‘Rafale before flying’: veja os detalhes do projeto e da produção do caça francês

1

A Dassault divulgou um novo vídeo com imagens muito interessantes que mostram alguns detalhes do projeto e, principalmente, da produção de diversas partes da aeronave e sua montagem final. Pode-se reparar que há várias instalações em cidades diferentes da França que produzem as partes mostradas no vídeo.

Como o vídeo é narrado em versões em inglês e francês, ajudamos os leitores que não tenham proficiência nessas línguas com uma breve descrição, em que se destaca a quantidade de instalações industriais mostradas:

  • Saint-Cloud, onde se faz uso da realidade virtual para testar a ergonomia e a interface homem-máquina e a integração das mais de 7.000 peças que compõem a aeronave;
  • Istres, onde são testados sistemas e armas;
  • Seclin, onde é feita a usinagem de protótipos de novas peças de alumínio;
  • Argenteuil, onde se produz desde pequenas partes até a fuselagem dianteira e se faz a montagem de todas as partes da fuselagem do caça e os componentes nela instalados;
  • Biarritz, que produz a fuselagem central e a traseira, assim como os painéis das asas de fibra de carbono e o cozimento dos mesmos (o vídeo diz, logo no início, que 23% do Rafale é feito de materiais compostos);
  • Martignas, onde se montam as asas com uso de robôs na rebitagem;
  • Poitiers, que produz os canopis;
  • Argonay, onde é projetado e fabricado o sistema de controle de voo;
  • E, enfim, a linha de montagem final em Merignac, que monta todas as partes enviadas pelas instalações mostradas antes, além dos motores produzidos na Snecma, do radar e sistemas eletrônicos provenientes da Thales, sem falar em diversos outros componentes que são fabricados por mais de 500 parceiros industriais. Em Merignac também é feita a pintura e as checagens antes da entrega da aeronave.

O vídeo de pouco mais de sete minutos de duração tem uma versão narrada em francês, disponível no site da própria Dassault, e outra em inglês, publicada no youtube. Infelizmente, nenhuma permite a incorporação em outros sites, mas demos um jeito: clique na imagem acima para ser direcionado ao vídeo em inglês e na outra, abaixo, para a página de vídeos da Dassault, onde você poderá clicar na versão em francês (o primeiro vídeo a abrir provavelmente será da apresentação dos destaques de 2011 – o “Rafale before flying” estará no menu lateral).

 

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo

que belo video! Não sabia que a Dassault fabrica seus proprios atuadores do sistema de controle de voo. Fantastico. Que empresa. É por isso que o FBW da Dassault é considerado benchmark no mundo.
E ainda dizem que esse aviao tem significativo conteudo americano…hahahahahahahahaha! só rindo dessa besteira!