sexta-feira, setembro 30, 2022

Gripen para o Brasil

EUA adverte China após incidente em espaço aéreo

Destaques

Dinair Alves
Dinair Alves
Diretora de Marketing da Trilogia Forças de Defesa

j-10 (1)

ClippingNEWS-PAO governo dos Estados Unidos advertiu nesta quinta-feira Pequim por sua atitude no espaço aéreo internacional, após caças chineses ameaçarem um avião de vigilância japonês sobre o Mar da China Oriental, zona de litígio entre China e Japão. “Qualquer tentativa de interferir com a liberdade de voo no espaço aéreo internacional aumenta a tensão e o risco de erros de avaliação, de confronto e de um incidente involuntário”, afirmou o departamento de Estado em um comunicado.

O Japão acusou a China de realizar “manobras perigosas” no sábado passado, quando um caça chinês passou a menos de 30 metros de um avião japonês de vigilância, repetindo um incidente semelhante. China e Japão disputam um arquipélago no Mar da China Oriental, território atualmente sob o controle de Tóquio.

Em novembro passado, a tensão aumentou quando Pequim declarou zona de defesa do espaço aéreo uma região próxima a outra zona similar adotada pelo governo japonês.

FONTE: AFP

FOTO em caráter meramente ilustrativo.

- Advertisement -

5 Comments

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo Pamplona

Mais uma vez a China querendo “marcar posição” naquele TO, ao mesmo tempo que atesta o nível de determinação dos EUA e Japão na questão do arquipélago.

Creio que no CP não saia disso… já no LP, só o tempo dirá.

Soldat

Quanta hipocrisia dos Âmis, eles podem acompanhar de pertinho os Tupolev Russos e os chineses não!!!!!

Fala serio………..

Guilherme Poggio

Caro Soldat, isto se chama geopolítica.

Ivan

Soldat, Sem hipocrisia, estão apenas jogando o jogo. Mas certamente vc tem acompanhado a crise entre China e Japão que cresceu com a renovada disputa em das ilhas Senkaku para o Japão, Diaoyu para a República Popular da China e Tiaoyutai na República da China (Taiwan). Olha o mapa: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/07/Senkaku_Diaoyu_Tiaoyu_Islands.png Como se não bastasse, aumentou ainda mais com a declaração (23 de novembro) de Pequim, através do Ministério da Defesa Nacional, anunciando ao mundo que a partir daquele dia estabelecia a “Área de Identificação de Defesa Aérea” (AIDA) junto ao “Mar da China do Leste”. A propósito. Neste jogo além… Read more »

Ivan

Para quem não acompanhou ou para quem deseja relembrar, segue um link do AEREO com algumas matérias importantes sobre o tema AIDA China vs AIDA Japão:

http://www.aereo.jor.br/tag/zona-de-defesa-aerea-chinesa/

Sds.,
Ivan, o antigo.

Últimas Notícias

Força Aérea Brasileira inaugura nova estação radar de vigilância aérea em Rondônia

Estação será usada pelo Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) para auxiliar na proteção de fronteiras do Brasil A...
Parceiro

LAAD 2023

- Advertisement -
- Advertisement -