Uma equipe de três médicos, dois dentistas e dois enfermeiros do Hospital de Aeronáutica de Manaus (HAMN) atendeu cerca de 400 pessoas durante a primeira missão do Correio Aéreo Nacional (CAN) em 2010. Realizada entre 9 e 12 de fevereiro na região conhecida como “Cabeça do Cachorro”, noroeste do Amazonas, a missão deveria ter passado pelas localidades de Taracuá, Iauaretê, Jandú-Cachoeira e Cucuí, mas, devido ao mau tempo, conseguiu atender somente as comunidades de Yauaretê e Cucuí. Foram distribuídos 150 quilos de medicamentos aos doentes e enfermarias dos locais atendidos.

A equipe da Força Aérea Brasileira chegou primeiro a Yauaretê, às margens do rio Uaupés, dentro da Terra Indígena do Alto Rio Negro. Além de atender a comunidade, os médicos precisaram acionar uma Missão de Misericórdia para transportar Joelson Arantes Moreira, 6 anos, até São Gabriel da Cachoeira em função de uma fratura de úmero que necessitava de cirurgia. A mãe do menino, Sandrina Rezende Arantes, nunca havia ido a São Gabriel da Cachoeira.

Para chegar à localidade de Cucuí, depois de pousar, o grupo precisou caminhar pela mata e ainda navegar 40 minutos de voadeira (espécie de barco da região) até chegar ao 4º Pelotão Especial de Fronteira do Exército Brasileiro, onde foram realizados os atendimentos. Além da comunidade indígena, a equipe da FAB atendeu também militares e familiares que trabalham no pelotão localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Venezuela.

FONTE: VII COMAR

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
TADEU

QUE BOM QUE O CORREIO AÉREO NACIONAL VOLTOU FIRME E FORTE.
DEUS ABENÇOE À TODOS.