EUA adverte China após incidente em espaço aéreo

5

j-10 (1)

ClippingNEWS-PAO governo dos Estados Unidos advertiu nesta quinta-feira Pequim por sua atitude no espaço aéreo internacional, após caças chineses ameaçarem um avião de vigilância japonês sobre o Mar da China Oriental, zona de litígio entre China e Japão. “Qualquer tentativa de interferir com a liberdade de voo no espaço aéreo internacional aumenta a tensão e o risco de erros de avaliação, de confronto e de um incidente involuntário”, afirmou o departamento de Estado em um comunicado.

O Japão acusou a China de realizar “manobras perigosas” no sábado passado, quando um caça chinês passou a menos de 30 metros de um avião japonês de vigilância, repetindo um incidente semelhante. China e Japão disputam um arquipélago no Mar da China Oriental, território atualmente sob o controle de Tóquio.

Em novembro passado, a tensão aumentou quando Pequim declarou zona de defesa do espaço aéreo uma região próxima a outra zona similar adotada pelo governo japonês.

FONTE: AFP

FOTO em caráter meramente ilustrativo.

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo Pamplona

Mais uma vez a China querendo “marcar posição” naquele TO, ao mesmo tempo que atesta o nível de determinação dos EUA e Japão na questão do arquipélago.

Creio que no CP não saia disso… já no LP, só o tempo dirá.

Soldat

Quanta hipocrisia dos Âmis, eles podem acompanhar de pertinho os Tupolev Russos e os chineses não!!!!!

Fala serio………..

Guilherme Poggio

Caro Soldat, isto se chama geopolítica.

Ivan

Soldat, Sem hipocrisia, estão apenas jogando o jogo. Mas certamente vc tem acompanhado a crise entre China e Japão que cresceu com a renovada disputa em das ilhas Senkaku para o Japão, Diaoyu para a República Popular da China e Tiaoyutai na República da China (Taiwan). Olha o mapa: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/07/Senkaku_Diaoyu_Tiaoyu_Islands.png Como se não bastasse, aumentou ainda mais com a declaração (23 de novembro) de Pequim, através do Ministério da Defesa Nacional, anunciando ao mundo que a partir daquele dia estabelecia a “Área de Identificação de Defesa Aérea” (AIDA) junto ao “Mar da China do Leste”. A propósito. Neste jogo além… Read more »

Ivan

Para quem não acompanhou ou para quem deseja relembrar, segue um link do AEREO com algumas matérias importantes sobre o tema AIDA China vs AIDA Japão:

http://www.aereo.jor.br/tag/zona-de-defesa-aerea-chinesa/

Sds.,
Ivan, o antigo.