EUA entregam mais quatro caças F-16 ao Egito, apesar das críticas

2

Caças F-16 egípcios em treinamento nos EUA - foto USAF

Segundo reportagem da Fox News veiculada na quinta-feira, 11 de abril, mais quatro caças F-16 deixaram os Estados Unidos rumo ao Egito como parte de um pacote de ajuda que gera controvérsia devido à situação política naquele país do Oriente Médio. Críticos dizem que essa ajuda militar deveria terminar, pois Mohammad Morsi, presidente eleito no ano passado pelos egípcios, vem chamando o presidente dos EUA, Barack Obama, de mentiroso e também defende que o ódio aos judeus seja doutrinado em crianças.

Uma fonte da Fox News em Fort Worth, no Texas, confirmou a saída dos modernos caças, que elevam o total de F-16 entregues ao Egito neste ano para 12 aeronaves. Mais oito serão mandados ao Governo Egípcio antes do final do ano, como parte de uma ajuda ao estrangeiro de bilhões de dólares assinada em 2010 com o então presidente Hosni Mubarak, aliado de longa data dos Estados Unidos. No pacote, também estão 200 carros de combate Abrams.

No Congresso dos EUA, vários críticos a essa ajuda dizem que não faz mais sentido continuar com o pacote, e alguns preocupam-se sobre esse envio dos caças atrapalhe a amizade dos EUA com Israel: “Amigos não mandam caças F-16 e tanques financiados por dinheiro do contribuinte americano para inimigos de nossos amigos”, disse o congressista Gohmert, do Texas.

Apesar do Departamento do Estado não querer comentar questões específicas de equipamentos militares, autoridades divulgaram pronunciamento defendendo os laços “estratégicos” dos EUA com o Egito, país com o qual se tem “uma longa his’toria de relações político-militares próximas que beneficiaram os interesses dos Estados Unidos”. Também foi dito no pronunciamento que essa cooperação militar ajuda a manter o acordo de paz entre Egito e Israel: “As Forças Armadas Egípcias há muito tempo mantém laços cordiais com Israel e esse é um pilar que suporta o acordo de paz com o Governo Egípcio. Estamos comprometidos em manter a vantagem militar qualitativa de Israel na região. Esses caças F-16 não representam ameaça a Israel porque Israel possui aeronaves e armas mais avançadas que o F-16.”

Há divergências entre analistas de defesa. Malou Innocent, analista de política externa do Instituto Cato, “contribuintes americanos tëm sido os maiores fornecedores de armas do Egito, subsidiando o forneceimento de caças F-16, carros de combate M1A1 Abrams, veículos blindados de transporte de pessoal, helicópteros Apache, e milhões de dólares em equipamento excedente.” Além disso, pelo menos 83 milhões de dólares foram gastos pelo Governo dos EUA para melhorar as instalações da “Cairo West Air Base” para acomodar os F-16, assim como em treinamento.

Caça F-16 egípcio com caças dos EUA sobre as pirâmides - foto USAF

Já Anthony Cordesman, do Centro para Estudos Estratégicos e Internacionais (e que já foi consultor dos Departamentos de Estado e de Defesa), afirma que essa “é a única forma de garantir estabilidade aos Acordos de Camp David (o acordo de paz entre Egito e Israel). Isso vale a pena? Sim.” Cordesman completou: “Cancelar o envio de uns poucos F-16 não representará por si uma mudança no jogo, mas vai mudar percepções no mundo Árabe. Eles poderiam ver quão rápido os Estados Unidos poderiam voltar as costas quando há uma crise.”

O pronunciamento de autoridades do Departamento de Estado também ressaltou as consequências desastrosas que viriam com a revogação da ajuda: “Atrasar ou cancelar entregas do F-16 poderiam minar nossos esforços para conseguir nossos interesses regionais de segurança por meio de Forças Armadas mais capazes no Egito, e mandar um sinal danoso e final às autoridades militares e civis egípcios num momento em que trabalhamos em busca de uma transição democrática nesse país-chave do Oriente Médio.”

FONTE: Fox News (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

Já deveriam ter cancelado tudo. Os EUA estão criando outro Irã.

tiagobap

Acredito apenas que a LM esteja cumprindo um contrato assinado.
Esta seria apenas uma característica norte-americana…