As bases aéreas da FAB e a defesa do espaço aéreo brasileiro

fab_map

O principal vetor de defesa aérea da FAB é o F-5M (Mike), que é o famoso Northrop F-5E Tiger II modernizado pela Embraer, com aviônicos israelenses da Elbit. O F-5E ganhou uma sobrevida depois da modernização, mas ainda tem sérias limitações, como o pequeno raio de ação com carga bélica e a velocidade máxima de apenas Mach 1.6. A vantagem dos F-5M reside no seu novo radar e na sua capacidade de engajamento BVR, além do alcance visual, proporcionada pelos mísseis Rafael Derby.

f2000b-1A Base Aérea de Anápolis, no centro do país, criada na década de 1970 para a defesa de Brasília, abriga atualmente uma dúzia de caças Mirage 2000C, adquiridos de segunda mão da França. Com tecnologia da década de 80, a vantagem dos Mirage 2000 sobre os F-5M está na velocidade de Mach 2 e na alta performance em combate, similar a do F-16A. Os Mirage são deslocados para outras bases em exercícios da FAB e também têm, como os F-5M, capacidade de reabastecimento em vôo (aliás, uma das grandes limitações da FAB é o pequeno número de aviões-tanque, outro problema que precisa ser resolvido).

Os aviões de ataque A-1 (AMX), que começam a passar por um programa de modernização semelhante ao F-5BR, podem exercer uma função de defesa aérea marginal, em teatros de baixas ameaças, mas sua capacidade de combate aéreo é apenas para auto-defesa.
a-29-1Restam os A-29 Super Tucano, que são os vetores de defesa aérea na fronteira amazônica, contra vôos ilícitos feitos por pequenas aeronaves.

O Programa F-X2 é vital para que a FAB possa alcançar um novo patamar de credibilidade na defesa do espaço aéreo brasileiro, já que países vizinhos estão se reequipando com vetores muito mais capazes que os nossos, tanto em raio de ação, quanto em capacidade de combate.
Felizmente, uma grande vantagem da FAB diante dos avanços de forças aéreas vizinhas, ainda continua sendo sua capacidade de alerta aéreo e controle (AWACS), proporcionada pelos Embraer R-99A.

amx

FONTE: www.milavia.net

Caças F-22 Raptor da USAF já estão na Europa

A Força Aérea dos EUA informou que 4 caças F-22 Raptor, um cargueiro C-17 e 60 militares chegaram hoje à […]

Museu Aeroespacial participa da 9ª Primavera de Museus

De 22 a 27 de setembro, o Museu Aeroespacial, no Rio de Janeiro (RJ) terá uma programação especial com o […]

Helicóptero H175 atinge 1.000 horas de voo em operações offshore

Helicóptero mostrou alta confiabilidade em missões no Mar do Norte Pilotos, técnicos e passageiros avaliaram o modelo com excelentes notas […]

Depois do ‘Corsário 02′ agora é a vez do ‘FAB 01’?

  O antigo boeing presidencial 707 (KC-137) da Força Aérea Brasileira (FAB), mais conhecido como “Sucatão”, está sendo leiloado. A […]

Le Drian discutirá venda de Rafale na Malásia

Em seguida ministro francês seguirá para a Índia O ministro da Defesa francês, Jean-Yves Le Drian, deverá visitar a Malásia […]

Skunk Works trabalha no sucessor do U-2

O escritório de projetos Skunk Works (da Lockheed Martin) está projetando a próxima geração de aeronave de espionagem a alta […]