Caças F/A-18 dos Estados Unidos realizaram ataque no norte do Iraque

1

F-18 Hornet do VFA 15 USS George HW Bush - CVN 77 - foto divulgada em 8-8-14 pela USN

Nota divulgada pelo Pentágono nesta sexta-feira, 8 de agosto, informou que as Forças Armadas dos EUA realizaram um ataque aéreo hoje contra grupos terroristas do Estado Islâmico do Iraque e do Levante, EIIL*, no norte do Iraque. A informação foi dada pelo secretário de imprensa do Pentágono, almirante John Kirby.

O ataque foi realizado às 6h45 (horário de Washington) por dois jatos F/A-18**, que lançaram bombas de 500 libras guiadas a laser sobre uma peça de artilharia móvel próxima a Irbil, capital da região iraquiana do Curdistão, segundo Kirby. O almirante acrescentou que o EIIL estava utilizando essa artilharia para bombardear forças curdas que defendiam a cidade, onde pessoal dos Estados Unidos está localizado.

A decisão para o ataque foi tomada pelo general Lloyd J. Austin III, comandante do Comando Central dos EUA, sob autorização concedida a ele pelo comandante em chefe, disse Kirby. “Como o presidente deixou claro, as Forças Armadas dos EUA continuarão a tomar ação direta contra o EIIL quando ameaçarem nosso pessoal e nossas instalações”, acrescentou o almirante.

FONTE: Pentágono (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

FOTO: USN (veja nota 2 mais abaixo)

*NOTA DO EDITOR 1: conhecido pelas siglas ISIL e ISIS, em inglês, e EIIL, em português

**NOTA DO EDITOR 2: não foi divulgado na nota de que versão do F/A-18 são os caças, ou se são operados pela Marinha (USN) ou pelo Corpo de Fuzileiros Navais (USMC) dos EUA. Na imagem acima, divulgada pela USN nesta sexta-feira, um F/A-18C Hornet armado do esquadrão VFA 15 é mostrado no convoo do navio-aeródromo de propulsão nuclear USS George H.W. Bush ( CVN 77) que segundo a USN está no Golfo Árabe “apoiando operações de segurança marítima e esforços de cooperação no teatro, na área de responsabilidade da 5ª Frota dos Estados Unidos”. Reportagem do Estadão publicada há pouco informa que os caças partiram do CVN 77 (veja primeiro link da lista abaixo, de matéria no Poder Naval)

VEJA TAMBÉM:

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Alberto Soares

The game started ….

vão dar “uma ajeitada” na região, atitude e modus operandi corretos.