domingo, junho 13, 2021

Gripen para o Brasil

Mais uma parceria Boeing – Embraer

Destaques

Guilherme Poggiohttp://www.aereo.jor.br
Membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

Ferramentas de Apoio à Consciência Situacional para Pousos geram novos procedimentos, treinamentos e tecnologias para reduzir saídas de pista

 

Embraer S.A. (BM&F Bovespa: EMBR3, NYSE:ERJ) e Boeing [NYSE: BA] anunciaram hoje um conjunto compartilhado de Ferramentas de Apoio à Consciência Situacional para Pousos (Runway Situation Awareness Tools), para a redução de saídas de pista (runway excursion),  aprofundando a colaboração entre duas das maiores empresas aeroespaciais do mundo.

Para reduzir de forma significativa as saídas de pista no curto prazo, a Embraer e a Boeing fornecerão aos seus clientes novos procedimentos de pilotagem e um vídeo de treinamento sobre a execução do pouso. No longo prazo, as empresas colaborarão também no desenvolvimento de tecnologias e sistemas para a cabine de pilotagem, a fim de aperfeiçoar as informações disponíveis ao piloto no momento da aproximação e aterrissagem. Baseadas na análise de dados de incidentes ocorridos, a Embraer e a Boeing acreditam que as estratégias para a redução de saídas de pista das Ferramentas de Apoio à Consciência Situacional para Pousos poderiam ser utilizadas por pilotos de qualquer tipo de aeronave comercial, contribuindo assim para a segurança do setor como um todo.

“A saída de pista é uma das três principais causas de acidentes na aviação. Um conjunto sólido de procedimentos, treinamento e novas tecnologias reduzirá este tipo de evento de forma representativa”, disse Paulo Cesar de Souza e Silva, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial. “Este é mais um resultado do bem-sucedido esforço conjunto entre Boeing e Embraer na área de tecnologia, com ganhos importantes para os nossos clientes da Aviação Comercial.”

“Novos procedimentos, treinamento e tecnologias para os pilotos representam formas efetivas e práticas para eliminar saídas de pista para os clientes da Boeing e da Embraer”, disse Ray Conner, Presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes. “Estamos muito satisfeitos em colaborar com a Embraer para apoiar nossos clientes e fortalecer ainda mais a segurança no setor.”

O setor global de aviação comercial reduziu de forma significativa incidentes e acidentes nas últimas décadas. Entretanto, as saídas de pista ainda preocupam. Entre 2002 e 2011, saídas de pista envolvendo a frota global representaram 15 de um total de 79 acidentes graves, resultando em mais de 780 fatalidades.

A colaboração na área de segurança de aeronaves comerciais durante os procedimentos de pouso e decolagem é mais um avanço sobre o anúncio feito em abril deste ano, de que Boeing e Embraer colaborariam a fim de agregar valor tanto para as empresas quanto para seus clientes. Embraer e Boeing também anunciaram parcerias para os programas das aeronaves de defesa KC-390 e Super Tucano da Embraer, e estão trabalhando juntas para promover o fornecimento de biocombustíveis para a aviação.

FONTE: Embraer

- Advertisement -

1 Comment

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments

Reportagens especiais

Parafuso sem controle

Relato de Gustavo Adolfo Franco Ferreira (tenente-coronel da reserva da FAB) O Cessna T-37 foi chamado, aqui no Brasil, de...
- Advertisement -
- Advertisement -