ETs são estrelas do arquivo da Aeronáutica

63

Arquivo Nacional reúne acervo de relatos de discos voadores vistos no país entre 1952 e 2010. Os documentos perderam caráter sigiloso

 

Acervo guarda desenhos de pessoas que alegam ter visto óvnis

 

vinheta-clipping-aereoEntre os anos de 1964 a 1985 o Brasil viveu sob regime militar. Muitas poderiam ser as buscas dos brasileiros por informações sobre os arquivos das Forças Armadas. E são, mas o assunto que lidera o ranking de solicitações – há no mínimo 100 registradas todos os meses – são sobre discos voadores.

Enquanto a ciência diz não ter provas de vida inteligente fora da Terra, milhares de estudiosos se debruçam para provar o contrário. As únicas evidências sobre o assunto está em poder do Arquivo Nacional – apenas como registro histórico para o primeiro grupo, como provas concretas para os ufólogos.

O acervo reúne fotografias, imagens e depoimentos coletados entre 1952 e 2010.

A maioria dos casos são de pessoas que juram ter testemunhado a visita de um disco voador no céu brasileiro.

Há, contudo, depoimentos de pilotos que relataram ter avistado fenômenos extraterrestre no céu. Não há, porém, nenhuma prova material.

O chamado ‘Arquivo X’ foi mantido por cinco décadas em poder da Aeronáutica e se tornou público a partir de um decreto de 2010. Antes, os relatos tinham caráter confidencial. Evitar criar situações de pânico na população era uma das justificativas. “Hoje, quando há relatos sobre OVNIs, se registra e arquiva”, informou o Ministério da Defesa. Os casos são catalogados no Comdabra (Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro), antes de serem remetidos ao Arquivo Nacional.

A Comissão Brasileira de Ufólogos, porém, acredita que ainda há documentos com status ultrassecretos e investigações em andamento e exige divulgação.

Veja abaixo o relato mais antigo e o mais recente de óvnis avistados no Brasil.
1955 – O agricultor Adolfo Mathiesen, de uma fazenda de plantação de arroz em Araras (SP), relatou ter avistado por dois minutos um OVNI opaco, de cor metálica, parecendo dois pratos de bocas uma para o outro, com uma cúpula no centro.

2010 – O piloto Brigadeiro Soares contou ter avistado do solo, em Manaus, com um binóculo, um OVNI em forma da letra ‘V’ de cor escura. O voo teria durado 15 minutos.

FONTE: Band news

Subscribe
Notify of
guest

63 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
edurval

Senhores,

Leiam os documentos e depois reflitam se estamos realmente sozinhos no universo.

Site com documentos liberados pela FAB
http://www.fenomenum.com.br/ufo/governo/brasil/docbra.htm

Relatorio Noite Oficial do Ufos – Ministerio da Aeronautica
http://www.ufo.com.br/download/1077/pdf/relatório%20final%20ministro.pdf.pdf

joseboscojr

Edurval, Eu sei que você simplificou sua proposição fazendo uma inferência direta entre a crença nos OVNIs e a crença na existência de vida fora da Terra. Uma pessoa pode muito bem não acreditar que nosso planeta seja visitado por seres extraterrestres mas acreditar na existência de vida, inclusive inteligente, fora da Terra, já que uma coisa não implica na outra. Nós por exemplo, somos uma forma de vida inteligente (dizem! rrsss), mas não temos capacidade tecnológica de visitar nenhum planeta nem do nosso nem em outros sistemas estelares, mas com certeza, existimos. A aceitação dos OVNIs implica logicamente na… Read more »

phacsantos

“…OVNI opaco, de cor metálica, parecendo dois pratos de bocas uma para o outro, com uma cúpula no centro.”

Mas isso é a nave de um comentarista aqui!!!!!!rsrs

“http://starwars.wikia.com/wiki/TIE_Advanced_x1”

asbueno

Prezados, considerando um avistamento: 1. ele pode ser: (a) um fenômeno da natureza ou (b) não 2. se (b), pode ser um artefato (i) conhecido (balões, satélites (em órbita ou reentrando), aeronaves de aspecto incomum ou possuidoras de luzes incomuns, por exemplo) ou (ii) desconhecido 3. se (ii), pode ser “qualquer coisa”. então a imaginação é o limite. Para saber o que de fato o OVNI é e de onde são seus tripulantes, somente perguntando. Como nunca pararam para um café com um grande grupo de pessoas, numa praça, por exemplo, continuamos a especular. Em tempo. Creio em vida em… Read more »

Giordani

Senhores, se a Teoria das Cordas estiver certa…

Baschera

Mostraram o arquivo 1…. o outro jamais veremos…. e pouquíssimas pessoas os leram… não é possível que fique sempre no zero-a-zero.

Vejam este relato divulgado:

Como conclusão dos fatos constantes observados, em quase todas as apresentações, este Comando é de parecer que os fenômenos são sólidos e refletem de certa forma inteligência, pela capacidade de acompanhar e manter distância dos observadores como também, voar em formação, não forçosamente tripulados”

Sds.

edurval

Baschera,

Essa conclusão do Relatório é muito interessante, pois me parece levar a entender que essas luzes poderiam ser drones.

A pergunta a ser feita é quem estaria por trás desses drones?

Outras Nações Terrestres?
Outras Nações Extraterrestres?
Outras Nações Intraterrestres?
Outras Nações Ultraterrestres?

Vamos esperar quem sabe um dia alguns dos poderosos da terra tenha a decência de nos explicar o que eles já descobriram.

joseboscojr

Sobre a existência de vida fora da Terra, quado for comprovada, será mais uma paulada nas crendices que adotamos como verdades absolutas para justificar nossa ignorância.
E quando for comprovada a existência de vida inteligente, aí então realmente será desferida a paulada derradeira.
Um dos que começaram com esse movimento de desconstrução da ignorância humana, por coincidência, foi Copérnico, cujo dia de nascimento é 19 de fevereiro, comemorado portanto, hoje, e celebrado pelo Google na sua página de abertura.

Leonardo

O fenômeno OVNI é fato, embora muitos sejam céticos o que é direito de cada um, não podemos negar os fatos, no entanto, em minha opinião documentos governamentais pouco ou nada ajudam, pois com toda certeza revelam apenas ocorrências que pouco corroboram os acontecimentos, os casos mais relevantes são negados ou são apresentados com provas que podem facilmente ser refutadas.

Concordo com o Bosco, pois o dia que houver ou se houver um contato com todo certeza implicará e na negação de quase tudo aquilo que acreditamos, pois queira ou não a religião é o que controla esse planeta.

DrCockroach

Eh realmente impressionante a informacao que os objetos andaram em formacao proximos a um dos cacas. Os amigos editores poderiam localizar estes pilotos (algum tempo atras um comentarista escreveu onde eles estao atualmente) e fazeruma entrevista com eles. Apenas uma sugestao.

[]s!

P.S. Eu nao sei vcs, mas com excecao das conversas dos misseis que nao entendo, concordo com praticamente tudo que o Bosco escreve. Respondo assim o questionamente dele, se hah vida inteligente na Terra. O Bosco existe, portanto…

Leonardo

Tem um filme antigo Intruders de 1992 que foi baseado no livro do Budd Hopkins, a qual no final do filme um general conversa com um dos personagens e revela alguns fatos acontecidos e em determinado momento ele questionado sobre o porque do acobertamento do governo e ele diz mais ou menos isso, não me recordo na integra: -Imagine se o Presidente do EUA fizesse um pronunciamento em rádio e TV: Caros cidadãos americanos estamos sendo visitados por algumas espaçonaves que devem vir do espaço sideral, a qual não sabemos de onde vem o que são e o pretendem fazer,… Read more »

edurval

Leonardo, Não acredito que o problema do acobertamento do assunto ufo seja o que foi reportado no filme. Acredito que o problema é relativo à opinião JoseBoscoJr, lembre-se de Copérnico e de Galileu Galilei, na época o poder máximo era a Igreja e esse poder não quis aceitar o conceito cientifico da rotação da terra em torno do Sol. Mais acho que pode ser que as verdades conhecidas sobre o assunto estejam próximas de aparecer, vide o texto abaixo que anda circulando na internet. De acordo com o site http://www.eutimes.net, um impactante relatório do Ministério de Assuntos Exteriores da Rússia… Read more »

Corsario137

Sobre vida fora da Terra… Hoje, ainda que controverso, existe um cálculo que demonstra matemáticamente isto ser não só possível como afirmável. Se partirmos da premissa que a vida é possível em um planeta rochoso que esteja numa órbita similar a que a Terra tem com o Sol, ESTATÍSTICAMENTE, já seriam muitos milhões de possibilidades somente em nossa galáxia. Assim, contendo o universo bilhões de galáxias, o número aumenta exponencialmente, tornando-se matemáticamente provável que haja vida (de que tipo for), em outros orbes. Sobre vida inteligente, aí já são outros 500…; pelo menos para se comprovar cientificamente. Vai da crença… Read more »

Baschera

Fica difícil se chegar a alguma conclusão lógica com o tipo de informação que estes caras (todos os órgãos governamentais de qualquer país) divulgam…. como eu disse, eles divulgam porobrigação só coisas sem pé nem cabeça…verdadeiros quebra-cabeças….

Exemplo: O arquivo abaixo da NSA (National Security Agency) americana

http://www.nsa.gov/public_info/_files/ufo/comint_part_j.pdf

Giordani
joseboscojr

O obscurantismo sempre quis prevalecer sobre a verdade dos fatos, mas os fatos sempre se sobrepuseram à “verdade estabelecida”, e o bom senso, de tanto ver repetir essa sequência, deveria eleger qualquer proposição que conteste a “verdade estabelecida” como já sendo a verdade verdadeira (plagiando o Martinho da Vida). Vejamos: Verdade estabelecida: A Terra é chata Verdade verdadeira: A Terra é redonda Verdade estabelecida: A Terra é o centro do Universo Verdade verdadeira: A Terra não é o centro de nada, nem de seu próprio sistema estelar, nem da Galáxia e muito menos do Universo conhecido. Verdade estabelecida: Planetas são… Read more »

Baschera

Compilação de diversos vídeos mostrando fenômenos UFO feita por um brasileiro….. tem alguns muito interessantes !!

http://www.youtube.com/watch?v=6kVpM5WK5JI

Sds.

Requena

Como diria o pessoal do Arquivo X: “A verdade está la fora…”

Corsario137

Giordani,

Não entendi sua afirmação. Se a Teoria das Cordas estiver certa sob que aspecto? Das dimensões múltiplas? Ou do Universo holográfico. Porque se for esta última, os Ovnis como tudo não fazem o menor sentido, ou pelo menos não tem a menor importância.

Giordani

Corsário,

É tudo uma questão de pontos de vista…nenhuma verdade é verdadeira, mas um mentira repetida várias vezes…

Não será nesta Existência que saberemos o que realmente somos, de onde viemos, para onde vamos… 😉

“Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas…”
(Confúcio)

Observador

Senhores, Este é realmente um tema instigante. Pois eu parto em direção oposta: é possível que estejamos sós no universo. Hoje em dia todos falam que basta encontrar um planeta rochoso na órbita certa em torno de outra estrela e com água em estado líquido em abundância e… voilà! Em breve teremos criaturas unicelulares pupulando nas poças tépidas deste outro mundo e, daí, é só questão de tempo para aparecerem seres inteligentes nos seus discos voadores. Parece muito simples. Se há material, energia e temperaturas adequadas, a vida surge. Simples demais. Porém, a verdade pode ser muito mais amarga que… Read more »

joseboscojr

Os governos não divulgam por terem medo da sociedade sair do controle? Eu acho que não! Uma imensa parcela da população é tão apática e ou alienada que tanto faz como tando fez e não sabe sequer medir a extensão desta “revelação”. Essa parcela da população acredita em alma penada, despacho, Mãe Diná, etc, e nem por isso afeta seu dia a dia. Não vai ser um “cinza” magricela que vai tirar do seu pedestal Jesus Cristo, Maomé, Salomão ou Buda. Ah! Não senhor! É preciso muito, mas muito ET acinzentado pra fazer o trabalho conseguido depois de séculos, milênios… Read more »

Edgar

Bosco, concordo com sua linha lógica, por outro lado vejo que ela também pode ser aplicada para o “inverso”. Tudo o que não resultar de uma solução empírica irá navegar no universo teórico, o que implica em diferentes versões sobre a “verdade verdadeira”. A “verdade estabelecida”, em geral, será imposta pela classe dominante em questão. Um exemplo do “inverso” que citei seria a teoria do Big Bang. Esta teoria é uma “verdade estabelecida” que foi em sua essência baseada nas observações do afastamento das galáxias feitas por Edwin Hubble. Não se pode tirar uma conclusão empírica desta teoria, uma vez… Read more »

Baschera

A tal reunião do Medvedev foi dia 23/Jan e nada….

Sds.

nunes neto

Vamos lá, vou dá um pitaco no assunto tb,como o Bosco muito bem colocou, não existem seres superiores ou inferiores, esse conceito não existe mais em biológia, existem seres mais complexos e menos complexos, sendo que a complexidade está relacionada com a sua adaptação a sobrevivência, uma barata não precisa saber matemática para sobreviver, vive a milhares de anos, com que têm, seu sistema nervoso não é complexo, mais seu sistema de revestimeto e sustentação o são, se tivessemos algo parecido,um carro poderia cair encima de nós que sobreviveriamos! Eu acredito em vida extraterrestre (micro-organismos, e seres pouco complexos e… Read more »

joseboscojr

Caro Observador, Uma coisa é incontestável (será???): nós existimos! Daí, partindo de suas conclusões, podemos deduzir: 1- pelo menos uma vez na existência do Cosmos um furacão entrou em um ferro velho aeronáutico e conseguiu montar um 747 2- Fazer um 747 a partir de um furacão num ferro velho é mais comum do que se imagina, sendo muito provavelmente a norma e não a exceção 3- Houve a intervenção deliberada de um ser incriado, todo poderoso, que num afã criacionista soprou com suas narinas o nada existencial e fez desse nada brotar não só o Universo inteiro como toda… Read more »

nunes neto

Até que se tenha algo concreto, algo que não seja uma foto borrada, ou o depoimento de dois pescadores que estavam bebendo,OVINs non exciste,vida em outros planetas provavelmente entre bilhões de planetas,como o Observador muito bem discertou,talvéz com muita sorte, mais muita sorte mesmo, mais ponha sorte nisso, um furacão montando um 747 num ferro velho,kkk, talvéz exista ,mais que tenha a capacidade de visitar nosso planeta, só o furacão montando um F-22, com mísseis na baia.Abçs

joseboscojr

Edgar, Você citou o Hubble e ele é importante por outro fato, além de constatar a expansão do Universo. Foi ele que “descobriu” há pouquíssimo tempo atrás que o Universo não era a Via Láctea. Até então acreditava-se que o Universo se limitava a nossa pequena galáxia e hoje sabe-se que existem bilhões de galáxias semelhantes à nossa que compõe o chamado Universo Observável. Cometi uma injustiça em não colocá-lo na minha relação de “verdades verdadeiras”. rsrsrs Em relação à sua consideração de colocar o Big Bang no rol de “verdade estabelecidas” é sem dúvida pertinente, mas aí é fruto… Read more »

Optimus

Realmente é um assunto que além das perspectivas científicas, nos remete à uma discussão filosófica no mínimo intrigante – e a prova são as opiniões de alto nível visto acima, entre os que consideram e os que desconsideram a hipótese – como realmente deveria ser em qualquer elucubração a cerca do assunto.e não a simples briga superficial entre céticos x “ufólogos”, com infindáveis acusações de parte a parte, muitas vezes através de rasas discussões no campo: provas x fraudes! Caro nunes neto, a cerca da questão: observação furtiva x “revelação oficial mundial”! Já me questionei a respeito, e cheguei a… Read more »

Baschera

Vejam este testemunho do astronauta “Buzz” Aldrin…..

https://www.youtube.com/watch?v=13X_tNLT3kg

E gente…. religião não tem nada a ver com isto….,,, religião(es) são invenções humanas….. vamos analisar a coisa cientificamente.

Aliás, estes caras encontraram coisas inimagináveis na lua…., e muitos vídeos foram escondidos …..

Sds.

Baschera
Baschera

E um dos vídeos que a Nasa escondeu por anos…. vazado a pelo menos uns 10 anos atrás…. veja-se lá pelo 04 min….

https://www.youtube.com/watch?v=jC0mOrq-un0

Sds.

Optimus

Tem este interessante depoimento do astronauta Gordon Cooper:

https://www.youtube.com/watch?v=FWW6H5QI1Sw

Optimus

Poh, Bascha! Esse último é o que sobrou da nave do Sentinel Prime… 😉

Observador

Senhores, É por discussões como esta, profundas, com argumentos e com exposições inteligentes, que leio e comento aqui. Parabéns a todos. joseboscojr disse: 19 de fevereiro de 2013 às 22:21 Bosco, o tema é realmente complexo, mas me filio a opção “B” (a qual não exclui necessariamente a “C”). Até porque não me considero um ateu. Sobre o 747, a comparação é com a complexidade do aparelho, não com o tamanho, pois é óbvio que a primeira criatura viva, composta por bilhões de moléculas, foi algo mais complexo do que qualquer máquina feita pelo homem. Assm, não houve um aeromodelo.… Read more »

joseboscojr

Sobre ETs há duas correntes bem distintas: a dos que acreditam que eles já estiveram entre nós no passado mas que se foram há muito (embora possam voltar um dia) e os que acreditam que eles ainda nos visitam com regularidade. A primeira é bem mais realista e condiz com o que sabemos hoje da física, tendo em vista as distâncias interestelares. A visita desses ETs no passado pode ter se dado em diversos momentos: há cerca de 4 bilhões de anos para semear a vida num planeta propício ou num processo longo de “terraformação”, há cerca de 3 milhões… Read more »

Giordani

Pode não parecer, mas assuntos assim, “fora da proposta” do PA mostram a qualidade e capacidade de intelecto dos que aqui comentam.

“A coisa mais indispensável a um homem é reconhecer o uso que deve fazer do seu próprio conhecimento.” (Platão)

Bom, Eu sou pela Teoria do Astronauta Antigo…

Observador

Vou me arriscar a levar um pito dos moderadores ao continuar esta conversa, mas isto está muito bom. Concordo com o Bosco. A Teoria da Panspermia não explica a origem da vida, apenas transfere o problema da origem para outro lugar, fora da Terra. Sobre uma eventual “visita”, realmente considero que seria como o Bosco afirmou: a nave teria que ser enorme, com quilômetros de comprimento, para trazer todos os recursos necessários à viagem de vinda, à viagem de volta e a sua permanência aqui. Por outro lado, deixando de lado a questão se existe ou não vida lá fora,… Read more »

Baschera

Observador, A Lua seria uma excelente esconderijo para observação e base para voos curtos para a terra….principalmente por ser um satélite único…. não apresenta características geológicas extremas e principalmente por não apresentar rotação sobre seu eixo…. o lado que vemos é o mesmo a milhões de anos…e lado “escuro” daria ótimo lugar para uma base invisível a curiosidade humana. Há, no Tube, um vídeo que dizem ter sido feito pelos astronautas da primeira Apolo a pousar na Lua, inclusive com o áudio original, de aproximadamente 14 min… e nunca revelado oficialmente, mas que incita muitas perguntas e polêmica das imagens,… Read more »

Giordani
nunes neto

Optimus, sua observação é pertinente, e explicaria um estudo de observação,comportamental,em relação aos colegas biólogos que estudam , a origem, evolução e distribuição da vida no universo,os mesmos se encaixam nas áreas: exobiologia,astrobiologia,bioastronomia… existe a exopaleontologia, inlusive com descobertas de formações microscópicas em metreoritos que poderiam ser fósseis de micro-organismos extraterrestres.Mas eu sou um homem de pouca fé,e seguidor de São Tomé, só acredito vendo,só acredito em vírus e bactéria por que já vi, 😉 ,para mim, gnomos,duendes,unicórnios, dragões voadores que cospem fogo,pé grande, papai noel , extraterrestres humanoides cabeçudos que abduzem humanos, etc… ,non excisten, mas existem os biológos… Read more »

Tadeu Mendes

A existencia de OVNIs. ja esta mais que confirmada. Como tambem, cada dia mais se concretiza a possibilidade de vida fora da Terra, pelo menos a nivel biologico.

A nossa propria existencia apresenta paradoxos biologicos irredutiveis, que nao podem ser explicados pelo Evolucionismo Darwiniano, e muito menos pelo mitolgia creacionista.

E possivel que os OVNIs. venham a preencher o gap deixado pela abiogenesis, a obscura origem do homen, a misteriosa origem da linguagem e do pensamento abstrato.

nunes neto

Tadeu, discordo de vc, quando se analisa a vida em nosso planeta, percebesse claramente, que todos os seres seguem um padrão desde o mais básico até o mais complexo; uma bactéria tem RNA e DNA, o homem tb , uma minhoca tem sistema circulatório,digestivo, nervoso etc, nós tb temos, se vc comparar todo ser vivo tem a mesma BASE biológica, as bases nitrogenadas são as mesmas para todos ,as protéinas tb, o que muda é a sequência de ligação,não se conhece ser que fuja da regra, logo o Evolucionismo Darwiniano explica sim!Para mim a origem do homem não é obscura,… Read more »

Giordani

nunes neto disse:
21 de fevereiro de 2013 às 13:28

Concordo contigo! E além do mais, se o Homem é apenas 1% diferente dos demais Símios e esse 1% é responsável pela fala, pela escrita, pelas pirâmides, por nos levar à Lua…imaginem um Alienígena apenas 1% diferente de nós, homos sapiens…

Quanto a cruzar as distâncias do Universo, bom, a física ao que parece é uma linguagem universal, mas com certeza, ainda só conhecemos uma fração dela…

A Vida preenche os espaços vazios.

nunes neto

Giordani,é isso mesmo, esse 1% faz toda a diferença,kkkk, mas quando se estuda biológia, os reinos, filos etc… se percebe que o homem não teve “uma criação especial” (para o desespero de muitos,cientificamente falando), somos apenas um “pouco diferentes”, sendo que muitos animais possuem, capacidade de raciocínio e inteligência,só que limitada, mas possuem; todos tem a mesma origem,ancestrais em comum,isso fica muito evidente quando se estuda zoologia, é uma escadinha de complexidade não existem Gaps, o homem não surge do nada no planeta,somos parte do planeta, e todas as criaturas são nossos irmãos genéticos! Que lindo,quase choro,kkkkk,esse tópico já deu,até… Read more »

Observador

Tadeu, Nunes e Giordani, Esta teoria sobre a nossa origem ser fruto da intervenção de alienígenas é fruto do desejo do ser humano em ter uma origem nobre, de saber que a sua vida obedece a um propósito, mesmo que ele não entenda bem qual é. O que é melhor descender de alienígenas sapientíssimos ou ser fruto do mais simples e reles acaso. Porém, como eu disse antes, isto não explica de onde vem a vida; apenas leva o enigma para outro lugar. Gera uma explicação capenga como a dos povos antigos sobre o funcionamento do universo: o mundo estava… Read more »

joseboscojr

Em que a tartaruga apoia não vem ao caso, afirmam os teístas (e deístas).

nunes neto

Observador concordo plenamente com seus dois primeiros paragrafos, perfeito; o homem não quer ter a mesma origem dos demais animais, quer ser especial,a cereja do bolo,quando na verdade faz parte do bolo,mas não é a cereja (diria que são as algas produzem mais ou menos 55% do oxigênio do planeta). A origem da vida é o “ACASO” (mas as pessoas tendem a não aceitar porque,não aguentam a verdade,mas é um assunto filosófico muito profundo para tocarmos aqui) ; formula da vida, a velha teoria da sopa orgânica, temperatura, pressão,úmidade,elementos químicos ,descargas elétricas, e alguns milhões,bilhões de anos de acontecimentos ao… Read more »

Tadeu Mendes

Amigos, Nao sou contra a Teoria da Evolucao. Conheco o tema, com um alto grau de embasamento cientifico. Ha muitos anos atras (20) eu estudava em uma faculdade nos suburbios de Boston. Meu curriculo academico era na area de Engenharia Genetica e Biotecnologia. Nos ultimos anos me comecei a estudar Astrobiologia, e ao mesmo tempo investigava as bases antropologicas do evolucionismo. Compreendo perfeitamente que a materia prima da vida e o ADN, molecula a qual manipulei em laboratorio, com o objetivo de reprogramar bacterias. Meu problema com o evolucionismo nao e o evento em si, mas o mecanismo aleatorio conhecido… Read more »

Tadeu Mendes

Gostaria que os amigos considerassem essas duas mensagens.

A primeira, na visao de Arthur C. Clarke e sua obra The Sentinel, que se tornou o filme (2001 A Space Odyssey), sera apenas uma metafora?

http://www.youtube.com/watch?v=ML1OZCHixR0

A segunda, uma revelacao de Buzz Aldrin sobre a lua marciana,
conhecida como Phobos e a existencia de um monolito nesse corpo astronomico.

http://www.youtube.com/watch?v=bDIXvpjnRws