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Brasil lança com sucesso primeiro foguete nacional com combustível líquido

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lançamento do foguete VS-30 V13 com combustível líquido - ampliação foto FAB

Movido a etanol, VS-30 coloca o país no grupo que domina tecnologia própria para veículos espaciais

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, realizou com sucesso o lançamento do foguete VS-30 V13. O voo do veículo que teve como carga útil ativa um motor L5 movido a combustível líquido ocorreu às 23 horas e 02 minutos desta segunda-feira (1/9).

Este foi o 13º voo do VS-30 e durou 3 minutos e 34 segundos, até que o veículo alcançasse a área de segurança prevista.

Lançamento VS-30 combustível líquido - foto FABNa operação foi verificado o desempenho do veículo que teve o módulo de experimentos (carga útil) impulsionado pelo motor L5, durante 90 segundos, movido a oxigênio líquido e etanol. “Neste primeiro voo do Estágio Propulsivo Líquido verificou-se o bom funcionamento do motor L5 durante os 90 segundos previstos”, afirma o Coronel-Aviador Avandelino Santana Júnior, Coordenador Geral da Operação Raposa.

Clique aqui para acessar arquivo em mp3 com a entrevista e entender as vantagens do combustível líquido em relação aos propulsores sólidos.

Durante o voo também foram feitas a coleta de dados para estudos de um GPS de aplicação espacial desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e de um dispositivo de segurança para veículos espaciais, concebido no Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).

De acordo com coordenador, o lançamento previsto para ocorrer na última sexta-feira (29) foi adiado para que as equipes verificassem um problema de pressurização no sistema de abastecimento do veículo. “Após os ensaios realizados no final de semana, decidimos transferir as atividades para o período da tarde desta segunda, culminando com o lançamento noturno a fim de solucionar dificuldades de abastecimento do Estágio Propulsivo Líquido (EPL) com oxigênio líquido. Não tenho dúvidas de que tiramos lições importantes com esta operação e que colocamos o Brasil num rol de países que detém tecnologia própria para operar veículos espaciais movidos a propelente líquido”, explica o Coronel Santana Júnior.

Lançamento VS-30 combustível líquido - foto 2 FABPara o Diretor do CLA, Coronel Engenheiro Cesar Demétrio Santos o lançamento desta segunda-feira representou um salto evolutivo na missão da organização. “Com a Operação Raposa, o CLA alcança um patamar de importância estratégica ainda maior no conjunto do Programa Nacional de Atividades Espaciais. Demos um passo essencial visando a operação de veículos espaciais movidos a combustível líquido, que permitem uma maior capacidade de carga e precisão de inserção em órbita, essenciais para atividades envolvendo o Veículo Lançador de Satélite (VLS) e sucessores”, afirma o diretor. Leia aqui mais sobre o Centro de Lançamento de Alcântara.

Operação Raposa – A Operação Raposa, iniciada no último dia 12 de agosto, é financiada pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e contou com o apoio de esquadrões de transporte de carga e pessoal, helicópteros e patrulha marítima da Força Aérea Brasileira (FAB).

O IAE é o responsável pelo fornecimento, integração e treinamento das equipes no que se refere ao veículo, incluindo a carga-útil EPL L5 e o sistema de transmissão de dados. A Orbital Engenharia é responsável pelo Sistema de Alimentação Motor Foguete (SAMF) e pela integração das redes elétricas, juntamente com a equipe do IAE. A coordenação geral da operação é de responsabilidade do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

O Centro Aeroespacial Alemão (DLR) participou da operação com trabalhos de coleta de dados em voo por meio de uma estação móvel de telemetria. O CLA se responsabiliza pelo lançamento, rastreio, coleta de dados, segurança de superfície e voo. Outra participação importante é do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) que responde pela verificação da calibração dos instrumentos.

A Marinha do Brasil (MB) e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) realizaram a interdição do tráfego marítimo e aéreo na região, respectivamente, condição importante para o sucesso da operação.

Foguete VS-30 V13 - trabalho coordenado pelo DCTA - foto FAB

FONTE / FOTOS: FAB

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Rafael OliveiraFernando "Nunão" De MartiniAndré Sávio Craveiro BuenowfeitosaRafael M. F. Recent comment authors
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Carlos
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Carlos
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Edgar
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Belíssima foto de longa exposição.

Mauricio Silva
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Mauricio Silva

Olá.

Olhando bem para o VS-30, ele me fez lembrar outro: o Sonda III.
Para quem curte, recomendo a leitura:
http://brazilianspace.blogspot.com.br/2009/05/sucessos-e-insucessos-do-programa.html
SDS.

ernaniborges
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ernaniborges

Aleluia !

Em mais de 20 anos é a primeira notícia verdadeiramente boa no nosso “programa espacial”.

Que não fique só nisso.

Vader
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Pois é. Fez-se a luz no PEB…

Rafael M. F.
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Rafael M. F.

Movido a cachaça.

wfeitosa
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wfeitosa

bom dia!

sei que não é o fórum, mas rapidamente alguém poderia me elucidar por que temos duas áreas de lançamentos? Alcântara e Barreira do Inferno..
Se fossem concentrados esforços em uma única base não teríamos melhor resultados?

abr

André Sávio Craveiro Bueno
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André Sávio Craveiro Bueno

A V2 de Von Braun utilizava o bendito álcool:

http://v2.x-factorial.com/

Rafael Oliveira
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Rafael Oliveira

Wfeitosa a explicação tem a ver com a palavra “Brasileira” da sigla FAB. Isso é típico do nosso país:

Não tem dinheiro nem para ter um, mas mantém dois (quando não três, quatro…) e acaba fazendo menos ainda do que poderia conseguir se usasse o dinheiro de forma menos irracional.

Por que não fecham o CLBI? Porque tem um pessoal que quer ficar ali na praia, existem “negócios” que giram em torno da base e que não podem “sumir”, etc.

wfeitosa
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wfeitosa

Fernando “Nunão” De Martini
3 de setembro de 2014 at 10:44#

Rafael Oliveira
3 de setembro de 2014 at 10:57#

obrigado, vou dar uma estuda na história …

valeu