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Esquadrilha da Fumaça inicia treinos com nova aeronave Super Tucano

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Adaptação dos pilotos da FAB começa nos próximos dias em Pirassununga. Tucano T-27, usado por 30 anos, será substituído pelo Super Tucano A-29

 

troca de comando no EDA - AFA DEZ2013 - foto Forcas de Defesa - Guilherme Poggio 8

vinheta-clipping-aereo Os pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB) iniciam nesta semana, em Pirassununga (SP), os treinamentos no avião Super Tucano A-29. A nova aeronave substituirá o Tucano T-27, modelo utilizado pela Esquadrilha da Fumaça há 30 anos.

“Foram anos muito marcantes. Com certeza as pessoas têm ótimas lembranças, atravessando o país, a América, o Atlântico, para chegar à Europa. É um avião que vai trazer muita saudade para aqueles que já o operaram”, declarou o capitão André Fabiano da Silva.

O novo modelo traz uma pintura com cores mais vibrantes e uma bandeira brasileira estampada no leme, além de novas tecnologias. Algumas informações de comando, como velocidade e altitude, estão bem na visão do piloto.

“Sem precisar gerenciar a aeronave olhando para dentro, ele gasta toda sua energia olhando para o líder e tendo as informações de como ele está em relação ao avião. Dessa forma, ele utiliza a aeronave como um todo com maior facilidade”, explicou o capitão Daniel Garcia Pereira.

O Super Tucano é utilizado pela FAB para a formação de pilotos de caça e, também, no patrulhamento das fronteiras do Brasil. Segundo o sargento mecânico Marcelo Gomes de Moraes, o avião terá diferenciais para atuar na Esquadrilha da Fumaça. “A adaptação que vai diferenciar dos outros Super Tucanos é o sistema de fumaça, que, mecanicamente, é muito parecido com o que a gente já usa”, disse.

Cursos

Os mecânicos também estão fazendo cursos para a nova manutenção. O A-29 tem praticamente o dobro do peso do Tucano e quase o dobro de potência, além de ser mais rápido. A velocidade máxima do Tucano era de 500 quilômetros por hora, enquanto o Super Tucano atinge 690 quilômetros por hora.

“Isso faz com que o voo seja um pouco maior. Isso dá mais energia para o piloto trabalhar e requer uma adaptação”, afirmou o capitão Garcia.

Antes do voo os pilotos, vestem um equipamento com um sistema que diminui os impactos da força da gravidade no organismo. “É tipo uma boia, ele é inflado de forma a não permitir que o sangue em excesso vá para as pernas”, contou o capitão André.

Os primeiros voos estão sendo feitos com apenas um avião. Cinco Super Tucanos já estão em Pirassununga e outros sete ainda chegarão. A partir deste momento, os estudos vão ser intensificados.

“Vamos ter aula, estudar, aprender, fazer muita reunião para começar implantar o A-29 e, se Deus quiser, até o fim do ano, quem sabe, estarmos demonstrando com a aeronave”, informou o capitão Marcelo Oliveira da Silva.

FONTE: G1

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Luiz FernandoEleazar Moura Jr.Guilherme PoggioVader Recent comment authors
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Boa sorte ao EDA nessa nova fase.

Eleazar Moura Jr.
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Eleazar Moura Jr.

Gostaria de saber se as duas ponto 50 foram retiradas como forma de reduzir o peso da aeronave nas demonstrações.

Eleazar Moura Jr.
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Eleazar Moura Jr.

Obrigado, acredito que esta era uma das dúvidas principais de muitos internautas que visitam este blog.

Luiz Fernando
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Luiz Fernando

O A-29 ficou bem no uniforme novo do EDA. Não vejoa hora de ver uma apresentação com os novos pássaros.