Obras, que visam ampliar a pista de 1.200 para 2.000 metros, receberam a visita de autoridades

Segundo a Força Aérea Brasileira, autoridades civis e militares do Estado do Amazonas visitaram (22/03) as obras de ampliação da pista de pouso do distrito de Iauaretê, São Gabriel da Cachoeira. O trabalho de ampliação, executado pela Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), tem como objetivo ampliar de 1200 metros para 2000 metros, atendendo um número maior de aeronaves.

Na obra, serão utilizados mais de 200 mil sacos de cimento que serão transportados da fábrica em Manaus até Iauaretê, pelas balsas da COMARA. O ciclo do transporte é de 40 dias, pois além da navegação, é necessário realizar dois transbordos nos Rios Negro e Uaupés. “Esses insumos vão para nossa usina de concreto, dinamizando o trabalho por meio de uma moderna pavimentadora”, afirmou o Tenente-Coronel Pereira, Chefe do Destacamento da COMARA em Manaus.

A pista de Iauaretê recebeu os equipamentos mais modernos em pavimentação de concreto existentes atualmente, como a pavimentadora TEREX. Esta máquina é capaz de executar uma faixa de 4 metros de largura por 50 metros de comprimento de pista por hora.

“A pista, além de proporcionar melhores condições de desenvolvimento da comunidade, aumentará as nossas possibilidades de trazer mais meios, se necessário, para a segurança do nosso país”, destacou o General Sérgio Duarte, Comandante da 2ª Brigada de Infantaria de Selva.

O Comandante do Sétimo Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro do Ar Nilson Soilet Caminati, ressaltou a importância da pista, “Nos temos a certeza de que estamos contribuindo para o desenvolvimento e integração do nosso país. A ampliação não só atenderá a Força Aérea Brasileira, no caso de um desdobramento, mas também o Exército, a Marinha do Brasil e a população local.”

FONTE / FOTOS: FAB (VII COMAR)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio R.

Foi o trabalho da Comara na Amazônia, que permitiu a FAB trabalhar c/ aeronaves mais simples, ao invés dos Buffalos, Catalinas e Albatróses.