Desafio Poder Aéreo 155

Este é fácil demais. A dica é o próprio desafio… Para dificultar só um pouquinho, responda também qual o número do protótipo mostrado na foto e escreva um pouco sobre a longa e conturbada história de seu desenvolvimento.
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Parece o protótipo do ME-262, mas não reconheço a asa.
Hehe, errou. É o Me-155, que deveria ser um caça de elevado desempenho a grandes altitudes, mas acabou por ser cancelado e o fabuloso Ta-152 tomou seu lugar.
Uma coisa interessante é como os alemães da Messerschmitt e da Focke Wulf resistiram muito tempo em adotar hélices de 4 pás em seus caças de linha de frente. Aumentavam a corda das pás mas não o número delas. Não lembro de nenhum que tenha entrado em operação.
Para eu morder minha língua, chamem o bichinho acima de Blohm & Voss BV 155.
Não, não é o 262. O 262 tinha uma hélice tripá, enquanto esse dai são quatro.
Clésio: • O Blohm & Voss BV 155 foi um protótipo de interceptador de grande altitude fabricado pela fábrica alemã Blohm & Voss. As características aerodinâmicas e a sua propulsão tornavam este aparelho uma arma temível quando defrontada a grandes altitudes. Paralelamente às investigações para a construção de uma versão do Bf 109 para grandes altitudes, por volta de 1937 a Messerchmitt estudava um aparelho, denominado Me 155, também ele uma versão do Bf 109, mas especialmente desenhado para operar a partir do porta-aviões Graf Zeppelin. Quando a construção desta unidade naval foi abandonada o Me 155 foi reformulado, sendo… Read more »
O Me 262 tinha motores a jato. Foi o 1º caça a jato da história.
Luis…
Os primeiros voos dos protótipos do Me-262, foram feitos com esse sendo propulsionado por um junkers jumo a pistão, para testes aerodinâmicos e etc…
Até mesmo nos primeiros voos com as turbinas instaladas, por problemas de confiabilidade, esse motor a pistão continuava instalado…
Só para deixar claro q tudo isso em protótipos. As séries iniciais de produção eram jatos puros…
Alfredo Araujo
Me corrija se estiver errado, mas me parece que foi justamente quando da retirada do motor a pistão do ME-262 e do reposicionamento da asa, que a aeronave acabou ficando com centro de gravidade muito atrás. A solução encontrada, ou a mais fácil, foi redesenhar a asa, deixando-a inclinada para trás. No primeiro voo o piloto constatou que com a nova asa os problemas de instabilidade haviam desaparecido.
Luis
O início do 262 é pouco conhecido.
Começou com uma aeronave semelhante com a da imagem acima, dai minha confusão, propulsionado por um motor a pistão, como citou o Alfredo. O passo seguinte foi a instalação das turbinas, mas mantendo o motor a pistão. Depois retiraram o motor a pistão, mas a aeronave ainda tinha o trem de pouso convencional, para finalmente ficar com o desenho já bastante conhecido.
É o Focke-Wulf Ta-152, caça de interceptação e de proteção aos Me-262- vulnerável aos ataques dos aliados durante as decolagens e aterrissagens – e devido à necessidade de um caça de grande altitude e de grande perfomance , derivado do FW-190D- que tinha como diferença uma asa maior envergadura.hegaram tarde demais para causar qualquer impacto no final da guerra.
Quem acertou foi o Clésio, na sua segunda tentativa, complementado pelo Aldo: Blohm & Voss BV 155.
A dica no texto (“A dica é o próprio desafio… “) estava óbvia para sanar qualquer dúvida: é o desafio 155, com um avião que tem, na sua designação, o número 155.
Parabéns a todos os participantes!