Detido cautelarmente o presidente da Finmeccanica

9

AW101 VVIP

O ministério público italiano solicitou a detenção cautelar de Giuseppe Orsi, Presidente da Finmeccanica, em razão de denúncias de supostas práticas de corrupção na venda de helicópteros AW101 VVIP na Índia, o que não foi comprovado, pelo menos por ora.

As denúncias de corrupção em negócios com a Índia são recorrentes no meio do mercado de defesa e várias não se confirmam. Além de casos reais, poucos formalmente comprovados, julgados e publicados, existem “dossiers” gerados por concorrência predatória, intrigas internas na estrutura estatal e mesmo empresarial daquele país o que torna nebuloso e precipitado qualquer pré-julgamento.

O ex-Presidente do Conselho de Administração da empresa, Francesco Guarguaglini teve de pedir demissão por acusação similar, mas foi formalmente absolvido pela Justiça. Mas o mal estava feito.

Ademais a Itália tem de conduzir o assunto com extremo cuidado porque, neste momento de crise, não seria inteligente destroçar uma empresa que é referência na indústria de defesa italiana com projeção mundial e que está no caminho de uma ampla recuperação.

Qualquer condução atabalhoada do caso seria suicídio institucional e empresarial da Itália com graves prejuízos para o país.

FOTO: Strega

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Corsario137

Se essa moda pega…

Ia faltar cela de prisão aqui no Brasil.

Marcos

Se o MP italiano vier passear por aqui, vai ter de pedir a prisão de todo mundo, de milico xperto à político ensaboado.

Vader

Não, imagina, na Índia quase não tem corrupção…

Depois neguinho vem dizer que o MMRCA foi uma concorrência honesta…

Darkman

Quero ver como vai ficar o acordo da Embraer coma Agusta Westlande depois disso, até onde isso pode trazer problemas neste acordo

Mauricio R.

Não há acordo algum entre Embraer e Agusta-Westland, mas tão somente um simples memorando de entendimento.
Que na minha modesta opinião, deveria ser imediatamente esvasiado.
A Embraer que cuide de fabricar seus jatos regionais e executivos, quieta, num canto; de preferência no Brasil.
E pare de criar empregos na Flórida ou em Portugal.
Qnto ao escândalo em sí, mais exatamente de sua parte naval, parece que um um certo advogado, ligado ao PMDB, ex- MD; está enrolado:

(http://d-click.polibiobraga.com.br/u/2820/264/177671/3511/2a866/?url=http%3A%2F%2Fwww.brasil247.com%2Fpt%2F247%2Feconomia%2F93319%2FPropina-de-R%24-12-bilh%C3%A3o-)

Corsario137

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk… hoje não deu pra mim, só rindo (de verdade) mesmo.

[…] Detido cautelarmente o presidente da Finmeccanica […]

Mauricio R.

Alguém sabe dizer c/ qnto capaital o governo da Florida, estado americano aonde a Embraer fabricará seus Phenoms, entrou no desenvolvimento e fabricação destas aeronaves???

Corsario137

Provavelmente com nada mas você é esperto o bastante pra saber o porquê a Embraer tem uma planta industrial nos EUA.