Bernardo Mello Franco

A Rússia liberou nesta quinta-feira (12) a venda de jatos E-190 da Embraer no país. A presidente Dilma Rousseff disse que também espera um “resultado positivo” no pedido para remover barreiras sanitárias à exportação de carne brasileira.

A certificação dos aviões foi confirmada pelo ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, após reunião de Dilma com o primeiro-ministro russo Dmitri Medvedev.

“Já tivemos um ganho com essa visita”, comemorou o chanceler, ao voltar para o hotel de Moscou onde a comitiva brasileira está hospedada.

Dilma disse que Medvedev prometeu um “resultado positivo” na negociação para retirar barreiras que hoje impedem a venda de carne de três Estados: Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso.

“O primeiro-ministro Medvedev me disse que teremos um resultado positivo. Não comunicou ainda a decisão final, mas considera que os produtores brasileiros tomaram todas as medidas”, afirmou a presidente.

DIÁLOGO

Na parte aberta do diálogo, o primeiro-ministro prometeu discutir todos os nós no comércio entre os dois países.

“O relacionamento entre Rússia e Brasil está no auge. Temos vários bons projetos, mas isso não significa que tudo está resolvido. Temos problemas para resolver, e o governo da Rússia está aberto a discutir todas as questões”, afirmou Medvedev.

Dilma convidou o primeiro-ministro a conhecer o carnaval em sua visita ao Brasil agendada para fevereiro de 2013. O convite foi aceito por Medvedev.

FONTE:
Folha online

FOTO:
Embraer

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Vader

Eae, saiu o Su-35? Achei que já tava tudo esquematizado… 🙂

Ricardo Cascaldi

Pois é Vader, tinha gente que acreditava que aconteceriam milagres de fim de ano… SU-35 e FX-2 ainda em 2012.

Felizmente nada saiu e o mundo não irá acabar.

Mas agora do ponto de vista sério: Vitória para a Embraer, espero que emplaquem várias vendas! Veremos qual vai ser o desfecho do episódio tão longo quanto o FX-2… a novela das ” Carnes na Rússia”.

tiagobap
ernaniborges

Os russos queriam algo em troca das exportações brasileiras….
Nossa Chefe de Estado foi lá, e, de repente, os russos certificam os aviões da Embraer, autorizando sua comercialização por lá…
Fico imaginando qual teria sido nossa contrapartida, afinal, tudo tem um preço !

eraldocalheiros

Senhores, nessa contrapartida será que virá pelo menos mais uns 12 MI-35, ou será os sistemas antiaéreo que tanto se falam. Esperemos pra ver.

Mayuan

Melhor seria a fabricação sob licença dos Mi-28 para o EB e do Ka-32 para uso como guindaste aéreo nos fiofós de mundo da Amazônia ou ainda para fazer vertrep em Trindade e outros lugares onde a MB e o EB precisam ou ainda do Beriev 200 para debelar os tantos incêndios florestais que consomem nossas florestas todo ano? Se o maior problema dos caras é o pós-venda, porque não fabricar aqui? Funcionar bem para os chineses e indianos…

Mauricio R.

É bom mesmo vender mto lá na Rússia, pq na América a concorrência está se acirrando:

“Bombardier says it now has 14 customers, nine of which have firm orders, for the CSeries programme. As of 30 September, the airframer had orders and commitments for 352 CSeries aircraft, including 138 firm orders.”

(http://www.flightglobal.com/news/articles/undisclosed-americas-carrier-signs-loi-for-up-to-30-cseries-aircraft-380413/)

A aeronave é concorrente aos ERJ-190/195.