Caças Mirage 2000, Typhoon, Su-30 e F-5 treinam segurança aérea no Mediterrâneo

0

Trata-se de mais um exercício internacional de interceptação de ameaça aérea do acordo ‘5+5’, assinado entre países europeus e do Norte da África

A Força Aérea Francesa informou na quarta-feira, 7 de novembro, a realização de mais um exercício de segurança aérea dentro da iniciativa “5+5”, assinada em 2004 por dez países (cinco europeus e cinco do Norte da África) para a cooperação de segurança contra ameaças como, por exemplo, sequestro de aeronaves. Esta nova edição do execício, a “Circaete 2012”, foi organizada pelo Marrocos e ocorreu em 30 de outubro.

A iniciativa “5+5” reúne Espanha, França, Itália, Malta e Portugal, por parte da Europa, e Argélia, Líbia, Mauritânia, Marrocos e Tunísia, por parte da União do Magreb Árabe.  Dos dez países, só a Líbia não participou deste último exercício, que visa manter um espaço de paz e segurança no Oeste do Mediterrâneo, treinando principalmente a cadeia de comando e controle (C2) num cenário de suspeita de ameaça aérea.

Nesta edição, um C-130 Hercules da Argélia fez o papel de um avião comercial supostamente nas mãos de sequestradores, sendo classificado como hostil. Os centros de opearação trocaram informações e caças foram ordendos para decolagem e intereceptação do tipo “Practice Scramble”, em que se treina nas reais condições de alerta de defesa aérea.

O C-130 foi interceptado sequencialmente por dois caças Su-30 da Argélia, dois F-5 da Tunísia, dois Eurofighter Typhoon da Itália e um Mirage 2000C da França (este último do esquadrão 2/5 “Ile de France”, baseado em Orange). No ano que vem, o exercício será liderado pelos franceses.

FONTE / FOTOS: Força Aérea Francesa (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments