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Embraer certifica empresa colombiana para modernizar Tucanos

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Modernização T-27 na CIAC - cena vídeo Ministério da Defesa da Colômbia

ClippingNEWS-PAA Embraer certificou a Corporação da Indústria Aeronáutica Colombiana (CIAC) como centro de serviço mundial para modernizar os aviões Tucano T-27, informou nesta quinta-feira o Ministério da Defesa da Colômbia.

O gerente da CIAC, sociedade de economia mista sob o regime de empresa industrial e comercial do Estado, o general Flavio Ulloa, disse que essa certidão é uma conquista para o desenvolvimento da indústria aeroespacial da Colômbia. “É nosso primeiro degrau para gerar uma indústria aeroespacial séria, para o que vamos caminhar com segurança”, assegurou Ulloa em comunicado do Ministério da Defesa.

A Força Aérea Colombiana tem em sua frota mais de uma dezena de aviões Tucano modernizados pela CIAC e 24 unidades da versão moderna, os aviões de ataque ligeiro Super Tucano. O militar acrescentou que a certidão permitirá gerar emprego, desenvolver a indústria e a engenharia, pois os que se capacitam nesta área terão novos e maiores campos de ação.

Modernização T-27 na CIAC - cena 2 vídeo Ministério da Defesa da Colômbia

O general Ulloa assinalou, além disso, que, como a Embraer é a terceira maior empresa aeronáutica do mundo, com a certidão se abre um mercado para os Tucanos que precisam ser melhorados.

O diretor de vendas internacionais da Embraer, Nilton Medina, assegurou que o processo de certidão de um centro de serviço em nível mundial para aeronaves Tucano “é de muita importância não só para Embraer, mas para a indústria aeronáutica colombiana” porque não é uma tarefa fácil transformar-se em “um centro autorizado de caráter mundial”.

Medina comentou ainda que para a Embraer é um “orgulho” poder participar do processo de desenvolvimento da indústria aeronáutica colombiana.

(nota do editor: veja, abaixo, vídeo sobre a certificação divulgado pelo Ministério da Defesa da Colômbia)

FONTE: Exame

VÍDEO (e cenas destacadas):  Ministério da Defesa da Colômbia

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Claudio Moreno
Claudio Moreno
5 anos atrás

Taí Senhores! Um parceiro sério que deveriamos envolver-nos mais!

Ainda que sob pressão dos americanos, não abriram mão da compra dos ST (sei que a reportagem fala do EMB-312, mas é pertinente o comentário).

Arrisco-me a dizer que pode dar mais frutos do que a parceria com os portenhos que não tem grana para nada.

Os colombianos tem grana? Não sei! Mas tem guerra…isto move a ação…é questão de sobrevivência.

CM

_RJ_
_RJ_
5 anos atrás

Claudio Moreno,

O A-29 só ganhou o LAS devido ao carimbo “combat-proven” conseguido graças à Colômbia (onde ele teve a oportunidade de se mostrar o avião perfeito para a missão). Foi a melhor propaganda.

Já é uma parceria de sucesso.

E essa modernização é fruto de offset do contrato dos A-29 (como mostra o segundo link ao final do post)

Claudio Moreno
Claudio Moreno
5 anos atrás

RJ, Pois então…é com gente comprometida com sigo mesmo e sua nação que temos que aprofundar relações. É claro que haverá vez por outra choques …como o quando por força do tais offset’s do ST compramos as lanchas rápidas de ataque dos caras (ótimas por sinal) e teve gente que satirizou questionando se não tem quem produzi-se algo semelhante aqui…bom parece que não né, porquê até a entrada delas em operação o EB não tinha nada parecido. Mas falando do fato de estreitar ainda mais as relações, na empreitda do HX, tái gente que opera heli a muito tempo em… Read more »

Antonio M
Antonio M
5 anos atrás

Vi um documentário (se eu encontrar eu publico depois) mostrando que a Colômbia tem bons projetos e desenvolvimentos na área aeronáutica, como software de controle de tráfeg aéreo (se não me engano) e de fabricação própria de componentes do UH-60 Black Hawk que baratearam e melhoraram muito seus custos e logística.

Parceiro certo mesmo, pelo menos “não bolivariano” …..

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
5 anos atrás

Em 1992 o Nilton Medina era um simples auxiliar do Anastacio Katsanos na área de Inteligência de Mercado de Defesa. É o de barba e óculos no centro do vídeo. Acompanhou o A-29 desde o seu nascedouro. Merecida promoção! Parabéns!
By the way, os nossos T-27 também estão precisando de um MLU urgente. Estão se acabando. Voei num ano passado na AFA, e estão bem judiados.

Soldat
Soldat
5 anos atrás

E isso ai Colômbia é um pais serio mesmo os Âmis não querendo eles baterem o pê e compraram do Brasil..

Leiam a matéria na revista forças de defesa 11

Viva a Colômbia.

Melky Le Faucheur
Melky Le Faucheur
5 anos atrás
Oganza
Oganza
5 anos atrás

“É nosso primeiro degrau para gerar uma indústria aeroespacial séria, para o que vamos caminhar com segurança” – Boa “fala”, sem ufanismo medíocre, dando a entender que o caminho é longo e deve ser feito de forma séria e com “segurança”. Uma Nação que não só está, como admitiu a décadas que está em guerra, sabe melhor do que ninguém quando, onde e como as coisas devem ser feitas. Parabéns a Colômbia. Quando o Brasil vai admitir que vivemos em uma guerra civil em nossas ruas a décadas, onde morre 5x mais pessoas por ano do que morreu em todo… Read more »

Mauricio R.
Mauricio R.
5 anos atrás

“…conseguido graças à Colômbia (onde ele teve a oportunidade de se mostrar o avião perfeito para a missão).”

Que nada, a hype toda em torno do ST, foi pq mataram um figurão das FARC, somente isto.

Phacsantos
Phacsantos
5 anos atrás

Que amargura doída!

Luiz Fernando
Luiz Fernando
5 anos atrás

Mister “M”…

Não tem mágica… o avião é bom mesmo.

Conversei, tempos atrás com dois pilotos da FAC e com um rep tec da Bem na Colômbia…

Todos me disseram a mesma coisa. Os caras adoraram o EMB-312 (tanto é que o estão modernizando), e gostam muito do Super-Tucano. Dizem por aí que estudam um segundo lote.

Só falta o Mister “M” dizer que a bomba caiu no figurão por acaso.