LAS : segundo Reuters, vitória da Embraer é boa para a Boeing

25

Embraer-Boeing

Brian Winter

vinheta-clipping-aereo Um contrato com a Força Aérea dos Estados Unidos conquistado pela Embraer é um “desdobramento muito positivo” para a Boeing na disputa para fornecer caças à Força Aérea Brasileira (FAB), disse uma fonte de alto escalão do governo brasileiro nesta quarta-feira.

A Embraer e sua parceira norte-americana, Sierra Nevada, conquistaram um contrato de 427,5 milhões de dólares para fornecer 20 aviões de ataque leves para as Forças Armadas do Afeganistão, anunciou o Pentágono após a conclusão do negócio nesta quarta-feira.

FONTE: Reuters

COLABOROU:
Henrique C O

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Corsario137

Não tenham a menor dúvida disso.

A Boeing já está com a faca na boca! Tá com cara de cheque mate.

Vejamos as cenas dos próximos capítulos.

Vader

Não acho que tenha tanta importância assim pro FX2, exceto o fator político.

Para mim, do ponto de vista racional, muito mais importante que a vitória da Embraer no FX2 é a parceria com a Boeing para o desenvolvimento de um treinador avançado a jato, bem como de um futuro 5a geração.

Mas como nada no governo do PT é racional…

birut@

Vamos de T-50, sim T-50!!!
Vamos de T-50, sim T-50!!!
Vamos de T-50, sim T-50!!!

birut@

É um absurdo o que fizeram no programa de compra de caças.
Colocaram 2 bi-motor e um mono na concorrência.
O ideal seria os 3 finalistas com dois motores, olha o tamanho do nosso país:
SU-30 ou 35.
Rafale
F-18

Nautilus

Birut@, monomotor x bimotor em nada influi nos requisitos da FAB, a não ser nos critérios de consumo de combustível. O Gripen NG leva a mesma carga bélica de duas LGB de 500kg, 4XBVR e 2xWVR, pod designador e combustível extra, à uma dist6ancia superior à do Super Hornet e à mesma distância que o Rafale, levando menos combustível externamente. Podem até dizer que dois motores é mais seguro, etc e tal, mas esse argumento é falacioso. Os F-16 e os F-15 da USAF usam o mesmo motor. O F-15 é bimotor e o F-16 é monomotor, mas o F-16… Read more »

Nautilus

Vader disse:
“Não acho que tenha tanta importância assim pro FX2, exceto o fator político”.

Vader, você sabe que, nestes casos, “fator político” é quase tudo!
F-X2 não tem nada a ver com LAS, mas a gente sabe que tem tudo a ver… 😉

joseboscojr

O F-35 é mono!

Mauricio R.

Mas claro que é, afinal é a Boeing quem fabrica o SH.
Mas não é por isso que a empresa americana, irá franquear á Embraer, acesso irrestrito ao seu quintal; a USAF.

Baschera

SENHORES,

Há fumaça no planalto central…… fumaça branca !!

Arrisco a dizer que HABBEMUS FX-2……

Ao contrário de minha crença, o desfecho do LAS detonou uma virada ideológica importante….. e a PresidentA já sabia da escolha do LAS há vários dias atrás. Ordens de silêncio absoluto teriam sido dadas.

Neste sentido, ARRISCO a dizer….. a BOEING venceu o FX-2 !!

Sds,

Mauricio R.

Nossa, assim rápido, a pressão motivada pelo LAS, já fez efeito???
Só espero que:

#embraerforadofx2

A FAB pode mto bem se entender diretamente c/ a Boeing, sem os pitacos furados dela…

A. J. Camargo

É… parece que a Embraer esta cada vez mais “dentro”…

Vader

Baschera disse:
1 de março de 2013 às 1:07

Xiiiii, Baschera, já ouvi essa história tantas vezes que não acredito mais. Sinceramente.

Torço para que o amigo esteja certo, entretanto.

Abraço.

Giordani

“Baschera disse: 1 de março de 2013 às 1:07 Há fumaça no planalto central…… fumaça branca !! Arrisco a dizer que HABBEMUS FX-2……” Tá Bascha, não me faz te pegar nojo! 😉 Tchê, a “presidentA” abriu a sua reeleição. Imagina a oposição (se houver isso hoje em dia) contando pras massas, apreciadores de bbb, futebol e novela, que o governo gastou R$ 10 bilhões com “aviaozinhu” (by MO)???? Nós sabemos que o pagamento dar-se-á daqui alguns anos e que o valor investido é bem inferior ao valor gasto com porcaria de estádio de futebol…mas as massas, dependentes de bolsa-voto, Não…… Read more »

Roberto Bozzo

Baschera, então a presidenta estava apenas esperando a decisão do LAS para anunciar o F18 ?? Será que finalmente teremos o fim da novela ?

Baschera

Tirando natural entusiasmo, as infos que estão rolando dão este sentido…. embora eu reconheça que isto já ocorreu antes, pelo menos uma vez neste governo. O importante é que ocorrerá um alinhamento político não automático…. como disse um amigo….. com certa independência. Se os amigos estão “assustados” com a possibilidade de a Boeing ter vencido o FX-2….. eu nunca duvidei disto…. mas tive medo. A LAAD 2013será o divisor de águas…. se não for anunciado até o final da feira…. aí, realmente acabou. E digo mais….. já estão dizendo por “aí” que o ST nos USA será ainda maior…. 20+20…..… Read more »

Baschera

Giordani disse: 1 de março de 2013 às 10:25 Tá Bascha, não me faz te pegar nojo! Bah tchê…. para os não gaúchos, esclareço que quando um gaudério diz isto para outro… está na verdade dizendo o oposto ! Tchê, a “presidentA” abriu a sua reeleição. Imagina a oposição (se houver isso hoje em dia) contando pras massas, apreciadores de bbb, futebol e novela, que o governo gastou R$ 10 bilhões com “aviaozinhu” (by MO)???? Oposição ? Que oposição ?? Virou tudo um bando de pelegos….. a Dilmandona deita e rola….. parecem um bando gralhas…. só gritam… mas piano, piano….… Read more »

Baschera

Roberto Bozzo disse: 1 de março de 2013 às 11:09 Baschera, então a presidenta estava apenas esperando a decisão do LAS para anunciar o F18 ?? Será que finalmente teremos o fim da novela ? Parece que a escolha, como eu mesmo já havia dito cerca de um ano atrás, já estava feita… mas quando a USAF ou o GF americano, por pressões políticas internas, resultantes de um ano eleitoral… cancelou o processo do LAS (alegou-se problemas na documentação interna…. como se a EMB e a Sierra Nevada fossem duas emprezinhas mequetrefes que não soubessem preencher formulários e apresentar documentos…)….… Read more »

Giordani

No caso do Super Hornet ser o vencedor, qual seria o Tampão (já que alguém disse que tampax é coisa do sexo oposto)???

Super Hornets direto dos esquadrões? Mas a USN tem para disponibilizar? Eu acho que não…
Hornets? Mas são aviões completamente diferentes…

Fernando "Nunão" De Martini

Giordani, Uma hipótese (apenas teoria) para disponibilização rápida de Super Hornets usados da USN: – Levando em conta a alta cadência de produção – Levando em conta que mais Super Hornets estão sendo contratados em modificações de contratos existentes – Levando em conta esquadrões equipados há mais tempo com Super Hornets do primeiro lote (Block I) – Levando em conta algum esquadrão equipado com Hornets “legacy” que ainda tenham horas de voo para gastar Bastaria que um dos primeiros esquadrões de Super Hornet recebece aeronaves novas da linha de produção, do último tipo, em substituição a seus Super Hornets do… Read more »

Nick

Caro Baschera,

Já li sua história de outra fonte, portanto, aumentando o % de credibilidade. O Tampões seriam F-18 E/Fs da US Navy….. E mais, não seriam devolvidos… 😀

Ou seja, seria 24 tampões+36(72) montados por aqui.

Vamos aguardar essa LAAD 2013, pode ser um marco na história da FAB. Para o bem, ou para o mal.

[]’s

Fernando "Nunão" De Martini

Nick,

Sua fonte falou em 24 tampões?

Na minha opinião, 12 já seriam suficientes para tampões no GDA, no caso de um lote de 36 Super Hornets novos terem suas 12 primeiras entregas iniciadas em 2017 ou 2018 (baixa prevista dos primeiros F-5M modernizados, que estariam mais desgastados), com entregas dos restantes até 2020 mais ou menos.

Baschera

Nick, Também já li de outras fontes…. mas não são as mesmas… portanto maior ainda o % credibilidade…. ou todos vamos morrer na praia !! Voce ACERTOU o” tampão” (coisa de macho)…. mas por enquanto até onde sei não se falou de quantidades. Sabemos, porém que doze unidades seriam o mínimo para uma meia-sola no GDA. Ganhou, portanto, o doce que prometi….. rsssss ! Nunão, Concordo com tua opinião quanto aos “12” para tampão…. mas não se preoucupe…. mesmo com os novos vinte e quatro que os australianos confirmaram…. a UsNavy pode ceder espaço em suas últimas encomendas já que… Read more »

Nick

Caro Nunão,

Acho que exagerai na quantidade :mrgreen:

Na verdade 24 foi uma observação de outro forista, portanto podem ser 12 mesmo, vai saber…. Mas não seria ruim não afinal, para 2014/16 é praticamente impossível caças novos de fábrica. Se for para mostrar algo novo, seria importante 12 no GDA e 12 em Santa Cruz. Quem sabe. :mrgreen:

Caro Baschera,

Acertei mas não quero doce não…. :mrgreen:
Única coisa que eu quero mesmo, é que essa LAAD 2013 seja histórica para a FAB, e no bom sentido. Vamos aguardar.

[]’s

Fernando "Nunão" De Martini

De fato, Baschera. Quanto ao Super Hornet, eu acredito que, como o F-X2 preconiza algo de conteúdo nacional e participação em produção de componentes importantes etc e tal, coisa que acaba atrasando entregas pois leva tempo para ser feita, o melhor “tampão” seria simplesmente 12 Super Hornets novos de fábrica no padrão que está saindo da linha de montagem para a USN. Os 24 seguintes poderiam vir mais tarde, já no padrão “BR”, ao qual os 12 iniciais seriam elevados. E nada de usado na jogada, e todos ficariam felizes, incluindo a USN que resolveria problemas de poder postergar algumas… Read more »