A opção por outro “tampax” (caça tampão) anda rondando os bastidores da aquisição de caças para a FAB novamente.

Segundo fontes, existe um estudo alternativo para a compra de 60 jatos Mirage 2000-9 dos Emirados Árabes Unidos, ao mesmo tempo em que a FAB avalia a possibilidade de adquirir caças F-16 usados dos estoques da USAF ou F-18 da US Navy. Pilotos da FAB foram enviados recentemente aos EUA, onde voaram o F-16.

Uma outra opção seria o leasing de jatos Saab Gripen A/B ou C/D, que aparentemente tornaria a transição para o Gripen NG mais suave, caso esse fosse o caça finalmente comprado no F-X2.

A ideia do “tampax” é fazer uma compra racional e ponderada, em meio à crise financeira internacional, que permita à FAB substituir os atuais Mirage 2000 e F-5M e que dê tranquilidade à Presidência para decidir pelo futuro caça da FAB, que poderá ser até um caça de 5ª geração desenvolvido em conjunto com outros países.

O governo ainda prefere comprar um avião novo, seguindo os parâmetros da END (Estratégia Nacional de Defesa), mas se a opção for por um avião usado, o critério principal será o estado das células e dos suprimentos.

Segundo alguns analistas, o tempo passou para o F-X e para o F-X2, nada foi decidido e a crise financeira internacional atingiu também o Brasil.

Os caças finalistas do F-X2 são caças de quarta geração, enquanto os outros BRIC já estão desenvolvendo seus caças de quinta geração. O Brasil quando se decidir por um novo caça, fará uma compra com “timing” comparável à da aquisição do Gloster Meteor na década de 1950, o primeiro jato da FAB, que foi adquirido quando já era obsoleto.

Os Mirage 2000C/D da FAB só vão voar até 2013 e os primeiros F-5M começam a ser desativados em 2017. A janela de oportunidade para o F-X2 está praticamente fechada. E agora?

Subscribe
Notify of
guest

71 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Padilha

Acho que será isso mesmo. TAMPAX e entrar num projeto de caça de 5ª geração com outros países. O que pega agora é: 1- Leasing de Gripen A/B vale a pena? Eles podem ser elevados ao padrão C/D? 2- Adquirir 60 Mirage 2000-9 dos EUA parece ser uma boa oportunidade, mas a que preço? Sua manutenção é válida para nossa realidade? Sua hora de vôo, segundo sites informam, passa dos U$ 24.000. Valeria a pena? 3- Ir atrás de F-16 no deserto para depois mandar para o “Lata Velha” do Luciano Huck ( empresas em Israel), e a FAB sair… Read more »

Diegolatm

Sinceramente o tio san vai levar esse tampax ou fx cedo ou mais tarde, ST ta entrando la, e Tampax aqui…

Giordani RS

Bom, muita calma nessa hora…vamos por partes; 1)FX-2U: A essa hora já está tão certo quanto o céu é azul. Só não sai se o imperador e o R10 se tornarem coroinhas… 2)M2000 dos EAU são excelentes máquinas e realmente poderiam fazer a balança do terror pender um pouquinho pro nosso lado, mas sem o governo honrar com o orçamento militar, não tem como, ainda mais 60 unidades, vai faltar hangar para as princesas… 3)Gripens usados: Só se justifica se a transição for para o NG, que na minha opinião(e ainda bem que ninguém depende dela), um NG desenvolvido dentro… Read more »

Latino dark

F-16 agora e f-35 no futuro ou

Mirage 2000-9 e pak fa no futuro .

pra mim até que seria uma boa melhor que rasgar dinheiro com rafales .

sds

Daglian

Somos uma piada pronta mesmo. Sexta economia do mundo… sem saúde, sem segurança, sem educação, mas com corrupção, muita corrupção.

Fazer o quê… “seja o que Deus quiser”.

Almeida

CLAP CLAP CLAP Giordani RS:

“Brasil, 6ª economia do mundo…bolso cheio, braço fraco.”

Wiltgen

“e que dê tranquilidade à Presidência para decidir pelo futuro caça da FAB.”, isso parece piada (de mal gosto)!
Já se passaram dois presidentes, com dois mandatos cada, e já estamos entrando na metade do mandato do terceiro, e o GF quer mais tranquilidade?
Tudo isso para efetuar uma mega compra de “meia dúzia” de caças!
Vai acabar a FAB voando de ultra-leve ou asa-delta, falta de responsabilidade com a Soberania Nacional!

Augusto

Lembrando que os EAU têm 63 M 2000-9. F-16 usados são boa opção. Em ambos os casos, novamente ficaríamos com tampões e, como estamos no Brasil, sabemos que estes caças perderão gradualmente a sua qualidade de tampões e se tornarão a linha de frente da FAB em definitivo e em quantidade insuficiente. A END está se tornando uma piada. Onde está a máxima comunalidade de equipamentos usados pelas Forças visando reduzir custos logísticos e facilitar aquisição de tecnologia? Não estava planejado que Marinha usaria o mesmo caça que a FAB? Está aí: o completo desleixo com a defesa nacional por… Read more »

edcreek

Olá, Isso pareçe a dura realidade, claro que a melhor opção são caças novos(a exemplo da marinha, que comprou algo novo) mas outro tampax se torna real a cada dia: 1) Os Mirage sem duvida trariam de volta a liderança em aviação de caça para a terra Brasilis, mas a que preço? toda via me pareçe a melhor opção são caças nos e atualizados em armamentos e sensores, não precisa de fazer nada de especial; 2) F-16 é necessario saber de onde vem o caças da linha de frente ou do deserto, é só ver o caso do P-3BR onde… Read more »

Justin Case

Wiltgen disse: 29 de dezembro de 2011 às 15:13 “‘e que dê tranquilidade à Presidência para decidir pelo futuro caça da FAB.’, isso parece piada (de mal gosto)! Já se passaram dois presidentes, com dois mandatos cada, e já estamos entrando na metade do mandato do terceiro, e o GF quer mais tranquilidade? Tudo isso para efetuar uma mega compra de “meia dúzia” de caças! Vai acabar a FAB voando de ultra-leve ou asa-delta, falta de responsabilidade com a Soberania Nacional!” Muito bem colocado, Wiltgen. O lote de F-5 “ex-agressor” matou a primeira iniciativa de F-X. O F-5M e mais… Read more »

maxi47

enquanto o relogio faz tic tac, acredito q a população só vai dar interesse a situação a aviação de caça quando infelizmente alguns começarem a cair. O Governo Dilma, não pode mais ficar esperando , enquanto q o maior pais da América do sul, ver perder a liderança em caças para chile e para a perigosa venezuela.Todos já falaram ,se for feito um tampão, o caça tal q for escolhido vai favorecer aquele ou outro caça q estar ou estava participando do FX2, senhores a situação é critica. Se a opção for tampax mesmo,perdermos todos,.será necessário criar um PAX (… Read more »

Marcos

E tem gente sonhando com F-35!!!

Marcos

FX-I
FX-II
FX-III
FX-U

Marcos

Que crise financeira internacional, companheiro?

O Brasil está totalmente descolado das outras economias.

Somos uma potência econômica e já passamos até a Inglaterra.

Marcos

Primeiros Mirage 2000 da EAU foram entregues em 1990 e posteriormente modernizados. E os últimos foram entregues em 2003. Ou seja, a idade média dessas aeronaves é de doze anos.

Considerando que essas aeronaves vão voar por trinta anos, se fizerem a aquisição dessas aeroanves, ficaremos com eles por pelo menos quize anos.

Passo a régua!!!!

Marcos

E daqui quinze anos, quando resolverem substituir os eventuais Mirage 2000/EAU, abriremos uma licitação para aquisição de F-35 ou T-50, sendo que nos finalmente os estadunidenses sos oferecerção um lote de F-18 meia vida.

Control

Senhores Considerando que a FAB vai deixar no chão os Mirage 2000 em função do custo de mantê-los voando, falar em comprar 60 Mirages 2000-9 é um absurdo econômico e operacional. Se isto acontecer haverá motivos muito fortes para a suspeita de “outros motivos importantes” para a escolha. Se a opção for por F16 do AMARC a serem retrofitados, só vale a pena se o custo de aquisição for muito baixo e se, no ínterim, a FAB conseguir o empréstimo ou a cessão de F16s já em condições operacionais a tempo de substituir os M2000. Se a opção for por… Read more »

Uitinã

F-16 do deserto só se for de graça, F-18 só se estiverem com uma vida útil boa e vierem armados com misseis de verdade, Mirages do Emirados só se vierem a preço de banana, Gripen A/B só de graça também a Fab tá ferrada e já sabe disso.

Luiz Padilha

Caro Justin, Vc interpretou errado. Não estamos contentes ou satisfeitos com essa possibilidade. TAMPAX, USADAX, LATA-VELHAX. Simplesmente, as coisas estão caminhando a passos largos para este desfecho. Dai a necessidade de se debater sobre isso, pois é a única coisa que podemos fazer, pois nenhum de nós tem o poder de mudar isso, infelizmente. O nosso desejo é e sempre foi o da aquisição de aeronaves 0Km para a FAB, porém, se optarmos agora por qualquer um dos 3 concorrentes, já em 2020 eles estarão, digamos assim, caminhando para a obsolescência, afinal, são de 4ª geração. O Brasil, leia-se MD,… Read more »

Justin Case

Padilha, boa noite.

Infelizmente não podemos dissociar as coisas.
Com qualquer centavo gasto pelo Governo em caças, a necessidade da FAB será considerada atendida por outra década.
Considerando a nossa experiência histórica, ninguém investirá em F-X ou qualquer caça novo por anos, mandatos ou talvez uma década.
Já vivemos isso muitas vezes.
Se for realizada modernização ou extensão de uso dos meios já no nosso inventário, F-X ainda poderá vingar.
Por outro lado, qualquer tampax MATARÁ o FX-2, FX-n.
Abraço,

Justin

eraldocalheiros

É senhores! No ano passado quase fui execrado por alguns aqui do blogue, quando eu falei que enquanto a FAB estiver com este senhor que tem a paciensia de Jó e a agilidade de um buda como seu comandante, esta força jamais será respeitada pelo executivo e muito menos por essa cambada de politiqueiros sangue sunga do planalto e arredores.senhores já não é aprimeira vez que isso acontece com esta força sempre estão sendo ludribriados algo errado está acontecendo e não venham me dizer que é a hierarquia ou respeito aos seus superiores.Pois eu vos digo, enquanto não assumir o… Read more »

Nick

Infelizmente o F2T(Tampax) parece inevitável. Mas poderia ser feito desse limão uma limonada, desde que devidamente amarrado com um programa de desenvolvimento de um caça de 5ª geração em parceria. E dentre as opções de tampax, a melhor opção me parece ser os Gripen C/D que estão sendo operados em leasing pela Rep. Tcheca. Relativamente novos, nem precisam de grandes revisões. Trazer caças como F-16 surrados do deserto, ou Gripen A/B que precisam de ser retrofitados para o padrão C/D, me parece ser anti-econômico. Os M-2K-9 dos EAU são capazes e não precisam de retrofit, mas o custo operacional deles… Read more »

ivanildotavares

Só radicalizando: Cancela o FX-2 e negocia imediatamente o F-35. Até a chegada destes, vamos se segurar com o que temos e pronto.

jacubao

Se for se segurar com o que tem, então precisaremos comprar toda a frota de F-5 da Suíça, hehehehe…

Estamos f…

Marcos

Arábia Saudita fecha compra de 84 novos caças F-15 e modernização de outros 70 já em operação.

Enquanto isso, no Reino da Patacolândia, maior potência nunca antes na história desse país…

JapaMan

Aposto, vai dar gripen e explico pq. Ja estão prontos, operantes, custo mais baixo operacional, e estamos praticamente em 2012, ano em que os m2000 estão “OUT” do jogo. Não teríamos como esperar como fizemos como os ORIONs, é uma compra com urgência, não creio que seja o fim do FX, apenas um adiamento. Infelizmente a crise mundial piora a cada dia, e o Brasil não é um País imune a tudo isso, nossas taxas de juros ja são astronômicas, e mesmo assim o país não cresce como a china, não gosto e não sou a favor do governo, mas… Read more »

Marcos

Holanda: definido;
Austrália: definido;
Canadá: definido;
Suiça: definido;
Japão: definido:
Arábia Saudita: definido;
India: em andamento;
Brasil: ????

Ou seja, está todo mundo definindo.

Marcos

JapaMan:

Sempre, em algum lugar, vai ter alguma crise e sempre se vai dar exatamente essa justificativa.

Pois bem, se escolherem o Gripen, qualquer que seja a versão, será aquela decisão que a FAB já havia tomado, mas que “alguém” resolveu que…

Mauricio R.

Não vejo motivo p/ mto drama, há bastante tempo atrás a DTI noticiou que faltavam somente 31 Gripens A/B p?serem retrofitados, nem das aeronaves alugadas a Rep. Theca precisaremos.
Fora esses somente aeronaves americanas, em especial o F/A-18, pois podem ser adquiridas a preço de banana como excedentes a requerimento; o problema aqui é que as aeronaves viriam no estado em que se encontram.
Os franceses que se virem, p/ arrumar quem queira comprar os M-2000 dos UAE, não é problema nosso.

JapaMan

Maurício, Gosto muito dos F/A-18, porém o custo para deixa-los em condições de voar, seria muito alto, não acho que valeria a pena o custo. Marcos, Volto a afirmar que não sou fã do PT, aliás queria muito que a PeTralha saísse do poder, mas vejo que hoje qualquer atitude precipitada pode realmente azedar toda a estabilidade em que o nosso País se encontra hoje, não é tão fácil como se parece, acho que o fx-2 era pra ter sido fechado la atrás, quando o Lula ainda era o presidente, a situação econômica era mais favorável, hoje, infelizmente vejo que… Read more »

Luis

Na minha opinião, o melhor seria os Gripens C/D e aguardarmos o fim do retrofit dos A/B para o C/D para trazê-los (+- 70, no total de A/B/C/D). Qualquer outra opção ou é mais cara ou inviável.

Vader

Concordo com o Justin. Qualquer tampax mata de uma vez a chance de FX2.

O M-2000-9 são aeronaves caríssimas e tem baixa comunalidade até mesmo com os outros M-2000. Sua adoção pela FAB seria um desastre ainda pior que o Rafale, se e que isso e possível.

A FAB

Vader

Opa me desculpem, e o iPhone…

A FAB deveria fazer como a Marinha: foi só esta gastar R$ 650.000 com as ferias da presvfidenta que ganhou 3 OPVs de presente do papai Noel… E assim q funcionam as coisas no governo do PT: quem quer rir, primeiro tem que fazer sorrir…

E percam suas esperanças: sem jabá não vai rolar. Nada. Nem mesmo tampax.

Augusto

É, cambada… no Reino de Banânia as pessoas vão às ruas porque querem fumar maconha ou para fazer parada gay, mas 90% da população deste país parece não se importar minimamente com a defesa nacional. Eita Brasil!

Uitinã

Perguntinha básica os mirages 2000-9 dos emirados árabes não são melhores do os nossos mirages 2000-5 ou não parece que eles estão bem mais inteiros que os nossos mas sabe como é né são muito caros tanto de comprar como de operar, pelo que eu saiba eles são dos emirados não dos franceses tem gente confundindo só por que foi fabricado lá, e eles devem estar bem melhores que a rainha do deserto F-16 e o rei do gelo Gripen A/B. Mas vai saber né eu preferiria alguma coisa nova em vez de aviões surrados, torço que isso seja só… Read more »

Daglian

JapaMan disse: 29 de dezembro de 2011 às 19:41 “(…) Infelizmente a crise mundial piora a cada dia, e o Brasil não é um País imune a tudo isso, nossas taxas de juros ja são astronômicas, e mesmo assim o país não cresce como a china, não gosto e não sou a favor do governo, mas essa cautela toda procede. (…)” Baseando-me nos meus ínfimos conceitos, posso te dizer que o Brasil não cresce como a China porque isso não seria bom para o país. A China tem necessidades diferentes das nossas. Nós pensamos que seria ótimo um país crescer… Read more »

Corsario137

E pra engrossa o caldo o Saito vai sair agora em 2012 Dele nós sabemos a preferência, já o substituto….

Almeida

Aos iludidos com o papinho do GF e mídia sobre mantermos a cautela em situação de crise econômica mundial:

AS PROPOSTAS DOS TRES FABRICANTES FINALISTAS DO FX-2 INCLUEM PELO MENOS DOIS ANOS DE CARENCIA E FINANCIAMENTO EM ATE OITO ANOS.

Isso significa que, definindo esta bagunça hoje, só começaremos a pagar em DEZEMBRO de 2013 em suaves prestações até 2021.

Agora VINTE BILHOES DE REAIS pra ONGs roubarem sem fiscalização, sempre tem, todo ano.

PALHAÇADA! BASTA!

Corsario137

corrigindo: engrossar. Digitar no tablet é uma M!

JapaMan

Daglian

Por tudo isso que você colocou é que não podemos abaixar a guarda agora, concordo e acredito que o Brasil tem um crescimento muito mais sólido que a china, porém veja que ainda somos um país em desenvolvimento com mazelas enraizadas em nosso presente, não adianta se iludir com a 6 economia mundial, é preciso saber que a nossa estabilidade econômica ainda é muito recente e de certa forma ainda em fase de afirmação.

Obrigado pelo link

sds

Almeida

E se alguém aqui acredita que a crise iniciada em 2008 vai se extender além de 2013, bem, melhor então tirar logo seu dinheiro do banco e comprar terra, semente e boi meu amigo…

JapaMan

Almeida, Não é bem assim, os países Europeus estão TODOS quebrados, em um mundo globalizado isso acaba afetando TODAS as partes do mundo, essa crise não vai acabar tão cedo, assim como o Brasil, a corrupção e a farra financeira afetou e afeta os países Europeus também, com a diferença que lá, eles não vendem suas mazelas para promover seus países que nós fazemos aqui, essa corrupção de lá que faliu os países do bloco. Te garanto que que comprar semente e boi hoje, não seria um bom investimento, a não ser que você seja político e tenha muito dinheiro.… Read more »

Almeida

Estamos com a faca e o queijo na mão. Dassault, Saab e até Boeing ameaçadas de serem expulsas do seleto mercado desenvolvedor e produtos de caças de alta performance. Crise econômica e perda de divisas neste países. Essa era A HORA para fechar um contrato favorável para nós incluindo real transferência de tecnologia e desenvolvimento da indústria de alto nível técnico aqui. Mesmo sendo caças de 4a geração (e meia), ainda assim seria um salto para nossa Força Aérea E nossa indústria! E não me venham com este balela de crise, já explanei acima. E também não me venham com… Read more »

Almeida

MESMA desculpa que usaram pra encerrar o FX, incrível como nós, povo brasileiro, somos palhaços!

Almeida

JapaMan, então cancela a Copa e as Olímpiadas. Vamos gastar MUITO mais dinheiro ali. Não tá em crise? Corta tudo!

JapaMan

Almeida disse:
29 de dezembro de 2011 às 21:51

” (..) Essa era A HORA para fechar um contrato favorável para nós incluindo real transferência de tecnologia e desenvolvimento da indústria de alto nível técnico aqui (..)”

Natal ja acabou e Papai Noel “Non Ecxist”

JapaMan

Almeida,

A copa do mundo foi fechado ainda no governo Lula, o que trará um rombo enorme nas contas públicas, com essa copa daria para se construir muitos hospitais, escolas, enfim.. eu acho um absurdo, dizem por aí que a conta da copa vai ultrapassar os 107 bilhões de reais, por isso também que muita coisa deixou de ser investido como deveria, o governo anterior gastou demasiadamente e o governo atual (continuidade) precisa fechar a torneira e controlar isso tudo.

Vassili

Uitinã, 21:27hs,

Quem dera o 1º GDA estivesse equipado com o M-2000-5 equipado com o radar RDY………… e de quebra talvez equipado com o Mica.

Esqueceu que o planalto central é defendido pelos M-2000C/D com radar RDI bem menos eficaz???????????? e com certeza matematica equipado com os velhos Matra Super 530D guiados por radar semi ativo. Outra certeza quanto à estes mísseis é que a validade do propelente deles ja está vencida.

abraços.

Almeida

Vassili, o GDA poderia sim estar equipado com Mirage 2000-5 Mk2 novos e armados com Mica SE o Lula não tivesse cancelado o FX para “combater a fome” e porque em tese as aeronaves já estavam defasadas tecnologicamente…

Almeida

O Mirage 2000-5 Mk2 novo, com a linha de produção aberta, montado no Brasil pela Embraer, era “defasado tecnologicamente.

Agora, 10 anos depois, os Mirage 2000-9 pra lá de usados dos outros e com a linha de montagem fechada é um bom negócio.

Alguém tenha a coragem de procurar sentido nisso, por favor.