Amorim diz que venda de aviões Super Tucano aos EUA é vitória da indústria nacional

17

A-29B - FAB - foto Nunão Poder Aéreo

O secretário de Defesa interino dos Estados Unidos, Ashton Carter, ligou há pouco para o ministro da Defesa, Celso Amorim, para comunicar que o consórcio brasileiro formado pela Embraer/Sierra Nevada Corporation foi o vencedor da licitação realizada pela Força Aérea norte-americana (USAF, na sigla em inglês) para aquisição de 20 aeronaves de ataque leve que serão utilizadas em apoio às forças que se encontram no Afeganistão.

O grupo brasileiro concorreu com o avião A-29 Super Tucano, no âmbito do programa LAS (Light Air Support), ou Apoio Aéreo Leve.

No telefonema, o secretário de Defesa parabenizou o governo brasileiro pelo resultado, ressaltando as qualidades do projeto desenvolvido pela indústria brasileira de defesa.

Amorim comunicou o fato à presidenta Dilma Rousseff, que expressou contentamento com mais uma demonstração da capacidade da indústria aeronáutica nacional.

O ministro da Defesa brasileiro classificou o resultado da concorrência como “uma grande vitória” para a indústria nacional. “Isso certamente vai abrir muitas novas portas para um projeto bem-sucedido, que já demonstrou ser exitoso no país e em outras partes do mundo”.

FONTE: MinDef

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Giordani

Excelentíssimo senhor ministro da defesa da república bolivariana do brazil: CALE-SE!

Parabéns a EMBRAER. Venceu o melhor produto.
Se alguém acha que vai gerar empregos em terras brazileiras, esqueçam. Mas ter o nome embraer associado ao nome USAF é um tremendo de um marketing!
E esqueçam essa coisa de ligar LAS ao F-X. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. No máximo a Boeing pode tirar uma casquinha. Tem “forças” muito ocultas por trás do Fantasia-X…

edurval

Giordani,

Essa venda com certeza ira gerar empregos em terras brazileira, afinal recebemos o aval da melhor força aérea do mundo e com isso haverá novas encomendas.

Agora pena que a Tia Dilma perdeu a oportunidade de informar ao Secretario de Defesa a vitoria da Boing. 🙁

thomas_dw

Vitoria !!!! yeah somos os melhores !!!

agora – e quando vier o segundo lote (ja incluido nesta compra como opçao) e os EUA perguntarem sobre o FX2 ….

xiiiiii

Galeão Cumbica

Nada mesmo deste avião é feito no Brasil, nem vamos fornecer os pneus?

GC

thomas_dw

a linha de producao na Florida vai montar e fabricar partes – alias, para a EMBRAER o que interessa é o programa nao a montagem.

aldoghisolfi

O resultado mostra o profissionalismo do militar norte-americano que, apesar de poder preterir o A-29 para reerguer uma empresa mais do que tradicional no mundo da aviação preferiu a melhor serventia para a força.
Cumpriu a sua legislação e, mais do rapidamente finalizou a questão.
Nenhuma vinculação com o FX-x, com o bolivarianismo da Administração. Nestes momentos e sob esta ótica, admiro demais os gringos. Concordo com o Giordani, como não poderia deixar de ser, tudo será made in USA, pois manda quem pode e obedece quem precisa.

Giordani

edurval disse: 28 de fevereiro de 2013 às 8:56 Correto. Concordo. Mesmo não tendo um único parafuso produzido em terras brazilis, as futuras vendas do modelo sim, irão gerar empregos para os paulistas. Vamos ser honestos. Se o governo do brazil pensasse a nível de Estado, era para à América do Sul e África estarem entupidas de produtos made in brazil, especialmente o A-29! O Uruguay quer comprar Pampa! Pô! Só falta usar o BNDES para isso! Cria uma versão “degrada”, retira os equipamentos “sensíveis” que USAmericanus não querem ver em mãos estranhas, coloca um genérico…e entope essa gente de… Read more »

Nick

Se esse ministro fosse algo mais que um cone, já teria aproveitado a deixa para pressionar a presidente sobre o FX-2.

[]’s

Apollo

Eu já vi muita gente sem noção neste mundo mais este cidadão é o TOP. Agora a petralhada está livre para anunciar a escolha da jaca.

Corsario137

Nick,

Falou e disse.

E sim, foi uma vitória da indústria nacional, porque se dependesse do senhor “cone”, estaríamos fritos!

Observador

Senhores,

A Beechcraft realmente pode ir à Justiça para contestar a nova decisão, mas não terá moral alguma para modificá-la. Perante o Judiciário Americano, vai ficar parecendo chororô de perdedor.

Sobre o FX-2, vai ficar muito chato para o Brasil SE o FX chegar a algum resultado e SE o escolhido não for o F-18.

Se bem que o maior candidato da concorrência é o zero, ou seja não vai se comprar nada.

Em favor da Boeing, com esta compra e outras parcerias, o pessoal da EMBRAER vai virar lobista da empresa americana com toda a certeza.

Almeida

Por um lado, a candidatura de Dona Dilma foi prematuramente lançada, ou seja, já estamos em “ano de eleição” e nada de FX de novo!

Por outro lado, significa muito o secretário interino do DoD ligar para seu par brasileiro pra informar da decisão de um programa ridiculamente pequeno para os padrões do Pentágono. Alguma coisa tem aí por trás.

eduardo pereira

ALMEIDA ;
Deve ser assim;
_ Colega se a coisa ae sair favoravel você me liga o mais rapido possivel pra mim passar a informaçao a dona chefa e ver se assim ela assinala o fim dessa fabula xxx e assina o contrato com a Boeing no mesmo evento da assinatura de voces com a Embraer e eu tiro o meu da reta de uma vez ( com a FAB , fica faltando só a MB e o EB )!!rs

Soyuz

Que o Brasil se inspire nos EUA e decida a concorrência FX de forma técnica. Simples assim!

Giordani

“Soyuz disse:
1 de março de 2013 às 2:33
Que o Brasil se inspire nos EUA e decida a concorrência FX de forma técnica. Simples assim!”

Meu caro “União”, tá de sacanagem? Quer ferrar com o modo PeTralha de deci$ão??? 😉

Mauricio R.

“…coloca um genérico…e entope essa gente de A-29!”

Torça p/ que a situação na África engrosse, que os próprios americanos tratarão de faze-lo.