Assim como os F-5 brasileiros, primeiros Mirages da FAA completam 40 anos

 

No dia 13 de dezembro, na Base Aérea de Tandil (Argentina), realizou-se uma cerimônia para comemorar os 40 anos da incorporação e do primeiro voo solo de dois oficiais argentinos a bordo de um  Mirage M-III EA/DA da Fuerza Aérea Argentina.

Os tenentes Pedro Alberto Colla, a bordo do Dagger C-426, e Darío Nicolás Basile, no M-III Dagger C-438 foram escoltados no ar pelo novo comandante do “Escuadrón II”, capitão Humberto Luis Scotto, que voava o M III-EA I-001. Este último avião pertenceu ao primeiro lote MIIIEA, que começou a chegar à Argentina em setembro de 1972 e apresentava uma pintura comemorativa, com o escudo do Grupo 8 de Caça.

FONTE/FOTOS: Aeroespacio.com/Hernan Longoni (tradução e adaptação, Poder Aéreo, a partir do original em espanhol)

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
jacubao

Empataram e se bobear, vão virar o jogo. Imagine se a Argentina, comtoda a crise que tá, comprasse uns 12 SU-30 igualzinho ao do Chaves??????? Que m… o Brasil ficaria diante do mundo com uma situação dessa,heim?!

Giordani

Pode dormir tranquilo Jacubão! Se tem uma coisa que os aloprados da casa rosada jamais farão é isso! Comprar equipamento de qualidade para as FFAAs hermanas…se bem que se a comi$$ão for boa e o avião for entregue desdentado…deixa quieto…

Se a coisa continuar assim haverá um novo tipo de turismo mundial. O de historiadores militares e museólogos…vão descer na argentina, brazil e bolívia para estudarem essas “peças de museu em atividade”…

ivanildotavares

Uma dúvida minha: afinal qual o país da América do Sul foi o primeiro a comprar o Mirage III, Argentina, o Peru ou a Colômbia? O Brasil teria sido o quarto país a comprá-lo?

Giordani

ivanildotavares disse:
1 de janeiro de 2013 às 12:04

A FAP foi a primeira na América do Sul a empregar aviões supersônicos, ao adquirir os Dassault Mirage 5P em 1968.

ivanildotavares

Tks, Giordani. Fiquei mais surpreso com o ano: 1968. Achava que os Mirages só pousaram por essas bandas após 1970.

Abraços