Brasil oferece aviões de treinamento Tucano a Moçambique

6

macauhub.20.3.2014.4701

A Presidente do Brasil já sancionou a oferta de três aviões de treino Tucano (Embraer EMB-312) a Moçambique, faltando apenas a aprovação do Congresso Nacional, disse quarta-feira em Maputo o ministro da Defesa brasileiro, Celso Amorim.

O ministro brasileiro disse ainda que Moçambique poderá ainda comprar aviões de ataque Super Tucano e um simulador de manobras navais ao Brasil, podendo “contar com financiamento a médio e longo prazo do Brasil para adquirir três aviões Super Tucano (Embraer EMB-314).”

“Se Moçambique confirmar o interesse manifestado no passado de adquirir três aviões de ataque, que são relativamente caros, há possibilidade de financiamento a médio e longo prazo”, afirmou o ministro brasileiro.

Celso Amorim anunciou a “oferta brasileira de contribuir para a estrutura naval de Moçambique”, num programa que se deverá traduzir no envio de uma missão, no início de Abril, “para analisar algumas bases navais”, como a de Pemba e de Maputo.

O ministro brasileiro considerou ainda que “as necessidades de protecção e defesa dos recursos naturais em Moçambique são muito grandes”, referindo-se ao reforço de cooperação que os dois países pretendem empreender.

Os interesses econômicos do Brasil em Moçambique estão sobretudo centrados nas áreas dos recursos minerais, através da mineira Vale Moçambique, e agrícola, com o projeto ProSavana, que envolve também o Japão.

FONTE: www.macauhub.com.mo

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio M

Em outros tempos, os atuais ocupantes do GF diriam que isso é imperialismo ……

Joner

Não entendi, serão vendidos ou doados?

Aldo Ghisolfi

Entendi que os Tucanos serão doados (e já está tudo pronto para irem embora), enquanto que os ST serão vendidos (SE comprados!).

Fernando "Nunão" De Martini

Os Tucanos, de treinamento, serão doados. Há notícia do último trimestre do ano passado a esse respeito, e que replicamos aqui:

http://www.aereo.jor.br/2013/10/24/em-meio-a-tensao-brasil-vai-doar-avioes-t-27-tucano-a-mocambique/

Quanto aos Super Tucanos, de ataque, está bem claro no texto que seria uma compra, com oferta de financiamento:

“O ministro brasileiro disse ainda que Moçambique poderá ainda comprar aviões de ataque Super Tucano ”

““Se Moçambique confirmar o interesse manifestado no passado de adquirir três aviões de ataque, que são relativamente caros, há possibilidade de financiamento a médio e longo prazo”

Brandenburg

Enquanto isso a RENAMO já avisou que , caso o Brasil remeta equipamento militar para o atual governo de Moçambique, os mais de 3500 brasileiros que lá residem ou estão a trabalho, tornar-se-ão alvos da guerrilha, assim como o empreendimento da Vale.No mais deve-se levar em conta a afinidade entre os partidos no poder lá como cá. O mensageiro enviado para tratar de negócios caiu como uma luva! Sds

Reinaldo Deprera

Prefiro essa pintura peruana no Super Tucano do que a do Equador. Na ordem, pra mim são as duas melhores.