser introduzido aos poucos e ganhando incremento tecnológico gradativamente. À motorização, o radar, os sistemas de contramedidas e o armamento devem evoluir muito das primeiras versões para as outras. Será algo similar ao que fazem no Rafale. Não tem outra explicação para esse mistério todo, afinal de contas a VVS não dispõe do gordo orçamento do pentágono.

leigo
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leigo

Desculpem o modo de falar. Pouco entendo de aviões. Mas enquanto o F22 aparenta robustez, parece ter volume, o T 50 parece mais uma chapa metálica fina e com as asas e outros mecanismos de controle com aparência de lata velha móvel. É muito bnito mas não vejo baias ou “volumes” para combustível, motores ou baias.

leigo
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leigo

A Rússia parece ser boa com aerodinâmica. Mas os colegas podem comentar sobre seus motores? Desempenho, confiabilidade e economia? E quanto aos novos motores quais seriam deu objetivo?
Reduzir a emissão térmica? Desempenho?

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kab 1500 deve fazer um estrago e tanto e o brahmos arma formidavel

CESAR
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CESAR

ELe voa……………………
Será que ét udo isso????????????????
Duvidas e mais duvidas……………………

Emerson R.B
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Emerson R.B

OK a Russia tem que ser respeitada por seu arsenal e tudo o mais. MAS, como vemos em varios dados estatiscos,(como ja comentou alguns colegas aqui no site), e vendo os videos de equipamentos dando PAU em plena PARADA de comemoração publica(sei la sobre qual é), isso mostra sua qualidade. Uma coisa eu admito que, os governantes russos são imbativeis no mundo. Ninguem os supera no quesito PROPAGANDA e DESINFORMAÇÃO. Tem nego que até hoje acredita que o contragolpe de 64 foi obra de agente da CIA, mas nunca acham algum agente infiltrado que tenha feito algo relevante pra tal… Read more »

Leonardo
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Leonardo

Eu particularmente, acho as dimensões desse caça T-50 muito grandes e muito pesado em relação ao F-22.
E o J-20 caça furtivo chinês em desenvolvimento é tem dimensões e peso maiores ainda.
Acho que querem fazer um bombardeiro não um caça.
Acredito eu quanto maior as dimensões e peso desses caças, diminuem sua capacidade de manobra e de combate áreo.
Sds

Bruno
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Bruno

Alguém que entenda minimamente da tecnologia stealth se arrisca a me dizer se considera o T-50 realmente um caça stealth? Os motores não estão muito expostos? As entradas de ar me parecem muito similiares a dos caças russos convencionais, além do avião ter um tamanho muito grande.

E sobre o revestimento desse caça, alguém sabe sobre a eficácia em absorver as ondas do radar? Os EUA já investem nesse material há muito tempo, visto que o primeiro avião stealth já tem algumas décadas, e os Russos?

leigo
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leigo

Vejam nessa primeira foto. Até a “tubulação” do motor sobressai em relação à lataria. Nos vídeos, quando move estabilizadores etc parecem de brinquedo. E quanto à furtividade parece que seu formato não se assemelha aos ocidentais.

leigo
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leigo

E a questão do calor das turbinas como eles farão? Resfriamento? Parece que será um semistealth isto é bem menos visível que os de 4,5a. Geração mas não tão invisíveis. Será que depende muito dos coatings?

CESAR
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CESAR

Emerson R.B

Concordo com você…..

`quando é pra enganar as pessoas eles são imbativeis.´
Nesses quesito os RUSSOS são os 1 do mundo inegavelmente.

Marcelo
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Marcelo

Bosco…
Eu me baseei na ilustração abaixo, mas pode ser que estão pensando em imtegração a longo prazo. Talvez o Storm Shadow seja integrado ao F35 antes que o JASSM.
https://www.thinkdefence.co.uk/wp-content/uploads/2014/03/f-35_armament.jpg
Abraços!

Alfredo Araujo
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Alfredo Araujo

Leonardo,

As dimensões do T50 são parecidas com a do Su27/30/35.
Preciso nem falar mais nada sobre manobrabilidade do mesmo ne ?

Alfredo Araujo
Visitante
Alfredo Araujo

Bruno,

Acredito q, no primeiro momento (c motores atuais), ele será igual o F-35. Stealth se visto pelo quadrante frontal, e BEM discreto, apenas, se visto de lado e/ou por trás.

CESAR
Visitante
CESAR

Alan

Alana poiado ……………..concordo

Quando aviões russos cai e sempre culpa dos piloto é não da maquina, ai eu me pergunto como tem piloto Russo ruim por que só cai avião ……………….

CESAR
Visitante
CESAR

Alan

Alana apoiado ……………..concordo

Quando aviões russos cai e sempre culpa dos piloto é não da maquina, ai eu me pergunto como tem piloto Russo ruim por que só cai avião ……………….

Wolfgangus Mozart
Visitante
Wolfgangus Mozart

Os próprios russos vivem dizendo que o T50 será oponente direto do F35 e não do F22. São 180 Raptors num universo de 3000 F35 mundo afora…

Alfredo Araujo
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Alfredo Araujo

O problema dos equipamentos russos é a antiga doutrina soviética, de “preferir” construir outro do q reparar, e tmb da escolha estratégica de priorizar a quantidade, devido a facilidade de produção, a complexidade, e consequente dificuldade e encarecimento da produção, de suas armas e equipamentos. A desconfianca em relacao aos equipamentos russos é por causa da, ainda, grande quantidade de equipamentos da era soviética em operação, na própria, e em vários outros países. Ajuda tmb a aumentar essa má fama, o deficiente pós venda realizado pelos fabricantes russos, segundo cita alguns clientes… Porém, com os novos Su34, Mig-35, T-50, família… Read more »

joseboscojr
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joseboscojr

Marcelo, É! Eu sei! Também já vi esses esquemas mas até onde eu sei não é oficial. Mas tem até F-35 real posando ao lado desses mísseis, só que não vejo muita lógica nisso. É mais pose pra foto. rsrss Não tem muito cabimento desenvolverem um caça stealth mais caro algumas dezenas de milhões de dólares pra ele lançar mísseis cruise com 400 km de alcance. Existem algumas centenas de milhares de bombas guiadas e uns poucos milhares de mísseis cruise que não fazem sentido serem lançados por um caça stealth. Se acham que um caça stealth não tem condições… Read more »